Mariana Rodrigues da Silva

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem (UFSC). Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Responsável técnica pelas doenças exantemáticas: sarampo, rubéola, síndrome de rubéola congênita e varicela da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE). Docente disciplinas no curso de graduação em Enfermagem da Faculdade de Santa Catarina (FASC) no ano de 2023. Especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis. Especialista em Saúde da Família modalidade Residência Multiprofissional ESP/SMS de Florianópolis. Membro do Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Enfermagem, Quotidiano, Imaginário, Saúde e Família (NUPEQUIS-FAM-SC /UFSC) desde 2014 e membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-Nascido (GRUPESMUR/UFSC). Entrevistadora da Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ/RS - 2 Ciclo) Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e entrevistadora da Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ/SC -3 Ciclo). Atuou como enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de um município da região da Grande Florianópolis. Participou como membro Suplente do Conselho de Saúde Distrital Sul. Membro da Liga Acadêmica de Enfermagem de Neonatologia e Pediatria LAENP/UFSC (2019). Participou como membro do Projeto de extensão Faladeiras do Departamento de Serviço Social/UFSC. Diretora de pesquisa e extensão da Liga de Saúde e Espiritualidade LIASE/UFSC. Enfermeira de família do município de Florianópolis 2020-2022. Membro do grupo de extensão LABESI/SC- Laboratório de Estudos em Saúde Integrativa.

Informações coletadas do Lattes em 20/11/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Enfermagem

2024 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Luciara Fabiane Sebold

Especialização em Especialização em Atenção ás Pessoas com Doenças Crônicas não Transmissívei

2022 - 2023

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A Importância da Abordagem nas Consultas de Enfermagem ao Tratamento do Tabagismo
Orientador: Paula Bresolin

Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde da Família

2018 - 2020

Escola de Saúde Pública de Florianópolis
Título: A comunicação em consultas de enfermagem com pacientes estrangeiros: Uma revisão integrativa de literatura.
Orientador: Letícia Calado Carneiro
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.

Graduação em Enfermagem

2007 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Dificuldades encontradas pela Enfermagem no cuidado do paciente OncoHematológico hospitalizado: uma revisão integrativa
Orientador: Enfª Drª Laura Cristina da Silva Lisboa de Souza.

Ensino Médio (2º grau)

1998 - 2000

Colégio Univest

Formação complementar

2020 -

Curso á distância em Tabagismo. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2023 - 2023

Auriculoterapia Intensivo. (Carga horária: 12h). , Professora Juliana Ramos Ribeiro, PJRR, Brasil.

2021 - 2021

Habilitação no Protocolo de Enfermagem Volume 2. (Carga horária: 4h). , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2021 - 2021

Habilitação no Protocolo de Enfermagem 1. (Carga horária: 4h). , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2020 - 2020

Curso on-line: Citação e Referência conforme ABNT. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2020 - 2020

Os desafios da atenção á saúde no sistema prisional durante a pandemia. (Carga horária: 2h). , Associação Brasileira de Ligas Acadêmica de Saúde da Família, ALASF, Brasil.

2020 - 2020

Curso on line: Trabalhos Acadêmicos Conforme ABNT. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2020 - 2020

Participação e Controle Social: Módulo Básico e Temático. (Carga horária: 40h). , Conselho Nacional de Saúde, CNS, Brasil.

2020 - 2020

Curso LEFIS: Sensibilização, Reconhecimento e Reflexão sobre as violências. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2020 - 2020

I Curso Virtual sobre Incontinência Urinária e Anal. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2020 - 2020

PACK. (Carga horária: 30h). , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2019 - 2019

Curso: A Violência contra a Mulher e a Rede de Atendimento em Florianópolis. (Carga horária: 28h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2019 - 2019

Curso Avaliação de Enfermagem - 2 edição. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2019 - 2019

Treinamento Teórico Prático para inserção de DIU para residentes R2.. (Carga horária: 4h). , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2019 - 2019

III Curso Promovendo e Incentivando a Amamentação em um Hospital Amigo. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2019 - 2019

Treinamento Suporte Básico de Vida. (Carga horária: 4h). , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2019 - 2019

Treinamento Solicitante Nova Base Regulatória CELK. (Carga horária: 2h). , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2019 - 2019

Capacitação em Planilhas de Vigilância. (Carga horária: 4h). , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2019 - 2019

Oficina de Libras-Quebrando barreiras:recepcionando e comunicando. (Carga horária: 4h). , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2018 - 2018

Cuidados Básicos Com Saúde Bucal de Pessoas Idosas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2018 - 2018

Avaliação de Enfermagem. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação Protocolo de Enfermagem- Atenção à Criança. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Florianópolis, SMS, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação de Formação em Auriculoterapia na Atenção Básica. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação de conselheiros de saúde em financiamento do SUS. (Carga horária: 4h). , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2018 - 2018

II Oficina de Ultrassom Natural. (Carga horária: 4h). , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2018 - 2018

Oficina de Dança Circular. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2018 - 2018

Atenção ás situações de crise e urgência em Saúde Mental. (Carga horária: 4h). , Escola de Saúde Pública de Florianópolis, ESP, Brasil.

