Onã da Silva Freddi

Possui Graduação em Agronomia e Mestrado em Sistemas de Produção pela FEIS/UNESP, Doutorado em Produção Vegetal e Pós-Doutorado em Produção Vegetal pela FCAV/UNESP. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Física do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo do Solo, variabilidade espacial das propriedades físicas e químicas e sua relação com a produtividade de culturas, Intervalo Hídrico Ótimo, curva de retenção de água do solo, índice S e sistemas integrados. Atualmente é professor Associado I com dedicação exclusiva na Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT no Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais campus de Sinop. Foi Coordenador do Programa de Mestrado em Agronomia (PPGA) do campus de Sinop/UFMT no período de 02/07/13 a 20/12/2015.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)

2004 - 2007

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: AVALIAÇÃO DO INTERVALO HÍDRICO ÓTIMO EM LATOSSOLO VERMELHO CULTIVADO COM MILHO
José Frederico Centurion. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: compactação; conteúdo de água; sistema radicular; Latossolos; Zea mays.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia. Setores de atividade: Produção Vegetal.

Mestrado em Agronomia

2002 - 2003

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Inter-relaçlão entre a variabilidade espacial da produtividade do feijoeiro (Phaseolus vulgaris - L.) e de atributos químicos de um Latossolo Vermelho distroférrico de Selvíria (MS) sob preparo convencional e plantio direto.,Ano de Obtenção: 2004
Morel de Passos Carvalho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Agronomia

1997 - 2001

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Influência de cultivares de feijoeiro e inseticidas nas populações de Polyphagotarsonemus latus (BANKS, 1904), Empoasca Kraemeri Rosss & Moore, 1957, Bemisia tabaci (GENNADIUS, 1889) e Frankliniella schultzei (TRYBOM, 1920), na região de Selvíria-MS.
Orientador: Alcebíades Ribeiro Campos
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2007 - 2008

Pós-Doutorado. , UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP/FCAV, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias, Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo. , Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Física do Solo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Análise de Medidas Repetidas no Tempo no SAS. (Carga horária: 15h). , Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, FCAV, Brasil.

2006 - 2006

Estatística Multivariada. (Carga horária: 80h). , UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP/FCAV, Brasil.

2005 - 2005

Análise de dados pelo SAS. (Carga horária: 45h). , UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP/FCAV, Brasil.

2003 - 2003

Inovações Tecnológicas na Agricultura. (Carga horária: 36h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2003 - 2003

Uso da Geoestatística na Física do Solo. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2001 - 2001

Legislação Profissional. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2000 - 2000

Orientação para o Crédito. (Carga horária: 16h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Física do Solo.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Manejo e Conservação do Solo.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FREDDI, Onã da Silva . XXIX Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. 2003. (Congresso).

FREDDI, Onã da Silva . Produção de Forrageiras. 2001. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XVI REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA. Compactação do solo e intervalo hídrico ótimo na produtividade da cultura do milho. 2006. (Congresso).

XXVI CONGRESSO NACIONAL DE MILHO E SORGO. Compactação do solo no desenvolvimento da cultura do milho. 2006. (Congresso).

XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. Compactação do solo no desenvolvimento da cultura do milho. 2005. (Congresso).

XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO/RIBEIRÃO PRETO. Análise da resistência mecânica à penetração de um Latossolo Vermelho distrófico em função do grau de umidade. 2003. (Congresso).

III Dia de Campo Sobre a Cultura do MIlho. 2002. (Outra).

XIV Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água. Variabilidade espacial de atributos de um Latossolo Vermelho distrófico e da cultura do arroz (Oriza sativa L.). 2002. (Congresso).

Ciclo de Seminários sobre Agronomia. 2001. (Outra).

VII Encontro de Cafeicultores de Marília. 2001. (Encontro).

VII Encontro de Cafeicultores de Marília. 2001. (Encontro).

XVII Semana da agronomia da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. 2001. (Encontro).

Simpósio Brasileiro sobre Uva de Mesa realizado na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. 2000. (Simpósio).

VII Reunião de iniciação científica.Controle de população do bicudo anthonomus grandis boheman, 1843. 2000. (Outra).

XII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNESP. Controle de população do bicudo Anthonomus grandis Boheman, 1843 (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE) com inseticidas piretróides em algodoeiro. 2000. (Congresso).

XVI Semana da Agronomia da Faculadade de Engenharia de Ilha Solteira. 2000. (Encontro).

XV Semana da Agronomia. 1999. (Outra).

XV Semana da Agronomia da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. 1999. (Encontro).

XIII Ciclo de Seminários da Agronomia. 1998. (Outra).

XI Ciclo de Seminários da Agronomia. 1997. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Sandro Marcelo Caravina

ZOLIN, C. A.; MAGALHAES, C. A. S.;DA SILVA FREDDI, ONÃ. MANEJO NUTRICIONAL EM PAU DE BALSA, ESTOQUE DE CARBONO NO SOLO E INTERVALO HÍDRICO ÓTIMO. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Djovane Mikael Rempel

FERREIRA, A.; NASCIMENTO, A. F.;DA SILVA FREDDI, ONÃ. Emissões de gases de efeito estufa na cultura da soja e do milho em sistema exclusivo e integrado de produção. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: RENATO SUSSUMU TAKAHASHI

FREDDI, ONÃ DA SILVA; BREDA, C. C.; MACHADO, R. A. F.. Semeadura direta para restauração florestal. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Manejo do Solo) - Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Renato Candio Alves Filho

FREDDI, ONÃ DA SILVA; BREDA, C. C.; MACHADO, R. A. F.. Marcha de absorção de macronutrientes da soja cultivar TMG 132 RR. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Manejo do Solo) - Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Leonardo Narciso Pilatti

FREDDI, ONÃ DA SILVA; BREDA, C. C.; MACHADO, R. A. F.. Definição de unidades de gerenciamento do solo por meio de agricultura de precisão. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Manejo do Solo) - Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Kissia Carol Poltronieri

FREDDI, ONÃ DA SILVA; BREDA, C. C.; MACHADO, R. A. F.. Consórcio de milho e Brachiaria ruziziensis e a física do solo. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Manejo do Solo) - Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Janaina Teixeira Galvan

FREDDI, ONÃ DA SILVA; BREDA, C. C.; MACHADO, R. A. F.. Resíduo do beneficiamento de café como adubo orgânico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Manejo do Solo) - Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Fernando Cesar Gobbi

FREDDI, ONÃ DA SILVA; BREDA, C. C.; MACHADO, R. A. F.. Localização de doses de potássio e desenvolvimento inicial da soja. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Manejo do Solo) - Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: EDUARDO GARBELINI LIMA

FREDDI, ONÃ DA SILVA; BREDA, C. C.; MACHADO, R. A. F.. Uso de fosfato natural na cultura da soja. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Manejo do Solo) - Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Eduardo Barbosa Vieira

FREDDI, ONÃ DA SILVA; BREDA, C. C.; MACHADO, R. A. F.. Calagem superficial em sistema plantio direto. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Manejo do Solo) - Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz.

Aluno: Lucas Bruscagin Almeida

DA SILVA FREDDI, ONÃ; ZANDONADI, R. S.; MACHADO, T. M.. Resistência a penetração e condutividade elétrica na cultura do milho. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Ana Claudia Ribeiro Nunes

DA SILVA FREDDI, ONÃ; SPER, S. T.; SHENG, L. Y.. Atributos físicos do solo e a produtividade de soja e milho em semeadura direta'. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: AMAURI BALBINO FERREIRA JUNIOR

LANGE, A.; BEHLING, M.;FREDDI, Onã da Silva. Milho de segunda safra após a aplicação de fósfora, calcário e gesso na cultura da soja semeadura direta.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop.

Aluno: Leandro Aurélio Rossini

FREDDI, Onã da SilvaCENTURION, J. F.; SOUZA NETO, E. L.. Compactação do solo no desenvolvimento e na produção de cultivares de soja. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.

Aluno: Ana Flavia Mangeti Metzner

CENTURION, J. F.FREDDI, Onã da SilvaBEUTLER, A. N.. Propriedades físicas de Latossolo Vermelho sob diferentes sistemas de uso e manejo. 2005 - UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias.

