Monithelli Aparecida Estevão de Moura
Doutoranda e Mestra em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL) da UFU. Graduada em Letras Francês pelo Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Graduada em Letras Português/Inglês e suas respectivas literaturas pela Universidade de Franca-SP. Especialista em Tecnologias, Linguagens e Mídias em Educação (TLME) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM). Trabalha como professora de línguas desde 2010 e em 2013/2014 foi assistente de cultura e língua portuguesa na França pelo Centro Internacional de Estudos Pedagógicos (CIEP). Além de professora de idiomas, incluindo a sua língua materna, e eterna aprendiz amante deles, tem forte interesse em pesquisas em ensino e aprendizagem de/com tecnologias, ensino de idiomas pela literatura, plurilinguismo, formação de professores de idiomas e ensino decolonial/afrocentrado/afirmativo.
Informações coletadas do Lattes em 13/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
2025 - Atual
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Experiências que formam o professor de idiomas em um contexto plurilíngue de ensino de português como língua estrangeira e de acolhimento
Orientador: Professora Doutora Dilma Maria de Mello
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Pesquisa Narrativa; Formação de professores de idiomas; Português como Língua de Acolhimento.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Pesquisa Narrativa.
Mestrado em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS
2022 - 2024
Universidade Federal de Uberlândia
Título: Aquilombar-se: Experiências de uma professora preta de francês e de estudantes pretas(os) e pardas(os) no projeto Linguafro, Ano de Obtenção: 2024
Valeska Virginia Soares Souza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: formação de professores; Professora preta de francês; Francês afrocentrado, afirmativo e decolonial; Pesquisa Narrativa.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Especialização em Tecnologias, Linguagens, Mídias em Educação
2019 - 2020
Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Título: FORMAÇÃO CONTINUADA: EXPERIÊNCIA DOCENTE EM UM CONTEXTO PLURILINGUE DE ENSINO DE LÍNGUAS
Orientador: Gyzely Suely Lima
Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas
2020 - 2023
UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: Não se aplicar
Formação complementar
2009 -
Inglês. (Carga horária: 132h). , Up Time Comunicação em Inglês, UP TIME, Brasil.
2024 - 2024
Extensão universitária em Cursos de inverno da FFLCH 2024 - Introdução ao plurilinguismo e à intercom. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2023 - 2023
Formação antirracista com ênfase na Lei nº 10.639/2003 com Cristiane Sobral. , Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
2022 - 2022
Extensão universitária em Clube de leitura on-line plurilíngue: O exílio na voz de escritoras que esc. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2022 - 2022
Intelectuais negros e negras. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2022 - 2022
: Clube de leitura on-line plurilíngue: O exílio na voz de escritoras que e. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2022 - 2022
INICIAÇÃO À LÍNGUA E A CULTURA CRIOULA DE GUADALUPE. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2022 - 2022
Intelectuais negros e negras. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2022 - 2022
Racismo religioso. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2022 - 2022
Curso de Formação em História e Culturas Africana e Afro-brasileira. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2022 - 2022
Feminismo negro. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2022 - 2022
: Clube de leitura on-line plurilíngue: O exílio na voz de escritoras que e. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, Brasil.
2022 - 2022
Feminismo negro. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2021 - 2021
Tradução Humanitária e Mediação Cultural para Migrantes e Refugiados. (Carga horária: 10h). , Fundação Memorial da América Latina, MEMORIAL, Brasil.
2020 - 2020
Minicurso PLAc: Como adaptar suas aulas presenciais para plataformas digita. (Carga horária: 10h). , Circulo de Hospitalidade, CH, Brasil.
2014 - 2014
Diplôme d?Études en Langue Française. , Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3, PARIS 3, França.
2014 - 2014
Programa: Embaixadores Universitários da França - EUF. (Carga horária: 48h). , Embaixada da França, EMB.FRANÇA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Français Général - Niveau Intermédiaire. (Carga horária: 20h). , Instituto de Letras e Linguística, ILEEL, Brasil.
2013 - 2013
Francês para Negócios - Français des Affaires - Niveau B1. (Carga horária: 20h). , Instituto de Letras e Linguística, ILEEL, Brasil.
2012 - 2012
Cours Intensif de Français. (Carga horária: 95h). , Centre de Linguistique Apliquée Franche-Comté, CLA, França.
2012 - 2012
Inserindo o Mundo escolar no Universo digital. (Carga horária: 30h). , Instituto de Letras e Linguística, ILEEL, Brasil.
