Ana Larissa de Morais

Cursando o 8º semestre de Licenciatura em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, Campus Matão. Possui graduação em Tecnologia em Biocombustíveis pela mesma instituição (2013). Atualmente participa do projeto de Iniciação Científica do IFSP (PIBIFSP) relacionado ao gênero textual artigo de divulgação científica no ensino de Química.

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Licenciatura em Química

2015 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis

2010 - 2013

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Título: Caracterização da Identidade e Controle da Qualidade de Óleo Vegetal, Matéria-Prima para Produção de Biodiesel
Orientador: Danilo Luiz Flumignan
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante interrompido em 2010 em Técnico em Química

2010 - Interrompido

E. M. Adelino Bordignon
Ano de interrupção: 2010

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática

2009 - 2010

ETEC SYLVIO DE MATTOS CARVALHO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Planejamento Fatorial aplicado à Síntese de Biodiesel. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, IFSP, Brasil.

2010 - 2010

As Atividades de um Profissional de Química Inseri. (Carga horária: 20h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Tecnologia em Biocombustíveis.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia. 2016. (Congresso).

3º Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSP. Caracterização da Identidade e Controle da Qualidade de Óleo Vegetal, matéria-prima para a produção de biodiesel. 2012. (Congresso).

5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. Caracterização da Identidade e Controle da Qualidade de Óleo Vegetal, Matéria-Prima para Produção de Biodiesel. 2012. (Congresso).

VI Workshop Agroenergia: matérias primas.Caracterização da Identidade e Controle da Qualidade de Óleo Vegetal, matéria-prima para a produção de biodiesel. 2012. (Outra).

2° Workshop de Negócios e Inovação Tecnológica.Determinação automática da densidade, viscosidade dinâmica e cinemática em biodiesel. 2011. (Outra).

40ª Semana da Química. 2010. (Outra).

4º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 7º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Danilo Luiz Flumignan

FLUMIGNAN, D. L.; Sousa, D.A.; Rizzatto, M.L.. Caracterização da Identidade e Controle da Qualdade de Óleo Vegetal, Matéria-Prima para Produção de Biodiesel. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis) - Instituto Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Aliana Lopes Câmara

O gênero textual artigo de divulgação científica no ensino de Química; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Instituto Federal de Sergipe; Orientador: Aliana Lopes Câmara;

Danilo Luiz Flumignan

Caracterização da Identidade e Controle da Qualdade de Óleo Vegetal, Matéria-Prima para Produção de Biodiesel; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis) - Instituto Federal de São Paulo, IFSP Institucional; Orientador: Danilo Luiz Flumignan;

Danilo Luiz Flumignan

Caracterização da Identidade e Controle da Qualdade de Óleo Vegetal, Matéria-Prima para Produção de Biodiesel; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Tecnologia em Biocombustíveis) - Instituto Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Danilo Luiz Flumignan;

Danilo Luiz Flumignan

Estágio Profissional Curricular Supervisionado do Curso de Tecnologia em Biocombustíveis no Empresa Nova Analítica Importação e Exportação Ltda; 2013; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Biocombustíveis) - Instituto Federal de São Paulo; Orientador: Danilo Luiz Flumignan;

Vanessa Cristina Gonçalves Camillo

Estagio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Química; 2017; Orientação de outra natureza - EE José Inocêncio da Costa; Orientador: Vanessa Cristina Gonçalves Camillo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MORAIS, A. L. ; CESTARI, A. ; CHRISTIANI, G. ; FLUMIGNAN, D. L. . 5º Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    O gênero textual artigo de divulgação científica no ensino de Química, Descrição: Este projeto investiga os artigos de divulgação científica da área da Química, publicados na revista Ciência Hoje no ano de 2016, com o objetivo de determinar as características que definem esse gênero textual, considerando os critérios de análise arrolados em Bronckart (1999), Zamboni (2001) e Fraga e Rosa (2015). Além disso, pretende-se propor uma sequência didática (doravante SD) para o ensino de conteúdos da Química, considerando os pressupostos teóricos de Schneuwly e Dolz (2004) e Marcuschi (2008). Dessa forma, será possível contextualizar os conteúdos da Química, tidos tradicionalmente como difíceis pelos estudantes, fornecendo material didático de apoio aos professores do Ensino Médio.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2011 - 2012

    Caracterização da Identidade e Controle da Qualidade de Óleo Vegetal, Matéria-Prima para Produção de Biodiesel, Descrição: A avaliação das propriedades químicas e físicas dos óleos utilizados como matéria-prima para a produção de biodiesel é de grande importância para a obtenção de um biodiesel de qualidade destinado a fins combustíveis. O objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades físico-químicas (índice de acidez, índice de peróxidos, matéria insaponificável, densidade relativa, índice de refração, índice de saponificação e índice de iodo) em diversos óleos vegetais refinados (óleo de soja, canola, milho, girassol, óleo de crambe bruto, óleo de pinhão manso degomado e óleo de gordura residual).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ana Larissa de Morais - Integrante / Danilo Luiz Flumignan - Coordenador.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2012

Instituto Federal de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Tecnológica, Regime: Dedicação exclusiva.

2011 - 2011

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Química, Carga horária: 15, Regime: Dedicação exclusiva.