Aluno: Valdenir Veronese Junior

CARVALHO, Morel de PassosFREDDI, Onã da Silva; MELLO, L. M. M.. Produtividade do milho relacionada a resistência mecânica à penetração do solo sob preparo convencional. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Francisco Sylvio Malzoni Gavotti

CENTURION, J. F.FREDDI, Onã da Silva; SOUZA NETO, E. L.. Efeito do manejo do solo nas propriedades físicas, químicas e na cultura da soja, em área de reforma da cana-de-açúcar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alcebíades Ribeiro Campos

CAMPOS, Alcebiades Ribeiro. Período de proteção do feijoeiro Phaseolus vulgaris L. ao ataque da mosca branca Bemisia tabaci Genn., 1889 (Hemiptera: Aleyrodidae) e seu reflexo na produção. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MOREL DE PASSOS E CARVALHO

CARVALHO, MOREL DE PASSOSCENTURION, J. F.; DUARTE, A. P.;ALVES, M. C.; ANDRIOLLI, I.. Avaliação do intervalo hídrico ótimo em Latossolo Vermelho cultivado com milho. 2007. Dissertação (Mestrado em Agronomia Ilha Solteira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MOREL DE PASSOS E CARVALHO

CARVALHO, MOREL DE PASSOS. VARIABILIDADE ESPACIAL DA PRODUTIVIDADE DO FEIJÃO (Phaseolus vulgaris - L.) NUM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO SOB PREPARO CONVENCIONAL E PLANTIO DIRETO. 2003. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MOREL DE PASSOS E CARVALHO

ALVES, M. C.CARVALHO, MOREL DE PASSOS; ANDRADE, A. C. de. VARIABILIDADE ESPACIAL DA PRODUTIVIDADE DO FEIJÃO (Phaseolus vulgaris - L.) NUM LATOSSOLO VERMELHO DISTROFÉRRICO SOB PREPARO CONVENCIONAL E PLANTIO DIRETO. 2003. Outra participação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

GERALDO PAPA

CAMPOS, Alcebíades Ribeiro;PAPA, Geraldo; VIEIRA, Marineide Rosa. Influência de Cultivares de Feijoeiro e Inseticidas nas populações de Polyphagotarsonemus latus (Banks, 1904), Empoasca kraemeri Ross & Moore, 1957, Bemisia tabaci (Gennadius, 1889) e Frankliniella schultzei (Trybom, 1920), na região de Selvíria/MS.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Marineide Rosa Vieira

VIEIRA, M. R.. Influência de cultivares de feijoeiro e inseticidas nas populações de Polyphagotarsonemus latus (Banks), Empoasca Kraemeri Ross & Moore, Bemisia tabaci (Gennadius) e Frankliniella schultzei na região de Selvíria-MS. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aildson Pereira Duarte

DUARTE, A. P.. Avaliação do intervalo hídrico ótimo em latossolo vermelho cultivado com milho. 2007. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Carlos Eduardo Angeli Furlani

CENTURION, José Frederico; ANDRIOLI, Itamar; barbosa, j.c.; LEMOS, Leandro Borges;FURLANI, Carlos Eduardo Angeli. Comportamento do solo e intervalo hídrico ótimo no crescimento e produtividade da cultura do milho. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Producao Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Enes Furlani Júnior

CARVALHO, M. P. E.; FREDDI, O. S.; ALVES, M. C.; GONÇALVES, A. C. A.;FURLANI JUNIOR, E.; GUIMARÃES, M. F.. Variabilidade espacial da produtividade do feijão e de atributos químicos de um latossolo vermelho distroférrico de Selvíria-MS.. 2003. Dissertação (Mestrado em Agronomia Sistemas de Produção Ilha Solteira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Leandro Borges Lemos

CENTURION, J. F.; ANDRIOLI, I.;BARBOSA, J. C.LEMOS, L. B.; FURLANI, C. E. A.. Compactação do solo e intervalo hídrico ótimo no crescimento e produtividade da cultura do milho. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia (Producao Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

MARLENE CRISTINA ALVES

CENTURION, José Frederico; DUARTE, Aildson Pereira;ALVES, M. C.CARVALHO, Morel de Passos e; ANDRIOLO, Itamar. Avaliação do intervalo hídrico ótimo em Latossolo Vermelho cultivado com milho. 2007. Tese (Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Adriel Rafael Rigotti

Física do solo e plantas de cobertura; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Tiago Catapatti

DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO E OMISSÃO DE FOSFORO EM SISTEMAS PRODUTIVOS DE SOJA E MILHO SAFRINHA; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso; (Orientador);

Jonatas Irineu Musskopf

Qualidade química e física do solo após terminação de bovinos suplementados; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Giovani Catapan

Qualidade do solo sob sistemas de produção e adubação biológica no ecótono Cerrado/Amazônia; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Andressa Alves Osório

Qualidade química e física do solo após terminação de bovinos suplementados; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Joaquim Pedro de Lima

FERTILIDADE DO SOLO APÓS TERMINAÇÃO INTENSIVA DE BOVINOS A PASTO; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Matheus Bortolanza Soares

PROPRIEDADES QUÍMICAS E FÍSICAS DO SOLO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO NO ECÓTONO CERRADO-AMAZÔNIA; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Renan Francisco Rimoldi Tavanti

QUALIDADE FÍSICA E QÚIMICA DO SOLO EM SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NO ECÓTONO CERRADO-AMAZÔNIA; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Onã da Silva Freddi;

MARCOS EUZÉBIO NUNES

Qualidade física e química de solos após aplicação de biochar; 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Wellington de Azambuja Magalhães

QUALIDADE FÍSICA DE UM LATOSSOLO SOB SISTEMAS INTEGRADOS NA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSSE; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Gerônimo Sauer

ATRIBUTOS FÍSICOS DE UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO SOB DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO NA TRANSIÇÃO CERRADO-AMAZÔNIA; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Fabiano Marin

VARIABILIDADE ESPACIAL DA PERDA DE SOLO EM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO; 2014; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Onã da Silva Freddi;

Ricardo Garcia Aratani

Qualidade física e química do solo sob diferentes manejos e condições edafoclimáticas no Estado de São Paulo; 2008; Tese (Doutorado em Agronomia) - FCAV/UNESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Onã da Silva Freddi;

GEAN GILBERTO RAUCH

HÍBRIDOS DE MILHO SUBMETIDOS AO ESTRESSE HÍDRICO NA REGIÃO MÉDIO-NORTE DE MATO GROSSO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Adriel Rafael Rigotti

PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOLO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA NO ECÓTONO CERRADO-AMAZÔNIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Victor Silva Veiga

CORRELAÇÃO ESPACIAL ENTRE A CONDUTIVIDADE ELÉTRICA E ATRIBUTOS QUÍMICOS E FÍSICOS DO SOLO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Matheus Zulato de Borba

QUALIDADE FÍSICA E QUÍMICA DO SOLO SOB CULTIVO DE ALGODÃO NO MATO GROSSO; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Vinicius Marchioro

VARIABILIDADE ESPACIAL DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DE UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO CULTIVADO COM ARROZ EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Guilherme Camargo Oliveira

PROPRIEDADES FÍSICAS DE UM PLINTOSSOLO APÓS OITO ANOS DE INCORPORAÇÃO DE BIOCHAR; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Aglis Alana Zucchi

PROPRIEDADES FÍSICAS DE UM LATOSSOLO SOB SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Claudemir Saraiva de Oliveira

COMPONENTES PRODUTIVOS DE CULTIVARES DE FEIJOEIRO COMUM IRRIGADO EM SOLO INFESTADO POR FITONEMATOIDES; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Matheus Bortolanza Soares

Propriedades físicas de um Latossolo Vermelho-Amarelo submetido a sete anos de integração lavoura pecuária no Norte de Mato Grosso; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Gabriel Casagrande Torres

VARIABILIDADE ESPACIAL DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DE UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO CULTIVADO COM ARROZ EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Onã da Silva Freddi;

MONICA CRISTINA SANGIOVO

Variabilidade espacial dos atributos do solo e da cultura de arroz de terras altas cultivado em sistema de integração lavoura-pecuária; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Fernando Gustavo Britto Perissinotto

