Alessandra da Cruz Monteiro

Graduada em Biomedicina pela Pontifícia Universidade Católica De Goiás (PUC Goiás). Monitora na disciplina de Histologia e Embriologia I no período de 2016/2 e 2017/1. Atualmente filiada ao Conselho Regional de Biomedicina 3° Região.

Informações coletadas do Lattes em 21/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica

2016 - 2021

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Título: PESQUISA DE ENTEROPARASITAS EM MORANGOS FRESCOS
Orientador: Dr.ª Alessandra Marques Cardoso

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Colégio Planeta

Formação complementar

2018 - 2019

INGLÊS BASICO 1 E 2, PACOTE OFFICE, INTERNET 9, DIGITAÇÃO E MONTAGEM. (Carga horária: 250h). , CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, CNI, Brasil.

2017 - 2018

INICIAÇÃO PROFISSIONAL EM CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.

2017 - 2018

INICIAÇÃO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional de Goiás, SENAI/DR/GO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia.

Organização de eventos

MONTEIRO, A. C. . Curso Introdutório. 2018. (Outro).

MONTEIRO, A. C. . I Curso de Férias em Hematologia e Hemoterapia. 2017. (Outro).

MONTEIRO, A. C. . Projeto de Apoio voluntariado na área de saúde ao Posto de Assistência Maria de Nazaré. 2016. (Outro).

Participação em eventos

2° Feira do Estudante. 2018. (Feira).

3° Feira do Estudante. 2018. (Feira).

Forúm IEL Profissionais Inovadores. 2018. (Simpósio).

IV Congresso de Ciência e Tecnologia. 2018. (Congresso).

I Curso de Férias em hematologia e Hemoterapia. 2017. (Outra).

III Congresso de Ciência e Tecnologia. 2017. (Congresso).

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.O Câncer do colo do útero e a importância do exame citopatólogico. 2017. (Outra).

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho- SIPAT. 2017. (Feira).

Workshop Currículo Lattes: Criação, aperfeiçoamento e manuntenção. 2017. (Seminário).

Aula Expositiva da Liga Acadêmica de Citopatologia-LACITO. 2016. (Outra).

II Congresso de Ciência e Tecnologia. 2016. (Congresso).

II Semana da Saúde e Bem Estar. 2016. (Outra).

I Semana da Saúde e Bem Estar. 2016. (Simpósio).

Jornada da cidadania. 2016. (Outra).

Jornada da cidadania.Atividades de extensão na Estação Saúde. 2016. (Outra).

Workshop de Iniciação Científica: como participar?. 2016. (Outra).

Produções bibliográficas

  • CORREIA, G. F. ; MONTEIRO, A. C. ; RIBEIRO, A. A. . ASSOCIAÇÃO ENTRE O PERFIL SOCIODEMOGRAFICO E, O CONHECIMENTO DO EXAME CITOPATOLOGICO ENTRE OS RESULTADOS CITOPATOLÓGICOS EM USUÁRIAS DO SERVIÇO ÚNICO DE SAÚDE DA REGIÃO NOROESTE DE GOIÂNIA GOIÁS. In: V Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás., 2019, Goiânia. XXI Jornada de Iniciação Científica, 2019.

  • MONTEIRO, A. C. ; CORREIA, G. F. ; RIBEIRO, A. A. . ASPECTOS CLÍNICOS E LABORATORIAIS DAS SECREÇÕES CÉRVICO-VAGINAIS EM MULHERES ATENDIDAS NO CENTRO DE SAÚDE DA FAMÍLIA (CSF) DA VILA MUTIRÃO EM GOIÂNIA, GOIÁS. In: V Congresso de Ciência e Tecnologia de Goiás, 2020., 2019, Goiânia. XXI Jornada de Iniciação Científica, 2019.

  • MONTEIRO, ALESSANDRA DA CRUZ ; CARDOSO, ALESSANDRA MARQUES . Pesquisa de enteroparasitas em morangos frescos comercializados in natura em Goiânia, Goiás. Revista Brasileira de Análises Clínicas , 2021.

  • MONTEIRO, A. C. . O Câncer do colo do útero e a importância do exame citopatólogico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2021

LABIN MEDICINA LABORATORIAL

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: BIOMÉDICO PLANTONISTA, Carga horária: 24

2017 - 2019

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Membro da liga, Enquadramento Funcional: Liga de Citopatologia- LACITO, Carga horária: 17

Outras informações:
A LACITO tem como objetivo estudar as alterações nas células do colo do útero, através de aulas teóricas e práticas, seminários e discussões com auxílio de profissionais da área. Ademais promovem pesquisas científicas e trabalhos de extensão acompanhados pela orientadora. Elaboram projetos e campanhas via redes sociais, e ministram aulas teóricas ou práticas, seminários e discussões.

2016 - 2017

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITOR(A), Carga horária: 120

Outras informações:
Monitor na disciplina de Histologia / Embriologia, sob orientação da professora Maria Paula Thees Perillo.

2016 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: MONITOR(A), Carga horária: 8

Outras informações:
Monitor(a) no II Congresso de Ciência e Tecnologia, promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

2016 - 2016

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Vínculo: Membro da liga, Enquadramento Funcional: LAHemBS, Carga horária: 14

Outras informações:
A LAHembs, Liga de Hematologia e Banco de sangue tem como objetivo o desenvolvimento e atualização dos conhecimentos sobre hematologia e banco de sangue, por meio de aulas práticas e teóricas. São desenvolvidos seminários com auxílio de profissionais da área. Promovem pesquisas científicas, projetos e campanhas; além disso são realizado trabalhos de extensão acompanhados pelo orientador (a).