2018 - 2018

Protocolo de Enfermagem- Sistematização Assistência de Enfermagem. (Carga horária: 8h). , Escola de Saúde Pública de Florianópolis, ESP, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação para tratamento de pessoas vivendo com HIV/AIDS. (Carga horária: 4h). , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação em Tratamento Intensivo do Fumante. (Carga horária: 16h). , Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SMS, Brasil.

2017 - 2017

Curso de Capacitação em Avaliação de Serviços de Saúde. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2017 - 2017

Capacitação Presencial em Avaliação de Serviços de Saúde. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2016 - 2016

Oficina Capacitação em Realização de Testes Rápidos.. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Saúde de Canelinha, SMS, Brasil.

2015 - 2015

E-SUS AB: Capacitação para uso do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). (Carga horária: 8h). , TelessaúdeSC, TELESSAÚDESC, Brasil.

2015 - 2015

Minicurso Citação e Referência. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2015 - 2015

Oficina Word para trabalhos acadêmicos. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2015 - 2015

Capacitação em Vigilância do Óbito e Descentralização do Sistema de Mortali. (Carga horária: 32h). , Diretoria de Vigilância Epidemiológica, DIVE, Brasil.

2012 - 2012

Curso Enfermagem em Estomaterapia. (Carga horária: 15h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2012 - 2012

Programa de Atualização em Enfermagem/Saúde da Criança e Adolesc. Ciclo6. (Carga horária: 190h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEN, Brasil.

2012 - 2012

Programa de Atualização em Enfermagem/ Saúde do Adulto Ciclo 6. (Carga horária: 190h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEN, Brasil.

2012 - 2012

ABC do Câncer- Abordagem Básicas para o Controle d. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Câncer, INCA, Brasil.

2012 - 2012

Programa de Atualização em Enfermagem/Saúde Materna e Neonatal Ciclo 2. (Carga horária: 190h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEN, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Desbridamento. (Carga horária: 5h). , Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, ISCMPA, Brasil.

2011 - 2011

Programa de Atualização em Enfermagem/Saúde da Criança e Adolesc. Ciclo 5. (Carga horária: 190h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEN, Brasil.

2011 - 2011

Programa de Atualização em Enfermagem/Saúde do Adulto Ciclo 5. (Carga horária: 190h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEN, Brasil.

2011 - 2011

Mini-Curso: " Atuação do Psicólogo na Clínica Obst. (Carga horária: 2h). , Hospital Polydoro Ernani de São Thiago, HU/UFSC, Brasil.

2011 - 2011

Programa de Atualização em Enfermagem/Saúde Materna e Neonatal Ciclo1. (Carga horária: 190h). , Associação Brasileira de Enfermagem, ABEN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem Saúde da Família.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Avaliação de Serviços de Saúde.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Saúde e Espiritualidade.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Práticas Integrativas e Complementares.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

Organização de eventos

SILVA, M. R. . Simpósio Saúde e Espiritualidade. 2023. (Outro).

SILVA, M. R. . Ciranda Científica: O cuidado de enfermagem á criança.. 2020. (Outro).

SILVA, M. R. . Roda de Conversa Sobre o Cuidado ao Prematuro. 2020. (Outro).

SILVA, M. R. . Um Caminho para Ser Saudável no Quotidiano: Adicionando Felicidade para Promover a Saúde de Pessoas, Famílias...e Comunidade!. 2014. (Outro).

Participação em eventos

9 Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária. 2023. (Simpósio).

XXV Jornada Nacional de Imunizações. 2023. (Outra).

Conhecendo os novos fluxogramas de manejo das IST.. 2022. (Outra).

I Encontro Interprofissional em Neonatologia e Pediatria. 2022. (Encontro).

IV Seminário Nacional de Comunicação Clínica. 2022. (Seminário).

Jornada Acadêmica de Saúde e Espiritualidade. 2022. (Outra).

O Papel do Médico no Apoio ao Aleitamento. 2022. (Outra).

Simpósio Catarinense de Imunização. 2022. (Simpósio).

Simpósio Internacional de Assistência ao Parto. 2022. (Simpósio).

II SULPICS - II Encontro da Região Sul das Práticas Integrativas. 2021. (Encontro).

81 Semana de Enfermagem da UERJ. 2020. (Outra).

81 Semana de Enfermagem e 36 Semana de Enfermagem de Uberava-UFTM. 2020. (Outra).

Aula: Espiritualidade - da graduação á prática. 2020. (Outra).

Direitos sexuais e reprodutivos: Garantia de acesso universal?. 2020. (Outra).

I Congresso Online da ALASF. 2020. (Congresso).

III Congresso Virtual de Aleitamento Materno. 2020. (Congresso).

I Simpósio de Espiritualidade em Saúde. 2020. (Simpósio).

Rede de Saúde Mental na Pandemia do COVID-19 em Florianópolis. 2020. (Outra).

Rodas de Conversa- Promoção da Saúde dos Imigrantes. 2020. (Outra).

15 Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2019. (Congresso).

IV Congresso Catarinense de Saúde Coletiva. 2019. (Congresso).

Sensibilização CeDRA. 2019. (Outra).

1 Seminário Estadual sobre Hepatites Virais. 2018. (Seminário).

Conferência "Internacionalização na ESEnfC e Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: enfermagem (UICISA: E). 2018. (Outra).

Congresso Sul Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. 2018. (Congresso).

I Encontro de Cuidados Paliativos HU/UFSC/EBSERH. 2018. (Encontro).

I Seminário do LAENP: Saúde Mental na Infância. 2018. (Seminário).

Lançamento do Sistema de Acreditação em Saúde. 2018. (Outra).

Palestra Escrita Acadêmica e Sofrimento Mental: Um dilema central para uma vida acadêmica satisfatória. 2018. (Outra).

Roda de escuta e acolhimento para famílias que passaram por perda gestacional e neonatal.. 2018. (Outra).

Semana de Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).. 2018. (Outra).

Viver é a melhor opção- A prevenção do suicidío no Brasil e no mundo. 2018. (Outra).

I Conferência Macrorregional de Saúde das Mulheres da Grande Fpolis. 2017. (Outra).

3 Conferência Municipal de Saúde. 2015. (Outra).

7 Conferência Estadual de Saúde de Santa Catarina. 2015. (Outra).

A Atenção Primária em Saúde e a Medicina Familiar: Vivências. 2015. (Encontro).

Humanização no Quotidiano em Saúde-Humaniza SUS. 2015. (Outra).

I Fórum da Rede Cegonha da Grande Florianópolis. 2015. (Outra).

II Congresso Internacional CRI2i. 2015. (Congresso).

I Seminário Regional da Grande Florianópolis em aleitamento Materno.. 2015. (Seminário).

IV Seminário do Comitê de Aleitamento Materno e Alimentação Saudável de Florianópolis/ COMAMAS. 2015. (Seminário).

O Quotidiano da Enfermagem na Colômbia. 2015. (Outra).

Projeto Ninho - Vivências com os Acompanhantes no Ambiente Hospitalar. 2015. (Outra).

Uso de Álcool e outras drogas e cuidado no Sistema Único de Saúde-SUS. 2015. (Outra).

V Fórum Estadual da Rede Cegonha. 2015. (Outra).

XXIV Semana Mundial de aleitamento Materno. 2015. (Outra).

III Jornada em Prevenção e Tratamento de Lesões de Pele. 2012. (Outra).

II Jornada Acadêmica de UTI e Emergência. 2012. (Outra).

II Seminário de Cuidado de Enfermagem e Segurança do Paciente.. 2012. (Seminário).

I Jornada Acadêmica em UTI e Emergência.. 2012. (Outra).

Palestra: Cuidados à Pessoa com Transplante Renal e Hepático.. 2012. (Outra).

Palestra: Interpretação de Exames Complementares: RX de Tórax e Gasometria Arterial.. 2012. (Outra).

Conferência: "Concepções e Políticas de Saúde: formas de conceber, maneiras de intervir".. 2011. (Outra).

III Jornada de Psicologia do HU/UFSC.. 2011. (Outra).

I Seminário de Cuidado de Enfermagem e Segurança do Paciente.. 2011. (Seminário).

Palestra " Método Sistemático de Interpretação de um Eletrocardiograma e Reconhecimento de Arritmias Importantes. mp. 2011. (Outra).

Semana Brasileira de Enfermagem: Ética, Cuidado e Inovação.. 2011. (Outra).

Seminário Acadêmico de Trabalhos de Conclusão do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC do Semestre de 2011.1.. 2011. (Seminário).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 8- Gênero, Violência e Poder.. 2008. (Seminário).

Palestra " A Importância de uma Medicina mais Humana".. 2005. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Aline Grimaldi Lerias

SILVA, M. R.. A inserção de dispositivo intrauterino com cobre na atenção primária á saúde em Florianópolis: Avaliação do período 2009-2019.. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência de Medicina de Família e Comunidade) - Escola de Saúde Pública de Florianópolis.

Aluno: Paola de Souza, Rúbia Marcon, Taina Maciel

SILVA, M. R.; MORAES, C. L. K.. Os desafios do enfermeiro frente a notificação de casos de violência sexual infanto juvenil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Santa Catarina.

Aluno: Edith Cabrero, Kamilla Campos,Leticia Rodrigues

SILVA, M. R.; MORAES, C. L. K.. Violência obstétrica sob o olhar da equipe de enfermagem: uma revisão integrativa. 2023 - Faculdade de Santa Catarina.

Aluno: Elisangela Romancini, Luana Ribeiro, Manuella dos Reis

SILVA, M. R.; MORAES, C. L. K.. Atenção Primária á Saúde: Desafios do enfermeiro no atendimento ao imigrante.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Santa Catarina.

Aluno: Marcela de Queiroz, Martiel Tavares, Djenifer Kroth

SILVA, M. R.; MORAES, C. L. K.. Desafios da enfermagem na assistência á família e ao paciente em condições de cuidados paliativos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Santa Catarina.

Orientou

Edith Cabrero, Kamilla Campos,Leticia Rodrigues

Violência obstétrica sob o olhar da equipe de enfermagem: uma revisão integrativa; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Santa Catarina; Orientador: Mariana Rodrigues da Silva;

Elisangela Romancini, Luana Ribeiro, Manuella dos Reis

Atenção Primária á Saúde: desafios do enfermeiro no atendimento ao imigrante; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Santa Catarina; Orientador: Mariana Rodrigues da Silva;

Marcela de Queiroz, Martiel Tavares, Djenifer Kroth

Desafios e vivências da enfermagem na assistência á família e ao paciente adulto em condições de cuidados paliativos; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Santa Catarina; Orientador: Mariana Rodrigues da Silva;

Paola de Souza, Rúbia Marcon, Taina Maciel

Os desafios do enfermeiro frente a notificação de casos de violência sexual infanto juvenil; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Santa Catarina; Orientador: Mariana Rodrigues da Silva;

Produções bibliográficas

  • VICENSI, M. C. ; MALAQUIAS, A. S. ; FELISBINO, J. ; THOLL, A. D. ; NITSCHKE, R. G. ; BELLAGUARDA, M. L. R. ; MORTARI, G. ; MATTOS, G. V. ; TAFNER, D. P. ; SILVA, M. R. . PRÁTICA DA AURICULOTERAPIA NO QUOTIDIANO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA Á SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: III Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde e III Simpósio Internacional de Promoção da Saúde, 2022, Florianópolis. ANAIS DO III Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde e III, 2022, Florianópolis. ?PRÁTICA DA AURICULOTERAPIA NO QUOTIDIANO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA Á SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA, 2022. v. 1. p. 136-136.

  • ROCHA, C. M. F. ; ALMEIDA, J. D. L. ; SILVA, M. R. ; PAULA, D. M. P. ; FARIA, M. A. ; MELLO, V. R. C. . Mais Médicos na Mídia: Uma análise sobre a produtividade discursiva na imprensa brasileira. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015, Goiânia. Mais Médicos na Mídia: Uma análise sobre a produtividade discursiva na imprensa brasileira, 2015.

  • SOUZA, L. C. S. L. ; NITSCHKE, R. G. ; SILVA, M. R. ; FARIAS, A. M. ; MICHELIN, S. R. . Violência Doméstica Familial e a Criação de Ambientes Favoráveis. In: I Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: Diálogo com os Determinantes Sociais, 2015, Florianópolis. Anais, 2015.

  • SILVA, M. R. ; SOUZA, L. C. S. L. ; NITSCHKE, R. G. ; MICHELIN, S. R. ; THOLL, A. D. . A Família Sob o Olhar da Mídia: Uma Revisão Integrativa. In: SEPEX- Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão UFSC, 2014, Florianópolis. Anais 13a. SEPEX -UFSC 22 de Outubro a 01 de Novembro de 2014, 2014.