Variabilidade de propriedades químicas de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob cultivo de soja; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Alexandre Rucks

Correlação entre a porosidade de um Latossolo Vermelho Amarelo e a produtividade da soja; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Rodrigo Gonçalves Trevisan

VARIABILIDADE ESPACIAL DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DE UM LATOSSOLO VERMELHO?AMARELO CULTIVADO COM ARROZ EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA?PECUÁRIA; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Jonathan Henrique da Silva

Variabilidade espacial dos atributos físicos de um Latossolo Vermelho-Amarelo e a produtividade da soja no Norte de Mato Grosso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Alexandre Vender

Propriedades físicas de um Latossolo Vermelho-Amarelo submetido a sete anos de integração lavoura pecuária no Norte de Mato Grosso; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Fábio Cavalet

Variabilidade de atributos do solo e da cultura da soja em Latossolo Vermelho-Amarelo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Anderson Stoquero

Saturação por bases na produtividade e qualidade da fibra do algodoeiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Ana Flavia Mangeti Metzner

Propriedades físicas do Latossolo Vermelho sob diferentes usos e manejos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Guilherme Camargo Oliveira

PROPRIEDADES FÍSICAS DE UM PLINTOSSOLO APÓS OITO ANOS DE INCORPORAÇÃO DE BIOCHAR; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Matheus Zulato de Borba

DISPONIBILIDADE DE ÁGUA E ESTOQUE DE CARBONO DE UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO APÓS OITO ANOS DE INCORPORAÇÃO DE BIOCHAR; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Onã da Silva Freddi;

MONICA CRISTINA SANGIOVO

SISTEMAS INTEGRADOS NO NORTE DE MATO GROSSO E INDICADORES FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS DO SOLO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Aglis Alana Zucchi

SISTEMAS INTEGRADOS NO NORTE DE MATO GROSSO E INDICADORES FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS DO SOLO; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Rodrigo Gonçalves Trevisan

CORRELAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICAS DE UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO CULTIVADO COM ARROZ EM PLANTIO DIRETO APÓS SETE ANOS DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Onã da Silva Freddi;

MONICA CRISTINA SANGIOVO

ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO E DA CULTURA DE ARROZ NA REGIÃO NORTE DE MATO GROSSO SOB INTEGRACÃO LAVOURA- PECUÁRIA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Jonathan Henrique da Silva

Variabilidade espacial da granulometria do solo e produtividade da soja sob plantio direto; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Alexandre Vender

VARIABILIDADE DA PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - UFMT/Campus Universitário de Sinop, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Onã da Silva Freddi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alcebíades Ribeiro Campos

Influência de cultivares de feijoeiro e inseticidas nas populações de Polyphagotarsonemus latus (Banks, 1904), Empoasca kraemeri Ross & Moore, 1957, Bemisia tabaci (Gennadius, 1889) e Frankliniella schultzei (Trybom, 1920), na região de Selvíria-MS; 2001; 74 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Alcebiades Ribeiro Campos;

José Frederico Centurion

Intervalo hídrico ótimo em latossolo vermelho cultivado com milho; 2007; Tese (Doutorado em Produção Vegetal) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: José Frederico Centurion;

José Frederico Centurion

2007; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; José Frederico Centurion;

MOREL DE PASSOS E CARVALHO

Variabilidade espacial da produtividade do feijoeiro e de atributos químicos de um Latossolo Vermelho Distrófico De Selvíria-MS; Início: 2002; Dissertação (Mestrado em Agronomia Ilha Solteira) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

MOREL DE PASSOS E CARVALHO

Variabilidade espacial da produtividade do feijão (Phaseolus vulgaris-L; ) e de atributos químicos de um Latossolo Vermelho Distroférrico de Selvíria (MS) sob cultivo convencional e plantio direto; 2004; 154 f; Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Orientador: Morel de Passos e Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOARES, MATHEUS B. ; FREDDI, ONÃ DA S. ; MATOS, EDUARDO DA S. ; TAVANTI, RENAN F.R. ; WRUCK, FLÁVIO J. ; DE LIMA, JOAQUIM P. ; MARCHIORO, VINICIUS ; FRANCHINI, JULIO C. . Integrated production systems: An alternative to soil chemical quality restoration in the Cerrado-Amazon ecotone. CATENA , v. 185, p. 104279, 2020.

  • TAVANTI, RENAN F. R. ; MONTANARI, RAFAEL ; PANOSSO, ALAN R. ; FREDDI, ONÃ DA S. ; PAZ-GONZÁLEZ, ANTONIO . PEDOTRANSFER FUNCTION TO ESTIMATE THE SOIL STRUCTURAL -S- INDEX AND SPATIAL VARIABILITY IN AN OXISOL WITHIN A LIVESTOCK FARMING SYSTEM. ENG AGR-JABOTICABAL , v. 40, p. 34-44, 2020.

  • BREDA, CARLOS CESAR ; SOARES, MATHEUS BORTOLANZA ; TAVANTI, RENAN FRANCISCO RIMOLDI ; VIANA, DOUGLAS GOMES ; FREDDI, ONÃ DA SILVA ; PIEDADE, ALINE REGINA ; MAHL, DENISE ; TRABALLI, ROGÉRIO CARLOS ; GUERRINI, IRAÊ AMARAL . Successive sewage sludge fertilization: Recycling for sustainable agriculture. WASTE MANAGEMENT , v. 109, p. 38-50, 2020.

  • TAVANTI, RENAN FRANCISCO RIMOLDI ; MONTANARI, RAFAEL ; PANOSSO, ALAN RODRIGO ; LA SCALA, NEWTON ; CHIQUITELLI NETO, MARCOS ; FREDDI, ONÃ DA SILVA ; PAZ GONZÁLEZ, ANTONIO ; DE CARVALHO, MARCO ANTONIO CAMILLO ; SOARES, MATHEUS BORTOLANZA ; TAVANTI, TAUAN RIMOLDI ; GALINDO, FERNANDO SHINTATE . What is the impact of pasture reform on organic carbon compartments and CO2 emissions in the Brazilian Cerrado?. CATENA , v. 194, p. 104702, 2020.

  • PERES, FERNANDA SALLES CUNHA ; PETTER, FABIANO ANDRÉ ; CAMPOS, DANIELA TIAGO DA SILVA ; SOUSA, HEIRIANE MARTINS ; LIMA, LARISSA BORGES DE ; FREDDI, ONÃ DA SILVA ; JÚNIOR, BEN HUR MARIMON . Microbial Activity of a Plinthosol With Application of Thiamethoxam Insecticide and Biochar. Journal of Agricultural Science , v. 11, p. 52-64, 2019.

  • PETTER, FABIANO ANDRÉ ; LEITE, LUIZ FERNANDO CARVALHO ; MACHADO, DIOGO MILHOMEM DE ; MARIMON JÚNIOR, BEN HUR DE ; LIMA, LARISSA BORGES DE ; FREDDI, ONÃ DA SILVA ; ARAÚJO, ADEMIR SÉRGIO FERREIRA . Microbial biomass and organic matter in an oxisol under application of biochar. Bragantia (São Paulo) , v. 78, p. 109-118, 2019.

  • SOARES, MATHEUS BORTOLANZA ; DE LIMA, JOAQUIM PEDRO ; FREDDI, ONÃ DA SILVA ; TAVANTI, TAUAN RIMOLDI ; TAVANTI, RENAN FRANCISCO RIMOLDI . DESEMPENHO DE CULTIVARES DE FEIJOEIRO IRRIGADO NO ECÓTONO CERRADO-AMAZÔNIA. NATIVA , v. 7, p. 244-250, 2019.

  • TAVANTI, RENAN FRANCISCO RIMOLDI ; FREDDI, ONÃ DA SILVA ; MARCHIORO, VINICIUS ; TAVANTI, TAUAN RIMOLDI ; GALINDO, FERNANDO ; WRUCK, FLÁVIO JESUS ; SHIRATSUCHI, LUCIANO ; BREDA, CARLOS CESAR . Least limiting water as a soil indicator in an integrated crop-livestock systems of the Cerrado, Brazil. GEODERMA REGIONAL , v. 19, p. e00232, 2019.