2009 - 2011
Francês Língua Estrangeira. , Central de Línguas UFU, CELIN, Brasil.
2010 - 2010
Gêneros Textuais: Práticas acadêmicas. (Carga horária: 4h). , Diretória Acadêmico de Letras Vinícius de Moraes, DALVIM, Brasil.
2010 - 2010
Uma abordagem fonético-divertida da língua francesa. (Carga horária: 4h). , Instituto de Letras e Linguística, ILEEL, Brasil.
2010 - 2010
Lúdico na aula de francês língua estrangeira. (Carga horária: 4h). , Instituto de Letras e Linguística, ILEEL, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Curso de Fonética e Fonologia da Língua Francesa. (Carga horária: 12h). , Instituto de Letras e Linguística, ILEEL, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Projeto "Voyages Culturels". (Carga horária: 30h). , Instituto de Letras e Linguística, ILEEL, Brasil.
2009 - 2009
Antropologias Mundiais e o Discurso Pós-Colonial. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, FAFCS, Brasil.
2003 - 2003
Digitação ABNT, Pacote Office e Antivirus. (Carga horária: 82h). , ttb informática, TTB INFORMÁTICA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Latim
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Plurilinguismo.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Pesquisa Narrativa.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Letramento Racial.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Relações Étnico-raciais.
Organização de eventos
MOURA, M. A. E. . XXIII Seminário de Pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada - XXIII SEPELLA. 2025. (Outro).
MOURA, M. A. E. . XXI SEPELLA ? Linguagem e discurso: interdisciplinaridade e métodos. 2023. (Congresso).
MOURA, M. A. E. . III Seminário De Pesquisa Narrativa: A Formação Docente E A Formação Do Pesquisador Narrativo/ I Seminário Internacional De Pesquisa Narrativa. 2023. (Congresso).
MOURA, M. A. E. . I EVEL - Escola de Verão em Estudos Linguísticos. 2022. (Outro).
MOURA, M. A. E. . XX SEPELLA - Ciência, Linguagem e Resistência. 2022. (Congresso).
MOURA, M. A. E. . II EVEL - Escola de Verão em Estudos Linguísticos. 2022. (Outro).
MOURA, M. A. E. . Cátedra Sérgio Vieira de Mello e TAARE na Acolhida de Migrantes e Refugiados: PLE - Português como língua estrangeira para refugiados - Básico 2. 2022. (Outro).
MOURA, M. A. E. . Soirée Musicale. 2013. (Festival).
Participação em eventos
I Colóquio Italianística Suleada.Pesquisa Narrativa: entre identidade negra, experiências e o doutorado, perspectivas críticas e decoloniais para o ensino de Português Língua Adicional. 2025. (Outra).
IV Seminário de Pesquisa Narrativa: A formação docente e a formação do pesquisador narrativo.Entre narrativas de acolhimento e formação docente em tempos de mobilidade humana, linguística e epistêmica: sigo professorando e pesquisando. 2025. (Seminário).
IV Seminário de Pesquisa Narrativa: A formação docente e a formação do pesquisador narrativo..A chave da minha universidade: Narrativas iniciais de um percurso docente. 2025. (Seminário).
Semana da Internacionalização da UFU.Entre Uberlândia e Canchungo: acolhimento e vivências acadêmicas, língua e diferenças culturais com um amigo internacional do mundo.. 2025. (Outra).
Semana da Internacionalização da UFU.Ensino de Português em Movimento e para o Mundo: formação docente crítica no ensino de PLAc e PLE em contextos plurilíngues e interculturais.. 2025. (Outra).
V Encontro do Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH/USP. Educação para as Relações Étnico-Raciais no ensino de francês: narrar, afirmar e decolonizar.. 2025. (Congresso).
VI Congresso de Pesquisadores Negros Sudeste - VI COPENE. Formação docente e ensino de português em contextos plurilíngues: experiências narrativas no acolhimento linguístico de migrantes e refugiados.. 2025. (Congresso).
VI Congresso de Pesquisadores Negros Sudeste - VI COPENE Sudeste. Aquilombar-se em francês: experiências afirmativas no ensino de línguas e na construção de identidades negras no Projeto Linguafro.. 2025. (Congresso).
VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística - VII SINALEL.Experiências, referências, afetos, tensões e composição de sentidos: uma experiência de ensino e aprendizado de francês online, de extensão e afirmativa com perspectivas decoloniais e afrocentradas para a formação de professores. 2025. (Simpósio).
