Roberta Cristina Rocha de Souza

Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Química (1996), mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Polímeros e Colóides, atuando principalmente nos seguintes temas: amido, aditivos para fluidos de perfuração, amido termoplástico, amido de milho e equipamentos para perfuração. Baseado em seus conhecimentos acadêmicos devido à sua formação, e também por atuar no mercado de petróleo, Co-orientou uma tese de mestrado e uma Tese de Doutorado, ambas focadas em produtos poliméricos para o ramo de Petróleo. Também participou de bancas de tese de Mestrado e Doutorado na área de Polímeros. Na área Empresarial atuou durante 14 anos em empresa do ramo de Petróleo (Poland Química) evoluindo desde Coordenadora Geral de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, até assumir a Direção de Tecnologias Químicas em 2012, permanecendo no cargo até novembro de 2014. Durante este período foi responsável pelo desenvolvimento de diversos produtos e projetos para o mercado de Petróleo, atuando fortemente as áreas de Perfuração e Completação, Estimulação de poços, Produção, Recuperação avançada e Terciária e Processos de Refino, com atuação em campo junto com a área comercial. A partir de fevereiro de 2014 também atuou como profissional Docente, em regime CLT, na Universidade do Grande Rio (Unigranrio), baseada no Campus de Caxias, na cidade de Duque de Caxias, no na Escola de Ciências e Tecnologia. Atualmente, no curso de Engenharia Química e de Engenharia de Petróleo desta Universidade, ministra as disciplinas: Operações Unitárias II, Instrumentação e Controle de Processos, Industria do Gás Natural II, Processos Industriais Inorgânicos, Processos Industriais Orgânicos, Práticas de Química Geral e Gestão Ambiental e Sustentabilidade. Em janeiro de 2015 assumiu o cargo de Coordenadora do Curso de Graduação de Engenharia de Petróleo e Gás. E em janeiro de 2016 assumiu a coordenacao dos cursos de Engenharia Ambiental, e Tecnólogo e Gestao ambiental. Em Janeiro de 2017 assumiu a coordenaccao dos cursos de Engenharia de Producao, Engenharia Ambiental e Tecnólogo de Gestao Ambiental em Modalidad de Ensino a Distancia (EaD) Em Dezembro de 2014 realizou o curso de Auditor Líder em Sistema da Qualidade ISO 9001:2008, pelo BVC, atuando também como Auditora Líder da Qualidade. Em agostro de 2017 assumiu o cargo de "Jefe de Investigación y Desarrollo en Almidones y Féculas" na Empresa AMTEX S.A., En Medellin, Colombia, aruando no desenvolvimento de amidos modificados, e responsaável por montar uma planta Piloto de amidos y féculas modificados.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência e Tecnologia de Polímeros

1999 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Amido termoplástico: obtenção e caracterização de novos materiais biodegradáveis a partir de amido de milho
Cristina Tristão de Andrade. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: amido termoplstico; Quitina; compósitos; amido reticulado; Propriedades mecânicas; cristalinidade. Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais.

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros

1996 - 1999

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Amidos termoplásticos: investigação do processamento e das propriedades físicas resultantes da incorporação de alginato de sódio,Ano de Obtenção: 1999
Cristina Tristão de Andrade.Palavras-chave: Amido; alginato de sódio; Biodegradabilidade; Termoplásticos.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Produtos e Processos Biotecnológicos; Fabricação de Produtos Químicos; Desenvolvimento de Novos Materiais.

Graduação em Engenharia Quimica

1988 - 1996

Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

1985 - 1987

Colégio Cenecista Capitão Lemos Cunha

Ensino Fundamental (1º grau)

1977 - 1984

Colégio Cenecista Capitão Lemos Cunha

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 -

Tricologia Cosmética. (Carga horária: 360h). , Faculdades Oswaldo Cruz, FOC, Brasil.

2014 - 2014

Auditor Líder em Qualidade ISO 9001. (Carga horária: 40h). , Bureau Veritas Sociedade Classificadora e Certificadora, BV, Brasil.

2009 - 2011

MBA em MBA em Gestão Empresarial. (Carga Horária: 432h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil. , Palavras-chave: alimentação; gestão empresarial.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Polímeros e Colóides.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Materiais e Metalúrgica / Subárea: Materiais Não-Metálicos/Especialidade: Polímeros, Aplicações.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Espectroscopia.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Orgânica/Especialidade: Síntese Orgânica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica/Especialidade: Compostos Organo-Metálicos.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Petróleo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Souza, R.C.R. . WORKSHOP - Operação de Equipamentos para Avaliação de Fluidos de Perfuração. 2015. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Latin American and the Caribean Petroleum Engineers Conference.IX Latin American and the Caribean Petroleum Engineers Conference. 2005. (Outra).