  • TAVANTI, RENAN F. R. ; FREDDI, ONÃ DA S. ; TAVANTI, TAUAN R. ; RIGOTTI, ADRIEL ; MAGALHÃES, WELLINGTON DE A. . PEDOFUNCTIONS APPLIED TO THE LEAST LIMITING WATER RANGE TO ESTIMATE SOIL WATER CONTENT AT SPECIFIC POTENTIALS. ENG AGR-JABOTICABAL , v. 39, p. 444-456, 2019.

  • TAVANTI, R. F. R. ; MONTANARI, R. ; GONZÁLEZ, A. P. ; PANOSSO, A. R. ; FREDDI, Onã da Silva . A pretransfer function to estimate soil structural ?S? index and first report of its spatial 2 variability in an Oxisol under livestock farming system. Engenharia Agricola , v. 1, p. 3, 2019.

  • LANGE, A. ; DANTAS, J. ; FREDDI, O.S. ; BURATTO, W. ; SPAZIANI, C. ; CAIONE, G. . SOIL DEGRADATION BY THE EXTENSIVE LIVESTOCK IN THE SOUTHERN AMAZON. NATIVA , v. 7, p. 642-648, 2019.

  • CAVALLI, E. ; LANGE, A. ; CAVALLI, C. ; MIORANZA, M. ; DA SILVA FREDDI, ONÃ ; MELLIS, E. V. . The release of macronutrients from second crop corn straw and their behaviour in a red-yellow latosol. AUSTRALIAN JOURNAL OF CROP SCIENCE (ONLINE) , v. 13, p. 1833-1838, 2019.

  • TAVANTI, RENAN FRANCISCO RIMOLDI ; FREDDI, ONÃ DA SILVA ; LORENZON, KAYANE ; DOS SANTOS, IGOR DE MORAIS ; TAVANTI, TAUAN RIMOLDI ; COSTA, LETÍCIA CAROLINA ; BREDA, CARLOS CESAR . Crop productivity and soil quality after fertilization with liquid swine manure. ACTA AGRONOMICA , v. 67, p. 303-310, 2018.

  • MAGALHÃES, W. A. ; DA SILVA FREDDI, ONÃ ; LANGE, A. ; WRUCK, F. J. ; SILVA, W. M. ; SOARES, M. B. . Physical-hydraulic soil attributes in an integrated production system with different -paricá- forest component arrangements. PESQUISA AGROPECUÁRIA BRASILEIRA (ONLINE) , v. 53, p. 351-360, 2018.

  • MAGALHÃES, WELLINGTON DE A. ; FREDDI, ONÃ DA S. ; WRUCK, FLÁVIO J. ; PETTER, FABIANO A. ; TAVANTI, RENAN F. R. . SOIL WATER RETENTION CURVE AND S INDEX AS SOIL PHYSICAL QUALITY INDICATORS FOR INTEGRATED PRODUCTION SYSTEMS. ENG AGR-JABOTICABAL , v. 38, p. 64-73, 2018.

  • MAGALHAES, W. A. ; DA SILVA FREDDI, ONÃ ; AMORIM, R. S. S. ; MARCHIORO, V. ; RAIMO, L. A. L. ; WRUCK, F. J. . Integrated systems of agricultural production in the north of Mato Grosso and the physical properties of soil. NATIVA , v. 6, p. 722-728, 2018.

  • TREVISAN, R. G. ; FREDDI, O. S. ; WRUCK, F. J. ; TAVANTI, R. F. R. ; PERES, F. S. C. . Variability of physical properties of soil and rice grown under cover crops in crop-livestock integrated system. BRAGANTIA , p. 145-154, 2017.

  • FREDDI, ONÃ DA SILVA ; TAVANTI, RENAN FRANCISCO RIMOLDI ; SOARES, MATHEUS BORTOLANZA ; ALMEIDA, FREDERICO TERRA DE ; PERES, FERNANDA SALLES CUNHA . PHYSICAL-CHEMICAL QUALITY OF A LATOSSOL UNDER DIRECT SEEDING AND SOYBEAN-CORN SUCCESSION IN THE CERRADO-AMAZONIAN ECOTONE. Revista Caatinga , v. 30, p. 991-1000, 2017.

  • PETTER, FABIANO ANDRÉ ; DE LIMA, LARISSA BORGES ; DE MORAIS, LEIDIMAR ALVES ; TAVANTI, RENAN FRANCISCO RIMOLDI ; NUNES, MARCOS EUSÉBIO ; DA SILVA FREDDI, ONÃ ; MARIMON, BEN HUR . Carbon stocks in oxisols under agriculture and forest in the southern Amazon of Brazil. GEODERMA REGIONAL , v. 11, p. 53-61, 2017.

  • FREDDI, Onã da Silva ; TAVANTI, R. F. R. ; CARVALHO, MOREL DE PASSOS ; MONTANARI, R. ; Andreotti, Marcelo . Restrictions of the Common Bean Productivity in Direct Seeding System in The Brazilian Cerrado. NATIVA , v. 5, p. 237-243, 2017.

  • MAGALHÃES, W. A. ; MEGAIOLI, T. G. ; FREDDI, Onã da Silva ; SANTOS, M. A. . Quantificação de nutrientes em sementes de soja. Revista de Ciências Agro-Ambientais (Online) , v. 13, p. 95-100, 2016.

  • FREDDI, O.S. ; STOQUERO, A. ; PERES, F.S.C. . Saturação do Solo por Bases na Produtividade e Qualidade de Fibra do Algodoeiro. Nativa , v. 2, p. 6-12, 2014.

  • TREVISAN, R. G. ; SANGIOVO, M. C. ; TORRES, G. C. ; FREDDI, Onã da Silva . Severidade de Mancha dos Grãos e Produtividade de Arroz de Terras Altas Após Diferentes Coberturas Vegetais. Scientific Electronic Archives , v. 4, p. 64-68, 2013.

  • Dalchiavon, F. C. ; CARVALHO, Morel de Passos ; FREDDI, Onã da Silva ; Andreotti, M. ; Montanari, R. . Variabilidade espacial da produtividade do feijoeiro correlacionada com atributos químicos de um Latossolo Vermelho Distroférrico sob sistema de semeadura direta. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , v. 70, p. 1-9, 2011.

  • Barbosa, Giselle Feliciani ; Arf, Orivaldo ; Nascimento, Martha Santana do ; Buzetti, Salatiér ; FREDDI, Onã da Silva . Nitrogênio em cobertura e molibdênio foliar no feijoeiro de inverno. Acta Scientiarum. Agronomy (Online) , v. 32, p. 117-123, 2010.

  • NOBILE, F. O. ; GALBIATTI, J. A. ; MURAISHI, R. ; RIBEIRO, A. G. ; FREDDI, Onã da Silva . QuantificaÃÃo de macronutrientes no solo e em folhas de cana-de-aÃÃcar em funÃÃo de doses de resÃduo da mineraÃÃo de bauxita. Engenharia Agrícola (Impresso) , v. 30, p. 168-178, 2010.

  • Aratani, Ricardo Garcia ; FREDDI, Onã da Silva ; Freddi, Onã da Silva ; Centurion, José Frederico ; Andrioli, Itamar . Qualidade física de um latossolo vermelho acriférrico sob diferentes sistemas de uso e manejo. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 33, p. 677-687, 2009.

  • FREDDI, Onã da Silva ; Centurion, José Frederico ; Duarte, Aildson Pereira ; Leonel, Cristian Luarte . Compactação do solo e produção de cultivares de milho em latossolo vermelho: I - características de planta, solo e índice S. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 33, p. 793-803, 2009.

  • FREDDI, Onã da Silva ; CENTURION, J. F. ; DUARTE, A. P. ; PERES, F. S. C. . Compactação do solo e produção de cultivares de milho em Latossolo Vermelho. II - Intervalo hidrico ótimo e sistema radicular. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Online) , v. 33, p. 805-818, 2009.

  • Pupin, Breno ; FREDDI, Onã da Silva ; Freddi, Onã da Silva ; Nahas, Ely . Microbial alterations of the soil influenced by induced compaction. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 33, p. 1207-1213, 2009.

