Fábio Rodrigo Fernandes de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Faculdade Novo Milênio (2009). Cursou Pós Graduação em Engenharia de Controle e Automação pela Faculdade UCL (Incompleto). Pós Graduando em Formação Docência para EaD pelo Centro Técnico Internacional Uninter. Possui experiência em diversas áreas da Engenharia Elétrica tais como Redes de Computador, Sistemas de Comunicação VoIP, e Telecomunicações. Atua tecnicamente desde 2001 como Representante da Multinacional japonesa NEC Possui experiência nas áreas de Automação Industrial, PLC e Controle de Processos. Na área Eduacacional atua desde 2010 no ensino Técnico e Qualificação Profissional. Atua desde 2018 como Tutor Presencial da Uninter nos Polos da Grande Vitória.

Informações coletadas do Lattes em 20/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Engenharia de Controle e Automação

2022 - Atual

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Luiz Alberto Pinto

Especialização em andamento em Engenharia Eletrotécnica

2021 - Atual

Centro Universitário Internacional

Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior

2022 - 2023

Centro Universitário Internacional
Título: .De acordo com nova resolução do CNE, publicada em 06/04/2018, os cursos de Pós-graduação não possuem mais a obrigatoriedade de apresentação e defesa do TCC

Especialização em MBA em Liderança e Coaching

2020 - 2020

Centro Universitário Internacional
Título: .De acordo com nova resolução do CNE, publicada em 06/04/2018, os cursos de Pós-graduação não possuem mais a obrigatoriedade de apresentação e defesa do TCC

Especialização em Gestão de Projetos

2019 - 2020

Centro Universitário Internacional
Título: .De acordo com nova resolução do CNE, publicada em 06/04/2018, os cursos de Pós-graduação não possuem mais a obrigatoriedade de apresentação e defesa do TCC

Especialização em Formação Docência para EaD

2018 - 2019

Centro Universitário Internacional
Título: De acordo com nova resolução do CNE, publicada em 06/04/2018, os cursos de Pós-graduação não possuem mais a obrigatoriedade de apresentação e defesa do TCC

Graduação em Engenharia Elétrica

2002 - 2009

Faculdade Novo Milênio
Título: ESTUDO DE COMUNICAÇÃO DIGITAL PARA CRIAÇÃO DE HARDWARE PARA DETEÇÃO DE ERROS
Orientador: Jan Jensen

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Eletrônica com Ênfase em Telecomunicações

1995 - 1997

Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa

Formação complementar

2023 - 2023

Curso de Power BI. (Carga horária: 12h). , Conselho Regional de Engenharia, Arquitetrua e Gronomia (ES), CREA-ES, Brasil.

2012 - 2012

CCNA 3 - Conceitos Básicos de Switching e Roteamento. (Carga horária: 52h). , Fundação Bradesco, FBRADESCO, Brasil.

2009 - 2009

CCNA2 ? Conceitos Básicos de Roteadores e Roteamento. (Carga horária: 52h). , Fundação Bradesco, FBRADESCO, Brasil.

2008 - 2008

CCNA 1 ? Fundamentos de Redes. (Carga horária: 52h). , Fundação Bradesco, FBRADESCO, Brasil.

2008 - 2008

Workshop Sistemas de TV. (Carga horária: 4h). , Faculdade Novo Milênio, AESEES, Brasil.

2007 - 2007

Cabeamento Estruturado Furukawa. (Carga horária: 40h). , Centro de Treinamento Digital World, DIGITALWORLD, Brasil.

2003 - 2003

Cabeamento Estruturado de Redes. (Carga horária: 16h). , Instituto Online Trainning Center, IOL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Redes de Computador.

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação / Subárea: Automação Industrial.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas de Comunicação VoIP.

Participação em eventos

54ª Jornada Paulista de Radiologia. Segmentação Semântica automatizada de corpos vertebrais lombares em exames de Ressonância Magnética utilizando Deep Learning.. 2024. (Congresso).

54ª Jornada Paulista de Radiologia. Detecção e classificação de patologias da coluna vertebral em exames radiográficos utilizando Deep Learning. 2024. (Congresso).

