Marina Mitie Gishifu Osio
Possui graduação em Licenciatura em Matemática (1992) e Bacharelado em Estatística (2015) pela Universidade de São Paulo e mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é docente (EBTT) do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de SP. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: dados educacionais e resolução de problemas.
Informações coletadas do Lattes em 13/08/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional
2011 - 2013
Universidade de São Paulo
Título: Análise de modelos de regressão multiníveis simétricos
, Ano de Obtenção: 2013.Cibele Maria Russo Noveli.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Graduação em Estatística
2009 - 2015
Universidade de São Paulo
Título: Investigação das possíveis causas do baixo rendimento dos estudantes do ensino básico em matematica por meio do modelo multinível.
Orientador: Cibele Maria Russo Noveli
Formação complementar
2019 - 2019
Curso de Inglês - Nível Básico 3. (Carga horária: 90h). , ILSC Education Group, ILSC, Canadá.
2017 - 2017
Curso de extensão Avaliação Educacional: da exclusão à emancipação. (Carga horária: 48h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus B, IFSP, Brasil.
2016 - 2016
Curso de extensão Avaliação Educacional: da exclusão à emancipação. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus B, IFSP, Brasil.
2014 - 2014
OBMEP - PROF 3. (Carga horária: 100h). , Escola de formação e aperfeiçoamento dos professores do Estado de São Paulo, EFAP, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Professores de Língua Portuguesa e Mat. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2014 - 2014
Formação de Professores de Língua Portuguesa e Mat. (Carga horária: 80h). , Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2014 - 2014
OBMEP - Prof 2 - Oficinas de resolução de problema. (Carga horária: 100h). , Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2013 - 2013
OBMEP - Oficinas de resoluçao de problemas com pro. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Pré-Iniciação Científica da USP - Formação Continu. (Carga horária: 48h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Visitas científicas monitoradas. (Carga horária: 44h). , Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2009 - 2009
A rede aprende com a rede - PEB II - Matemática. (Carga horária: 30h). , Fundação para o Desenvolvimento da Educação, FDE, Brasil.
2008 - 2008
Introdução ao Programa ABC na Educação Científica. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2007 - 2007
Metodologia de ensino - Ciclo II - PEB II. (Carga horária: 64h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2006 - 2006
Metodologia Leitura Comp Curriculares - Ciclo II. (Carga horária: 81h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2006 - 2006
Ensino médio em rede - Fase 1 - PEBII. (Carga horária: 90h). , Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2006 - 2006
Ensino médio em rede: o currículo em áreas - PEBII. (Carga horária: 60h). , Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2005 - 2005
Metodologia Leitura Comp Curriculares - Ciclo I. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2003 - 2003
PCE: Liderança e Trabalho de Equipe e Tomada de De. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2002 - 2002
Capacitação para uso de Softwares Educacionais. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2001 - 2001
Extensão universitária em Pró-Ciências 2001. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2000 - 2000
Curso de extensão cultural: softwares básicos. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
2000 - 2000
Curso de extensão cultural: Supermática. (Carga horária: 30h). , Secretaria de Estado da Educação - Governo do Estado de São Paulo, SEE, Brasil.
1999 - 1999
Potência, exponencial e matemática financeira. (Carga horária: 70h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1999 - 1999
Sistemas Lineares e Geometria Analítica. (Carga horária: 70h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1999 - 1999
Análise Combinatória, Probabilidade e Estatística. (Carga horária: 70h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1998 - 1998
Funções, trigonometria e geometria. (Carga horária: 70h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1994 - 1994
Cálculo avançado. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Japonês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Probabilidde e Estatística.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ciências Humanas.
Organização de eventos
OSIO, M. M. G. ; OSIO, M. M. G. . Semana da Matemática e Educação Matemática. 2023. (Outro).
OSIO, M. M. G. . CONGRESSO CIENTÍFICO DA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2022. (Congresso).
Participação em eventos
IV SERP ? IV Seminário em Resolução de Problemas e I SIRP ? I Seminário Internacional em Resolução de Problemas.Relatos de atividades de geometria utilizando a metodologia fundamentada na resolução de problemas. 2017. (Seminário).
VI Fórum Paulista de Licenciaturas em Matemática. 2016. (Outra).
13ª Escola de Modelos de Regressão. Modelos Multiníveis Simétricos para Dados Educacionais. 2013. (Congresso).
20º SINAPE- Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística. Um modelo multinível para dados educacionais. 2012. (Congresso).
Anais do XX Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE).Um modelo multinível para dados educacionais. 2012. (Simpósio).
XII Simpósio de Matemática para Graduação. 2009. (Simpósio).
V Mostra de trabalhos do Programa ABC. 2008. (Oficina).
Fórum Estadual sobre Currículos de Matemática na Educação Básica e 2º Encontro Regional de Professores de Matemática. 2004. (Encontro).
Fórum Estadual sobre o currículo de Matemática na Educação Básica e do 2º Encontro Regional de Professores de Matemática. 2004. (Encontro).
Internet na Educação. 2003. (Oficina).
Participação em bancas
OSIO, M. M. G.. O ensino de múltiplos e divisores durante a Reforma Capanema segundo o livro didático "Matemática para a primeira série ginasial", de Lucas Junot.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.
OSIO, M. M. G.. Codificação RSA: uma estratégia na abordagem de conteúdos de matemática para o ensino básico. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.
OSIO, M. M. G.. Código de barras e a Matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.
OSIO, M. M. G.. Tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de Matemática: a programação como um instrumento de ensino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.
OSIO, M. M. G.. Equações diferencias parciais aplicadas ao comportamento hidráulico em meio poroso: uma interação Geologia/Matemática. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.