  • FREDDI, Onã da Silva ; CENTURION, J. F. ; ALMEIDA, C. X. . Compactação de um Latossolo Vermelho de textura argilosa afetando o sistema radicular e a produtividade do milho. Revista Ceres , v. 56, p. 654-665, 2009.

  • FREDDI, Onã da Silva ; CENTURION, J. F. ; ARATANI, R. G. ; BEUTLER, A. N. . Compactação do solo e intervalo hídrico ótimo no crescimento da parte aérea e produtividade da cultura do milho. Irriga (Botucatu) , v. 13, p. 272-287, 2008.

  • SILVA, F. F. ; FREDDI, Onã da Silva ; CENTURION, J. F. ; ARATANI, R. G. ; ANDRIOLI, F. F. ; ANDRIOLI, I. . Propriedades físicas de um Latossolo Vermelho cultivado no sistema plantio direto. Irriga (Botucatu) , v. 13, p. 191-204, 2008.

  • CORTEZ, J. W. ; FREDDI, Onã da Silva ; FURLANI, C. E. A. ; SILVA, R. P. . Influência da profundidade de semeadura e da carga vertical na roda compactadora no desenvolvimento da cultura do feijão. Engenharia na Agricultura , v. 16, p. 27-38, 2008.

  • FREDDI, Onã da Silva ; Ferraudo, Antonio Sergio ; Centurion, José Frederico . Análise multivariada na compactação de um latossolo vermelho cultivado com milho. Revista Brasileira de Ciência do Solo (Impresso) , v. 32, p. 953-961, 2008.

  • ALMEIDA, C. X. ; CENTURION, J. F. ; FREDDI, Onã da Silva ; JORGE, R. F. ; BARBOSA, J. C. . Funções de pedotransferência para a curva de resistência do solo à penetração. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 32, p. 2235-2235, 2008.

  • BEUTLER, A. N. ; FREDDI, Onã da Silva ; LEONEL, C. L. ; CENTURION, J. F. . Densidade do solo relativa e parâmetro "S" como indicadores da qualidade física para culturas anuais. Revista de Biologia e Ciências da Terra , v. 8, p. 27-36, 2008.

  • BEUTLER, A. N. ; CENTURION, J. F. ; SILVA, A. P. ; CENTURION, M. A. P. C. ; LEONEL, C. L. ; FREDDI, Onã da Silva . Soil compaction by machine traffc and least limiting water range related to soybean yield. Pesquisa Agropecuária Brasileira (Online) , v. 43, p. 1591-1600, 2008.

  • CENTURION, J. F. ; FREDDI, Onã da Silva ; ARATANI, R. G. ; METZNER, A. F. M. ; BEUTLER, A. N. ; ANDRIOLI, I. . Influência do cultivo de cana-de-açúcar e da mineralogia da fração argila nas propriedades físicas de Latossolos Vermelhos. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 31, p. 199-209, 2007.

  • FREDDI, Onã da Silva ; CENTURION, J. F. ; BEUTLER, A. N. ; ARATANI, R. G. ; LEONEL, C. L. ; SILVA, A. P. . Compactação do solo e intervalo hídrico ótimo no crescimento e na produtividade da cultura do milho. Bragantia (São Paulo, SP. Impresso) , v. 66, p. 477-486, 2007.

  • LEONEL, C. L. ; CENTURION, M. A. P. C. ; CENTURION, J. F. ; BEUTLER, A. N. ; FREDDI, Onã da Silva . Relação da compactação do solo com a cultura do amendoim. Bioscience Journal (UFU) , v. 23, p. 70-81, 2007.

  • FREDDI, Onã da Silva ; CAMPOS, A. R. ; LEONEL, C. L. ; FREDDI, T. S. ; BARBOSA, G. F. . Período de suscetibilidade do amendoinzeiro cv. Tégua ao tripes do prateamento e seu reflexo na produtividade. Acta Scientiarum (UEM) , v. 29, p. prelo, 2007.

  • FREDDI, Onã da Silva ; CENTURION, J. F. ; BEUTLER, A. N. ; ARATANI, R. G. ; LEONEL, C. L. . Compactação do solo no crescimento radicular e produtividade da cultura do milho. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIA DO SOLO , v. 31, p. 627-636, 2007.

  • BEUTLER, A. N. ; CENTURION, J. F. ; CENTURION, M. A. P. C. ; FREDDI, Onã da Silva ; SOUZA NETO, E. L. ; LEONEL, C. L. ; SILVA, A. P. . Traffic soil compaction of an Oxisol related soybean development and yield. Scientia Agricola , v. 64, p. prelo, 2007.

  • BEUTLER, A. N. ; CENTURION, J. F. ; CENTURION, M. A. P. C. ; LEONEL, C. L. ; JOAO, A. C. G. S. ; FREDDI, Onã da Silva . Intervalo hídrico ótimo no monitoramento da compactação e da qualidade física de um Latossolo Vermelho cultivado com soja. Revista Brasileira de Ciência do Solo , v. 31, p. 1223-1232, 2007.

  • LEONEL, C. L. ; FREDDI, ONÃ DA SILVA ; BEUTLER, A. N. ; CENTURION, M. A. P. C. ; Centurion, José Frederico . Influência da compactação do solo no crescimento radicular e na produtividade do amendoim. Científica (Jaboticabal. Online) , v. 35, p. 51-60, 2007.

  • VERONESE JUNIOR, V. ; CARVALHO, Morel de Passos ; FREDDI, Onã da Silva . Spatial variability of soil water content and mechanical resistance of Brazilian ferralsol. Soil & Tillage Research , v. 85, p. 166-177, 2006.

  • ROQUE, C. G. ; CENTURION, J. F. ; PEREIRA, G. T. ; BEUTLER, A. N. ; FREDDI, Onã da Silva ; ANDRIOLI, I. . Mapeamento da produtividade e perímetro do tronco de clones de seringueira em argissolo vermelho amarelo. Scientia Forestalis (IPEF) , v. 70, p. 59-66, 2006.

  • FREDDI, Onã da Silva ; CARVALHO, Morel de Passos ; VERONESE JUNIOR, V. ; CARVALHO, G. J. . Produtividade do milho relacionada com a resistência mecânica à penetração do solo sob preparo covencional. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 26, p. 113-121, 2006.

  • CARVALHO, G. J. ; CARVALHO, Morel de Passos ; FREDDI, Onã da Silva ; MARTINS, M. V. . Correlação da produtividade do feijão com a resistência à penetração do solo sob plantio direto. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (Online) , v. 10, p. 765-771, 2006.

  • CENTURION, J. F. ; CENTURION, M. A. P. C. ; BEUTLER, A. N. ; ROSSINI, L. A. ; FREDDI, Onã da Silva ; SOUZA NETO, E. L. . Compactação do solo no desenvolvimento e na produção de cultivares de soja. Científica (São Paulo) , v. 34, p. 203-209, 2006.

  • FREDDI, Onã da Silva ; CARVALHO, Morel de Passos ; CENTURION, J. F. ; BARBOSA, G. F. . Variabilidade espacial da produtividade do feijão em um latossolo vermelho distroférrico sob preparo convencional e plantio direto. Acta Scientiarum (UEM) , Maringá, v. 27, p. 61-67, 2005.

  • BEUTLER, A. N. ; CENTURION, J. F. ; FREDDI, Onã da Silva . Efeito da compactação do solo na estabilidade de agregados e no conteúdo gravimétrico de água. Acta Scientiarum (UEM) , Maringá, v. 27, p. 193-199, 2005.

  • SANTOS, P. A. ; CARVALHO, Morel de Passos ; FREDDI, Onã da Silva ; KITAMURA, A. E. ; FREITAG, E. E. ; VANZELA, L. S. . Correlação linear e espacial entre o rendimento de grãos do feijoeiro e a resistência mecânica à penetração em um Latossolo Vermelho distrófico. Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa, v. 29, p. 287-295, 2005.

  • GALBIATTI, J. A. ; CAVALCANTE, I. H. L. ; CALZAVARA, S. A. ; SILVA, V. L. ; FREDDI, Onã da Silva . Substrato e lâminas de irrigação em duas espécies cítricas. Irriga (Botucatu) , v. 10, p. 357-364, 2005.

