Amanda Sylmara da Rocha Moreira
Mestra em Estudos Antrópicos da Amazônia , na linha de pesquisa Linguagens e Saberes da Amazônia, na Universidade Federal do Pará(UFPA), campus Castanhal/PA.
Atualmente sou professora do Centro de educação básica Jean Piaget. Sou pedagoga, graduada pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar).
Participo do grupo de pesquisa e extensão Formação de Professores de Ciências-UFPA-Campus Castanhal/PA.
Também atuo como professora monitora do Clube de Ciências prof. Cristovam .W.P .Diniz- UFPA-campus Castanhal/PA.
Informações coletadas do Lattes em 27/03/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Estudos Antrópicos na Amazônia
2019 - 2021
Universidade Federal do Pará
Título: O RACIOCÍNIO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO E A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA NO CLUBE DE CIÊNCIAS PROF.DR.CRISTOVAM W. P. DINIZ, Ano de Obtenção: 2021
Prof Dr. João Manoel da Silva Malheiro.Palavras-chave: Padrão de Raciocínio de Lawson.; Clube de Ciências; Sequência de Ensino Investigativo; Geometria.
Graduação em Pedagogia
2014 - 2018
Universidade Norte do Parana
Título: A importância da contação de histórias na educação infantil
Orientador: Josue Bailão Moreira
Formação complementar
2018 -
Extensão universitária em formação de professores de ciências. (Carga horária: 360h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Clube de Ciências Prof .Cristovam W.P. Diniz. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em formação de professores de ciências. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Interações Dialógicas na Experimentação Investigativa durantes as ações do Clube de Ciências, Descrição: objetivo desta proposta de trabalho está centrado no desenvolvimento em Educação para a Ciência por meio de análises acerca das interações dialógicas entre professores e alunos durante a realização de Experimentações Investigativas para resolução de um problema real. O projeto articula ensino, pesquisa e extensão, com um plano de cooperação entre escolas públicas e universidade que busca, por meio da intensificação das ações do Clube de Ciências Campus Castanhal, no sentido de criar um laboratório de pesquisa a disposição de todos os cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da Educação e em Educação para a Ciência, tanto para o desenvolvimento de investigações acerca do trabalho docente e suas interfaces, quanto a disponibilidade de espaço para formação inicial e continuada de professores, além de proporcionar aos alunos da Educação Básica participantes do Clube, o desejo de aprender Ciências. Neste sentido, este plano de trabalho aportará o Ensino Investigativo, atendendo de maneira específica, a análise das matrizes curriculares da formação de professores na graduação (licenciaturas) e na pós-graduação docente dentro das novas tendências de metodologias ativas, para o desenvolvimento de práticas epistemológicas com formas interativas mais gerais do processo discursivo, baseadas em Boulter e Gilbert (1995) e Compiani (1996). A tal efeito, serão selecionados licenciandos e pós-graduandos, bem como alunos e professores de escolas púbicas como recursos humanos para formação/intervenção pedagógica das Sequências de Ensino Investigativos (CARVALHO, 2013). A formação e execução do plano de trabalho se darão de maneira interativa e colaborativa, a fim de tentar analisar o entendimento da complexa dinâmica envolvendo os processos interativos/dialógicos que tem motivado o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao discurso entre professor e alunos, e seu impacto na condução de argumentações no contexto de sala de aula. Linha de Pesquisa: Linguagens, Tecnologias e Saberes Culturais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amanda Sylmara da Rocha Moreira -Integrante / João Manoel da Silva Malheiro - Coordenador. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (7) Doutorado: (1) . , Integrantes: Amanda Sylmara da Rocha Moreira - Coordenador / João Manoel da Silva Malheiro - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Centro de educação básica Jean PiagetVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora
2018 - Atual
Universidade Federal do ParáVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: voluntário, Carga horária: 4
Outras informações:
participante do grupo de pesquisa e extensão de formação de professores de ciências
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Amanda Sylmara da Rocha Moreira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?