MARCELA OPENHEIMER PEREIRA

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Mestra em Educação em Ciências com bolsa CAPES pela UNIFEI. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Programa de Estágio Docente (PED) da Faculdade de Educação da UNICAMP. Temas de pesquisa: Formação docente, Ensino de Ciências, Ensino de Química e Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

Informações coletadas do Lattes em 20/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática

2024 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Crenças de autoeficácia de professores de Ciências da Natureza: um estudo na formação inicial e continuada
Marcelo Alves Barros.

Mestrado em Educação em Ciências

2021 - 2022

Universidade Federal de Itajubá
Título: Ensino de Química na perspectiva inclusiva: um mapeamento nos Programas de Pós-Graduação da área de "Ensino", Ano de Obtenção: 2023
Profa. Dra. Denise Pereira de Alcântara Ferraz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação docente.

Graduação em Licenciatura em Química

2017 - 2020

Universidade Federal de Itajubá
Título: Concepções de docentes do Ensino Superior sobre a educação inclusiva de alunos com deficiência
Orientador: Prof. Dr. Evandro Fortes Rozentalski

Formação complementar

2024 - 2024

I Curso de Outono em Escrita Científica. (Carga horária: 6h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2021 - 2021

Curso de Atualização DIÁLOGOS ENTRE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2019 - 2019

Anatomia da Aprendizagem: A neurociência na formação de professores. (Carga horária: 4h). , Universidade de Uberaba, UNIUBE, Brasil.

2018 - 2018

Libras Básico I. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

2017 - 2017

Química Forense. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação docente.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação continuada.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Inclusiva.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

Organização de eventos

OPENHEIMER, M. . XIII Seminário Interno. 2024. (Outro).

OPENHEIMER, M. ; SILVA, J. R. N. . I Jornada Itajubense e Itabirana de Ciência, Tecnologia e Educação. 2022. (Concurso).

OPENHEIMER, M. . III Simpósio Internacional de Educação em Ciências e V Semana das Licenciaturas da Unifei. 2022. (Outro).

OPENHEIMER, M. . V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 2021. (Outro).

OPENHEIMER, M. . III Ciclo de Formação Inclusiva. 2019. (Outro).

OPENHEIMER, M. . V Ciclo de Formação Inclusiva. 2019. (Outro).

OPENHEIMER, M. . I Ciclo de Formação Inclusiva 2018. 2018. (Outro).

OPENHEIMER, M. . Setembro Inclusivo. 2018. (Congresso).

OPENHEIMER, M. . Seminário de Inclusão. 2018. (Outro).

RODRIGUES, P. A. A. ; OPENHEIMER, M. . Libras Básico I. 2018. (Outro).

OPENHEIMER, M. ; SILVA, J. R. N. . I Jornada Itajubense e Itabirana de Ciência, Tecnologia e Educação. 2022. (Concurso).

Participação em eventos

I Seminário de Integração da Pós-Graduação da FE: Políticas e Potências da/na Pós-Graduação em Educação. 2024. (Seminário).

Pesquisar em Educação com Paulo Freire. 2024. (Outra).

VII Seminário de Educação Brasileira. 2024. (Seminário).

XI Enfoco - Encontro de Formação de Professores da Área de Ciências I Diálogos sobre Educação em Ciências e Educação Ambiental: explorando caminhos entre as pesquisas, as escolas e outros espaços formativos. 2024. (Encontro).

1 Encontro Sul-Mineiro em História, Filosofia e Ensino de Ciências. 2022. (Encontro).

III Simpósio Internacional de Educação em Ciências e V Semana das Licenciaturas da Unifei.Educação inclusiva na prática: relato de docentes do Ensino Superior sobre o trabalho com alunos com deficiência. 2022. (Simpósio).

III Simpósio Internacional de Educação em Ciências e V Semana das Licenciaturas da Unifei.Ensino de química na perspectiva inclusiva: um mapeamento nos Programas de Pós-Graduação da área 46. 2022. (Simpósio).

III Simpósio On-line de Educação. 2022. (Simpósio).

I Jornada Itajubense e Itabirana de Ciência, Tecnologia e Educação.Avaliador. 2022. (Outra).

Simpósio Estadual de Neurociência, Avaliação e Ensino Estruturado em Educação Especial,. 2022. (Simpósio).

2° Congresso de Transtornos de Aprendizagem e Comportamento para uma Educação Inclusiva. 2021. (Congresso).

A Inclusão Escolar e o Plano Educacional Individualizado (PEI): Educação Especial em Pauta. 2021. (Encontro).

Ciclo de Pesquisas e Práticas sobre Coensino. 2021. (Simpósio).

V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 2021. (Outra).