III Congresso Brasileiro On-line de Ensino Pesquisa e Extensão. Aplicação de Visão Computacional na classificação de patologias da Coluna Vertebral em exames de Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada utilizadno a ede YOLOv8. 2024. (Congresso).

III Congresso Brasileiro On-line de Ensino Pesquisa e Extensão. Segmentação Semântica de corpos vertebrais da coluna lombar em exames de Ressonância Magnética utilizando Visão Computacional. 2024. (Congresso).

III Congresso Brasileiro On-line de Ensino Pesquisa e Extensão. Detecção e Classificação de patologias da coluna vertebral em exames de raios X utilizando rede YOLOv8. 2024. (Congresso).

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, F. R. F. ; PINTO, L. A. ; ALMEIDA, G.M. ; CAVALIERI, D. C. . MRI LUMBAR SPINE SEMANTIC SEGMENTATION USING YOLOv8. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Prêmios

2024

Cum Laudae, Sociedade Paulista de Radiologia.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Telnec Telecomunicações LTDA

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Gerente Técnico, Carga horária: 44

Outras informações:
Instalação, configuração e manutenção de: Sistemas de Telefonia, TDM e IP (Centrais PABX NEC); Interconexão entre centrais através de VoIP; Softswitch (Univerge NEC 3C); Sistemas de Contact Center de pequenos e médio porte (URA, Discadora e Gravador de ligações telefônicas); Sistemas de Tarifação; Troubleshoting e arquitetura de soluções. Análise e suporte para: Firewall (Debian); Servidores Windows 2008 R2; Interconexão de redes e roteamento. Responsável por elaborar e ministrar treinamentos internos (qualificação técnica) e externos para clientes finais.

2010 - 2016

SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docência das disciplinas para os cursos Técnicos em : Redes de Computador Cabeamento Estruturado, Interconexão de Redes, Servidores de Redes, Convergência de redes (redes, roteamento e VoIP); Automação Industrial: Eletricidade Geral Aplicada, Instalações Elétricas (incluindo comandos elétricos), Eletrônica Geral Aplicada, Eletrônica Digital, PLC ? Controladores Lógico Programáveis, Automação de Processos, Cálculo Computacional, Medidas Elétricas, Controle de Processos, Automação Industrial, Automação de Processos. Mecânica: Medidas Elétricas, Eletricidade Básica e Comandos Elétricos, Automação Industrial; Eletrotécnica: Eletricidade Básica, Eletrônica geral e Automação Industrial. Ministrados os cursos de Qualificação Profissional: Controladores Lógicos Programáveis (PLC) Básico; Controladores Lógicos Programáveis (PLC) Avançado; Inversores de Frequência. Todos os conteúdos foram abordados de forma teorica e prática.

2016 - 2018

SIENATEC

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Docente

Outras informações:
Docência das disciplinas abaixo para os cursos Tecnicos de: Automação Industrial Instalações Elétricas (NBR 5410), Eletrônica Geral, Eletrônica Digital, PLC ? Controladores Lógico Programáveis, Controle de Processos, Instrumentação, Automação Industrial. Eletrotécnica Instalações Elétricas (NBR 5410), Comandos Elétricos I e II e Automação Industrial. Todos os conteúdos foram ministrados de forma teórico e prático

2018 - Atual

Siena Escola de Negócios LTDA ME

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional, Carga horária: 6

Outras informações:
Orientador Educacional Centro Universitário Uninter.

2024 - 2024

Instituto Politécnico de Bragança

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante Interccambista, Carga horária: 20

Outras informações:
Mobilidade Acadêmica Internacional realizada na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal no âmbito do Mestrado em Engenharia de Controle e Instrumentção do IFES, realizado no período de abril de 2024 a junho de 2024.Foram desenvolvidas habilidades em análise de dados, Python, Deep Learning, estudando novas arquiteturas utilizando o framework Pytorch e Processamento Digital de Imagens. Aplicação as teorias aprendidas em situações reais, na minha pesquisa.