Rakel Germano Couto
Graduanda do quinto período do curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, faz iniciação científica em que desenvolve um Sistema Supervisório e Interface Homem-Máquina para um projeto de pesquisa. Possui formação de Técnica em Automação Industrial pelo IFG Câmpus Trindade. No curso técnico, em 2018, monitora de Matemática Aplicada no campus Trindade e estagiária na empresa Dimensão Máquinas e Equipamentos. Em 2019, participou do projeto "Construção de um Protótipo de Separação de Resíduos Gerados no Campus Trindade", utilizando CLP e programação Ladder. Neste ano, o projeto foi apresentado no evento Integra IFGoiano sediado no campus Ceres.
E-mail: rakel.germano@academico.ifg.edu.br
Informações coletadas do Lattes em 23/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Aperfeiçoamento em de Iniciação Científica e Tecnológica no âmbito do projeto de P&D
2020 - 2021
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Título: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E MINIGERAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS ? IFG. Ano de finalização: 2021
Orientador: Aylton José Alves
Bolsista do(a): Fundação de Apoio à Pesquisa, FUNAPE, Brasil.
Graduação em andamento em Engenharia de Controle e Automação
2020 - Atual
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/Câmpus Goiâni
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Automação Industrial Integrado ao Ensino Médio
2017 - 2019
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano- Campus Trindade, IF Goiano Trin
Formação complementar
2020 - 2020
Como montar uma apresentação em Power Point. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, IFG, Brasil.
2020 - 2020
Ferramentas de Gestão (SCRUM). (Carga horária: 1h). , Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica, CAEM, Brasil.
2020 - 2020
Ambientação para EaD: Conhecendo o Moodle. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal de Goiás - Câmpus Anápolis, IFG, Brasil.
2020 - 2020
Aplicações do Pensamento Computacional para os Anos Iniciais Ens. Fundament. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Desvendando a Industria 4.0. (Carga horária: 1h). , Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica, CAEM, Brasil.
2019 - 2019
PROGRAMAS DO LIVRO,. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2019 - 2019
Aulão de Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa e Redação. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano- Campus Trindade, IF Goiano Trin, Brasil.
2019 - 2019
Aulão de Física e Matemática. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano- Campus Trindade, IF Goiano Trin, Brasil.
2019 - 2019
Aulão de Geografia e Química. (Carga horária: 3h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano- Campus Trindade, IF Goiano Trin, Brasil.
2019 - 2019
PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2019 - 2019
FUNDEB. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2018 - 2018
Censo Escolar. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2018 - 2018
Indústria Moveleira. (Carga horária: 10h). , SESI - Departamento Regional do Espírito Santo, SESI, Brasil.
2018 - 2018
Matemática Básica e Inclusão Digital. (Carga horária: 32h). , SESI - Departamento Regional do Espírito Santo, SESI, Brasil.
2017 - 2017
SIOPE. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2017 - 2017
Programa de Transporte Escolar. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2017 - 2017
Módulo de Controle Social para Conselheiros. (Carga horária: 40h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2017 - 2017
Programa Dinheiro Direto na Escola. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
2017 - 2017
Competências Básicas. (Carga horária: 60h). , Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, FNDE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
11° Semana da Licenciatura em Matemática do IFG/Goiânia. 2020. (Encontro).
17º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SECITEC 2020. 2020. (Encontro).
17º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SECITEC 2020.Palestra - Inteligência Artificial no Mercado Financeiro. 2020. (Outra).
INTEGRA IF GOIANO. 2019. (Oficina).
INTEGRA IF GOIANO. 2019. (Encontro).
INTEGRA IF GOIANO. CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS GERADOS NO CAMPUS TRINDADE. 2019. (Exposição).
XV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IF Goiano, Campus Trindade: ?A ciência para redução das desigualdades sociais, IV Feira de Ciências do IF Goiano, Campus Trindade. GUINCHO HIDRÁULICO PARA DEFICIENTES. 2018. (Feira).