  • ROQUE, C. G. ; CENTURION, J. F. ; PEREIRA, G. T. ; BEUTLER, A. N. ; FREDDI, Onã da Silva ; ANDRIOLI, I. . VARIABILIDADE ESPACIAL DE ATRIBUTOS QUÍMICOS EM ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO CULTIVADO COM SERINGUEIRA. Revista de Ciências Agro-Ambientais , v. 3, p. 26-45, 2005.

  • CARVALHO, Morel de Passos ; FREDDI, Onã da Silva ; VERONESE JUNIOR, V. . Critérios de classificação de chuva individual erosiva para o Estado de São Paulo. Acta Scientiarum (UEM) , Maringa, v. 26, p. 175-183, 2004.

  • CARVALHO, Morel de Passos ; TAKEDA, e Y ; FREDDI, Onã da Silva . Variabilidade espacial de atributos de um solo sob videira em Vitória Brasil (SP). Revista Brasileira de Ciência do Solo , Viçosa, v. 27, n.4, p. 695-703, 2003.

  • CARVALHO, Morel de Passos ; SORATTO, R P ; FREDDI, Onã da Silva . Variabilidade espacial de atributos físicos em um Latossolo Vermelho distrófico sob preparo convencional em Selvíria (MS). Acta Scientiarum (UEM) , Maringá, v. 24, n.5, p. 1353-1361, 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

DA SILVA FREDDI, ONÃ . O solo para o meio físico para crescimento de plantas. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

FREDDI, Onã da Silva . Formação de Solos e Horizontes Diagnósticos. 2007. (Palestra).

FREDDI, Onã da Silva . A Compactação superficial do solo afeta a produtividade do milho?. 2007. (Palestra).

FREDDI, Onã da Silva . Solos: Composição Física. 2006. (Palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    PLANTAS DE COBERTURA COMO ESTRATÉGIA PARA A MANUTENÇÃO DA QUALIDADE FÍSICA DO SOLO NO SUL DA AMAZÔNIA DO BRASIL, Descrição: Avaliar o efeito das plantas de cobertura sobre a qualidade física de um Latossolo Vermelho Amarelo Distrófico em região de ecótono Cerrado-Amazônia após 4 anos de instalação dos tratamentos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Onã da Silva Freddi - Coordenador / Matheus Bortolanza Soares - Integrante / ADRIEL RAFAEL RIGOTTI - Integrante / DE LIMA, JOAQUIM P. - Integrante / ISABELLA DA COSTA XAVIER - Integrante / DIOGO GUILHERME KRAUSPENHAR - Integrante.

  • 2018 - Atual

    DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO DE POTÁSSIO E OMISSÃO DE FOSFORO EM SISTEMAS PRODUTIVOS DE SOJA E MILHO SAFRINHA, Descrição: O potássio pode ser aplicado em apenas um das culturas da sucessão soja e milho safrinha, requerendo-se maior dose na soja pela maior exigência. A adubação conjunta do milho safrinha e da soja com fósforo, em vez de aplica-lo apenas na soja, aumenta a produtividade do sistema. O parcelamento do nitrogênio na semeadura e em cobertura proporcionar maior eficiência na adubação nitrogenada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Onã da Silva Freddi - Integrante / Aildson Pereira Duarte - Coordenador / Joaquim Pedro de Lima - Integrante / Giovani Catapan - Integrante / ADRIEL RAFAEL RIGOTTI - Integrante / ANDRESSA ALVES OSORIO - Integrante / JONATAS IRINEU MUSSKOPF - Integrante / Tiago Catapatti - Integrante / ISABELLA DA COSTA XAVIER - Integrante / DIOGO GUILHERME KRAUSPENHAR - Integrante.

  • 2017 - 2019

    Qualidade do solo sob sistemas de produção e adubação biológica no ecótono Cerrado/Amazônia, Descrição: O uso da sucessão soja/milho em sistema de semeadura direta é amplamente praticado pelos produtores, principalmente no Estado de Mato Grosso, devido a curta janela de plantio e de estações chuvosas bem definidas. No entanto, é de consenso que essa sucessão causa o decréscimo no teor de matéria orgânica dos solos, devido à baixa quantidade e qualidade da palhada deixada por estas culturas. Culminando em redução da capacidade de troca catiônica, infiltração de água, porosidade e aumento da densidade do solo, favorecendo os processos erosivos, como selamento superficial, escoamento superficial e baixa estabilidade de agregados, levando a degradação do solo. Diante disso, se faz necessário priorizar sistemas de produção que favoreçam o contínuo crescimento de plantas, protegendo a superfície do solo contra os agentes erosivos. Fazendo com que a exploração do solo seja de acordo com sua capacidade de uso, somada a práticas conservacionistas de suporte, empregadas para minimizar as perdas de C, N, P e K no solo, a fim de aumentar a eficiência desses nutrientes na agricultura e garantir a sustentabilidade dos sistemas de produção. Devido a isto, o objetivo deste trabalho será avaliar a produtividade da soja/milho, a qualidade física, química e microbiológica do solo em função da adubação biológica e utilização de plantas de cobertura em consorcio com o milho de segunda safra por três anos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Onã da Silva Freddi - Coordenador / Marcos Vinicios Costa - Integrante / Joaquim Pedro de Lima - Integrante / Giovani Catapan - Integrante / ADRIEL RAFAEL RIGOTTI - Integrante / ANDRESSA ALVES OSORIO - Integrante / CEREZO CAVALCANTE BULHÕES - Integrante / Gean Gilberto Rauch - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Qualidade química e física do solo após terminação de bovinos suplementados, Descrição: A utilização de sistemas integrados, envolvendo agricultura e pecuária, resulta numa dinâmica muito mais complexa ao solo do que os sistemas de cultivo convencionais, como a sucessão soja/milho, amplamente utilizados no Cerrado. Com isso ainda existem perguntas a serem elucidadas nos sistemas integrados, em especial a capacidade do gado suplementado em aportar nutrientes para o solo via fezes e urina quando comparado a sistema de integrados no qual o componente animal não é utilizado, ficando a pastagem apenas como cobertura do solo. Com isso objetivou-se avaliar a qualidade química e física do solo após a terminação a pasto de bovinos suplementados a pasto juntamente com a ciclagem de nutrientes via pastagem. O experimento está sendo conduzido na área experimental pertencente à Embrapa Agrossilvipastoril, na cidade de Sinop.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Onã da Silva Freddi - Coordenador / Dalton Henrique Pereira - Integrante / EDUARDO DA SILVA MATO - Integrante / Joaquim Pedro de Lima - Integrante / Giovani Catapan - Integrante / ADRIEL RAFAEL RIGOTTI - Integrante / ANDRESSA ALVES OSORIO - Integrante / JONATAS IRINEU MUSSKOPF - Integrante / Gean Gilberto Rauch - Integrante.

  • 2015 - 2018

    Propriedades físicas e IHO de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob sistemas de integração lavoura-pecuária e cultivo convencional, Descrição: A sucessão soja/milho é praticada pela grande maioria dos produtores, sendo restrita a substituição da cultura do milho por culturas como feijão ou girassol na safrinha. Nesta situação, o uso de sementes de capim misturadas ao fertilizante do milho, servindo para a formação de pasto e palha, conhecido como integração lavoura-pecuária (ILP), ainda é pouco praticado pelos produtores. Os entraves para a maior adoção deste sistema estão a falta de habilidade do agricultor em trabalhar com animais, as grandes áreas cultivadas entre 2,0; 5,0 a 10,0 mil hectares ou até maiores, que na sua maioria não possuem cercas e infraestrutura para criação e engorda de animais e a própria falta de animais para pastejar, já que a quase totalidade das áreas abertas na região são destinadas a lavouras. A nove anos atrás, pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão iniciaram na região estudos buscando incentivar e melhor entender o comportamento do ILP, em uma propriedade localizada no município de Querência ? MT. Uma vez que o efeito das alterações nos atributos físico-químicos do solo e a correlação destas com a variabilidade espacial da produtividade das culturas, provocada por diferentes preparos do solo, principalmente quando se trabalha em sistemas de integração lavoura-pecuária, ainda não estão bem definidos. São poucas as informações para os solos do Mato Grosso sobre níveis limitantes de resistência do solo à penetração, densidade do solo e IHO em ILP. Para que os sistemas integrados sejam adotados em escala, a realização de pesquisas nas áreas já instaladas e a demonstração de resultados práticos aos produtores por meio de dias de campo, palestras e publicações são indispensáveis para que os mesmos sejam incentivados e os sistemas ganhem âmbito de áreas comerciais. Neste contexto, estudar a variabilidade espacial, a dinâmica e a distribuição das propriedades físicas do solo e do IHO em sistemas complexos como a ILP será uma oportunidade única e de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável da região, informações estas ainda incipientes para o estado de Mato Grosso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Onã da Silva Freddi - Coordenador / Flávio Jesus Wruck - Integrante / Fabiano André Petter - Integrante / Marcos Euzébio Nunes - Integrante / RENAN FRANCISCO RIMOLDI TAVANTI - Integrante / Guilherme Camargo Oliveira - Integrante / Matheus Zulato de Borba - Integrante / Vinicius Marchioro - Integrante / Matheus Bortolanza Soares - Integrante / Marcos Vinicios Costa - Integrante / Gean Gilberto Rauch - Integrante.

