DANIEL DANTAS DO AMARAL RAMOS
Cientista e analista de dados em formação, formado em Engenharia Elétrica (2021) e mestrando em Inteligência Computacional, pela UFPA. Atualmente, estuda e atua com ciência de dados, inteligência artificial, desenvolvimento de software, programação e tópicos correlatos, entregando soluções de dados a seus clientes. Tem experiência em programação , empreendedorismo, gestão de projetos e análise de dados.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-dantas-do-amaral-ramos/
Github: https://github.com/Daniell-Dantas
Informações coletadas do Lattes em 05/02/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Engenharia Elétrica
2021 - Atual
Universidade Federal do Pará
Adriana Rosa Garcez Castro.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Graduação em Engenharia Elétrica
2016 - 2021
Universidade Federal do Pará
Título: SISTEMA INTELIGENTE PARA DIAGNÓSTICO DE FALTAS EM TRANSFORMADORES BASEADO EM ESTRUTURA DE REDES NEURAIS AUTOASSOCIATIVAS EMPILHADAS
Orientador: Adriana Rosa Garcez Castro
Formação complementar
2021 -
Data Scientist with Python. (Carga horária: 250h). , Datacamp, DATACAMP, Estados Unidos.
2022 - 2022
Big Data - Science. (Carga horária: 80h). , Semantix, SEMANTIX, Brasil.
2021 - 2021
Formação Data Science. (Carga horária: 120h). , Alura, ALURA, Brasil.
2021 - 2021
Database Design and Basic SQL in PostgreSQL. (Carga horária: 20h). , University of Michigan, UMICH, Estados Unidos.
2021 - 2021
How Google Does Machine Learning. (Carga horária: 20h). , Google Inc., Google, Estados Unidos.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Libras
Compreende Pouco, Fala Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Probabilidade e Estatística / Subárea: Ciência de dados.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica.
Produções bibliográficas
-
SILVA, G. B. S. ; RAMOS, D. D. A. ; OLIVEIRA COSTA, T. ; GALHARDO, Marcos A. B ; PINHO, J. T ; MACÊDO, Wilson N . AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS DE BOMBEAMENTO POR MEIO DE UM SIMULADOR DE ALTURAS MANOMÉTRICAS. In: Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2020, Fortaleza, CE. Anais CBENS 2020, 2020.
-
RAMOS, D. D. A. . Economia colaborativa no terceiro setor. In: II SIMPÓSIO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL ENACTUS BRASIL, 2017, Rio de Janeiro. SNESEB, 2017.
-
RAMOS, D. D. A. . Apresentador do Time Enactus UFPA no ENEB (Evento Nacional Enactus Brasil). 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Prêmios
2021
2 lugar no projeto final de estágio da Hydro, Albras.
2017
1 Lugar no Desafio Universitário Inove+ 2017, Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da UFPA - Universitec., UNIVERSITEC.
2013
Representante do Pará na X Jornada Espacial, Agência Espacial Brasileira (AEB).
Histórico profissional
Experiência profissional
2019 - 2020
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsista não remunerado, Enquadramento Funcional: Projeto de Extensão
Outras informações:
Projeto de Extensão: Aproximando a UFPA das Escolas de Ensino Médio e Fundamental de Belém através de Aplicações das Energias Renováveis - Ensino e divulgação de conceitos e práticas na área de energias renováveis para escolas de Belém/PA
2019 - 2019
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsista não remunerado, Enquadramento Funcional: Projeto de Extensão
Outras informações:
Ensino da linguagem de programação Scratch para alunos de escolas públicas em Belém/PA com o objetivo de iniciar e criar interesse na vida acadêmica e nos conceitos de programação.
2017 - 2017
Universidade Federal do ParáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Eletrônica Digital
Outras informações:
Monitoriar alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará e ajudar o professor no processo de ensino e aprendizagem.
2017 - 2018
Time Enactus UFPAVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Líder de Gente e Gestão
Outras informações:
A Enactus UFPA é uma organização civil sem fins lucrativos cuja missão é desenvolver líderes que, por meio de ações empreendedoras, sejam capazes de empoderar pessoas para transformar comunidades, melhorando a qualidade de vida e o bem estar social.
Compus o corpo de liderança do Time Enactus UFPA como líder de Gente e Gestão no ciclo 2017 - 2018. Atuei no recrutamento, integração e desenvolvimento dos membros e corpo de liderança.
2016 - 2017
Time Enactus UFPAVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Membro de Captação de recursos
Outras informações:
Responsável por buscar patrocínio, promover ações de arrecadação e gestão financeira do time Enactus UFPA.
2022 - Atual
BranvierVínculo: Sócio - Fluxo, Enquadramento Funcional: Analista de dados | Gestor de produtos
Outras informações:
Fazendo parte do conglomerado Fluxo, desenvolvo as seguintes atividades:
Orientado à entrega de resultados a clientes, combino expertises de gestão de produtos com conhecimentos técnicos e teóricos na área de dados para entregar produtos de software, produtos de dados, analises e dashboards para clients de acordo com sua necessidade.
Gerencio a equipe de desenvolvimento de uma Plataforma de gestão de Obras ? Gero. Como gerente de produto do Gero, adequo as expectativas do time de marketing, negócios e desenvolvimento, traduzindo requisitos mercadológicos para termos técnicos e vice-versa, implementando rotinas de desenvolvimento ágil e performando análise de requisitos.