VI Simpósio Mineiro de Educação Química. 2021. (Simpósio).

Ciclo de Seminários do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores ? GEIFOP. 2020. (Seminário).

III Ciclo de Formação Inclusiva. 2019. (Outra).

II Simpósio Internacional de Educação em Ciências, IV Semana das Licenciaturas da Unifei e II Seminário de Avaliação Pibid e Residência Pedagógica.Concepções docentes sobre a educação inclusiva de alunos com deficiência. 2019. (Simpósio).

V Ciclo de Formação Inclusiva. 2019. (Outra).

XXXIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química. Ensino inclusivo de alunos com deficiência: noções de professores de uma Universidade Federal. 2019. (Congresso).

I Ciclo de Formação Inclusiva 2018. 2018. (Outra).

I Simpósio Internacional de Educação em Ciências e III Semana das Licenciaturas da Unifei. 2018. (Simpósio).

Setembro Inclusivo. 2018. (Congresso).

VI Encontro do Observatório Internacional, Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. A perspectiva dos professores de química e matemática da UNIFEI quanto à inclusão educacional dos alunos com deficiência. 2018. (Congresso).

VII Encontro Nacional das Licenciaturas. A importância do uso de metodologias diferenciadas para um ensino de ciências inclusivo. 2018. (Congresso).

VI Seminário de Inclusão. 2018. (Seminário).

XXXI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química. 2017. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Rafaela Helena Freire Vieira

ROZENTALSKI, E. F.;OPENHEIMER, M.; SALES, Ana Carolina. A formação de professores sob a perspectiva da Educação Inclusiva: uma análise de cursos de licenciatura em Química de Minas Gerais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Itajubá.

OPENHEIMER, M.; SILVA, J. R. N.. I Jornada Itajubense e Itabirana de Ciência, Tecnologia e Educação. 2022. Universidade Federal de Itajubá.

Produções bibliográficas

  • OPENHEIMER, M. ; NOGUEIRA, A. A. ; ROZENTALSKI, E. F. ; SIQUEIRA, C. ; RIBEIRO, D. ; MUNIZ, L. A. . Uma proposta investigativa para a identificação de ácidos e bases no cotidiano.. Química Nova na Escola (online) , v. 46, p. 1, 2024.

  • OPENHEIMER, M. ; RODRIGUES, P. A. A. . A perspectiva dos professores de química e matemática de uma universidade federal quanto à inclusão educacional dos alunos com deficiência no ensino superior. POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL (ONLINE) , v. 23, p. 856-876, 2019.

  • OPENHEIMER, M. ; ROZENTALSKI, E. F. ; RODRIGUES, P. A. A. . Educação Inclusiva na prática: relato de docentes do Ensino Superior sobre o trabalho com alunos com deficiência. In: III Simpósio Internacional de Educação em Ciências e V Semana das Licenciaturas da Unifei, 2022, Itajubá. Educação em Ciências e tempo de esperanças: desafios para o futuro, 2022.

  • OPENHEIMER, M. ; FERRAZ, D. P. A. . Ensino de química na perspectiva inclusiva: um mapeamento nos Programas de Pós-Graduação da área 46. In: III Simpósio Internacional de Educação em Ciências e V Semana das Licenciaturas da Unifei, 2022, Itajubá. Educação em Ciências e tempo de esperanças: desafios para o futuro, 2022.

  • XAVIER, M. F. ; OPENHEIMER, M. ; RODRIGUES, P. A. A. . A importância do uso de metodologias diferenciadas para um ensino de ciências inclusivo. In: VII Encontro Nacional das Licenciaturas, 2018, Fortaleza - CE. Anais ENALIC. Campina Grande: Realize Eventos e Editora, 2018. v. 1.

  • OPENHEIMER, M. ; FERRAZ, D. P. A. . Ensino de química na perspectiva inclusiva: um mapeamento nos Programas de Pós-Graduação da área de 'Ensino'. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA , 2024.

  • OPENHEIMER, M. ; FERRAZ, D. P. A. . Ensino de química na perspectiva inclusiva: um mapeamento nos Programas de Pós-Graduação da área 46. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OPENHEIMER, M. ; ROZENTALSKI, E. F. ; RODRIGUES, P. A. A. . Educação Inclusiva na prática: relato de docentes do Ensino Superior sobre o trabalho com alunos com deficiência. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OPENHEIMER, M. ; RODRIGUES, P. A. A. . Concepções docentes sobre a educação inclusiva de alunos com deficiência. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OPENHEIMER, M. ; RODRIGUES, P. A. A. . Ensino inclusivo de alunos com deficiência: noções de professores de uma Universidade Federal. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OPENHEIMER, M. ; RODRIGUES, P. A. A. . A perspectiva dos professores de química e de matemática da Unifei quanto à inclusão educacional dos alunos com deficiencia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • XAVIER, M. F. ; OPENHEIMER, M. ; RUAS, P. A. A. R. . A importância do uso de metodologias diferenciadas para um ensino de ciências inclusivo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OPENHEIMER, M. . Ensino Remoto de alunos com deficiência na pandemia: cenário que ampliou as desigualdades sociais. Juiz de Fora: Instituto Sua Ciência, 2021 (Coluna para Instituto Sua Ciência).

