Isabel Linhares da Silva

Mestre em Estudos Linguísticos na linha Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é graduada em Letras Português/Inglês pela mesma instituição. Se interessa por pesquisas sobre Inglês como Língua Franca e o ensino de Inglês relacionado a questões de Identidade. Atualmente, ministra aulas de Inglês em cursos livres.

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2021 - 2023

Universidade Federal do Paraná
Título: A subjetividade na educação: uma investigação de questões identitárias no contexto PIBIDiano e a formação de professores de língua estrangeira, Ano de Obtenção: 2023
Prof. Dr. Eduardo Henrique Diniz de Figueiredo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: ensino de língua estrangeira; identidade; inglês como língua franca; ensino de literatura.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Abi - Letras - Português - Ingles

2015 - 2019

Universidade Federal do Paraná
Título: Moralidade humana e o romance: uma proposta de rediscussão entre os campos
Orientador: Pedro Dolabela Chagas

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2014

Curso e Colégio Alfa Plazza

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em Poiésis - Caminhadas Literárias. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2016 - 2016

De Eurípedes a Heiner Muller: O mito de Medeia em algumas variações - TEL. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2016 - 2016

Quadrinhos e Literatura: Diálogos Possíveis - TEL. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2015 - 2015

Seminário de Formação: Ensino de Línguas Estrangeiras para Fins Acadêmicos. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Participação em eventos

3o Ciclo de Palestras do GEELLE ? Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras,. 2021. (Outra).

I Seminário de Formação de Professores de Língua Inglesa do Tocantins (SEFOPLI-TO),. 2021. (Seminário).

X Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia / Ciclo II. 2021. (Encontro).

11a SIEPE ? SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2019. (Seminário).

10a SIEPE ? SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2018. (Seminário).

9a SIEPE ? SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2017. (Seminário).

POIÉSIS - CAMINHADAS LITERÁRIAS. 2016. (Seminário).

SEMANA DE LETRAS 2016. 2016. (Seminário).

7a SIEPE ? SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. 2015. (Seminário).

SEMANA DE LETRAS 2015. 2015. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SILVA, I. L. . PARALELOS ENTRE UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES, DE CLARICE LISPECTOR, E ?HONRA-ME COM TEUS NADAS?, DE HILDA HILST. In: XX Semana de Letras UFPR, 2018, Curitiba. Cadernos da XX Semana de Letras UFPR, 2018. v. II. p. 141-149.

  • SILVA, I. L. . A CONTRIBUIÇÃO DE NOVAS TEORIAS DA MORALIDADE HUMANA PARA A TEORIA E A HISTÓRIA DO ROMANCE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, I. L. . A CONTRIBUIÇÃO DE NOVAS TEORIAS DA MORALIDADE HUMANA PARA A TEORIA E A HISTÓRIA DO ROMANCE. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, I. L. . PARALELOS ENTRE UMA APRENDIZAGEM, DE CLARICE LISPECTOR E HONRA-ME COM TEUS NADAS, DE HILDA HILST. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, I. L. ; SILVA, A. B ; SOUZA, B. L. ; FAUSTINO, I. ; OLIVEIRA, W. A. . LITERATURA EM SALA DE AULA: COMPETÊNCIA DE LEITURA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, I. L. ; FORNAZIERO, T. . DIÁRIO: UMA EXPERIÊNCIA LITERÁRIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, L. M. S. ; SILVA, I. L. ; FORNAZIERO, T. ; FARINHA, R. G. ; SILVA, L. V. D. ; ALVES, C. C. ; SILVA, D. P. ; FERRAZ, P. C. . PRÁTICA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NAS ESCOLAS: PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DE ALUNOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, I. L. ; GOUVEIA, N. G. . REFLEXÃO E PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL NAS ESCOLAS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Contribuição de novas teorias da moralidade humana para a teoria e história do romance, Descrição: Nesta pesquisa analisamos as contribuições das teorias da moralidade humana de Michael Tomasello, Jonathan Haidt e Christian Smith para a teoria e a história do romance.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Isabel Linhares da Silva - Integrante / Pedro Ramos Dolabela Chagas - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Núcleo de Estudos do Romance, Descrição: Grupo que pesquisa a poligênese do romance e suas implicações para a teoria e a história do gênero, sob orientação do Prof. Dr. Pedro Ramos Dolabela Chagas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Isabel Linhares da Silva - Integrante / Pedro Ramos Dolabela Chagas - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    PIBID: Formação de leitores: integrando biblioteca e sala de aula, Descrição: Projeto que tem como objetivo preparar estudantes da licenciatura para a docência e consiste em reuniões para discussão de textos teóricos, observação de aulas em escolas públicas, preparação de planos e aplicação de atividades em salas de aula, sob orientação da profª. Drª. Renata Praça de Souza Telles e do Prof. Dr. Waltencir Alves de Oliveira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Isabel Linhares da Silva - Integrante / Waltencir Alves de Oliveira - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2021

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - 2019

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 12

2015 - 2017

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Carga horária: 20

2017 - 2020

Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20