Feira Rio Oil and Gas Expo and Conference 2004.Feira Rio Oil & Gas 2004. 2004. (Outra).

Analítica Latin América. Analítica Latin América 2003. 2003. (Congresso).

Brasil Offshore - Feira e Conferência Internacional da Indústria "Offshore" de P&G.Brasil Offshore-2003. 2003. (Outra).

Feira Rio Oil and Gas Expo and Conference.Feira Rio Oil and Gas 2003. 2003. (Outra).

Offshore Technology Conference 2002.OTC - Offshore Technology Conference. 2002. (Outra).

Rio Oil a Gas Expo and Conference 2002.Rio Oil and Gas 2002. 2002. (Outra).

IV SEFLU (Seminario de Fluidos de Perforacion y Terminacion de Pozos).IV SEFLU (Seminario de Fluidos de Perforacion y Terminacion de Pozos), Isla de Margarita, Venezuela, June 5-8, 2001. 2001. (Seminário).

Reio Oil and Gas Expo and Conference.Feira Rio Oil and Gas 2001. 2001. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Regina Felipe do Ó

ANDRADE, Cristina Tristão de; LOPES, G. K.;Souza, R.C.R.. Amido termoplástico de mandioca em presença de argilas. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologia de Polímeros) - Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano - UFRJ.

Aluno: Gisela Kloc Lopes

ANDRADE, Cristina Tristão de; ROJAS, E. G. A.;Souza, R.C.R.. Caracterização reológica e morfológica de sistemas mistos amido modificado/proteínas do soro do leite para aplicação em adesivos. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologia de Polímeros) - Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano - UFRJ.

Aluno: GRAZIELLE LOPES

NASCIMENTO, R. S.; SILVA, J. F. M.;Souza, R.C.R.. Novs aditvos para fluidos de perfuração de base aquosa a partir da modificação química da quitosana. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Vera Lúcia Pereira Soares

SOARES, V. L. P.. Amidos Termoplásticos: investigação do Processamento e da Propriedades Fisicas Resultantes da Incorporação de Alginato de Sódio. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Katia Maria Peiselt da Silva

ANDRADE, C. T.SILVA, K. M. P.; Nunes, R.C.R.. Amidos Termoplásticos: Investigação do Processamento e das Propriedades Físicas Resultantes da Incorporação de Alginato de Sódio.. 1999. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - instituto de macromoléculas da UFRJ.

Marcos Antonio da Silva Costa

COSTA, M. A. S.; ROJAS, E. A. G.; GOMES, A. S.; D'ALMEIDA, J. R. M.. Compósitos biodegradáveis à base de amido termoplástico. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Edwin Gonzalo Azero Rojas

ANDRADE, Cristina Tristão de; COSTA, Marcos Antonio da Silva; ALMEIDA, M. A.;Azero, Edwin Gonzalo Rojas. Compósitos biodegradáveis à base de amido termoplástico. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Fernanda Trindade Gonzalez Dias

MALEATAÇÃO DE AMIDO EM MISTURADOR INTERNO,; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologia de Polímeros) - Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano - UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Roberta Cristina Rocha de Souza;

Fernanda Trindade Gonzalez Dias

AVALIAÇÃO DE AMIDOS MODIFICADOS NO CONTROLE DE FILTRADO DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO; 2014; Tese (Doutorado em Ciências e Tecnologia de Polímeros) - Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano - UFRJ, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Roberta Cristina Rocha de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cristina Tristão de Andrade

Amidos termoplásticos: investigação do processamento e das propriedades físicas resultantes da incorporação de alginato de sódio; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristina Tristão de Andrade;

Cristina Tristão de Andrade

Propriedades mecânicas de sistemas pectina-cálcio; 1995; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Tristão de Andrade;

Cristina Tristão de Andrade

Propriedades mecânicas de sistemas pectina-cálcio; 1995; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Cristina Tristão de Andrade;

Cristina Tristão de Andrade

Copolímeros bioassimiláveis; 1995; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Cristina Tristão de Andrade;

Cristina Tristão de Andrade

Propriedade térmicas de polioxadiazóis; 1994; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Tristão de Andrade;

Cristina Tristão de Andrade

Membranas de polioxadiazóis: permeabilidade e sorção; 1993; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência e Tecnologia de Polímeros) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristina Tristão de Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DIAS, Fernanda Trindade Gonzalez ; LUCAS, E. F. ; Souza, R.C.R. . Starch Fatty Esters for Potential Use in Petroleum Industry. Chemistry & Chemical Technology , v. 7, p. 451-456, 2013.

  • DIAS, Fernanda Trindade Gonzalez ; Souza, R.C.R. ; LUCAS, E. F. ; SILVA, S. . Modificação de amidos e avaliação na redução de filtrado de fluidos de perfuração. XIII Simposio Latinoamericano de Polímeros , v. 1, p. 1, 2012.

  • DIAS, FERNANDA T.G. ; SOUZA, ROBERTA C.R. ; ANDRADE, CRISTINA T. . Development of Maleated Starches Using an Internal Mixer. Macromolecular Symposia , v. 299-300, p. 139-146, 2011.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Effect of chitin addition on injection-molded thermoplastic starch. Journal of Applied Polymer Science , New York, v. 92, p. 2706-2713, 2004.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Investigation of the gelatinization and extrusion processes of corn starch. Advances In Polymer Technology, New York, v. 21, n.1, p. 17-24, 2002.

  • ROSA, R. C. R. S. ; Cristina Tristão Andrade . Investigation of the gelatinization and extrusion processes of corn starch. Advances In Polymer Technology, New York, v. 21, n.1, p. 17-24, 2002.

  • ANDRADE, Cristina Tristão de ; ROSA, R. C. R. S. . Processing and properties of thermoplastic starch and its blends with sodium alginate. Journal of Applied Polymer Science , New York, v. 81, p. 412-420, 2001.

  • Cristina Tristão Andrade ; ROSA, R. C. R. S. . Processing and properties of thermoplastic starch and its blends with sodium alginate. Journal of Applied Polymer Science (Print) , New York, v. 81, p. 412-420, 2001.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Investigação dos Processos deGelatinização e Extrusão de Amido de milho. Polímeros , v. 1, p. 24-30, 2000.

  • ROSA, R. C. R. S. ; Cristina Tristão Andrade . Investigação dos Processos de Gelatinização e Extrusão de Amido de Milho. Polímeros , São Paulo, v. 1, p. 24-30, 2000.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Gel Formation in Amidated Low Methoxyl Pectin Systems at Unusually Acidic Conditions. Latin American Applied Research, v. 29, p. 145-149, 1999.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de ; BARBOSA, L. ; SILVA, K. M. P. . Use of chitin as reinforcing material in biodegradable thermoplastic starch. In: Luiz Henrique Capparelli Mattoso; Alcides Leão; Elisabete Frollini. (Org.). Natural Polymers and Composites. 1ed.São Paulo: Embrapa Instrumentação Agropecuária, 2000, v. 1, p. 218-221.

  • Souza, R.C.R. ; RODRIGUES, J. G. P. ; MANGUEIRA, M. C. ; TEIXEIRA, C. S. V. . ÓLEOS VEGETAIS EPOXIDADOS A PARTIR DE FONTES NÃO USUAIS E SUAS MISTURAS: OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. In: X Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica SINCTEC 2017, 2016, Rio de Janeiro. Almanaque Unigranrio SINCTEC 2017, 2016.

  • Souza, R.C.R. ; SOUZA, R. C. R. ; RODRIGUES, J. G. P. ; SPERANDIO, B. ; BARRETO, N. H. ; PINHEIRO, B. B. ; MANGUEIRA, M. C. . ÓLEOS VEGETAIS EPOXIDADOS A PARTIR DE FONTES NÃO USUAIS E SUAS MISTURAS: OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO. In: SINCTEC 2015 - SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 2015, Rio de Janeiro. Almanaque Unigranrio SINCTEC 2015, 2015.

  • DIAS, Fernanda Trindade Gonzalez ; OLIVEIRA, P. ; LUCAS, E. F. ; Souza, R.C.R. . Aplicação de amidos modificados na redução de filtrado de fluidos de perfuração. In: 12 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2013, Florianópolis. 12 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2013. v. 1. p. B128.

  • DIAS, Fernanda Trindade Gonzalez ; LUCAS, E. F. ; Souza, R.C.R. . Obtenção de ésteres graxos de amido para a indústria petrolífera. In: 20º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais CBECIMAT, 2012, Joinvile. 20º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais CBECIMAT, 2012. v. 1. p. 402.

  • DIAS, Fernanda Trindade Gonzalez ; LUCAS, E. F. ; Souza, R.C.R. . Aplicação de aditivos a base de amidos modificados em fluidos de perfuração de poços de petróleo.. In: 20º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais CBECIMAT, 2012, Joinvile. 20º Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais CBECIMAT, 2012. v. 1. p. 402-109.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ROSA, André Luiz Albuquerque ; FARIAS, Simone Boia ; GARCIA, Marcelo Hilário ; SILVA, Anderson Coelho da . A New Inhibitive Water-Based Fluid: A Completely Cationic System. In: IX Latin American and caibbean Petroleum Engineering Conference - IX LACPEC, 2005, Rio de Janeiro. IX Latin American and caibbean Petroleum Engineering Conference - IX LACPEC. Houston - Texas: Society of PEtroleum Engineers, 2005. v. 1. p. 99-99.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Starch-based crosslinked polymers with applications as thermoplastic materials. In: Fourth International Symposium on Natural Polymers and Composites, 2002, São Pedro. Natural Polymers and Composites IV. São Carlos: EMBRAPA, 2002.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Obtenção e caracterização de compósitos biodegradáveis amido-amido reticulado. In: IX INTERNATIONAL MACROMOLECULAR COLLOQUIUM/6O CONGRESSO BRASILEIRO DE POLÍMEROS, 2001, Gramado. Anais do 6o Congresso Brasileiro de Polímeros. São Carlos: Associação Brasileira de Polímeros, 2001. v. 1. p. 1282-1284.

  • ALQUÉRES, S. ; ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de ; ANDRADE, C. M. . Desenvolvimento de um meio à base de materiais não-convencionais para produção de amilases pela archaea hipertermofílica Stophylothermus marinus. In: XIII SIMPÓSIO NACIONAL DE FERMENTAÇÕES (SINAFERM), 2000, Teresópolis. Anais do XIII SIMPÓSIO NACIONAL DE FERMENTAÇÕES (SINAFERM). Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2000. v. 1. p. 23-1-23-9.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Efeito do Teor de Amilose e Amilopectina nas Propriedades de Amidos Termoplásticos. In: 5° Congresso Brasileiro de Polímeros, 1999, Águas de Lindóia. Anais, 1999.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Propriedades Físicas de Amidos Termoplásticos. In: Anais do VI Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 1998, XXXX. Anais, 1998. p. 4114.

  • ROSA, R. C. R. S. ; SENA, M. E. ; ANDRADE, Cristina Tristão de ; NOBREGA, R. . Gas Sorption of Polyoxadiazoles. In: 2nd SIAP/ 4th SLAP/ 6th - International Macromolecular Colloquium, 1994, Gramado. Anais, 1994. v. II. p. 745.

  • ROSA, R. C. R. S. ; SENA, M. E. ; ANDRADE, Cristina Tristão de ; NOBREGA, R. . Propriedades Térmicas de Polioxadiazóis. In: Anais do II Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 1994, XXXXX. Anais, 1994. p. 1133.

  • ROSA, R. C. R. S. ; SILVA, Kátia Maria Peislt da ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Evaluation of mechanical properties and crystallinity of high-humidity conditioned thermoplastic starch/chitin composites. In: 7 Congresso Brasileiro de Polímeros, 2003, Belo Horizonte. Anais do 7 Congresso Brasileiro de Polímeros. São Carlos: Associação Brasileira de Polímeros, 2003.

  • DIAS, Fernanda Trindade Gonzalez ; LUCAS, E. F. ; Souza, R.C.R. ; OLIVEIRA, P. . Application of hydrophobically modified starches as additives in oil based drilling fluids. In: World Congress on Petrochemistry and Chemical Engineering, 2013, San Antônio. World Congress on Petrochemistry and Chemical Engineering, 2013. v. 1. p. 108-108.

  • DIAS, Fernanda Trindade Gonzalez ; LUCAS, E. F. ; Souza, R.C.R. . Desenvolvimento de aditivos poliméricos biodegradáveis para a indústria petrolífera.. In: Desenvolvimento de aditivos poliméricos biodegradáveis para a indústria petrolífera., 2012, Rio de Janeiro. VI Encontro Regional de Polímeros e Sustentabilidade, 2012. v. 1.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Efeito da adição de quitina sobre as condições de processamento e as propriedades de amido termoplástico. In: XV Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, 2002, Natal. Anais do XV Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais. São Carlos: ABPol, 2002. v. 1. p. 1-1.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de ; DIAS, Fernanda Trindade Gonzalez . Obtenção e propriedades físicas de composições de amido com resíduos da indústria cafeeira. In: XXIV Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2002, Rio de Janeiro. Jornada de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002. v. 1. p. 20-20.

  • ANDRADE, Cristina Tristão de ; ROSA, R. C. R. S. ; BARBOSA, L. C. . Compósitos biodegráveis amido/amido reticulado. In: III ENCONTRO REGIONAL DE POLÍMEROS, 2000, Rio de Janeiro. Mercoplast Rio 2000. Rio de Janeiro: Firjan, 2000. v. 1. p. 43-43.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Misturas e compósitos biodegradáveis à base de amido. In: Simpósio Materia 2000 (NOTIMAT 2000), 2000, Rio de Janeiro. Resumos do NOTIMAT 2000. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000. v. 1. p. 36-36.

  • DAMASO, M.C.T. ; ROSA, R. C. R. S. ; ROJAS, E. G. A. ; ANDRADE, Cristina Tristão de ; ANDRADE, C.M . Utilização de Materiais Não Convencionais no cultivo de microorganismos Termófilos e Hipertermófilos. In: XX Congresso Brasileiro de Microbiologia, 1999, Salvador. Anais, 1999.

  • LEAHY-DIOS, A. ; PIRES, B. N. ; ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Propriedades de Géis de Misturas Gelatina-Dextrina. In: XXI Jornada Interna de Iniciação Científica-UFRJ, 1999, Rio de Janeiro. Anais, 1999.

  • BARBOSA, L. C. ; ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Obtenção e Caracterização de Filmes de Amido Gelatinizado e de Amido Extrusado Parcialmente Reticulados. In: XXI Jornada Interna de Iniciação Científica-UFRJ, 1999, Rio de janeiro. Anais, 1999.

  • GRANVILLE, B. C. ; ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Estudo de Sistemas gelificantes Pectina-Gelatina. In: XXI Jornada Interna de Iniciação Científica-UFRJ, 1999, Rio de Janeiro. Anais, 1999.

  • ROSA, R. C. R. S. ; TAVARES, M. I. B. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Aplicação da Técnica de RMN 13C CP/MAS na Avaliação da Miscibilidade Amido-Alginato de sódio em Amidos Termoplásticos. In: VII Encontro dos Usuários de Ressonância Magnética Nuclear, 1999, Angra dos Reis. Anais, 1999.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Amidos Termoplásticos: Avaliação de suas propriedades físicas e transições térmicas. In: II Encontro Regional de Polímeros, 1998, Rio de Janeiro. Anais, 1998.

  • LEAHY-DIOS, A. ; ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Caracterização estrutural e reológica de produtos derivados do amido de milho. In: II Encontro Regional de Polímeros, 1998, Rio de Janeiro. Anais, 1998.

  • ELISIARIO, M. L. ; ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Extração e investigação das propriedades físicas de amido de inhame. In: II Encontro Regional de Polímeros, 1998, Rio de Janeiro. Anais, 1998.

  • LEAHY-DIOS, A. ; ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Obtenção e caracterização reológica de dextrinas obtidas a partir do amido de milho. In: XX Jornada Interna de Iniciação Científica-UFRJ, 1998, Rio de Janeiro. Anais, 1998.

  • ELISIARIO, M. L. ; ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Determinação reológica da temperatura de gelatinização do amido de inhame. In: XX Jornada Interna de Iniciação Científica-UFRJ, 1998, Rio de Janeiro. Anais, 1998.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . The gelation processs in a pectin system at low pH. In: 8th International Macromolecular Colloquium, 1998, Canela. Anais, 1998.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ROSA, André Luiz Albuquerque ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Misturas de amido termoplástico e suas propriedades. In: 4° Congresso Brasileiro de Polímeros, 1997, Salvador. Anais, 1997.

  • CIPOLATTI, S. C. ; ROSA, R. C. R. S. ; ROSA, André Luiz Albuquerque ; CARDOSO, M. H. ; LOPES, G. K. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Extração, modificação química e aplicações de amido. In: I Encontro Regional de Polímeros, 1997, Rio deJaneiro. Anais, 1997.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ROSA, André Luiz Albuquerque ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Obtenção de materiais biodegradáveis a partir de misturas de polissacarídeos e avaliação de suas propriedades. In: XVIII Jornada Interna de Iniciação Científica - UFRJ, 1996, Rio de Janeiro. Anais, 1996.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ROSA, André Luiz Albuquerque ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Obtenção e estudos das Propriedades Mecânicas de misturas Poliméricas Biodegradáveis de Amido e Ácido Algínico em Presença de Plastificantes. In: V Encontro de Iniciação Científica em Engenharia Química do Rio de Janeiro - EQ - UFRJ, 1996, Rio de Janeiro. Anais, 1996.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de ; ROJAS, E. G. A. . Sistema de Pectina de Baixo Teor em Grupos Metoxílicos e Íons Cálcio: Diagrama de Fases e Propriedades Mecânicas de Géis Estáveis. In: IV Encontro de Iniciação Científica emEngenharia Química do Rio de Janeiro - EQ - UFRJ, 1995, Rio de Janeiro. Anais, 1995.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de ; ROJAS, E. G. A. . Variação Textural de Géis de Pectina de baixo Teor em Grupos Metoxílicos. In: VI Encontro Regional de Química - SBQ/Rio, 1995, Rio de Janeiro. Anais, 1995.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de . Copolímeros Bioassimiláveis: Obtenção e Propriedades. In: XVII Jornada Interna de Iniciação Científica - UFRJ, 1995, Rio de Janeiro. Anais, 1995.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de ; SENA, M. E. ; NOBREGA, R. . Avaliação das Propriedades Térmicas dos Polioxadiazóis. In: XV-Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 1994, Rio de Janeiro. Anais, 1994.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de ; SENA, M. E. ; NOBREGA, R. . Chemical Structure Properties Relationship of Aromatic Polyoxadiazoles. In: II Congresso Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia de Membranas, 1994, Rio de janeiro. Anais, 1994.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de ; SENA, M. E. ; NOBREGA, R. . Caracterização de Polioxadiazóis por Sorção de Gás e Análise Térmica. In: II-Encontro de Iniciação Científica - EICEQ - EQ - UFRJ, 1993, Rio de Janeiro. Anais, 1993.

  • ROSA, R. C. R. S. ; ANDRADE, Cristina Tristão de ; SENA, M. E. ; NOBREGA, R. . Avaliação de Membranas de Polioxadiazóis quanto a Permeabilidade e Sorção de CO2. In: V-Encontro Regional de Química, SBQ-Rio, 1993, Rio de Janeiro. Anais, 1993.

  • DIAS, Fernanda Trindade Gonzalez ; LUCAS, E. F. ; Souza, R.C.R. . Influence of modified starches composition on their performance as fluid loss additives in invert-emulsion drilling fluids. Fuel (Guildford) , 2014.

  • Souza, R.C.R. . Polímeros Na Indústria do Petróleo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ANDRADE, Cristina Tristão de ; ROSA, R. C. R. S. . Processo de preparação de composição totalmente biodegradável à base de amido termoplástico ou desestruturado e polímeros naturais e composição obtida a partir do referido processo. 2002.

Souza, R.C.R. ; Márcia M. Dórea . Fluidos de Perfuração e Completação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Souza, R.C.R. . Fluidos de Perfuração e Completação. 2014. .

ANDRADE, Cristina Tristão de ; Souza, R.C.R. . MMP-869 - Polímeros Hidrossolúveis. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SOUZA, R. ; Souza, R.C.R. . Química XI. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Obtenção e Caracterização de Esterquat a partir de compostos alquídicos, Descrição: O projeto visa obter esterquat, utilizando uma rota não muito convencional e prática, gerando produtos com alto grau de conversão e teor amínico. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Roberta Cristina Rocha de Souza - Coordenador / João Gabriel Passos Rodrigues - Integrante / Bianca Batista Pinheiro - Integrante / Nícolas Henrique de Oliveira Ribeiro - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Óleos Vegetais Epoxidados a partir de fontes não usuais e suas misturas: Obtenção e Caracterização, Descrição: Este trabalho apresenta-se como uma nova linha de pesquisa baseada na obtenção de óleos vegetais epoxidados a partir de fontes não usuais e suas misturas, que servirão de base para obtenção de materiais poliméricos e polióis. O escopo do trabalho em questão não está baseado somente na proposta de uma nova rota tecnológica industrial, mas também na obtenção de novos materiais epoxidados que possam ser utilizados como matéria-prima para a obtenção de polímeros de origem natural, trazendo benefícios ambientais e com propriedades adequadas que garantam um bom desempenho para a aplicação ao qual serão destinados. Ensaios iniciais mostraram que o óleo vegetal epoxidado foi capaz de gerar um polímero que pode ser experimentado em fluidos de perfuração de base sintética, os quais são aplicados no controle à penetração de fase líquida do fluido de perfuração (filtrado), em zonas produtoras de óleo e gás.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Roberta Cristina Rocha de Souza - Coordenador / João Gabriel Passos Rodrigues - Integrante / Bianca Batista Pinheiro - Integrante / Nícolas Henrique de Oliveira Ribeiro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 1996 - 2003

    Amidos termoplásticos: obtenção de novos materiais e sua caracterização, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Cristina Tristão de Andrade em 07/04/2014., Descrição: A utilização do amido como material termoplástico constitui-se em tema em desenvolvimento. Os polímeros sintéticos mais usados pela indústria de termoplásticos são inerentemente muito resistentes ao ataque microbiano e têm causado muitos danos ambientais, após o seu descarte. Os materiais biodegradáveis vêm sendo pesquisados como uma alternativa para evitar-se o problema. Como polissacarídeo de reserva mais abundante no reino vegetal, o amido oferece vantagens quanto ao custo e por ser totalmente biodegradável... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Cristina Rocha de Souza - Integrante / Cristina Tristão de Andrade - Coordenador / André Luiz Albuquerque Rosa - Integrante / Leandro Chagas Barbosa - Integrante / Fernanda Trindade Gonzalez Dias - Integrante / Renata Antoun Simão - Integrante / Carlos Alberto Achete - Integrante / Rossana Mara da Silva Moreira Thiré - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