XV Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM - XV SIN ? IFTM.XV Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM. 2025. (Seminário).
XV Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM - XV SIN ? IFTM.XV Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IFTM. 2025. (Seminário).
XXIII Seminário de Pesquisas em Linguística e Linguística Aplicada - XXIII SEPELLA.Ensino de Português como Língua de Acolhimento em contextos plurilíngues: narrativas de acolhimento e formação docente em tempos de mobilidade acadêmica, linguística, epistêmica. 2025. (Seminário).
II Semana dElas e Acolhimento NEABI. 2024. (Outra).
Bell Hooks e a teoria Feminista. 2023. (Oficina).
II Encontro Nacional de Linguística Aplicada (Enala).Narrativas iniciais: minhas experiências enquanto professora preta de francês para um curso afrocentrado.. 2023. (Encontro).
III Seminário De Pesquisa Narrativa: A Formação Docente E A Formação Do Pesquisador Narrativo/ I Seminário Internacional De Pesquisa Narrativa.Experiências de uma pesquisadora narrativa preta: Identidade, currículo e formação. 2023. (Seminário).
Soirée Francophone - 2ª edição. 2023. (Outra).
XXI SEPELLA ? Linguagem e discurso: interdisciplinaridade e métodos.Aquilombar-se: experiências de uma professora preta de francês e de alunas(os) pretas(os) e pardas(os) no projeto de ensino Linguafro ? idiomas afirmativos. 2023. (Seminário).
13º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Professora preta de francês para alunos pretos e pardos: perspectivas e reflexões. 2022. (Congresso).
13º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. 2022. (Congresso).
Contato linguístico: conceitos gerais. 2022. (Exposição).
Decolonialidade, epistemologias do Sul e rupturas ontológicas: desaprender e reinventar na universidade. 2022. (Outra).
II EVEL - ESCOLA DE VERÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS. 2022. (Outra).
InterUFU.Internacionalização e validação de diplomas de refugiados: uma breve análise do Portal Carolina Bori. 2022. (Outra).
Investigações sobre o ensino de línguas. 2022. (Outra).
Recepção de Estudantes Internacionais 2021.2. 2022. (Outra).
Recepção de Estudantes Internacionais 2021.2.TAARE - Trabalho de Apoio a Migrantes Internacionais. 2022. (Outra).
Thinking Language Differently. 2022. (Outra).
XX SEPELLA - Ciência, linguagem e resistência.Experiências de uma professora preta de francês para aprendizes pretos e pardos: Ensino, currículo e decolonialidade. 2022. (Seminário).
XX SEPELLA - SEMINÁRIO DE PESQUISA EM LINGUÍSTICA E LINGUÍSTICA APLICADA. 2022. (Outra).
Soirée Culturelle Française. Soirée Culturelle Française. 2015. (Exposição).
I Fórum International sobre Prática Docente Universitária. 2011. (Congresso).
II Colóquio de Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional. Uma análise discursiva crítica da representação da indisciplina em revistas voltadas para professores. 2011. (Exposição).
Vendredi Pédago-Gourmand - Ateliers didactiques pour les Professeurs n Formation de FLE. 2011. (Oficina).
Atelier Introduction à la Didactique pour les Professurs en Formation de FLE. 2010. (Oficina).
Formalismo & Funcionalismo. 2010. (Outra).
I Colóquio de Análise de Discurso Crítica e Linguística Sistêmico-Funcional. Uma análise discursiva crítica da representação da indisciplina a mídia impressa brasileira. 2010. (Exposição).
I Salão de Iniciação Científica do Curso de Letras UFU - I SIC Letras UFU.A REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA NA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA - UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA. 2010. (Outra).
Semana de Letras - SeLet 2010. 2010. (Outra).
Semana de Letras - SeLet 2010. 2010. (Outra).
Soirée Culturelle Française.La belle au bois dormant. 2010. (Encontro).
Un día en Español: música, danza y poesía. 2010. (Outra).
V SEMINÁRIO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DE LETRAS. 2010. (Seminário).
X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento.A representação da indisciplina na mídia impressa brasileira: uma análise discursiva crítica. 2010. (Encontro).
X Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste: Desafios da Produção e Divulgação do Conhecimento. 2010. (Encontro).
1ª Voyage Culturel. 2009. (Encontro).
2009 - ANO DA FRANÇA NO BRASIL: COMEMORAÇÕES DE ANO DA FRANÇA EM UBERLÂNDIA. 2009. (Outra).
I Colóquio de Estudos em Análise do Discurso: História e Análise do Discurso. 2009. (Outra).
III Colóquios Multidisciplinares. 2009. (Outra).
III Seminário de Pesquisas em Literatura - III SEPEL. 2009. (Seminário).
IX Semana de Ciências Sociais:Os desafios das Ciências Sociais perante as crises contemporâneas. 2009. (Oficina).
IX Semana de Ciências Sociais:Os desafios das Ciências Sociais perante as crises contemporâneas. 2009. (Outra).
IX Semana de Ciências Sociais:Os desafios das Ciências Sociais perante as crises contemporâneas. 2009. (Outra).
Panorama atual da Análise do Discurso. 2009. (Outra).
Por Uma Experiência da Rua:Desafios da Análise Antropológica no Espaço Urbano. 2009. (Oficina).
Processamento de sentido como sistema complexo. 2009. (Outra).
Processamento de sentido como sistema complexo. 2009. (Outra).
Soirée Culturelle Française. 2009. (Encontro).
Un día en Español: música, danza y poesía. 2009. (Outra).
XII SILEL. 2009. (Simpósio).
Produções bibliográficas
-
MOURA, M. A. E. ; CARDOSO, I. M. D. ; ROCHA, R. S. . O uso da gallery walk como metodologia ativa em sala de aula: uma análise sistemática no processo de ensino-aprendizagem. O uso da gallery walk como metodologia ativa em sala de aula: uma análise sistemática no processo de ensino-aprendizagem , v. 4, p. 162-170, 2020.
-
MOURA, M. A. E. ; LIMA, G. S. . FORMAÇÃO CONTINUADA: EXPERIÊNCIA DOCENTE EM UM CONTEXTO PLURILINGUE DE ENSINO DE LÍNGUAS. FORMAÇÃO CONTINUADA: EXPERIÊNCIA DOCENTE EM UM CONTEXTO PLURILINGUE DE ENSINO DE LÍNGUAS , v. 5, p. 30-51, 2020.
-
MOURA, M. A. E. ; OTTONI, P. D. M. A. R. . A representação da indisciplina escolar em revistas brasileiras: uma análise discursiva crítica (The school indiscipline representation in brazilian magazines: a critical discursive analysis). ESTUDOS DA LÍNGUA(GEM) (ONLINE) , v. 12, p. 2, 2014.
-
MOURA, M. A. E. ; OTTONI, P. D. M. A. R. . A representação da indisciplina escolar em revistas brasileiras: uma análise discursiva crítica (The school indiscipline representation in brazilian magazines: a critical discursive analysis). Estudos da Língua(gem) , v. 12, p. 2, 2014.
-
MOURA, M. A. E. ; OTTONI, P. D. M. A. R. . UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA EM REPORTAGENS E ARTIGO DE OPINIÃO DAS REVISTAS ?VEJA? E ?ÉPOCA?. HORIZONTE CIENTÍFICO (UBERLÂNDIA) , v. 6, p. 1, 2012.
-
MOURA, M. A. E. ; OTTONI, P. D. M. A. R. . A REPRESENTAÇÃO DA INDISCIPLINA NAS REVISTAS ?NOVA ESCOLA? E ?DO PROFESSOR?: UMA ANÁLISE DISCURSIVA CRÍTICA. HORIZONTE CIENTÍFICO (UBERLÂNDIA) , v. 5, p. 2, 2011.
-
MOURA, M. A. E. ; SA, K. K. F. M. ; SOUZA, R. S. de. ; MAIA, R. M. G. . Internacionalização e validação de diplomas de refugiados: uma breve análise do Portal Carolina Bori. In: Souza, Valeska Virgínia Soares; Moraes Filho, Waldenor Barros;. (Org.). Políticas e práticas de internacionalização: desafios e perspectivas. 1ed.Uberlândia: Edufu, 2025, v. 1, p. 137-166.
-
MOURA, M. A. E. ; NICOMEDES, L. C. ; RODRIGUES, C. E. R. . VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UM PARALELO ENTRE A DIVERSIDADE E O PRECONCEITO LINGUÍSTICO. In: NICOMEDES, L. C.; RODRIGUES, C. E. R.; MOURA, M. A. E.. (Org.). Teorias linguísticas: tecendo reflexões sobre os estudos da linguagem. 1ed.: , 2022, v. , p. 111-121.
-
MOURA, M. A. E. . Experiências que formam o professor de idiomas em um contexto plurilíngue de ensino de português como língua estrangeira e de acolhimento.. In: VII Simpósio Nacional de Letras e Linguística - VII SINALEL, 2025, Catalão. Anais do Simpósio Nacional de Letras e Linguística., 2025.
-
MOURA, M. A. E. . Professora preta de francês para alunos pretos e pardos: perspectivas e reflexões. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, M. A. E. ; SA, K. K. F. M. ; SOUZA, R. ; MAIA, R. M. G. . Internacionalização e validação de diplomas de refugiados: uma breve análise do Portal Carolina Bori. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, M. A. E. . Guiana Francesa e a obra de Léon-Gontran Damas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
LÓPEZ, C. S. ; MOURA, M. A. E. . Café Littéraire ? Clube de Leituras em Francês ? 8ª edição no MUnA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOURA, M. A. E. . Experiências de uma professora preta de francês para aprendizes pretos e pardos: ensino, currículo e decolonialidade.. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, M. A. E. . Francophonie. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOURA, M. A. E. . La culture brésilienne à Paris. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, M. A. E. . Uma assistente de PLE em Paris. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, M. A. E. . Mesa Redonda da DRII: 'Programas de Cooperações Internationais da CAPES para Graduação e Pós-Graduação, e Idiomas sem Fronteiras: Inglês e Francês'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOURA, M. A. E. . A representação da indisciplina nas reistas 'Nova escola' e 'Do professor': uma análise discursiva crítica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, M. A. E. . A representação da indisciplina na mídia impressa brasileira: uma análise discursiva crítica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, M. A. E. ; OTTONI, P. D. M. A. R. . A representação discursiva da indisciplina na mídia impressa brasileira: uma abordagem crítica.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, M. A. E. . Narrativas iniciais: minhas experiências enquanto professora preta de francês para um curso afrocentrado 2023 (Resumo em evento acadêmico-científico).
-
MOURA, M. A. E. . Aquilombar-se: experiências de uma professora preta de francês e de alunas(os) pretas(os) e pardas(os) no projeto de ensino Linguafro ? idiomas afirmativos 2023 (Resumo em evento acadêmico-científico).
-
MOURA, M. A. E. ; SOUZA, V. V. S. . Estudos em Pesquisa Narrativa: possibilidades a partir da experiência. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
-
MOURA, M. A. E. . Capacitação pedagógica EAD para professores de português como língua de acolhimento. 2020. .
Outras produções
MOURA, M. A. E. . Esse Brasil que Canta, Dança... e é Feliz!!!. 2003. Coreográfica.
MOURA, M. A. E. . 1ª Mostra Escolar de Dança. 2002. Coreográfica.
MOURA, M. A. E. . DIGITECA 2004 - Oficina de Desenho animadoo Interativo. 2004. Desenho.
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2024
Aquilombar-se: Experiências de uma professora preta de Francês e de estudantes pretas(os) e pardas(os) no projeto Linguafro, Descrição: A presente dissertação teve como objetivo compreender as experiências vividas por mim enquanto professora preta de francês, assim como pelas(os) estudantes participantes da pesquisa, pretas(os) e pardas(os), visando a construção do espaço de ensino e aprendizagem do francês decolonial, afrocentrado e afirmativo no curso de extensão Linguafro online. Além disso, busquei discutir as possíveis tensões desse processo dentro desse contexto, assim como compreender a experiência de pertencimento a esse espaço de ensino e aprendizagem de idiomas afirmativos pelas(os) participantes. A pesquisa, exploratória e qualitativa, seguiu o caminho teórico-metodológico da Pesquisa Narrativa, conforme proposto por Clandinin e Connelly (2000, 2015), reconhecendo a importância de investigar as experiências vividas narrativamente para uma melhor compreensão do fenômeno. Foram discutidos conceitos como racismo, colonialismo, decolonialidade, ações afirmativas, afrocentricidade, práticas pedagógicas no contexto da Lei 10.639, desestrangeirização do material didático e letramento crítico racial para identidade e consciência raciais e relações étnico-raciais. Os participantes foram eu, Cristina, Oliveira e Laurindo, todos nós nos autodeclaramos negros. Os encontros foram realizados online em grupo ou individual, tanto de forma síncrona através do Google Meet, quanto de forma assíncrona pelo WhatsApp. Durante as conversas, foram discutidas as histórias narradas, experiências na sala de aula e vivências além dela. As análises foram realizadas narrativamente na perspectiva de composição de sentidos de Clandinin e Connelly (2015), buscando compreender as tensões que emergiram, considerando os pressupostos teóricos de Ely, Vinz, Downing e Anzul (2005). Ao final, observei que o mote de narrativas iniciais contribuiu para o meu deslocamento pessoal, acadêmico e profissional, enquanto professora, pesquisadora e mulher preta, além de despertar a minha identidade e consciência racial e questionar a minha ancestralidade e as minhas escolhas ao longo do percurso acadêmico e profissional. Ao abordar tanto as minhas narrativas quanto as das (os) participantes, pude escapar do perigo da história única, valorizando e reconhecendo suas vozes e experiências. Percebi que há múltiplas histórias de racismo nos permeando, e o espaço da sala de aula propiciou o movimento na direção de uma abordagem de ensino e currículo decoloniais, assim como a desestrangeirização do material didático da língua, com foco no acesso a uma Educação antirracista para as relações étnico-raciais. Por último, o ensino e aprendizagem de línguas adicionais para o público negro, no contexto do Linguafro, possibilita combater as desigualdades raciais, promover a inclusão e a construção de um espaço de discussão em um ambiente de escuta ativa e atenta, sensível e inclusiva para o empoderamento e construção das identidades das(os) estudantes negras(os).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Monithelli Aparecida Estevão de Moura - Integrante / Valeska Virgínia Soares Souza - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - 2014
Collège Lycée MontaigneVínculo: , Enquadramento Funcional: Assistente Estrangeira, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
2015 - 2017
Academia de LínguasVínculo: Professora de francês, Enquadramento Funcional: Instrutora de idiomas, Carga horária: 10
2014 - 2015
Coordenação de Extensão e Educação Continuada em LetrasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de FLE 3ªidade, Carga horária: 4
Outras informações:
Parte do projeto intitulado: Curso Básico de Francês para Terceira Idade - 6ª Edição
2012 - 2012
Coordenação de Extensão e Educação Continuada em LetrasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de FLE 3ªidade, Carga horária: 4
Outras informações:
Parte do projeto intitulado: Curso Básico de Francês para Terceira Idade - 2ª Edição
2014 - 2016
Renato Mendes e LimaVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 10
2014 - 2015
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à DocênciaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Outras informações:
Docência na Escola Estadual Messias Pedreiro.
2019 - 2023
Trabalho de Apoio e Assistência aos Refugiados EstrangeirosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica
2017 - 2023
Trabalho de Apoio e Assistência aos Refugiados EstrangeirosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de PLE e PLAc
2018 - 2019
Centro Cultural de Idiomas e ArtesVínculo: Professor de Francês, Enquadramento Funcional: Professor de Francês, Carga horária: 6
2012 - 2012
Centro Cultural de Idiomas e ArtesVínculo: Professor de Francês, Enquadramento Funcional: Professor de Francês, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - 2021
ICBEU PATROCÍNIOVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de FLE
2018 - Atual
Francês Chez MoniVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora de FLE e ILE
2020 - 2021
Grupo Espírita Léon DenisVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Tradutora Francês Português
2020 - 2020
Centro Espírita Obreiros do BemVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Evangelização Infantil e Adolescente
2024 - 2025
Instituto Federal do Triângulo MineiroVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta de Português e Redação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2021 - 2021
Instituto Federal do Triângulo MineiroVínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professora Substituta de Francês
2025 - Atual
Instituto de Letras e LinguísticaVínculo: Profa Adolescentes Poliglotas, Enquadramento Funcional: Profa Voluntária de Francês
2021 - 2023
Instituto de Letras e LinguísticaVínculo: Voluntária Linguafro, Enquadramento Funcional: Profa de Francês Ensino Superior e Pós
2021 - 2024
Casa do Brasil en MéxicoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de PLE
2025 - Atual
Diretoria de Relações Internacionais e InterinstitucionaisVínculo: MIGUFU, Enquadramento Funcional: Madrinha de Estudante Guineense, Carga horária: 7
2025 - 2025
Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event, CebraspeVínculo: Ledora e Transcritora, Enquadramento Funcional: Ledora Inglês ENEM, Carga horária: 4
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Monithelli Aparecida Estevão de Moura e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?