OSIO, M. M. G.. O ensino de números racionais na forma fracionária para alunos surdos do 6º ano. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.
OSIO, M. M. G.. A matemática e arte: uma relação de ouro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo.
OSIO, M. M. G.. O máximo divisor comum e a relação com as equações diofantinas: uma análise geométrica com o uso do software Geogebra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo.
OSIO, M. M. G.. Proposta de utilização do método de resolução de problemas de Polya para ensinar matemática baseado em dados de coleta seletiva da microrregião de Bragança Paulista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo.
Orientou
Investigando as causas das dificuldades dos estudantes em compreender a adição de frações; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Marina Mitie Gishifu Osio;
Investigação da abordagem dos conceitos de ângulos em um livro didático e no caderno do aluno do programa São Paulo faz escola; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Marina Mitie Gishifu Osio;
Relato de experiência de aula - formas geométricas planas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Marina Mitie Gishifu Osio;
Estudo de uma situação de aprendizagem abordando a função seno; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Marina Mitie Gishifu Osio;
Análise do conteúdo de Estatística em um livro didático e no caderno do aluno do 6º ano do ensino fundamental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo; Orientador: Marina Mitie Gishifu Osio;
Modelagem no Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de caso em uma escola estadual da cidade de Atibaia-SP; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo; Orientador: Marina Mitie Gishifu Osio;
Contextualização e metodologia resolução de problemas, segundo Polya, desenvolvido em duas turmas distintas do nono ano do Ensino Fundamental; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Marina Mitie Gishifu Osio;
Métodos e técnicas de ensino para consolidar o significado dos conceitos sobre o tema frações; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo, IFSP; Orientador: Marina Mitie Gishifu Osio;
Estratégias de ensino de conceitos estatísticos para o ensino médio; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de São Paulo, IFSP; Orientador: Marina Mitie Gishifu Osio;
Análise de dados educacionais: estudo aplicado ao rendimento escolar de matemática; Análise de dados educacionais: estudo aplicado ao rendimento escolar de matemática; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo, IFSP; Orientador: Marina Mitie Gishifu Osio;
Atividades práticas no ensino da matemática utilizando a resolução de problemas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia São Paulo; Orientador: Marina Mitie Gishifu Osio;
Fundamentos de Geometria Analítica ? FGAL2; 2020; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus B; Orientador: Marina Mitie Gishifu Osio;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, D. C. S. S. ; PAZ, R. F. ; OSIO, M. M. G. ; OSIO, M. M. G. . ANÁLISE DE DADOS RELACIONADO AO DESEMPENHO DOS ESTUDANTES. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA (ON-LINE) , v. 9, p. 279-297, 2019.
-
OSIO, M. M. G. ; PIOVANI, F. V. N. . Relato sobre uma experiência de uso do estojo de frações e metodologia de resolução de problemas: uma abordagem prática paa o ensino de frações. In: Pantano Filho, Rubens. Gomes, Rodrigo Rafae.. (Org.). Matemática e Ciências: Reflexões e Práticas. 1ed.Salto, SP: FoxTablet Editora, 2019, v. , p. 91-101.
-
IRAMINA, I. H. ; OSIO, M. M. G. . Formação inicial e continuada de professores por meio de diversas atividades. In: Lourençoni, Maria Angela. Calegari, Ricardo Pereira. Pantano Filho, Rubens.. (Org.). Reflexões e Práticas Docentes. 1ed.Salto, SP: FoxTablet Editora, 2018, v. 1, p. 9-18.
-
OSIO, M. M. G. . Iniciação à pesquisa de um meio ambiente. In: ABC na educação científica - mão na massa, 2008, São Carlos. ABC na educação científica - mão na massa, 2008.
-
OSIO, M. M. G. ; RUSSO, C. M. . Um modelo multinível para dados educacionais. In: Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE), 2012, João Pessoa. Anais do XX Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE), 2012.
-
OSIO, M. M. G. ; SOUZA, B. F. ; RUSSO, C. M. . Modelos Multiníveis Simétricos para Dados Educacionais. In: 13ª Escola de Modelos de Regressão, 2013, São Sebastião - SP. 13ª Escola de Modelos de Regressão, 2013.
-
OSIO, M. M. G. . Relatos de atividades de geometria utilizando a metodologia fundamentada na resolução de problemas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
OSIO, M. M. G. ; RUSSO, C. M. ; SOUZA, B. F. . Modelos Multiníveis Simétricos para Dados Educacionais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
OSIO, M. M. G. ; PIOVANI, F. V. N. . Caminhada aleatória e travessia do rio - possibilidades de abordagem de combinatória e probabilidade na Educação Básica. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2006
Menção Honrosa, Programa Escola da Família.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de São Paulo, IFSP - Campus Bragança Paulista. , Rua Major Fernando Valle, 2013, São Miguel, 12903000 - Bragança Paulista, SP - Brasil, Telefone: (11) 40358110, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de SPVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente - PEBTT, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
08/2014
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Vetores e Geometria Analítica, Geometria II, Geometria III, Fundamentos de Matemática Elementar II, Álgebra Linear I, Fundamentos Matemáticos, Matemática, Cálculo Numérico, Álgebra Linear II, Metodologia do Trabalho Científico, MDSL1, Probabilidade
-
08/2019 - 08/2021
Direção e administração, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia - IFSP - Bragança Paulista.,Cargo ou função, Coordenadora da Licenciatura em Matemática.
2009 - 2011
Serviço Social da IndústriaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática
2002 - 2002
Prefeitura Municipal de São CarlosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta
1996 - 1996
Associação Paulista da Igreja Adventista do 7º diaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática
1994 - 2000
Centro de Educação São CarlosVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Matemática
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marina Mitie Gishifu Osio e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?