Liliane Lyon Rovaris
Liliane Rovaris, atriz e professora, integrante do Areas Coletivo, ao lado de Miwa Yanagizawa, Camila Márdila e Maria S Campos, desde 2012. Com o coletivo realizou uma residência a partir do livro Eles eram muitos cavalos de Luiz Ruffato no Sesc Ipiranga ? SP e está no espetáculo Plano sobre queda em circulação.
Fez assistência de direção e atuou como stand -in em A Ponte? de Daniel Mac Ivor, com direção de Adriano Guimarães texto de Daniel Mac Ivor (CCBB SP, BH, RJ e DF/2019)
Com o Coletivo Irmãos Guimarães atuou em SOPRO a partir da obra de Samuel Beckett e em NADA - uma peça para Manoel de Barros, premiado como Melhor Elenco pelo Prêmio Questão de Crítica 2012. Ainda com os irmãos Guimarães atuou na performance 59 minutos e 59 segundos e fez a assistência do espetáculo Hamlet ? processo de revelação.
Com a Cia das Inutilezas dirigida por Emanuel Aragão trabalhou como atriz nos espetáculos Naotemnemnome, Meu avesso é mais visível que um poste e em Ficções. Em 2013, a Cia fez parte do Projeto Companhia Provisória que propôs uma residência com Lola Arias por um breve periodo no teatro Ipanema onde realizaram a montagem de Hoje é ontem também.
Em 2009, participou da oficina TransVias, de Jefferson Miranda e colaborou com este na criação de seu trabalho, série 21 com a ciateatroautonomo
Atuou também, entre outros espetáculos, em Fragmentos Troianos, de Antunes Filho, Sem título, de Roberto Alvim e Graal, Retrato de Fausto quando jovem , dir. Gerald Thomas, Trainspotting, direção de Luis Furlanetto e Ponto de fuga de Rodrigo Nogueira.
Em cinema atuou no longa Infinitas Terras de Caue Brandão em 2019 e no longa O Cerco, direção de Gustavo Bragança, Aurélio Aragão e Rafael Spínola, em 2016.
Formada pelo CPT ministrado por Antunes Filho e pela CAL/RJ e em licenciatura em artes visuais pelo Instituto Metodista Bennett em 2008.
Informações coletadas do Lattes em 19/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Licenciatura em artes
2005 - 2008
Instituto Metodista Bennett
Título: O ator criador - a pesquisa em Prêt-à-porter (Antunes Filho)
Orientador: Liliane Ferreira Mundim
Graduação interrompida em 2004 em Teatro
2003 - Atual
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2004
Formação complementar
2015 - 2015
Estudo para o ator A Escuta com Miwa Yanagizawa. (Carga horária: 60h). , Areas Coletivo, AREAS, Brasil.
2009 - 2009
Trans vias com Jefferson Miranda. (Carga horária: 120h). , Teatro Poeira, TEATRO, Brasil.
2000 - 2000
CPT - pesquisa teatral. (Carga horária: 196h). , Centro de Pesquisa teatral, CPT, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: interpretação teatral.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: interpretação cinematográfica.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: atuação.
Outras produções
ROVARIS, L. L. . Curso de Interpretação para cinema. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROVARIS, L. L. ; BHULER, M. . Contação de histórias para a terceira idade. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
YANAGIZAWA, M. ; ROVARIS, L. L. . Estudo para o ator A Escuta. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
YANAGIZAWA, M. ; ROVARIS, L. L. . Estudo para o ator A Escuta. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
YANAGIZAWA, M. ; ROVARIS, L. L. . Estudo para o ator - A Escuta. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROVARIS, L. L. ; GUIMARAES, I. . A PONTE. 2019. Teatral.
ROVARIS, L. L. ; MARDILA, C. ; YANAGIZAWA, M. . naquele dia vi você sumir. 2018. Teatral.
ROVARIS, L. L. ; YANAGIZAWA, M. ; MARDILA, C. . Ocupação Eles eram muitos. 2017. Performática.
GUIMARAES, I. ; ARAGAO, E. ; ROVARIS, L. L. . Hamlet - processo de revelação (Coletivo irmãos Guimarães - assistencia de direção). 2015. Teatral.
ROVARIS, L. L. . Sopro ( (ocupação sozinho juntos-coletivo irmãos Guimarães). 2014. Teatral.
ROVARIS, L. L. . 59 minutos e 59 segundos (ocupação sozinho juntos-irmãos Guimarães). 2014. Performática.
ROVARIS, L. L. . Plano sobre queda - areas coletivo. 2014. Teatral.
ROVARIS, L. L. . Hoje é ontem também (direção Lola Arias). 2013. Teatral.
ROVARIS, L. L. ; GUIMARAES, I. . NADA, uma peça para Manoel de Barros. 2012. Teatral.
ROVARIS, L. L. ; ARAGAO, E. . Ficções. 2012. Teatral.
ROVARIS, L. L. . Meu avesso é mais visível que um poste. 2011. Teatral.
ROVARIS, L. L. ; ARAGAO, E. . naotemnemnome. 2010. Teatral.
ROVARIS, L. L. . Ponto de Fuga. 2010. Teatral.
ROVARIS, L. L. . Série 2.1. 2009. Performática.
ROVARIS, L. L. . Fragmentos Troianos de Antunes Filho. 1999. Teatral.
Histórico profissional
Experiência profissional
2010 - 2018
Nu EspaçoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora de interpretação, Carga horária: 4
2018 - Atual
Academia Internacional de CinemaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de direção de ator, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Liliane Lyon Rovaris e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?