  • SOUZA, L. C. S. L. ; PIN, S. B. ; GRANEMANN, L. L. ; SCHITTLER, M. L. ; NITSCHKE, R. G. ; SILVA, M. R. . O Quotidiano do Processo de Formação Acadêmica em Saúde: Incipiências do Protagonismo Docente no Ensino Sobre a Morte e o Morrer.. In: 66 Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2014, Belém. 66 CBEN - Anais/Resumos, 2014.

  • DRAGO, L. C. ; SILVA, M. R. ; OLIVEIRA, S. N. ; RAMOS, B. J. ; BUENO, A. L. ; CALDEIRA, M. M. ; SILVA JUNIOR, P. R. ; SALUM, R. L. ; VIEIRA, A. ; ANDRADE, W. C. . Como o lixo interfere em minha vida: Uma abordagem que vai além do impacto ambiental - Um relato de experiência. In: 7 Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão SEPEX/UFSC, 2008, Florianópolis. Como o lixo interfere em minha vida: Uma abordagem que vai além do impacto ambiental - Um relato de experiência, 2008.

  • SILVA, M. R. . Saúde da mulher. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. R. . Gravidez na Adolescência e Infecção Contagiosa. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVA, M. R. . O Parto Domiciliar e a Mídia: O Imaginário Social. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. R. . A Importância da Amamentação e seus Cuidados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, L. C. S. L. ; FERNANDES, G. C. M. ; SILVA, M. R. ; COSTA, J. C. ; NITSCHKE, R. G. ; MICHELIN, S. R. ; THOLL, A. D. . O Processo de Cuidar em Enfermagem no Quotidiano e Saúde: Metodologia Participativa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MICHELIN, S. R. ; FERNANDES, G. C. M. ; COSTA, J. C. ; SILVA, M. R. ; NITSCHKE, R. G. . Projeto Ninho: Promovendo a Saúde de famílias e de trabalhadores por Meio de uma Metodologia Participativa.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, M. R. ; BONACOLSI, N. . Dificuldades Experienciadas pela Equipe de Enfermagem no Cuidado de Pacientes OncoHematológicos em Quimioterapia: Um olhar para o futuro.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2017

    SAÚDE NA MÍDIA: ANÁLISES SOBRE A PRODUTIVIDADE DISCURSIVA NA IMPRENSA BRASILEIRA, Descrição: Os meios de comunicação são importantes instâncias de produção, circulação e divulgação de discursos e práticas sociais. Ao (re)produzirem certas verdades, promovem determinadas formas de se pensar o sujeito, a saúde e a sociedade como um todo. Na área da saúde, a mídia exerce papel crucial ao informar e orientar a respeito de diferentes situações, procedimentos e atitudes que são adotadas (ou não) pelas pessoas. Com o objetivo de analisar a produtividade discursiva da imprensa brasileira, a respeito de diferentes temas relacionados à saúde, esta pesquisa, de cunho exploratório e descritivo e de abordagem quali e quantitativa, utilizará diferentes estratégias metodológicas para a coleta e análise de dados. Espera-se que a descrição e a análise do quanto pautado e veiculado pela mídia nos permita conhecer e compreender alguns dos regimes de verdades instituídos e instituintes que caracterizam os processos, as práticas, os sujeitos, as articulações e as oposições presentes no cotidiano da nossa imprensa a respeito da saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Mariana Rodrigues da Silva - Integrante / Cristianne Maria Famer Rocha - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Diretoria de Vigilância Epidemiológica, DIVE/GEDIM/SES/SC. , Rua Esteves Júnior 2o andar, Centro, 88015130 - Florianópolis, SC - Brasil, Telefone: (48) 36647472

Experiência profissional

2015 - 2017

Secretaria Municipal de Saúde de Canelinha

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira de Estratégia de Saúde da Família, Carga horária: 40

2000 - 2022

Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 40

2018 - 2020

Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Enfermeira residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

2023 - Atual

Diretoria de Vigilância Epidemiológica

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Divisão de Doenças Imunopreveníveis, Carga horária: 30

2023 - Atual

Faculdade de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 3

Outras informações:
Professora do Curso de Graduação em Enfermagem 1a.fase e 2a fase nas disciplinas: Gerenciamento de pessoas e serviços da área da saúde e Prevenção e Controle das Infecções em Instituições de Saúde.

2023 - 2023

Faculdade de Santa Catarina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4

Outras informações:
Professora do Curso de Graduação em Enfermagem 1a.fase nas disciplinas: Vigilância Sanitária, Saúde Ambiental, Biologia, Embriologia e Histologia.