FRANCISCO STARK
Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (2019/1) e Técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (2013). Realizou estágio curricular profissionalizante na empresa Corteva Agriscience, na área de produção e beneficiamento de semente de milho híbrido.
Informações coletadas do Lattes em 20/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Engenharia Agrícola
2014 - 2019
Universidade Federal de Pelotas
Título: Estudo do comportamento da temperatura de grãos armazenados em um silo através de um modelo matemático
Orientador: Guilherme Jahnecke Weymar
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola.
Participação em eventos
38ª Semana Acadêmica da Engenharia Agrícola,. 2018. (Seminário).
Engenharia Agrícola na Expofeira. 2017. (Seminário).
III Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão. 2017. (Congresso).
II SEMINÁRIO DAS ENGENHARIAS. 2017. (Seminário).
XXXVII SEMANA ACADÊMICA DA ENGENHARIA AGRÍCOLA. 2017. (Seminário).
II Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2016. (Congresso).
II SEMINÁRIO SUL RIO GRANDENSE DE AGRICULTURA DE PRECISÃO. 2016. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
TIBOLA, C. J. ; FAGONDE ; KRUGER, F. C. ; STARK, F. ; BERGMANN, H. M. ; LUZ, M. L. G. S. ; LUZ, C. A. S. . Agroindústrias de queijos e de whey protein. In: Maria Laura Gomes Silva da Luz. (Org.). Tecnologias para projetos agroindustriais: produtos de origem animal. Carnes, leite e seus subprodutos. 1ed.Pelotas/RS: Santa Cruz, 2018, v. 1, p. 317-384.
-
STARK, F. ; BERGMANN, H. M. ; SCARIOT, E. ; PORCIUNCULA, G. S. ; PERES, W. B. . PLANTADORA DE FUMO PARA PEQUENOS AGRICULTORES FAMILIARES. In: Congresso de Iniciação Científica, 2018, Pelotas. Congresso de Iniciação Científica, 2018. v. 27.
-
STARK, F. ; FERREIRA, B. M. S. ; CARVALHO, M. F. R. ; CENTURIAO, N. C. ; CHAGAS NETO, M. C. C. ; PORCIUNCULA, G. S. . ESTUDO PARA AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO DO PERÍMETRO DE IRRIGAÇÃO DO ARROIO DURO. In: Congresso de Extensão e Cultura, 2018, Pelotas. Congresso de Extensão e Cultura, 2018. v. 5.
-
CARVALHO, M. F. R. ; STARK, F. ; CENTURIAO, N. C. ; CHAGAS NETO, M. C. C. ; COELHO, C. ; PORCIUNCULA, G. S. . MODELAGEM 3D DAS OBRAS DE ARTE DO PERÍMETRO DE IRRIGAÇÃO DO ARROIO DURO. In: Congresso de Ensino de Graduação, 2018, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação, 2018. v. 4.
-
CENTURIAO, N. C. ; CHAGAS NETO, M. C. C. ; COELHO, C. ; STARK, F. ; FERREIRA, B. M. S. ; GRANDA, C. F. A. T. . OBRAS DE ARTE DO PERÍMETRO DE IRRIGAÇÃO DO ARROIO DURO/RS: NOMENCLATURA TÉCNICA. In: Congresso de Ensino de Graduação, 2018, Pelotas. Congresso de Ensino de Graduação, 2018. v. 4.
-
STARK, F. ; WEYMAR, G. J. ; BUSKE, D. ; QUADROS, R. S. . MODELO UNIDIMENSIONAL APLICADO A DISTRIBUIÇÃO DE TEMPERATURA EM GRÃOS ARMAZENADOS EM UM SILO. In: Encontro Nacional de Modelagem Computacional, 2018, Búzios - RJ. Encontro Nacional de Modelagem Computacional, 2018. v. 21.
-
STARK, F. ; WEYMAR, G. J. . SOLUÇÃO SEMI-ANALÍTICA EM CONDUÇÃO DE CALOR: UM PROBLEMA UNIDIMENSIONAL TRANSIENTE. In: Congresso de Iniciação Científica, 2017, Pelotas. Anais do Congresso de Iniciação Científica, 2017. v. 26.
-
CARDOSO, J. T. C. ; NEITZKE, G. R. ; STARK, F. ; ARAUJO, A. S. ; GADOTTI, G. I. ; PERES, W. B. . CURVAS DE SORÇÃO E DESSORÇÃO DE GRÃOS DE QUINOA. In: Congresso de Iniciação Científica, 2017, Pelotas. Congresso de Iniciação Científica, 2017. v. 26.
