Vanessa Dos Santos Dias
Vanessa Dias é niteroiense, atua nas áreas do teatro como atriz-pesquisadora, educadora, acordeonista e bonequeira. Formada como atriz pela Escola de Teatro Martins Penna, atualmente formada como educadora em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro onde foi bolsista de do projeto de extensão Teatro na Prisão atuando como educadora em penitenciárias do Rio de Janeiro, foi bolsista de iniciação científica ao pesquisar possibilidades do Teatro de Objetos Documentais e foi bolsista PIBCUL com seu projeto 'Objetos Capturados: uma exposição virtual'. Em 2020 foi contemplada pelo edital Retomada Cultural-RJ idealizando o espetáculo Circo de Pulgas Estrela Prateada. Realizou a pesquisa de objetos documentais para o filme "Os invisíveis" realizado pela Cia Arteira de Nova Friburgo com direção de Miguel Vellinho em 2021, coordenando dois grupos de estudos durante o processo de criação. Realiza desde 2020 oficinas virtuais de teatro de objetos em parceria com a diretora Eros Galvão, oficinas promovidas pelo Galpão Cine Horto de Belo Horizonte. Foi contemplada com sua oficina de Teatro com bonecos na chamada pública da FUNARTE - Arte em toda parte, desenvolvendo um trabalho artístico-pedagógico de formação para atores dentro da linguagem do teatro de animação. Realiza durante a pandemia uma série de curtas de animação: "A peste?, contemplado pelos editais Ondas da Cultura(RJ), e pelo prêmio Erika Ferreira (Aldir Blanc - Niterói). É integrante há 9 anos da premiada Cia Amok Teatro, grupo de 24 anos de intensa pesquisa no Rio de Janeiro. Atua nos últimos 5 espetáculos do grupo: "Salina, a última vértebra" em particular, assina como assistente de direção. Já atuou em diversos festivais do Brasil e do mundo, como o Edinburgh Fringe Festival além turnês na China. Paralelo ao Amok, é integrante da cia franco-brasileira Les Trois Clès. Na música, é acordeonista integrante do grupo Soundpainting Rio de Janeiro, grupo de improvisação musical, já compôs canções para os filmes "Araguaia, presente!", "Conservadorismo em foco" e para novela "Tempos de Amar" da rede Globo. Tocou no espetáculo do grupo Carroça de Mamulengos "Felicidade". Atuou como professora de música na Escola Favinho e Mel, no Rio de Janeiro. No cinema, criou bonecos para o filme "Araguaia, presente!" da produtora 202 filmes, criou bonecos para o filme "Prisma" contemplado pelo edital estadual Elipse, do Rio de Janeiro. Expôs seus bonecos teatrais na mostra "Da Rua para Galeria"no Centro Cultural dos Correios de Niterói. Realizou diversas parcerias nas unidades do Sesc no estado do Rio de janeiro, desde 2018, com seu projeto de contação de histórias "Histórias Sanfonásticas" , trilogia que conta, através do teatro de bonecos e da música, diferentes narrativas acerca do instrumento acordeon. SITE COM PORTIFÓLIO: https://vanessadiasteatro.wixsite.com/animacao
Informações coletadas do Lattes em 09/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Curso técnico/profissionalizante em Técnico de ator-atriz
2008 - 2011
Formação complementar
2008 - 2011
Escola Estadual de Teatro Martins Pena. , Escola Estadual de Teatro Martins Pena, EETEMP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Interpretação Teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Marionetista.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Acordeonista.
Participação em eventos
Congreso internacional de títeres y mediación UNIMA Perú. El teatro de formas animadas como potente camino para la educacion y la construccion de memorias. 2022. (Congresso).
3° Poéticas do inanimado.O processo de criação dramatúrgica do filme Os Invisíveis. 2021. (Seminário).
Da rua para galeria. Bonecos na rua. 2018. (Exposição).
Produções bibliográficas
-
DIAS, VANESSA DOS SANTOS . Teatro de Objetos Documentais e Objetos pós catástrofe: a construção dramatúrgica do filme Os Invisíveis. MÓIN-MÓIN (UDESC) , v. 2, p. 121-138, 2021.
Outras produções
Conceição Rosière ; Neide Lopes ; FREITAS, G. ; Thales Sauvo ; DIAS, V. S. . Mesa: Damas e Mestras do Teatro de Formas Animadas. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DIAS, V. S. ; Conceição Rosière ; Thales Sauvo ; Neide Lopes ; FREITAS, G. . Damas e Mestras do Teatro de Formas Animadas. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
DIAS, V. S. ; VIEIRA, M. V. . Objetos Capturados: uma exposição virtual. 2021; Tema: Teatro de Objetos Documentais e memória. (Site).
DIAS, V. S. . Site profissional. 2018. (Site).
DIAS, V. S. . Mímica corporal dramática. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DIAS, V. S. . Oficina de Teatro de Formas Animadas. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
DIAS, V. S. . A peste - parte 2. 2021. (Teatro de animação).
DIAS, V. S. . A peste - parte 1. 2020. (Teatro de animação).
DIAS, V. S. . Circo de Pulgas Estrela Prateada. 2021. Teatral.
DIAS, V. S. . A peste - parte 2. 2021. Teatral.
DIAS, V. S. . A peste - parte 1. 2021. Teatral.
amok teatro ; DIAS, V. S. . Bordados. 2020. Teatral.
Vitor De Beija ; DIAS, V. S. . Prisma. 2018. Audiovisual.
amok teatro ; DIAS, V. S. . Os cadernos de Kindzu. 2016. Teatral.
cie les trois cles ; DIAS, V. S. . A Gigantea. 2015. Teatral.
amok teatro ; DIAS, V. S. . Salina, a última vértebra. 2014. Teatral.
Biljana Brbljanovic ; DIAS, V. S. . Histórias de Família. 2013. Teatral.
amok teatro ; DIAS, V. S. . Kabul. 2010. Teatral.
DIAS, V. S. . A peste - parte 1 e 2. 2021. Composição (estréia).
DIAS, V. S. . Sala de Estar. 2021. Trilha Sonora.
DIAS, V. S. ; Rudá Brauns . Bordados. 2020. Trilha Sonora.
DIAS, V. S. ; Taiyo Omura . O circo. 2018. Trilha Sonora.
DIAS, V. S. . Trilogia do acordeom. 2016 (Teatro de animação).
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - Atual
Museu Escola Griot Semente de JuremaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Oficineira
2019 - 2020
Escola de Educação Infantil Favinho e MelVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professora de música, Carga horária: 15
2021 - Atual
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista em Iniciação artística, Carga horária: 20
Outras informações:
Escrevi o projeto junto ao docente Miguel Vellinho para juntos criarmos uma exposição virtual chamada Os objetos capturados. Essa exposição investiga os objetos relativos a antiga sede da UNIRIO, também sede da UNE, que foi destruída em 1980.
2020 - Atual
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsa de iniciação científica, Carga horária: 20
Outras informações:
Pesquisa sobre o Teatro de Objetos Documentais dentro da linguagem do Teatro de Formas Animadas
2018 - 2019
Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista
Outras informações:
Bolsista no projeto de extensão Teatro na Prisão
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Vanessa Dos Santos Dias e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?