Maria Luiza de Souza e Silva

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, atualmente cursa especialização em Gestão Pública na FESPSP e atua como assistente de pesquisa na Oppen Social, contribuindo com o desenvolvimento metodológico de pesquisas e construção de instrumentos de coletas de dados. É também integrante do Grupo de Estudos Sociológicos sobre Punição de Adolescentes (GESPA). Estagiou na Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados como coletora de dados para pesquisa sobre micro e pequenas empresas e foi bolsista de iniciação científica pelo CNPq com projeto sobre rivalidade entre estudantes de diferentes escolas de ensino médio, constituição de identidades coletivas e o uso da violência.

Informações coletadas do Lattes em 21/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Gestão Pública

2023 - Atual

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo

Graduação em Ciências Sociais

2017 - 2023

Universidade de São Paulo

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Financiamento da Educação: comparações internacionais. (Carga horária: 6h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Revelando a Geografia da Educação: princípios, conceitos e técnicas. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Introdução a Indicadores Sociais. (Carga horária: 20h). , Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, FESPSP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Participação em eventos

29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP.Rivalidade entre estudantes: aspectos da constituição de identidades coletivas na adolescência e o uso da violência. 2021. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • SILVA, M.L.S. . Uma formação angustiada. In: Carlos Alberto de Campos. (Org.). Histórias do Quadro Negro. 1ed.São Paulo: Casa do Novo Autor Editora, 2022, v. 1, p. 137-145.

Outras produções

ALMEIDA, B. G. M. ; ALVAREZ, M. C ; CHIES-SANTOS, M. ; BENETTI, P. R ; JESUS, M. G. M ; SALLA, F. A ; SANTOS, H. O. ; FONSECA, L. P. ; SILVA, M.L.S. ; COSTA, N. C. ; SANTOS, T. C. . Discursos Parlamentares sobre Adolescência e Ato Infracional. 2022. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2021

    A construção da adolescência infracional nos discursos parlamentares, Descrição: O objetivo do projeto foi desenvolver um estudo quantitativo e qualitativo das propostas legislativas envolvendo medidas relativas ao tratamento de adolescentes a quem se atribui a prática de atos infracionais e que preveem alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente ou nos artigos da Constituição da República de 1988 vinculados ao ECA. Compreende-se que a esfera legislativa é um espaço privilegiado para observar as disputas contemporâneas em torno das formas de tratamento de adolescentes autores de atos infracionais. A pesquisa consistiu na construção de um banco de dados com o levantamento das proposições legislativas de ambas as casas do Congresso Nacional (Câmara e Senado), apresentadas entre os anos de 1990 e 2020, que tratassem de medidas relativas a adolescentes autores de atos infracionais. Além da análise descritiva do banco de dados, buscou-se analisar qualitativamente as justificativas e argumentos utilizados nessas proposições e a forma como o adolescente, as medidas socioeducativas e a responsabilização penal são construídos nesses discursos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Maria Luiza de Souza e Silva - Integrante / Bruna Gisi Martins de Almeida - Coordenador / Fernando Afonso Salla - Integrante / Marcos César Alvarez - Integrante / Maria Gorete Marques de Jesus - Integrante / Mariana Chies Santiago Santos - Integrante / Pedro Rolo Benetti - Integrante / Heitor Oliveira dos Santos - Integrante / Lucas de Paula Fonseca - Integrante / Natália Cristina da Costa - Integrante / Thais Carvalho dos Santos - Integrante.

  • 2020 - 2021

    Rivalidade entre estudantes: aspectos da constituição de identidades coletivas na adolescência e o uso da violência, Descrição: Iniciação Científica. Este projeto de pesquisa propõe o estudo do caso de uma rivalidade, que dura mais de 40 anos, entre duas escolas públicas estaduais de São Paulo. Esta proposta tem como objetivo entender essa relação de rivalidade a partir da formação e manutenção de identidades coletivas entre adolescentes, a criação de uma fronteira social entre os grupos e compreender o uso da violência por adolescentes no contexto brasileiro por meio da abordagem relacional desenvolvida por Charles Tilly.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Maria Luiza de Souza e Silva - Integrante / Bruna Gisi Martins de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2019

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 8

Outras informações:
Monitora-bolsista nas disciplinas "Introdução às Ciências Sociais (Ciência Política)" e "Teoria Política Moderna", pelo projeto Práticas de Leitura e Escrita Acadêmicas (PLEA).

2018 - 2018

Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Coleta de dados, Carga horária: 20

Outras informações:
Atribuições: coleta dados por telefone para a pesquisa de Indicadores do Sebrae-SP, sobre microempresas; alimentação da base de dados; verificação inicial de consistência da amostra coletada.

2019 - 2022

Cursinho Popular Edson Luis

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora e Coordenadora, Carga horária: 5

Outras informações:
Atribuições como coordenadora: processo seletivo de estudantes e professores; busca ativa e acompanhamento de estudantes; comunicação interna e externa; organização de simulados; relacionamento com a Faculdade de Educação da USP; mediação de reuniões; escrita de atas; formação de professores; mediação de conflito; planejamento de eventos extracurriculares; captação de recursos. Atribuições como professora: aulas de inglês para o vestibular; avaliações diagnósticas na área de linguagens; elaboração de questões para simulados; planejamento e execução de aulas-debate sobre temas contemporâneos; produção de material didático.

2023 - Atual

Oppen Social

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de pesquisa júnior, Carga horária: 40

Outras informações:
Atribuições: levantamento bibliográfico; apoio em desenho metodológico para sistemática de monitoramento e avaliação; construção e revisão de surveys, roteiros de entrevista e protocolos de análise documental; apoio na elaboração conceitual de indicadores e planos tabulares; construção de materiais para a Gestão de Conhecimento da empresa.

2022 - 2022

Oppen Social

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30

Outras informações:
Atribuições: levantamento bibliográfico; construção e revisão de surveys e protocolos de análise documental; montagem de material para treinamento de entrevistadores; escrita de atas de reuniões; apoio na adaptação de sistemáticas de monitoramento; construção de materiais para a Gestão de Conhecimento da empresa

2021 - 2021

Oppen Social

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Profissional Autônomo, Carga horária: 30