Estou a frente do desenvolvimento da infraestrutura de dados de um grupo de comunicação na cidade de Belém, implementando pipelines de dados utilizando a GCP (Google Cloud Platform). Além disso, faço análise de requisitos e desenvolvo as tecnologias necessárias para integrar ferramentas de visualização de dados (como Power BI), com as fontes de dados fornecidas por clients.
Desenvolvi palestras sobre letramento de dados para implentar a cultura data driven dentro do grupo de comunicação e assim suas decisões e conhecimento acerca de suas operações serem mais efetivos, reais e rápidos.
2020 - Atual
BranvierVínculo: Sócio Fundador, Enquadramento Funcional: Cientista de dados
Outras informações:
A Branvier oferece desenvolvimento de software (Startup Factory) e serviços de dados. Lá, desenvolvi as seguintes atividades:
Comprometido com o desenvolvimento de aplicativos e soluções de dados que a Startup oferece ao mercado, combino expertises técnicas nas áreas de software, deployment, marketing, vendas, CRM, gestão de pessoas, processos e produtos para entregar softwares e soluções de dados como análises, infraestrutura em cloud e dashboards.
Conduzi a startup através de um processo de aceleração (InovAtiva Brasil), agregando valor e implementando conhecimentos de negócios na startup, apresentando pitch para plateias e rendendo contatos de futuros clientes.
Implementei e treinei a equipe no uso do Software Jira e das rotinas de trabalho ágil, melhorando a produtividade e o acompanhamento de resultados de toda a equipe.
Gerenciei e acompanhei o processo de validação do aplicativo junto ao nosso público alvo, avaliando métricas, respostas e dados da pesquisa para determinar tendências de mercado, adequação do modelo de negócios e realizar os ajustes necessários .
Desenvolvi analises e relatórios nos dados de um grupo de comunicação, entregando insights e recomendações de decisão de prospecção de clientes para a área comercial.
2018 - 2019
Centro acadêmico de Engenharias Elétrica e BiomédicaVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor de comunicação
Outras informações:
O centro acadêmico de engenharia Elétrica e Biomédica tem como missão aproximar o contato entre docentes e discentes e conduzir questões institucionais de interesse mútuo.
Atuei na comunicação com a comunidade acadêmica de estudantes e professores, gerindo mídias sociais e eventos para aproximar e discutir pautas. Nesse período, desenvolvi minhas habilidades de gestão de conflitos, organização e oratória.
Habilidades e tecnologias:
Marketing Digital | Oratória
2019 - 2020
Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas EnergéticasVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio não remunerado
Outras informações:
O GEDAE é um grupo de pesquisa com foco em: Desenvolvimento de tecnologias de baixo custo com o uso de energias renováveis e pesquisas sobre eficiência energética e uso racional, conservação e qualidade de energia.
Lecionei para turmas em escolas de Belém. Juntamente com a equipe de divulgação, participei do projeto de extensão ?Aproximando a UFPA das Escolas de Ensino Médio e Fundamental de Belém através de Aplicações das Energias Renováveis? e levei teoria e experimentos práticos sobre energias renováveis para alunos de escolas.
Conduzi o evento de 25 anos do GEDAE. Atuei como mestre de cerimônias neste evento que reuniu autoridades como os pró-reitores e o reitor da Universidade Federal do Pará.
Habilidades e tecnologias: Arduino | C++ | Excel
2020 - 2021
Albras Alumínio Brasileiro - MatrizVínculo: Estagiário Superior, Enquadramento Funcional: Estagiário
Outras informações:
A Albras (Grupo Hydro) é a maior produtora de alumínio primário no Brasil e desde 1985 alimenta os mercados interno e externo com lingotes de alta pureza.
Estagiário da Área de Energia e utilidades, onde acompanhei os engenheiros da subestação principal nas suas tarefas diárias de manutenção e projetos de engenharia, fundamental para manter a fábrica funcionando com seus devidos suprimentos de eletricidade, óleo, água e ar-comprimido. Atuei em campo e no escritório, gerenciando demandas via SAP, Sharepoint e Pacote Office.
Desenvolvi um software de análise de óleo que auxilia o engenheiro especialista no diagnóstico do estado de saúde dos equipamentos, entregando análises, resultados de testes e visualização de dados para um completo entendimento do cenário. As decisões, que podem significar milhões de reais, ficaram mais rápidas e acertadas. O software ganhou o segundo lugar dentre os melhores projetos de estágio e você pode ver mais sobre ele aqui: https://github.com/Daniell-Dantas/DGA_Manutencao
Implementei um fluxo de automação para registro de dados críticos. Utilizando Power Automate e conhecimentos em programação, automatizei o preenchimento de informações de troca de turnos entre operadores da subestação, tarefa altamente crítica, otimizando o tempo e melhorando a transparência das informações com a gerência.
Otimizei coleta e armazenamento de dados. Utilizando boas práticas de gestão de projetos e equipes, otimizei a rotina de preenchimento de ?Ordens de manutenção? preventivas relacionadas ao equipamento ?Relé?, que passaram a ser digitais em banco de dados compartilhado com todos via Sharepoint.
Habilidades e tecnologias: SAP | Excel | Power Automate | Electron | SQL | JavaScript | HTML | CSS | Visualização de dados
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de DANIEL DANTAS DO AMARAL RAMOS e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?