Outras produções

OPENHEIMER, M. . Parecer de Artigo Científico para a Revista Educação, Artes e Inclusão. 2023.

OPENHEIMER, M. . E-Portfólio Openheimer. 2019; Tema: Portfólio elaborado para a disciplina de Tecnologias Educacionais, com o objetivo de compilar experiências adquiridas dentro e fora da sala de aula.. (Rede social).

OPENHEIMER, M. . Formação em entrevista, transcrição e análise para artigos.. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OPENHEIMER, M. ; NOTARO, B. L. . Processos químicos. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pranchas de comunicação).

OPENHEIMER, M. ; NOTARO, B. L. . Conceitos de química 1. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pranchas de comunicação).

OPENHEIMER, M. ; NOTARO, B. L. . Conceitos de química 2. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pranchas de comunicação).

OPENHEIMER, M. ; NOTARO, B. L. . Conceitos de química 3. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pranchas de comunicação).

OPENHEIMER, M. ; NOTARO, B. L. . Estados Físicos. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Pranchas de comunicação).

OPENHEIMER, M. ; FREITAS, A. G. ; NOTARO, B. L. ; GUIMARAES, M. L. C. . Micheletti. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Aplicativo Educacional).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2023

    Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Tecnologias, Educação em Ciências e Inclusão, Descrição: Foco no desenvolvimento de pesquisas em educação em ciências, tecnologias educacionais e inclusivas, e outras temáticas a respeito da educação inclusiva do público-alvo da educação especial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcela Openheimer Pereira - Integrante / Eliane Matesco Cristovão - Integrante / Denise Pereira de Alcântara Ferraz - Coordenador.

  • 2018 - 2022

    Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão - NEFTI, Descrição: O Grupo NEFTI foi criado em 2014, pela Profa. Dra. Paloma Rodrigues e é constituído por alunos de graduação da UNIFEI, professores e alunos da rede pública que tomam por desafio a reflexão sobre a Inclusão Educacional, a Formação de Professores e a Tecnologia Educacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcela Openheimer Pereira - Integrante / Paloma Alinne Alves Rodrigues - Coordenador / Glaucilene Patrícia Valentim de Almeida - Integrante / Joana d'Arc Campos Lopes Pereira - Integrante / Evandro Fortes Rozentalski - Integrante.

  • 2018 - 2018

    A perspectiva dos professores de química e matemática de uma universidade federal quanto à inclusão educacional dos alunos com deficiência no Ensino Superior, Descrição: Nota-se práticas excludentes por parte dos professores no Ensino Superior a respeito da inclusão de alunos com deficiência. Assim, este trabalho objetivou analisar a perspectiva dos professores dos cursos de Licenciatura em Química e Matemática de uma Universidade Federal situada no Sul de Minas Gerais sobre a temática inclusiva. O tipo da pesquisa realizada é o estudo de caso. Efetuou-se uma entrevista semi-estruturada e realizou-se uma Análise de Conteúdo. Constatou-se que há uma defasagem na formação inicial desses professores sobre a perspectiva inclusiva e que existe a necessidade de uma formação continuada sobre o tema devido ao desconhecimento sobre o mesmo, para que assim, seja possível alcançar o ensino-aprendizagem dos graduandos com deficiência.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcela Openheimer Pereira - Integrante / Paloma Alinne Alves Rodrigues - Coordenador., Financiador(es): Universidade Federal de Itajubá - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Tutora do curso de Física EAD, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2018

Universidade Federal de Itajubá

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Cientifica do NEI, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Cientifica do Núcleo de Educação Inclusiva - NEI da UNIFEI.

2019 - 2019

Escola Estadual Mário Casassanta

Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Química, Carga horária: 12

2020 - 2020

Curso G9

Vínculo: Estágio Supervisionado, Enquadramento Funcional: Estágio Supervisionado em Química, Carga horária: 12

2023 - 2023

COLEGIO SALESIANO DOM BOSCO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 16

2023 - 2023

Colégio SUCESSO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Efetiva Química, Carga horária: 10

2024 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programa de Estágio Docente (PED), Carga horária: 12