XIV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e III Encontro da Pesquisa do IF Goiano - Campus Trindade: ?A Matemática está em tudo?; e III Feira de Ciências e II Encontro da Extensão do Campus Trindade,. 2017. (Outra).
XIV Semana Nacional e Tecnologia, III Encontro da Pesquisa do IF Goiano e III Encontro de Extensão do Campus Trindade. 2017. (Outra).
XIV Semana Nacional e Tecnologia, III Encontro da Pesquisa do IF Goiano e III Encontro de Extensão do Campus Trindade de 2017. DRAWDIO - O LÁPIS QUE CANTA. 2017. (Feira).
Produções bibliográficas
-
BRANQUINHO, F. R. ; COUTO, R. G. ; COSTA, L. O. ; SILVA, W. M. . CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS GERADOS NO CAMPUS TRINDADE. In: Integra If Goiano, 2019, Ceres. Integra If Goiano, 2019. p. 1408-1410.
-
COUTO, R. G. ; FERNANDES, G. F. ; SILVA, I. L. ; SILVA, I. V. B. ; COSTA, M. V. M. P. . GUINCHO HIDRÁULICO PARA DEFICIENTES. In: XV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IF Goiano, Campus Trindade: ?A ciência para redução das desigualdades sociais, IV Feira de Ciências do IF Goiano, Campus Trindade, 2018, Trindade. XV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IF Goiano, Campus Trindade: ?A ciência para redução das desigualdades sociais, IV Feira de Ciências do IF Goiano, Campus Trindade, 2018. v. 4.
-
COUTO, R. G. ; BRANQUINHO, F. R. ; OLIVEIRA, M. M. ; NUNES, D. O. ; CARRIAO, K. S. F. . DRAWDIO - O LÁPIS QUE CANTA. In: XIV Semana Nacional e Tecnologia, III Encontro da Pesquisa do IF Goiano e III Encontro de Extensão do Campus Trindade de 2017, 2018, Trindade-GO. XIV Semana Nacional e Tecnologia, III Encontro da Pesquisa do IF Goiano e III Encontro de Extensão do Campus Trindade de 2017, 2018. v. 3.
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Sistema Inteligente de Identificação de Anomalias em Placas Solares Fotovoltaicas a partir de imagens do espectro visível e térmico, Descrição: Falhas em módulos fotovoltaicos (PV), que podem resultar em perda de energia e problemas de confiabilidade, são muitas vezes difíceis de detectar, sendo então necessário o uso de métodos dispendiosos por necessitarem de muito tempo de avaliação, desligamento de parte dos módulos solares por um determinado período de tempo ou até por colocar em risco a vida dos operadores de manutenção. Com o advento de método de processamento de imagens baseados em Inteligência Artificial (IA) juntamente com a crescente demanda por sistemas de produção de energia elétrica cada vez mais eficientes, a automação de procedimentos relacionados a detecção e classificação de anomalias em painéis solares vem sendo amplamente estudado em todo o mundo. No intuito de avaliar estas novas metodologias, quanto a sua eficiência, complementariedade e aplicabilidade em sistemas em produção propõe-se uma revisão do estado da arte das metodologias e arquiteturas de IA projetadas o intuito de classificas anomalias em painéis solares fotovoltaicas em produção por meio de imagens do espectro visível e térmico dos mesmos. Desta maneira, a produção de aplicações baseadas em sistemas inteligentes de classificação acaba por se tornar uma alternativa tentadora, evitando assim, paradas indesejadas e procedimentos demorados e ou perigosos o que pode vir a ser ganho de eficiência e segurança quando pensado em geração de energia elétrica baseada em painéis solares fotovoltaicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rakel Germano Couto - Integrante / Carlos Roberto da Silveira Junior - Coordenador.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rakel Germano Couto e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?