  • 2013 - 2015

    QUALIDADE DO SOLO E DESEMPENHO AGRONÔMICO DA SOJA À APLICAÇÃO DE BIOCHAR NO CERRADO BRASILEIRO, Descrição: Em solos de regiões tropicais onde a perda de matéria orgânica já é grande, em função de alta atividade dos microrganismos, se torna ainda maior com o manejo inadequado ou por falta de uma tecnologia que potencialize a permanência do carbono no solo, mantendo os teores de matéria orgânica em níveis adequados, proporcionando melhoras nos atributos químicos, físicos e biológicos do solo e contribuindo para a redução da emissão de CO2 para a atmosfera. O biochar devido sua estrutura aromática é uma forma de carbono altamente estável no solo, que pode contribuir para a mitigação de gases de efeito estufa, como CO2 e N2O, atuar como condicionador de solo, melhorando os atributos do solo em função de suas características físico-químicas, proporcionando aumento de produtividade seja em função da melhora dos atributos do solo ou através de um possível efeito eletrofisiológico. Alguns trabalhos evidenciam o potencial do biochar como condicionador de solo, aumentando a fertilidade e a eficiência no uso dos nutrientes e consequentemente maximizando a produtividade de culturas como soja e arroz, além de contribuir para a redução na emissão de gases como o N2O. Todavia, apesar de sua utilização ser uma técnica milenar, seus efeitos científicos ainda foram poucos elucidados, e ao passo que aumenta a demanda por tecnologias visando a manutenção do carbono fixado ao solo e/ou redução das emissões de gases de efeito estufa, o conhecimento sobre o comportamento do biochar no solo passa a ganhar importância primordial. Nesse sentido a qualidade do solo que deve ser avaliado considerando-se os atributos químicos, físicos e biológicos do solo deve ser avaliada a médio e longo prazo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Onã da Silva Freddi - Integrante / Fabiano André Petter - Coordenador / Leandro Pereira Pacheco - Integrante / Larissa Borges de Lima - Integrante / Ben Hur Marimon - Integrante / Beata Emoke Madari - Integrante / Cícero Célio de Figueiredo - Integrante / Marcos Euzébio Nunes - Integrante / Guilherme Camargo Oliveira - Integrante / Matheus Zulato de Borba - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2018

    SISTEMAS INTEGRADOS NO NORTE DE MATO GROSSO E INDICADORES FÍSICOS, QUÍMICOS E BIOLÓGICOS DO SOLO, Descrição: O estudo tem por objetivo acompanhar a evolução e desenvolver indicadores físicos, químicos e biológicos da qualidade do solo e do estoque de carbono no solo em dois sistemas - integração lavoura pecuária (ILP) e integração lavoura pecuária floresta (ILPF), no Norte do Estado de Mato Grosso e quantificar o potencial de recuperação do solo propiciado por estes sistemas, através de um estudo com alto grau de detalhamento dos processos controladores da fertilidade química, da compactação, do índice de degradação do solo, das perda de solo e água e da dinâmica de carbono no solo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Onã da Silva Freddi - Integrante / Frederico Terra de Almeida - Integrante / Anderson Lange - Coordenador / Flávio Jesus Wruck - Integrante / DANIELE CRISTINA COSTA SABINO - Integrante / Daniela Tiago da Silva Campos - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2018

    ATRIBUTOS QUIMICOS E FISICOS DO SOLO NA INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA EM NOVA CANAÃ DO NORTE - MT, Descrição: O estudo tem por objetivo acompanhar a evolução e desenvolver indicadores físicos e químicos do solo e do estoque de carbono no solo em integração lavoura pecuária floresta (ILPF), no Norte do Estado de Mato Grosso e quantificar o potencial de recuperação do solo propiciado por estes sistemas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Onã da Silva Freddi - Integrante / Anderson Lange - Coordenador / Flávio Jesus Wruck - Integrante / WELLINGTON DE AZAMBUJA MAGALHAES - Integrante / DANIELE CRISTINA COSTA SABINO - Integrante.

  • 2012 - 2017

    Propriedades físico-químicas de um Latossolo Vermelho-Amarelo cultivado com arroz em sistema de intregração lavoura-pecuária, Descrição: A sucessão soja/milho é praticada pela grande maioria dos produtores, sendo restrita a substituição da cultura do milho por culturas como feijão ou girassol na safrinha. Nesta situação, o uso de sementes de capim misturadas ao fertilizante do milho, servindo para a formação de pasto e palha, conhecido como ILP, ainda é pouco praticado pelos produtores. Os entraves para a maior adoção deste sistema estão a falta de habilidade do agricultor em trabalhar com animais, as grandes áreas cultivadas entre 2,0; 5,0 a 10,0 mil hectares ou até maiores, que na sua maioria não possuem cercas e infraestrutura para criação e engorda de animais e a própria falta de animais para pastejar, já que a quase totalidade das áreas abertas na região são destinadas a lavouras. A cerca de sete anos atrás, pesquisadores da Embrapa Arroz e Feijão iniciaram na região estudos buscando incentivar e melhor entender o comportamento do ILP, em uma propriedade localizada no município de Santa Carmem ? MT, mantendo lavoura em 60% da área (arroz, soja, milho e outras) e pastagem nos outros 40%, rotacionando-as. Os resultados já demonstram diversos benefícios, entre eles, a melhoria na taxa de lotação animal, o aumento do estoque de carbono no solo (CARVALHO, 2010), este último influenciando diretamente todos os atributos físicos, químicos e biológicos do sistema. Uma vez que o efeito das alterações nos atributos físico-químicos do solo e a correlação destas com a variabilidade espacial da produtividade das culturas, provocada por diferentes preparos do solo, principalmente quando se trabalha em sistemas de integração lavoura-pecuária, ainda não estão bem definidos. São poucas as informações para os solos do Norte do Mato Grosso sobre níveis limitantes de resistência do solo à penetração, estabilidade de agregados e densidade do solo e sua relação com a variabilidade espacial da produtividade do arroz em ILP. Para que os sistemas integrados sejam adotados em escala, a realização de pesquisas nas áreas já instaladas e a demonstração de resultados práticos aos produtores por meio de dias de campo, palestras e publicações são indispensáveis para que os mesmos sejam incentivados e os sistemas ganhem âmbito de áreas comerciais. Neste contexto, estudar a variabilidade, a dinâmica e a distribuição dos nutrientes, assim como as condições estruturais do solo em sistemas complexos como a ILP, e a introdução da cultura do arroz em plantio direto nestes sistemas que ainda são escassos na região Norte Mato-grossense, será uma oportunidade única e de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável da região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Onã da Silva Freddi - Coordenador / Rodrigo Gonçalvez Trevisan - Integrante / Gabriel Casagrande Torres - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2014