-
STARK, F. ; BERGMANN, H. M. ; SCARIOT, E. ; PERES, W. B. ; PORCIUNCULA, G. S. . PLANTADORA DE FUMO PARA PEQUENOS AGRICULTORES FAMILIARES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
STARK, F. ; FERREIRA, B. M. S. ; CARVALHO, M. F. R. ; CENTURIAO, N. C. ; CHAGAS NETO, M. C. C. ; PORCIUNCULA, G. S. . ESTUDO PARA AVALIAÇÃO E REABILITAÇÃO DO PERÍMETRO DE IRRIGAÇÃO DO ARROIO DURO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
STARK, F. ; WEYMAR, G. J. . SOLUÇÃO SEMI-ANALÍTICA EM CONDUÇÃO DE CALOR: UM PROBLEMA UNIDIMENSIONAL TRANSIENTE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2017
Curvas de sorção e dessorção de grãos de quinoa, Descrição: A quinoa (Chenopodium quinoa Willd) é uma planta nativa da região andina do Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, onde foi domesticada há cerca de 3.000 a 4.000 anos para consumo humano. Seu grão apresenta as proteínas formadoras do glúten em sua composição. Considerada um pseudocereal, pois possui os mesmos nutrientes que os cereais propriamente ditos, como arroz e trigo, porem suas características de plantio e crescimento são diferentes. No Brasil a quinoa apresenta um bom resultado como cultura de verão nas entressafras. Botanicamente é diferente das espécies nativas, o que faz com que se torne mais resistente às pragas e doenças que ficam nos restos de cultura e plantas espontâneas, diminuindo seu impacto negativo. Sendo a água grande componente na estrutura dos produtos agrícolas, e também responsável por influencias nas propriedades, a diminuição da quantidade de água no produto reduz sua atividade biológica e as mudanças químicas e físicas que ocorrem durante seu armazenamento. A secagem é um processo responsável pela remoção de água e o mais utilizado para assegurar a qualidade e a estabilidade dos grãos. O estudo das curvas de sorção (adsorção e dessorção), que relacionam a atividade de água com a umidade relativa de equilíbrio, fornece informações relevantes para adequação dos parâmetros de secagem. Diversos autores falam que a histerese mostra a diferença do teor de equilíbrio entre as curvas de adsorção e dessorção e sua magnitude depende do tipo de alimento e da temperatura de armazenamento, podendo ser considerada para estimar a possibilidade de deterioração por reações químicas e organismos. Na atual literatura, existe uma grande carência de informações relacionada às alterações que possam ocorrer na quinoa durante a secagem e o armazenamento. Dessa forma, é de grande interesse a execução de trabalhos dirigidos ao tema, que possam gerar informações diretas, de forma prática e teórica para a melhor conservação do produto. Portanto, considerando a importância do estudo teórico do processo de secagem dos produtos agrícolas e a limitação de informações a respeito dos fenômenos que ocorrem durante a secagem, este trabalho será desenvolvido com o objetivo de analisar a secagem e comparar curvas de sorção e dessorção de quinoa, ajustando modelos matemáticos aos valores experimentais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Francisco Stark - Integrante / WOLMER BROD PERES - Coordenador / Carlos Alberto Silveira da Luz - Integrante / Gizele Ingrid Gadotti - Integrante / Maria Laura Gomes Silva da Luz - Integrante / Gélson Rodrigo Neitzke - Integrante / Adamo de Sousa Araujo - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2019
Universidade Federal de PelotasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Projeto de Ensino, Carga horária: 3
Outras informações:
Projeto de ensino: Projeto Multidisciplinar Agroindustrial.
2018 - 2018
Universidade Federal de PelotasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de extensão : Execução de Estudos e Avaliação das Infraestruturas de Irrigação de Uso Comum, e Proposição de Ações Para a Reabilitação e a Sustentabilidade do Projeto Público de Irrigação do Arroio Duro, localizado no Município de Camaquã, no Estado do Rio Grande do Sul. Coordenador: Prof. Dr. Gilson Simões Porciúncula
2016 - 2017
Universidade Federal de PelotasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Projeto de Pesquisa, Carga horária: 8
Outras informações:
Projeto de Pesquisa: Curvas de sorção e dessorção de grãos de quinoa
2016 - 2016
Universidade Federal de PelotasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Projeto de Ensino, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de ensino: Monitoria de Cálculo Diferencial e Integral para os cursos de Engenharia da UFPel.
2019 - 2019
Corteva AgriscienceVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio Obrigatório, Carga horária: 40
Outras informações:
Na área de produção de semente de milho híbrido. Com foco no beneficiamento de sementes, participando dos processos de recepção, despalha, seleção, secagem, debulha, armazenagem, classificação, tratamento, ensaque e expedição das sementes.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de FRANCISCO STARK e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?