Adrielly Costa Souza

Graduada em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).Foi Presidente da Empresa Júnior de Engenharia Florestal da UFRA - Ciflor Jr. Desenvolveu pesquisa como bolsista PIBIC/CNPq nas áreas de Recuperação de Áreas Degradadas e Produção de mudas. Foi Analista Ambiental Sênior pela Consultoria Green Forest e atualmente compõem o quadro de engenheiros da Amazon Connection Carbon (ACC) desenvolvendo projetos de crédito de carbono qualificado.

Informações coletadas do Lattes em 26/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em CIÊNCIAS FLORESTAIS

2023 - Atual

Universidade Federal Rural da Amazônia
Orientador: Gracialda Ferreira
Coorientador: Marcos André Piedade Gama.

Graduação em Engenharia Florestal

2017 - 2022

Universidade Federal Rural da Amazônia
Título: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE MUDAS DE Vouacapoua americana Aubl. EM FUNÇÃO DE FERTILIZANTE DE LIBERAÇÃO CONTROLADA
Orientador: Marcos André Piedade Gama

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2016

Colégio SUCESSO

Formação complementar

2022 - 2022

Identificação Botânica de Espécies Arbóreas. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2021 - 2021

LICENCIAMENTO AMBIENTAL. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2021 - 2021

Óleos e resinas florestais. (Carga horária: 20h). , Serviço Florestal Brasileir, SFB/MMA, Brasil.

2021 - 2021

INTRODUÇÃO AOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SOFTWARE R-STUDIO. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2021 - 2021

Ecologia Florestal. (Carga horária: 16h). , WM FOREST, WM, Brasil.

2021 - 2021

USO DO CANVA PARA PRODUÇÃO DE MATERIAIS GRÁFICOS PARA A VENDA DE PRODUTOS. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2021 - 2021

INTRODUÇÃO AO ARCGIS. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2021 - 2021

Geoprocessamento e qgis aplicado na agricultura de precisão. (Carga horária: 3h). , UDEMY, UDEMY, Brasil.

2020 - 2020

Produção e Tecnologia de Sementes e Mudas. (Carga horária: 80h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2020 - 2020

Gestão Financeira. (Carga horária: 3h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará, SEBRAE/PA, Brasil.

2020 - 2020

Sistemas de Cultivo na Silvicultura e Projetos Florestais. (Carga horária: 20h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.

2020 - 2020

Negócio Certo Rural. (Carga horária: 40h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.

2020 - 2020

PAISAGISMO COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2020 - 2020

Influência da fertilidade do solo no metabolismo de plantas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2019 - 2019

ESTATÍSTICA BÁSICA EM R. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2019 - 2019

Arborização urbana e paisagismo. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2018 - 2018

PERÍCIA AMBIENTAL,. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

2017 - 2017

QUALIDADE DO SOLO E RESÍDUOS SÓLIDOS. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Manejo Florestal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Crédito de Carbono.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2022

    Silvicultura e manejo sustentável de plantios florestais no Estado do Pará., Descrição: Este projeto visa o estudo de aspectos e fatores relacionados à silvicultura e sustentabilidade de florestas plantadas na Amazônia, para produção de madeira ou recuperação de áreas degradadas, com foco principal no Estado do Pará. Busca o diagnóstico, a elaboração e execução de pesquisas de campo e em laboratório, que envolvam fatores ligados a Silvicultura, como solos, fertilidade do solo, calagem e adubação, inventário, espaçamento de plantios, sementes e produção de mudas, entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adrielly Costa Souza - Coordenador / Marcos André Piedade Gama - Integrante / gabriel pinheiro silva - Integrante / Dênmora Gomes de Araujo - Integrante / RODRIGO SILVA DO VALE - Integrante / NORBERTO CORNEJO NORONHA - Integrante.

  • 2018 - 2022

    Estudos para o monitoramento de áreas degradadas e dos eventos fenológicos de espécies ameaçadas de extinção como subsidio a conservação da flora nas áreas da Mineração Paragominas S.A., Paragominas - PA., Descrição: O projeto é parte do Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação entre a UFRA e a empresa Mineração Paragominas S.A, do grupo HYDRO e, tem por objeto a conjugação de esforços entre as PARTES, com vistas a desenvolver pesquisas que ofereçam respostas para atender condicionantes ambientais das Licenças de Operação, assim como Autorizações de Supressão da MPSA, relacionados a estudos fenológicos e monitoramento da recuperação de áreas lavradas desenvolvidas pelas metodologias de plantio tradicional de mudas, condução de regeneração natural e nucleação, de acordo com os objetivos descritos no Anexo I deste Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: a. Fornecer subsídios sobre a conservação de espécies ameaçadas de extinção na área da MPSA por meio do estudo fenológico; b. Monitoramento de áreas em processo de recuperação ambiental por meio de avaliação técnico-cientifica e proposição de alternativas de recuperação das áreas mineradas, adequações de metodologias até então aplicadas, utilizando técnicas existentes para esse tipo de atividade; c. Subsidiar as atividades de recuperação de áreas degradadas por meio de: (i) revisão da lista de espécies produzidas pelos inventários pré-supressão vegetal; (ii) resgate de plântulas e sementes para a produção de mudas; (iii) testes de novas metodologia de amostragem de solos subsidiando recomendações de adubação; diagnosticar as áreas do PRAD referente a sanidade; d. Subsidiar os inventários florestais e florísticos realizados nas áreas minimizando os erros de identificação botânica de espécies ocorrentes na área da MPSA por meio da coleta de amostras botânicas, determinação científica e emissão de laudos com a certificação botânica das espécies.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adrielly Costa Souza - Integrante / GRACIALDA COSTA FERREIRA - Coordenador / Marcos André Piedade Gama - Integrante / Jéssy Anni Vilhena Senado - Integrante / gabriel pinheiro silva - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Universidade Federal Rural da Amazônia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPq, Carga horária: 20

Outras informações:
ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO EM FUNÇÃO DE TÉCNICAS ADOTADAS NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADAS APÓS MINERAÇÃO DE BAUXITA EM PARAGOMINAS ? PARÁ

2019 - 2020

Universidade Federal Rural da Amazônia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC/CNPq, Carga horária: 20

2019 - 2019

Universidade Federal Rural da Amazônia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Desenvolvimento e qualidade de mudas de Handroanthus heptaphyllus (vell.) Mattos em função de fertilizante de liberação controlada.

2018 - 2018

Secretaria do Estado de Meio Ambiente

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2019 - 2022

Empresa Júnior de Consultoria e Investigação Florestal

Vínculo: Membro Efetivo, Enquadramento Funcional: Diretora Vice Presidente, Carga horária: 5

2019 - 2019

Empresa Júnior de Consultoria e Investigação Florestal

Vínculo: Membro Efetivo, Enquadramento Funcional: Membro da Diretoria Administrativo Financeiro, Carga horária: 5

2022 - 2023

Green Forest Consultoria Ambiental

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista ambiental sênior, Carga horária: 44

2021 - 2022

Green Forest Consultoria Ambiental

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária

2023 - Atual

Amazon Connection Carbon

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Agente de Defesa Ambiental, Carga horária: 44