Walt Disney Paulino

Engenheiro Agrícola (UFV, 1982) e Especialista em Gestão dos Recursos Hídricos (UFC, 2008), com experiência na área de engenharia dos recursos hídricos, atuando principalmente com os seguintes temas: qualidade da água, sistemas de informação, impactos ambientais em ambientes aquáticos e monitoramento dos recursos hídricos. Durante muitos anos atuei como engenheiro de irrigação em grandes empresas de consultoria. Hoje sou funcionário concursado da COGERH, desde 1994, ocupando o cargo de gerente desde 1997 e atualmente o cargo de Gerente de Desenvolvimento Operacional, sendo o responsável pela concepção e pelo acompanhamento e controle da rede de monitoramento dos recursos hídricos implementado pela COGERH.

Informações coletadas do Lattes em 13/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Gestão Rec.Hídricos/Infra-estrutura Hidráulica

2006 - 2008

Universidade Federal do Ceará
Orientador: Ticiana M. de Carvalho Studart

Graduação em Engenharia Agrícola

1978 - 1982

Universidade Federal de Viçosa

Formação complementar

2013 - 2013

Administração do tempo. (Carga horária: 10h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará.

2012 - 2013

Modelagem da Qualidade da Água em Reservatórios. (Carga horária: 60h). , Agência Nacional de Águas.

2012 - 2012

Gerenciamento e Monitoramento de Projetos do Gover. (Carga horária: 100h). , Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará.

2012 - 2012

Direito e Administração de Águas. (Carga horária: 24h). , Secretaria dos Recursos Hìdricos/CE.

2012 - 2012

Gestão de Projetos. (Carga horária: 16h). , TOTVS (CE).

2012 - 2012

Ecotoxicologia - Princípios e aplicações dos teste. (Carga horária: 8h). , Clean Environment Brasil Engenharia e Comércio.

2012 - 2012

Sistemas de gerenciamento de dados hidrológicos pa. (Carga horária: 36h). , Agência Nacional de Águas.

2008 - 2008

III Curso de Hidrossedimentologia. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas.

2008 - 2008

Desenvolvimento Gerencial. (Carga horária: 16h). , consórcio IBI-ENERCONSULT.

2007 - 2007

I Curso de Modelagem da Qualidade da Água. (Carga horária: 40h). , Agência Nacional de Águas.

2006 - 2006

Programa Desenvolvimento de Gestores. (Carga horária: 72h). , COGERH - Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos.

2006 - 2006

Curso de Extensão em Aquicultura. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Ferramentas para análise de imagens: aplicações. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

2005 - 2005

Extensão universitária em Avaliação de Impactos Ambientais. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal do Ceará - Reitoria.

2005 - 2005

Cartografia Básica. (Carga horária: 30h). , Superintendência Estadual do Meio Ambiente.

2004 - 2004

Extensão universitária em Gestão Ambiental. (Carga horária: 40h). , Associação Brasileira de Engenharia Sanitaria e Ambiental.

2001 - 2001

Extensão universitária em Análise de Dados Ecológicos. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Limnologia.

2000 - 2000

Extensão universitária em Técnicas de Recuperação de Ambientes Aquáticos. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2000 - 2000

Extensão universitária em Bioindicadores de Qualidade de Água. (Carga horária: 40h). , Centro Nacional de Pesq. de Monitoramento e Avaliação de Impacto Ambiental.

2000 - 2000

Extensão universitária em Hidrometria Aplicada. (Carga horária: 40h). , CEHPAR.

1997 - 1997

Extensão universitária em Intr. ao SIG e suas Aplic. Gerenc. Recursos Hídric. (Carga horária: 50h). , Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará.

1997 - 1997

Extensão universitária em POO Teoria e Prática:Linguagem Delphi. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em Segurança de Barragens. (Carga horária: 30h). , Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará.

1997 - 1997

Extensão universitária em Módulo I: Projeto de Programas Orientados a Objeto. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1997 - 1997

Extensão universitária em SISDA: Manejo da cultura e dos recursos hídricos. (Carga horária: 40h). , SRH-MMA/UFV.

1997 - 1997

Extensão universitária em Modelos Numéricos em Transitórios de Adutoras. (Carga horária: 40h). , Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará.

1997 - 1997

Extensão universitária em Limnologia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Métodos Comput. p/ Gestão e Alocação de R. Hidr.. (Carga horária: 36h). , Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará.

1996 - 1996

Extensão universitária em Aplic do Soft SIMIS para o Manejo de Dist. Irrig.. (Carga horária: 60h). , Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

1996 - 1996

Extensão universitária em Curso sobre Cobrança pelo Uso da Água Bruta. (Carga horária: 20h). , Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará.

1996 - 1996

Extensão universitária em Programação em Delphi. (Carga horária: 20h). , TECHSOFT.

1995 - 1995

Extensão universitária em Manejo de irrigação em tempo real. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem.

1994 - 1994

Extensão universitária em Desenvolvimento de equipes para a qualidade. (Carga horária: 20h). , PROCIEN.

1994 - 1994

Extensão universitária em Gerenciamento de desempenho. (Carga horária: 20h). , PROCIEN.

1993 - 1993

Extensão universitária em SAACI. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

1988 - 1988

Extensão universitária em Uso de Microcomputador em Irrigação e drenagem. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem.

1988 - 1988

Elaboração de Projetos de Irrigação. (Carga horária: 356h). , Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior.

1987 - 1987

Extensão universitária em Engenharia da Irrigação. (Carga horária: 460h). , Universidade Federal da Paraíba.

1986 - 1986

Extensão universitária em Aval. de Sist. de Irrig. Localizada e por Aspersão. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem.

1984 - 1984

Extensão universitária em Drenagem de solos orgânicos. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem.

1981 - 1981

Linguagem Fortran. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Aplicada.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Civil / Subárea: Engenharia Hidráulica/Especialidade: Hidrologia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Qualidade da água.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: limnologia.

Participação em eventos

2o Treinamento em Qualidade de Água.a)Procedimento Operacional Padrão para a Implementação da Rede de Monitoramento da Qualidade de Água; b) Índices de Qualidade da Água. 2007. (Outra).

Seminário sobre Enquadramento de corpos de água. 2006. (Seminário).

Água e desenvolvimento Sustentável: I Encontro de Gestão Hidroagrícola. 2006. (Simpósio).

XVI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS. 2005. (Simpósio).

Seminário Ecologia de reservatórios: impactos potenciais, ações de manejo e sistemas em cascata.Turbidez inorgânica como fator controlador da biomassa algal de um reservatório do semi-árido brasileiro: açude Acarape do Meio, Ceará-Brasil. 2004. (Seminário).

Seminário Ecologia de reservatórios: impactos potenciais, ações de manejo e sistemas em cascata.Padrões de zonação longitudinal em um reservatório do semi-árido brasileiro: açude Pacajus, Ceará-Brasil. 2004. (Seminário).

13o Simpósio Brasileiro de Aqüicultura.Avaliação da Demanda Hídrica da Carcinicultura em Águas Interiores. 2004. (Simpósio).

13o Simpósio Brasileiro de Aqüicultura.Impactos Ambientais do Lançamento de Efluentes da Carcinicultura de Águas Interiores. 2004. (Simpósio).

13o Simpósio Brasileiro de Aqüicultura.Impactos Ambientais do Lançamento de Efluentes da Carcinicultura de Águas Interiores. 2004. (Simpósio).

XXIV Seminário Nacional de Grandes Barragens.Monitoramento de reservatórios cenário da gestão ambiental e da qualidade da água no Ceará. 2001. (Seminário).

XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS.SAGREH: Uma ferramenta de apoio à decisão baseada em planilha eletrônica. 2001. (Simpósio).

XIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.SAGREH: Uma ferramenta de apoio à decisão baseada em planilha eletrônica. 2001. (Simpósio).

XIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Indicativo da precipitação histórica incidente sobre a bacia hidrográfica dos principais açudes do estado do Ceará. 2001. (Simpósio).

XIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Monitoramento Qualitativo como ferramenta de gestão dos corpos d água superficiais do estado do Ceará. 2001. (Simpósio).

Seminário Internacional Represa do Lobo-Broa-30 anos de pesquisa em limnologia, gerenciamento e participação da comunidade e Bases científicas para o gerenciamento da eutrofização.Descalficação biológica e precipitação química como mecanismos controladores da concentração de íons cálcio nas águas de três reservatórios do semi-árido nordestino brasileiro. 2000. (Seminário).

XIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Avaliação de alguns parâmetros de qualidade de água no açude Pacoti (Ceará). 1999. (Simpósio).

XIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Breve diagnóstico da qualidade das águas em reservatórios no estado do Ceará. 1999. (Simpósio).

XIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.Avaliação de alguns parâmetros de qualidade de água no açude Pacoti (Ceará). 1999. (Simpósio).

IV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.Modelagem Orientada a Objetos: Terminologia e conceitos gerais aplicados à gestão dos recursos hídricos. 1998. (Simpósio).

III Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste.Desenvolvimento de um Sistema de Suporte à Decisão: O caso do SAGREH. 1996. (Simpósio).

X Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. Aspectos Relacionados com projetos de irrigação submetidos à escassez de água. 1994. (Congresso).

VIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. Sistematização de terras:otimização de novos planos. 1988. (Congresso).

II Cong. Nacional de Irrigação e Drenagem. Sistematização de terras:otimização de novos planos. 1988. (Congresso).

VII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. Dimensionamento econômico de tubulações de recalque. 1986. (Congresso).

VII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem. Dimensionamento econômico de tubulações de recalque. 1986. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • FIGUEREDO, M. C. B. ; TEIXEIRA, A. S. ; ARAUJO, L. F. P. ; ROSA, M. F. ; PAULINO, W. D. ; Mota, S. ; ARAUJO, J. C. . Avaliação da vulnerabilidade ambiental de reservatórios à eutrofização. Engenharia Sanitária e Ambiental , v. 12, p. 399-409, 2007.

  • FIGUEREDO, M. C. B. ; ARAUJO, L. F. P. ; ROSA, M. F. ; MORAIS, L. F. S. ; PAULINO, W. D. ; GOMES, R. B. . Impactos Ambientais da Carcinicultura de Águas Interiores. Engenharia Sanitária e Ambiental , v. 11, p. 175-183, 2006.

  • FIGUEREDO, M. C. B. ; ARAUJO, L. F. P. ; GOMES, R. B. ; ROSA, M. F. ; PAULINO, W. D. ; MORAIS, L. F. S. . Impactos ambientais do lançamento de efluentes da carcinicultura em águas interiores. Engenharia Sanitária e Ambiental , v. 10, p. 167-174, 2005.

  • PAULINO, W. D. ; TEIXEIRA, F. J. C. . A questão ambiental e a qualidade da água nas bacias hidrográficas do Nordeste. In: Antonio Carlos Filgueira Galvão; Antonio Rocha Magalhães; José Roberto de Lima. (Org.). A questão da água no Nordeste. 1ed.Brasília: Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), Agência Nacional de Águas (ANA), 2012, v. 1, p. 219-246.

  • PACHECO, C. H. A. ; SALES, S. K. M. ; GOMES, R. B. ; CEBALLOS, B. S. O. ; PAULINO, W. D. . Avaliação da dinâmica de macronutrientes e sua influência na biomassa algal do açude Acarape do Meio Região Metropolitana de Fortaleza-CE. In: Juliana Maria Oliveira Silva;Edson Vicente da Silva; Giovanni Seabra; José Manuel Mateo Rodriguez. (Org.). Gestão dos Recursos Hídricos e Planejamento Ambiental,. Gestão dos Recursos Hídricos e Planejamento Ambiental. 1ed.João Pessoa-PB: Editora Universitária da UFPB, 2010, v. 1, p. 338-347.

  • ARAUJO, L. F. P. ; GOMES, R. B. ; FIGUEREDO, M. C. B. ; ROSA, M. F. ; PAULINO, W. D. . Qualidade das Águas Superficiais em Áreas de Influência das Atividades de Irrigação e Carcinicultura. In: Morsyleleide de Freitas Rosa; Robens Sonsol Gondim; Maria Cléa Brito de Figueirêdo. (Org.). Gestão Sustentável no Baixo Jaguaribe, Ceará. 1ed.Fortaleza-CE: EMBRAPA, 2006, v. 1, p. 63-101.

  • FREIRE, R. H. F. ; SANTAELLA,S.T., ; LEITAO, A. C. ; PAULINO, W. D. . Padrões de zonação longitudinal em um reservatório do semi-árido brasileiro: açude Pacajus, Ceará-Brasil. Ecologia de reservatórios: Impactos potenciais, ações de manejo e sistemas em cascata. Avaré - SP: , 2004, v. , p. -.

  • DALMEIDA, D. M. B. A. ; FRANCA, J. M. B. ; PAULINO, W. D. . Qualidade da água do açude Pereira de Miranda, Ceará: avaliação e recomendações. In: XIVth IWRA World Water Congress, 2011, Porto de Galinhas. XIVth IWRA World Water Congress. Montpellier: International Water Resources Association, 2011.

  • OLIVEIRA, R. R. A. ; FRANCA, J. M. B. ; DALMEIDA, D. M. B. A. ; FREIRE, F. A. ; PAULINO, W. D. . Avaliação da influência da qualidade da água na ocorrência de mortandade de peixes em reservatórios hídricos tropicais: O caso do açude Sítios Novos, Ceará. In: XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011, Maceió-AL. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2011.

  • FRANCA, J. M. B. ; DALMEIDA, D. M. B. A. ; FREIRE, F. A. ; ALVES NETO, J. C. ; PAULINO, W. D. . Avaliação da adequabilidade das águas do açude Acarape do Meio, Ceará, à irrigação. In: XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011, Cuiabá-MT. XL Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, 2011.

  • ALVES NETO, J. C. ; FRANCA, J. M. B. ; CAVALCANTE, J. R. V. ; DALMEIDA, D. M. B. A. ; PAULINO, W. D. . Técnica de batimetria aplicada à Lagoa Grande em Paracuru, CE, com a delimitação da bacia hidráulica e o nível de eutrofização através do uso de imagens de satélite. In: III Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas, 2011, Fortaleza-CE. Anais do III Workshop Internacional sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas, 2011.

  • PACHECO, C. H. A. ; SALES, S. K. M. ; GOMES, R. B. ; PAULINO, W. D. ; PEREIRA, M. O. ; CEBALLOS, B. S. O. . Influência dos teores de nitrogênio e fósforo na ocorrência e dinâmica de cianobactérias no reservatório Acarape do Meio, Região Metropolitana de Fortaleza-CE. In: X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2010, Fortaleza-CE. CD-ROM do X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2010.

  • DALMEIDA, D. M. B. A. ; FRANCA, J. M. B. ; FREIRE, F. A. ; LEMOS, W. E. D. ; CAVALCANTE, J. R. V. ; PAULINO, W. D. ; AGUIAR, A. M. A. . Variação nictemeral de alguns parâmetros limnológicos do açude Araras, Ceará. In: X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2010, Fortaleza. CD-ROM do X Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2010.

  • PACHECO, C. H. A. ; SALES, S. K. M. ; PAULINO, W. D. ; CAVALCANTE, R. R. M. ; ARAUJO, M. D. . Utilização da dinâmica temporal da comunidade de cianobactérias como ferramenta de gestão da qualidade das águas do Açude Ayres de Souza, Sobral-CE. In: I Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2010, Fortaleza-CE. Anais do I Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial, 2010. p. 702-710.

  • FIRMINO, M. B. M. ; PAULINO, W. D. ; REIS JUNIOR, D. S. ; MARTINS, E. S. P. R. . Avaliação do monitoramento da qualidade das águas do reservatório Acarape do Meio integrado com o monitoramento meteorológico e hidrológico. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2009, Campo Grande - MS. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre - RS: ABRH, 2009. v. I. p. 235-235.

  • PAULINO, W. D. ; SUCUPIRA, P. A. P. ; FERREIRA A. C. S. . Fatores condicionantes da qualidade das águas do reservatório Forquilha, em Forquilha, Ceará, Brasil. In: XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2009, Campo Grande - MS. Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2009.

  • SUCUPIRA, P. A. P. ; PAULINO, W. D. ; FERREIRA A. C. S. . Estimativa da carga difusa de nutrientes na bacia hidrográfica e hidráulica de dois açudes do estado do Ceará. In: IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008, Salvador - BA. Anais do IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008.

  • RIBEIRO, I. V. A. S. ; SOUZA, R. O. ; PAULINO, W. D. . Estudo do nitrogênio e seus derivados no reservatório Acarape do Meio no estado do Ceará. In: IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008, Salvador - BA. Anais do IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008.

  • RIBEIRO, I. V. A. S. ; SOUZA, R. O. ; PAULINO, W. D. . Estudo dos nutrientes: fósforo total e ortofosfato solúvel em reservatório equatorial. In: IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008, Salvador - BA. Anais do IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008.

  • PAULINO, W. D. ; STUDART, T. M. C. . Regime hidrológico de cinco grandes açudes cearenses: Araras, Banabuiú, Orós, Pedras Brancas e Pentecoste. In: IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008, Salvador - BA. Anais do IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008.

  • PACHECO, C. H. A. ; SALES, S. K. M. ; GOMES, R. B. ; PAULINO, W. D. . Distribuição temporal dos principais nutrientes inorgânicos e da biomassa fitoplanctônica no açude Acarape do Meio, região metropolitana de Fortaleza-CE/Brasil. In: IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008, Salvador - BA. Anais do IX Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2008.

  • PACHECO, C. H. A. ; GOMES, R. B. ; PAULINO, W. D. ; CEBALLOS, B. S. O. . EVALUACIÓN DEL ÍNDICE ESTADO TROFICO (IET) COMO HERRAMIENTA DE GESTIÓN DE LA CALIDAD DEL AGUA DE LA REPRESA DE ACARAPE DEL MÉDIO, NORDESTE BRASILERO. In: XXXI CONGRESSO INTERAMERICANO DE INGENIERIA SANITARIA E AMBIENTAL, 2008, Santiago - Chile. Anais do XXXI CONGRESSO INTERAMERICANO DE INGENIERIA SANITARIA E AMBIENTAL, 2008.

  • RIBEIRO, I. V. A. S. ; SOUZA, R. O. ; PAULINO, W. D. . Análise da estratificação térmica e química no reservatório Acarape do Meio. In: XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2007, São Paulo - SP. XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre - RS: ABRH, 2007.

  • RIBEIRO, I. V. A. S. ; SOUZA, R. O. ; PAULINO, W. D. . Cálculo do índice de estado trófico em reservatório com estudo de caso no reservatório Acarape do Meio. In: XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2007, São Paulo. XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre - RS: ABRH, 2007.

  • RIBEIRO, I. V. A. S. ; SOUZA, R. O. ; PAULINO, W. D. . Cálculo do índice de qualidade de água em reservatórios tropicais com estudo de caso no Acarape do Meio. In: XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2007, São Paulo. XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre - RS: ABRH, 2007.

  • SUCUPIRA, P. A. P. ; PAULINO, W. D. ; DALMEIDA, D. M. B. A. . Fatores condicionantes da qualidade das águas do reservatório Serafim Dias, em Mombaça, Ceará. In: XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2007, São Paulo. XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre-RS: ABRH, 2007.

  • PAULINO, W. D. ; FREIRE, R. H. F. ; SUCUPIRA, P. A. P. ; DALMEIDA, D. M. B. A. . Inventário ambiental de açudes: uma proposta metodológica. In: XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2007, São Paulo. XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre-RS: ABRH, 2007.

  • SALES, J. W. F. ; ARAUJO, L. F. P. ; GOMES, R. B. ; PAULINO, W. D. . Estudo das condições ambientais de três representativos reservatórios de abastecimento da bacia hidrográfica do rio Curu - CE. In: XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 2007, São Paulo. XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos. Porto Alegre: ABRH, 2007.

  • ARAUJO, L. F. P. ; FIGUEREDO, M. C. B. ; ROSA, M. F. ; GOMES, R. B. ; PAULINO, W. D. . Nutrientes e grau de trofia dos principais reservatórios da bacia hidrográfica do Acaraú-CE-BR. In: VIII Simpósio Italo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2006, Fortaleza. Anais do VIII Simpósio Italo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2006.

  • ALMEIDA, M. M. M. ; ALEXANDRE, A. M. B. ; ARAUJO, L. F. P. ; FIGUEREDO, M. C. B. ; PAULINO, W. D. . Variação temporal na qualidade da água dos reservatórios da bacia do Curu. In: VIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 2006, Gravatá - PE. VIII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste. Porto Alegre: ABRH, 2006.

  • ARAUJO, L. F. P. ; GOMES, R. B. ; FIGUEREDO, M. C. B. ; ROSA, M. F. ; PAULINO, W. D. . Qualidade das Águas Superficiais na Área de Influência das Atividades de Irrigação e Carcinicultura na Bacia do Baixo Jaguaribe. In: 23 º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande - MS. Anais do 23 º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005.

  • CALIJURI, M. C. ; FREIRE, R. H. F. ; PAULINO, W. D. . Turbidez inorgânica como fator controlador da biomassa algal de um reservatório do semi-árido brasileiro: açude Acarape do Meio, Ceará-Brasil. In: Seminário Ecologia de reservatórios: impactos potenciais, ações de manejo e sistemas em cascata, 2004, Avaré. Resumo do Seminário Ecologia de reservatórios: impactos potenciais, ações de manejo e sistemas em cascata. Avaré, 2004.

  • ALMEIDA, M. M. M. ; da SILVA, F. J. A. ; PAULINO, W. D. ; FREIRE, R. H. F. . Cenário da gestão da qualidade da água de reservatórios na Região Metropolitana de Fortaleza. In: 10o Encontro Nacional de Saneamento Básico/SILUBESA, 2002, Braga - Portugal. Anais do 10o Encontro Nacional de Saneamento Básico/SILUBESA, 2002.

  • PAULINO, W. D. ; ALMEIDA, M. M. M. ; da SILVA, F. J. A. ; FREIRE, R. H. F. . Monitoramento de reservatórios cenário da gestão ambiental e da qualidade da água no Ceará. In: XXIV Seminário Nacional de Grandes Barragens, 2001. Monitoramento de reservatórios cenário da gestão ambiental e da qualidade da água no Ceará, 2001.

  • FREIRE, R. H. F. ; PAULINO, W. D. ; ALMEIDA, M. M. M. . Monitoramento Qualitativo como ferramenta de gestão dos corpos d água superficiais do estado do Ceará. In: XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 2001. . Monitoramento Qualitativo como ferramenta de gestão dos corpos d água superficiais do estado do Ceará, 2001.

  • PAULINO, W. D. ; FUCK JÚNIOR, S. C. de F. . Indicativo da precipitação histórica incidente sobre a bacia hidrográfica dos principais açudes do estado do Ceará. In: XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 2001, Aracaju-SE. Indicativo da precipitação histórica incidente sobre a bacia hidrográfica dos principais açudes do estado do Ceará, 2001.

  • PAULINO, W. D. . SAGREH: Uma ferramenta de apoio à decisão baseada em planilha eletrônica. In: XIV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 2001, Aracaju-SE. SAGREH: Uma ferramenta de apoio à decisão baseada em planilha eletrônica, 2001.

  • PAULINO, W. D. ; SANTAELLA,S.T., ; FREIRE, R. H. F. . Descalcificação biológica e precipitação química como mecanismos controladores da concentração de íons cálcio nas águas de três reservatórios do semi-árido nordestino brasileiro. In: Seminário Internacional Represa do Lobo-Broa-30 anos de pesquisa em limnologia, gerenciamento e participação da comunidade e Bases científicas para o gerenciamento da eutrofização, 2000. . Descalcificação biológica e precipitação química como mecanismos controladores da concentração de íons cálcio nas águas de três reservatórios do semi-árido nordestino brasileiro, 2000.

  • FONTENELLE,N.M.B, ; SANTAELLA,S.T., ; FREIRE, R. H. F. ; PAULINO, W. D. . Avaliação de alguns parâmetros de qualidade de água no açude Pacoti (Ceará). In: XIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 1999, Belo Horizonte - MG. CD-ROM e resumos do XIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 1999.

  • SOUZA FILHO, F. A. ; PAULINO, W. D. ; A.B., S. ; PORTO, M. F. A. . Breve diagnóstico da qualidade das águas em reservatórios no estado do Ceará. In: XIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 1999, Belo Horizonte - MG. CD-ROM e resumos do XIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, 1999.

  • PAULINO, W. D. . Modelagem Orientada a Objetos: Terminologia e conceitos gerais aplicados à gestão dos recursos hídricos. In: IV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 1998, Campina Grande. CD-ROM e resumos do IV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 1998.

  • PAULINO, W. D. . Desenvolvimento de um sistema de suporte a decisao em gestao dos recursos hidricos: o caso do SAGREH. In: III Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, 1996, Salvador. III Simposio de Recursos Hidricos do Nordeste, 1996. p. 79-82.

  • PAULINO, W. D. ; PEREIRA, P. M. . Aspectos relacionados com projetos de irrigacao submetidos a escassez de agua. In: X Congresso de Irrigacao e Drenagem, 1994, Salvador - BA. Aspectos relacionados com projetos de irrigacao submetidos a escassez de agua, 1994. p. 253-266.

  • PAULINO, W. D. . Sistematizacao de terras: otimizacao de novos planos. In: VIII Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem, 1988, Florianópolis-SC. Sistematizacao de terras: otimizacao de novos planos, 1988. v. 1. p. 203-216.

  • PAULINO, W. D. ; PEREIRA, P. M. . Dimensionamento economico de tubulacoes de recalque. In: VII Congresso Nacional de Irrigacao e Drenagem, 1986, Brasilia. Dimensionamento economico de tubulacoes de recalque, 1986. v. 3. p. 777-796.

  • FRANCA, J. M. B. ; FREIRE, F. A. ; DALMEIDA, D. M. B. A. ; PAULINO, W. D. ; OLIVEIRA FILHO, R. L. . Análises da Qualidade D'água dos Açudes Arrojado Lisboa e Pedras Brancas, Estado do Ceará, para Fins de Irrigação. In: Simpósio Brasileiro de Salinidade, 2010, Fortaleza-CE. Simpósio Brasileiro de Salinidade, 2010.

  • FIGUEREDO, M. C. B. ; ARAUJO, L. F. P. ; ROSA, M. F. ; GONDIM, R. S. ; GOMES, R. B. ; PAULINO, W. D. ; MORAIS, L. F. S. . A carcinicultura de Águas Interiores e sua Pressão sobre os Recursos Hídricos. In: 3º Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2004, Salvador-BA. Anais do 3º Congresso Nacional de Meio Ambiente, 2004.

  • ARAUJO, L. F. P. ; FIGUEREDO, M. C. B. ; ROSA, M. F. ; GOMES, R. B. ; PAULINO, W. D. . Diagnóstico da Qualidade da Água em Seções de Rios da Bacia do Acaraú. In: 3º Congresso Brasileiro de Meio Ambiente, 2004, Salvador-BA. Anais do 3º Congresso Brasileiro de Meio Ambiente, 2004.

  • LIMA, P. F. ; CHAVES, F. I. B. ; LEITAO, R. C. ; PAULINO, W. D. ; SANTAELLA, S. T. . Resposta do fitoplâncton a variáveis climáticas e limnológicas em reservatório do semiárido cearense. In: XIV Congresso Brasileiro de Ficologia, 2012, João Pessoa-PB. XIV Congresso Brasileiro de Ficologia, 2012.

  • ROSA, M. F. ; ARAUJO, L. F. P. ; FIGUEREDO, M. C. B. ; GONDIM, R. S. ; MORAIS, L. F. S. ; GOMES, R. B. ; PAULINO, W. D. . Avaliação da Demanda Hídrica da Carcinicultura em Águas Interiores. In: XIII Simpósio Brasileiro de Aquicultura, 2004, Fortaleza-CE. Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Aquicultura, 2004.

  • FIGUEREDO, M. C. B. ; ARAUJO, L. F. P. ; ROSA, M. F. ; MORAIS, L. F. S. ; GOMES, R. B. ; PAULINO, W. D. . Impactos Ambientais do Lançamento de Efluentes da Carcinicultura de Águas Interiores. In: XIII Simpósio Brasileiro de Aqüicultura, 2004, Fortaleza-CE. CD-ROM do XIII Simpósio Brasileiro de Aqüicultura, 2004.

  • PAULINO, W. D. ; SUCUPIRA, P. A. P. ; FERREIRA A. C. S. . Fatores condicionantes da qualidade das águas do reservatório Forquilha, em Forquilha, Ceará, Brasil. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • FIGUEREDO, M. C. B. ; ROSA, M. F. ; ARAUJO, L. F. P. ; GONDIM, R. S. ; GOMES, R. B. ; PAULINO, W. D. . Nota Técnica sobre a carcinicultura em águas interiores na região do Baixo Jaguaribe. EMBRAPA, 2004 (Nota técnica).

  • PAULINO, W. D. ; FREIRE, R. H. F. . REDE DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE ÁGUA PARA O GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HÍDRICOS 2003.

  • PAULINO, W. D. . ANUÁRIO DO MONITORAMENTO QUANTITATIVO DOS PRINCIPAIS AÇUDES DO ESTADO DO CEARÁ 2003 2003 (Anuário).

  • PAULINO, W. D. . COLETÂNEA DE SUGESTÕES PARA INTERFACE GRÁFICA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA COGERH 2002 (Informe Técnico).

  • PAULINO, W. D. . BANCO DE DADOS CORPORATIVO DA COGERH - MODELAGEM DA QUALIDADE DE ÁGUA 2002 (Informe Técnico).

  • PAULINO, W. D. . ANUÁRIO DO MONITORAMENTO QUANTITATIVO DOS PRINCIPAIS AÇUDES DO ESTADO DO CEARÁ 2002 2002 (Anuário).

  • PAULINO, W. D. . ANUÁRIO DO MONITORAMENTO QUANTITATIVO DOS PRINCIPAIS AÇUDES DO ESTADO DO CEARÁ - 2001 2001 (Anuário).

  • PAULINO, W. D. . CRITÉRIOS GERAIS DA MODELAGEM DO BANCO DE DADOS DA COGERH E MODELAGEM DA FICHA TÉCNICA DOS AÇUDES 2000 (Informe Técnico).

  • PAULINO, W. D. . SUGESTÕES PARA O SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA COGERH 1998 (Informe Técnico).

Outras produções

PAULINO, W. D. . SAGREH (Sistema de Apoio ao Gerenciamento dos Recursos Hídricos). 2006.

OLIVEIRA, R. R. A. ; PAULINO, W. D. . Mortandade de peixes: Procedimentos e técnicas de investigação. 2012.

PAULINO, W. D. ; FREIRE, F. A. . Procedimento operaciona padrão para Implementação dos trabalhos de campos da RMQA. 2012.

PAULINO, W. D. ; OLIVEIRA, R. R. A. ; FREIRE, F. A. . Metodologia para definição da eutrofização. 2011.

PAULINO, W. D. . Anuário do Monitoramento Quantitativo dos Açudes Gerenciados pela Cogerh - 2008. 2010.

PAULINO, W. D. . Anuário do Monitoramento Quantitativo dos Açudes Gerenciados pela Cogerh - 2007. 2007.

SUCUPIRA, P. A. P. ; PAULINO, W. D. ; FERREIRA A. C. S. . Inventário Ambiental do Açude Castro. 2007.

PAULINO, W. D. ; FREIRE, R. H. F. ; CORDEIRO, A. C. . Coleta e preservação de amostras de água: Recomendações, Cuidados e Procedimentos. 2004.

PAULINO, W. D. ; FREIRE, R. H. F. . Rede de Monitoramento da Qualidade da Água para o Gerenciamento dos Recursos Hídricos. 2004.

PAULINO, W. D. ; FREIRE, R. H. F. . Breves Tópicos de qualidade da água e de limnologia. 2004.

PAULINO, W. D. ; FERREIRA, F. A. M. ; FREITAS, V. C. A. . Uso básico do GPS. 2004.

PAULINO, W. D. . Anuário do Monitoramento Qualitativo dos Principais Açudes do Estado do Ceará - 2003. 2004.

PAULINO, W. D. . Anuário do Monitoramento Quantitativo dos Principais Açudes do Ceará - 2002. 2003.

PAULINO, W. D. . Anuário do Monitoramento Qualitativo dos Principais Açudes do Estado do Ceará - 2001. 2002.

FREIRE, R. H. F. ; PAULINO, W. D. . PROGRAMA DE MONITORAMENTO DO NÍVEL DE CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL CAUSADO PELO USO INDISCRIMINADO DE PESTICIDAS - AÇUDE JABURU I. 2001.

PAULINO, W. D. . SAGREH (Sistema de Apoio ao Gerenciamento dos Recursos Hídricos): GUIA DE FUNÇÕES. 2000.

PAULINO, W. D. . SAGREH (Sistema de Apoio ao Gerenciamento dos Recursos Hídricos): GUIA DO USUÁRIO. 2000.

Projetos de pesquisa

  • 2010 - Atual

    Aplicação de modelos matemáticos de qualidade de água na avaliação da disponibilidade hídrica e prognósticos numéricos para os açudes destinados ao abastecimento da Região Metropolitana Fortaleza., Descrição: O projeto tem como finalidade fortalecer o gerenciamento dos recursos hídricos do Estado do Ceará, capacitando os técnicos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos em modelagem hidrodinâmica e qualidade da água de reservatórios, para que esta ferramenta possa ser incorporada como procedimento de rotina na Cogerh.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Walt Disney Paulino - Coordenador / Flávio Augusto Morais Ferreira - Integrante / Josefa Marciana Barbosa França - Integrante / Rafael Reis Alencar Oliveira - Integrante / Francimeyre Avelino Freire - Integrante / Maria Luciana Matos - Integrante / Alisson Pontes de Souza - Integrante / Berthyer Peixoto Lima - Integrante / Paulo Cesar Colonna Rosman - Integrante / Patricia Auler Rosman - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Outra.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Companhia de Gestao dos Recursos Hidricos. , Rua Adualdo Batista,1550, Parque Iracema, 60824-140 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 32187680, Fax: (85) 32187686, URL da Homepage:

Experiência profissional

1994 - Atual

Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista em Gestão de Recursos Hídricos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: . preparação planos de trabalho convênios firmados com a SEMACE( período 2001-2002), CAGECE, CENTEC e NUTEC; . co-autor da concepção do Inventário Ambiental dos Principais Açudes do Ceará que encontra-se em processo de validação e aplicação. . membro da equipe dos projetos: * Gestão racional de bacias hidrográficas na região de caatinga de modo a manter seu uso sustentável na agricultura irrigada financiado pelo PRODETAB(Projeto de Apoio ao Desenvolvimento de Tecnologias Agropecuárias para o Brasil), abrange as bacias hidrográficas do Curu e do Acaraú e conta com a participação das seguintes instituições: EMBRAPA, COGERH, UFC e UVA; * Suporte Tecnológico para Melhoria da Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos no Baixo Jaguaribe financiado pela FINEP, envolve a avaliação dos impactos gerados pela carcinicultura, irrigação e conglomerados urbanos e conta com a participação das seguintes instituições: EMBRAPA, COGERH, UFC, CENTEC e CEFET; . membro e presidente da Câmara Técnica de Estudos para o Enquadramento dos Corpos Hídricos, criada no âmbito do Conselho Estadual Recursos Hídricos do Ceará; . elaboração sistema para estimativa da demanda hídrica de culturas irrigadas e consolidação da demanda hídrica dos demais usos, empregando linguagem Visual Basic do aplicativo EXCEL, que foi utilizado por dois anos pela câmara técnica de outorga da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará; . concepção da rede de monitoramento da qualidade de água operada pela COGERH; . concepção dos processos de acompanhamento e controle das atividades desenvolvidas pela rede de monitoramento da qualidade da água que é implementada de forma descentralizadas por 5 unidades de laboratórios e por 8 gerências regionais distribuídas em todo o estado do Ceará; . coordenação e participação em treinamento para técnicos e gerentes da COGERH na área de monitoramento dos recursos hídricos; . elaboração dos termos de referência para Desenvolvimento d

Atividades

  • 04/2003

    Direção e administração, COGERH - Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, .,Cargo ou função, Gerente de Desenvolvimento Operacional.

  • 02/1997 - 04/2003

    Direção e administração, COGERH - Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, .,Cargo ou função, Gerente de Monitoramento.

  • 07/1994 - 01/1997

    Serviços técnicos especializados , COGERH - Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, .,Serviço realizado, Técnico em planejamento e gestão dos recursos hídricos (concursado).

1991 - 1994

Tecnosolo Sa

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro de Irrigação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Fiz parte da equipe da TECNOSOLO, sediada em Fortaleza-CE, que tinha como cliente o DNOCS, tendo desenvolvido as as seguintes atividades: PROJETO EXECUTIVO BAIXO ACARAÚ (8200 ha) . Dimensionamento do sistema de drenagem para proteção do sistema de adução e de distribuição, incluindo bueiros, drenos e quedas; . Dimensionamento de 5 estações de bombeamento, com potência total instalada entre 7,5 e 90cv; . Definição da rede viária do sistema principal; . Colaboração na revisão do sistema de condução e de distribuição d'água por canais; . Autor da concepção de um sistema integrado de processamento de dados para quantificação e orçamento de projetos a diversos níveis de interesse; . Compilação de composição de preços unitários relativos a serviços de obras cívis e de montagem; . Coleta de preços e orçamentação do projeto; PROJETO BÁSICO TABULEIROS DE RUSSAS (10795 ha) . Responsável pela composição de preços unitários e pela orçamentação do projeto. (https://docs.google.com/file/d/0B__U2iQxcoryd3JBbzRsckltSnM/edit)

Atividades

  • 02/1991 - 06/1994

    Serviços técnicos especializados , Tecnosolo, .,Serviço realizado, Atuação como engenheiro de irrigação estando envolvido no Projeto Executivo Baixo Acaraú e no Projeto Básico Tabuleiro de Russas.

1998 - 1998

Tercam Engenharia e Empreendimentos Ltda

Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: engenheiro, Carga horária: 20