1995

Menção Honrosa da Jornada de Iniciação Científica, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • American Textil S.A., Investigación y Desarrollo. , Carrera 51#13-66, Guayabal, Medellin, - Colômbia, Telefone: (314) 4449991, Ramal: 4195, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2017

    Universidade do Grande Rio

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJ. DOUTOR I, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuação como Coordenador de Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo e Gás, com as principais atribuições: coordenar e delegar atribuições nas questões de sua competência para a implementação de atividades acadêmicas e administrativas do respectivo curso de Graduação; articular, com o Diretor da Escola as questões acadêmicas e administrativas necessárias ao cumprimento de suas funções; articular, com os demais Coordenadores de Graduação, o oferecimento de disciplinas obrigatórias e/ou optativas do(s) currículo(s) de sua responsabilidade; articular, com os demais Coordenadores de Departamento, a integração e o desenvolvimento de uma política de ensino e das ações a ela relacionadas; articular, Com o Centro Acadêmico do seu respectivo curso, o tratamento das questões que interessam ao mesmo, e promover a divulgação entre os estudantes das informações relevantes à vida acadêmica; submeter Núcleo Docente Efetivo competentes os assuntos relativos à Coordenação de Graduação; analisar e divulgar a demanda por vagas no seu respectivo curso; coordenar o planejamento da oferta, intra e interdepartamental, de disciplinas, e atividades do respectivo curso, compatibilizando-o à demanda; planejar e elaborar a lista de oferta de disciplinas do respectivo curso de graduação; orientar e efetivar o processo de matrícula dos alunos do curso de graduação, e/ou estudar e coordenar formas alternativas de fazê-lo, observadas as peculiaridades do seu respectivo curso; assessorar o(s) professor(es) designado(s) na apreciação de processos de aproveitamento de estudos; estimular a interação de professores de uma mesma disciplina e apoiar as atividades interdisciplinares; estimular, manter registro e encaminhar aos órgãos de apoio competentes as experiências de ensino inovadoras desenvolvidas por professores do seu respectivo curso.

  • 2015 - 2017

    Universidade do Grande Rio

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador de Curso, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atuacao como coordenador de Curso de Graduacao (Engenharia de Petróleo) de janeiro de 2015 a julho de 2016. Em janeiro de 2016 assumiu a coordenacao dos cursos de Engenharia Ambiental e Tecnólogi en Gestao Ambientael como modalidade de Educacao a Distância e Presencial. Permaneceu no cargo até junho de 2016

  • 2014 - 2015

    Universidade do Grande Rio

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 12

    Atividades

    • 03/2016 - 03/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Ciência e Tecnologia, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2015 - 03/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Ciência e Tecnologia, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2015 - 03/2016

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Ciência e Tecnologia, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2014 - 03/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Ciência e Tecnologia, .,Linhas de pesquisa

  • 2013 - 2014

    Poland Química Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora de Tecnologias Químicas, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividade: Reportando-me diretamente ao Diretor Geral, Responsável por controlar toda a cadeia de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos para as diferentes áreas de atuação da empresa; Realizar o Gerenciamento dos produtos, definindo clientes e abordagens, processos de aplicação, documentações; Estudo do cenário em conjunto com a área comercial; Responsável pelas apresentações técnicas dos produtos em clientes no mercado Brasileiro como internacional; Acompanhar projetos desde a sua pré-concepção até aprovação no cliente, monitorando todas as fases do projeto, até a sua validação no cliente. Busca de inovação tecnológica através de pesquisas de Marketing, nos mercados internacional e nacional; Monitorar o clima interno; Controlar e acompanhar a evolução de orçamentos dos projetos, manutenção de toda a estrutura do Centro de Pesquisas da Empresa; Gestão de equipe.

  • 2010 - 2012

    Poland Química Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Diretora Técnico-Industrial,, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividade: Dirigir a planta da unidade fabril da Poland química, com as responsabilidades de assegurar o processo produtivo, buscando a melhoria contínua dos padrões de qualidade, eficiência e segurança exigidos, atendendo as demandas de produção; atuar com Processo de Manufatura, Programação Fabril, seqüenciamento de produção, PCP e logística de produção complexa; administrar e avaliar o desempenho dos recursos humanos, maquinaria e resultados físicos e financeiros; Participar do desenvolvimento de novos produtos e materiais contribuindo com sugestões e melhorias; monitorar o clima interno e auxiliar os processos gerenciais; controlar e acompanhar a evolução de orçamentos, custos e estragos de matérias primas; gestão de equipe. Responsável pelo planejamento estratégico da Unidadade, envolvendo programas de orçamento, Sistema de Gestão Integrado e ERP.

  • 2005 - 2010

    Poland Química Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente do Centro de Tecnologia Aplicada, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividade: Gerenciamento de projetos de Pesquisa e desenvolvimento de produtos para Perfuração, Completação e Produção de Petróleo. ; responsável pela coordenação geral de projetos, responsável pela coordenação de 16 colaboradores, dentre eles 04 de nível superior e 12 de nível técnico. Responsável por gerenciar toda a área de pesquisa e desenvolvimento de produtos para o setor petrolífero, setor agroquímico e especialidades químicas da empresa. Entre as atividades, destacam-se: avaliação das necessidades da empresa em matéria de pesquisa e planejamento; estudo dos processos utilizados associados aos resultados obtidos frente a novas tecnologias ou necessidades de produção; elaboração dos procedimentos e políticas relacionados ao P&D da empresa; planejamento dos programas e projetos de pesquisa, estimando-se tempo, pessoal, equipamentos necessários e custos dos projetos, avaliando-se os resultados obtidos, sempre considerando a melhoria contínua tanto dos processos como dos produtos desenvolvidos; elaboração e apresentação de informes mensais contendo os resultados, indicadores de desempenho bem como atendimento dos objetivos e metas determinados pelo plano estratégico da empresa. Durante este período foram desenvolvidos e aprovados 35 produtos, sendo que 23 deles foram destinados ao setor de óleo e gás

  • 2003 - 2005

    Poland Química Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral de Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atividade: Pesquisa e desenvolvimento de aditivos para fluidos de perfuração; responsável pela coordenação geral de projetos, responsável pela coordenação de técnicos químicos. Responsável por recepcionar demandas de projetos para análise de viabilidade técnica. Principais responsabilidades: analisar, submeter e monitorar os projetos. Elaborar e acompanhar os indicadores de desempenho; atender o cliente interno no prazo estipulado durante a avaliação de viabilidade técnica do projeto; verificar possíveis melhorias, mapear os processos, visando o melhor desempenho das rotinas de trabalho e demais atividades relacionadas. Responsável pelas apresentações técnicas dos produtos em clientes, Seminários e Congressos Nacionais e internacionais, bem como a prestação de assistência técnica no cliente sempre que necessário ou solicitado. Durante este período foram desenvolvidos e aprovados 18 produtos, sendo que 12 deles foram destinados ao setor de óleo e gás

  • 2000 - 2003

    Poland Química Ltda

    Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Consultora Geral de Projetos, Carga horária: 22

    Outras informações:
    Atividade: Pesquisa e desenvolvimento de aditivos para fluidos de perfuração; responsável pela coordenação geral de projetos, responsável pela coordenação de 03 técnicos químicos. Responsável por recepcionar demandas de projetos para análise de viabilidade técnica. Principais responsabilidades: analisar, submeter e monitorar os projetos. Elaborar e acompanhar os indicadores de desempenho; atender o cliente interno no prazo estipulado durante a avaliação de viabilidade técnica do projeto; verificar possíveis melhorias, mapear os processos, visando o melhor desempenho das rotinas de trabalho e demais atividades relacionadas. desenvolvidos e aprovados 09 produtos, sendo que 07 deles foram destinados ao setor de óleo e gás.

    Atividades

    • 05/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Poland Química Ltda, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2001 - 02/2004

      Serviços técnicos especializados , Poland Química Ltda, .,Serviço realizado, Aplicação da Técnica de Infravermelho para análises de produtos químicos.

    • 03/2000 - 05/2003

      Pesquisa e desenvolvimento , Poland Química Ltda, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2001 - 02/2002

      Serviços técnicos especializados , Poland Química Ltda, .,Serviço realizado, Palestra sobre Conceitos de Reologia e Técnicas de Aplicação.

    • 03/2000 - 02/2001

      Serviços técnicos especializados , Poland Química Ltda, .,Serviço realizado, Palestra sobre Princípios da Técnica de Espectroscopia na Região do Infravermelho.

  • 1996 - 2003

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2017 - Atual

    American Textil S.A.

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Jefe de Investigación y Desarrollo en Almidon, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Jefe de Investigación y desarrollo en almidones y féculas, responsable por el desarrollo de Almidones modificados, caracterización, aplicación y desarrollo industrial en planta piloto.

Propriedade Intelectual

Patentes (1)