    ATRIBUTOS FÍSICOS DE UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO SOB DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO NA TRANSIÇÃO CERRADO-AMAZÔNIA, Descrição: Na busca pela conservação dos recursos naturais, recuperação de áreas degradadas e do aumento da produtividade dos sistemas agrícolas, algumas tecnologias tem ganhado destaque, como o sistema de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Dessa forma é de grande importância o conhecimento sobre os diferentes aspectos desse sistema e o comparativo com outras práticas de cultivo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as propriedades físicas e a matéria orgânica em diferentes classes de agregados submetidos a diferentes sistemas de manejo. O experimento foi realizado no campo experimental da Embrapa Agrossilvipastoril, no município de Sinop, estado de Mato Grosso. O solo no local do experimento é classificado como Latossolo Vermelho-Amarelo, com textura argilosa com horizonte A moderado, apresentando relevo suave ondulado de 0 a 8 % de declive. Foram considerados como tratamentos os solos submetidos aos seguintes sistemas de manejo: integração lavoura-pecuária-floresta, onde foram avaliadas as áreas de soja (ILPF soja) e de eucalipto (ILPF eucalipto); pastagem com Brachiaria brizantha; eucalipto em cultivo monoespecífico, e fragmento florestal nativo (FFN) como área de referência. As profundidades amostradas foram 0-0,05 m; 0,05-0,10 m; 0,10-0,20 m. Foram avaliados os efeitos dos tratamentos sobre a macroporosidade (Macro), microporosidade (Micro), porosidade total (PT), densidade aparente (Ds), resistência do solo a penetração (RP), diâmetro médio ponderado (DMP), diâmetro médio geométrico (DMG) índice de estabilidade de agregados (IEA), porcentagem de agregados maiores que 2 mm (>2 mm) e o teor de matéria orgânica em classes de agregados nas diferentes profundidades. O solo do FFN apresentou maior macroporosidade, porosidade total e menor microporosidade, densidade e resistência à penetração, quando comparado com os solos das áreas cultivadas. Quanto à agregação, o solo da FFN também apresentou as maiores médias. A pastagem por sua vez apresentou DMP, DMG, IEA e >2 mm maiores que o ILPF, porém apresentou maior RP. O ILPF eucalipto apresentou agregados maiores de 2 mm maior que o ILPF soja. Verificou-se redução da agregação do solo de todos os tratamentos em função da profundidade. Os teores de MO nos diferentes diâmetros de agregados foram maiores na camada superficial em relação as demais profundidades. O efeito de cultivo reduziu os teores de MO em quase todos os diâmetros de agregados da primeira camada em relação à FFN. Houve correlação positiva entre os teores de MO dos agregados e Macro, PT, DMP, DMG, IEA, >2 mm e correlação negativa com a Micro, Ds e RP. Conclui-se que os atributos físicos do solo foram alterados pelo manejo com diminuições na macroporosidade e na porosidade total, aumentos na densidade do solo, resistência do solo à penetração e redução dos teores de MO dos agregados. Palavras-chave: Conservação do solo, ILPF, manejo do solo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Onã da Silva Freddi - Coordenador / RENATO DE ARAGAO RIBEIRO RODRIGUES - Integrante / GERONIMO RICARDO SAUER - Integrante / EDUARDO DA SILVA MATOS - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Propriedades físico-químicas de um latossolo vermelho-amarelo cultivado com arroz em sistema de intregração lavoura-pecuária., Descrição: Uma vez que o efeito das alterações nos atributos físicos do solo e a correlação destas com a variabilidade espacial da produtividade das culturas, provocada por diferentes preparos do solo, principalmente quando se trabalha em sistemas de integração lavoura-pecuária, ainda não estão bem definidos. São poucas as informações para os solos do Norte do Mato Grosso sobre níveis limitantes de resistência do solo à penetração, estabilidade de agregados e densidade do solo e sua relação com a variabilidade espacial da produtividade do arroz em condições de campo, o objetivo do trabalho será estudar a distribuição espacial dos atributos ligados à qualidade do solo e a correlação destas propriedades com a distribuição espacial da produtividade do arroz em sistema de semeadura direta no Norte do Estado de Mato Grosso. Analisar a variabilidade espacial da resistência do solo a penetração, estabilidade de agregados, macroporosidade, microporosidade, densidade do solo, pH, grau de floculação e da produtividade do arroz. Definir as correlações lineares e espaciais entre a produtividade do arroz com os atributos do solo avaliado. Investigar, entre os atributos do solo, aquele que melhor explique a variabilidade da produtividade do arroz; e Utilizar os atributos que melhor explicam a produtividade do arroz e as formas de manejo que resultam nas maiores produtividades para realizar recomendações de manejos de solo adequados à cultura.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Onã da Silva Freddi - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    VARIABILIDADE ESPACIAL DA GRANULOMETRIA DO SOLO E PRODUTIVIDADE DA SOJA SOB PLANTIO DIRETO, Descrição: A compreensão e a quantificação do impacto do uso e manejo do solo na sua qualidade físico-química são fundamentais no desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis. O objetivo será estudar a distribuição espacial da textura do solo e da produtividade da soja em sistema de semeadura direta no Norte do Estado de Mato Grosso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Onã da Silva Freddi - Coordenador / Frederico Terra de Almeida - Integrante / Anderson Lange - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Nitrogênio na cultura do feijoeiro comum no Norte do Estado de Mato Grosso, Descrição: Avaliar possibilidades de fornecimento do nitrogênio na cultura do feijoeiro comum por meio da adubação mineral e uso de inoculantes para fixação biológica de nitrogênio no Norte do Estado de Mato Grosso no cultivo denominado safrinha assim como na época.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Onã da Silva Freddi - Integrante / Anderson Lange - Coordenador / Flávia Barbosa Silva Botelho - Integrante / Kelte Resende Arantes - Integrante.

  • 2010 - 2012

    VARIABILIDADE DA PRODUTIVIDADE DA SOJA EM FUNÇÃO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO, Descrição: A compreensão e a quantificação do impacto do uso e manejo do solo na sua qualidade físico-química são fundamentais no desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis. O objetivo será estudar a distribuição espacial das propriedades físicas do solo e da produtividade da soja em sistema de semeadura direta no Norte do Estado de Mato Grosso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Onã da Silva Freddi - Coordenador / Frederico Terra de Almeida - Integrante / Carlos Cesar Breda - Integrante.

  • 2009 - 2017

    PROJETO DA UNIDADE DE REFERÊNCIA TECNOLÓGICA (URT) DA iLPF, Descrição: A estratégia, fundamentada na integração lavoura-pecuária-floresta, na rotação de culturas, na sucessão cultura anual-forrageira anual e nos consórcios (Sistema Santa Fé e floresta-forrageiras), consiste desenvolver em cada módulo, um sistema de produção agrossilvopastoril sustentável e compará-lo aos sistemas tradicionais de lavoura, pecuária e silvicultura mais utilizados na região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Onã da Silva Freddi - Integrante / Frederico Terra de Almeida - Integrante / Anderson Lange - Coordenador / Flávio Jesus Wruck - Integrante.

  • 2009 - 2011

    Erosão hídrica, infiltração de água e rugosidade superficial do solo em diferentes sistemas de manejo, sob chuva simulada, nos biomas Paraná, Pantanal e Amazônia, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Onã da Silva Freddi - Integrante / Frederico Terra de Almeida - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2002

Menção Honrosa pela primeira colocação no Exame Nacional de Cursos - Provão 2001, do Curso de Agronomia da UNESP/FEIS, .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Mato Grosso, Instituo de Ciências Agrárias e Ambientais. , Av. Alexandre Ferronato, 1200, Setor Industrial, 78550000 - Sinop, MT - Brasil, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - 2008

    UNESP - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Pós-Doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Projeto: "COMPACTAÇÃO DO SOLO E PRODUÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO EM LATOSSOLO VERMELHO". Supervisor: Dr. José Frederico Centurion - FCAV/UNESP

  • 1999 - 2000

    Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 13

    Atividades

    • 12/1999 - 02/2000

      Estágios , Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, .,Estágio realizado, Estágio em Entomologia Agrícola - Controle Químico de Pragas.

  • 2008 - Atual

    Universidade Federal de Mato Grosso

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 12/2011

      Ensino, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Física do Solo

    • 11/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituo de Ciências Agrárias e Ambientais, .,Linhas de pesquisa

    • 11/2008

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Ciência do Solo

    • 11/2008

      Ensino, Engenharia Agrícola e Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Ciência do Solo

    • 11/2008

      Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas