RODRIGO DA SILVA LISBOA

Professor Adjunto da UNIPAMPA no Campus de Dom Pedrito. Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), graduação no Programa Especial de Graduação de Prof. para Educação Profissional pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado e doutorado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência em docência na área de Administração Rural, Economia Rural, Marketing no Agronegócio, Sociologia e Extensão Rural. Atuando principalmente nos seguintes temas: comercialização, abastecimento e armazenamento, estratégias de suprimento, teorias da organização, gestão e economia. Atua nos cursos de graduação de Enologia, Zootecnia e Tecnólogo em Agronegócio, e de pós graduação na Especialização em Enologia.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural

2009 - 2013

Universidade Federal de Santa Maria
Título: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO MERCADO DA ACÁCIA-NEGRA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Renato Santos de Souza. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: acácia-negra; sociologia economica; campos; capitais; habitus.Grande área: Ciências Agrárias

Mestrado em Extensão Rural

2007 - 2009

Universidade Federal de Santa Maria
Título: ESTRATÉGIAS DE SUPRIMENTO E GOVERNANÇA NO SETOR FLORESTAL: UM ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO NA INDÚSTRIA DE BASE FLORESTAL DO RIO GRANDE DO SUL,Ano de Obtenção: 2009
Renato Santos de Souza.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Pro. Esp. de Grad. de Prof. para Edu. Profissinal

2010 - 2011

Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Engenharia Florestal

2002 - 2007

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Legislação Ambiental Municipal - O caso da Prefeitura Municipal de Rosário do Sul
Orientador: Ernesto Grillo Elesbão

Ensino Médio (2º grau)

1992 - 1994

Escola Estadual Plácido de Castro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos. (Carga horária: 40h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2016 - 2016

A COLETA DA PROVA ORAL NO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

2015 - 2015

Processo Administrativo Disciplina - PAD - 13ª Edição. (Carga horária: 40h). , ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA - ESAF, EAFE_FORN, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Curso de desenho digital para Eng. Florestal. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LISBOA, R. S. ; GRAEBIN, F. H. ; BAUMHARDT, E. ; ZAGONEL, J. F. . Fórum Florestal Regional - Gerenciamento e Produção Florestal. 2006. (Outro).

LISBOA, R. S. ; BAUMHARDT, E. ; GRAEBIN, F. H. . Estande do Curso de Engenharia Floreatal - VII Feira das Profissões. 2005. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

37th World Congress of Vine and Wine. 2014. (Congresso).

III Jornada Técnica em Zootecnia - Potencialidade e Novos Desafios.Mercados Globalizados e a importância da gestão (ou do gestor) rural.. 2014. (Outra).

IV Semana Acadêmica de Enologia.Mercados e comercialização do vinho: atualidades e perspectivas.. 2014. (Outra).

IX Seminário da Viticultura. 2014. (Seminário).

Colóquio Internacional Vinho, Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento. 2013. (Outra).

2° Seminário Nacional em Extensão Rural. 2010. (Seminário).

XV Jornadas Nacionales de Extensión Rural y VII del MERCOSUR. Extensão Rural pública pra quem? A nova face institucional da orientação técnica no Rio Grande do Sul.. 2010. (Congresso).

47 CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL. Como sobreviver e crescer num mercado competitivo: Análise das estratégias e uma empresa processadora de arroz. 2009. (Congresso).

47 CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL. As estruturas de governança e suas condicionantes no suprimento de Matéria Prima Florestal: um estudo de casos na Industria de base florestal.. 2009. (Congresso).

4° Simpósio Latino -Americano sobre Manejo Florestal. 2008. (Simpósio).

6ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa CONGREGA URCAMP. Os Produtos Coloniais (PCs) na Região Central do Rio Grande do Sul - caracterização do mercado de potencialidades. 2008. (Congresso).

XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. O varejo de frutas, legume e verduras (FLV) na região central do Rio Grande do Sul. 2008. (Congresso).

XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. 2008. O varejo de produtos coloniais na região central do Rio Grande do Sul. 2008. (Congresso).

5ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa / CONGREGA URCAMP. 2007. (Congresso).

XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural. 2007. (Congresso).

1° Integração Florestal - Formação Profissional Desafios e Perspectivas. 2005. (Outra).

3° Simpósio Latino Americano sobre Manejo Florestal. 2004. (Simpósio).

9° Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Florestal. 2004. (Outra).

Curso de atualização florestal. 2004. (Outra).

8° Semana Acadêmica da Engenharia Florestal. 2003. (Outra).

2° Ciclo de Atualização Florestal do Conesul. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alicie Fagundes Leite

LISBOA, R. S.; MAINARDI, C. F.; SANTOS, S. I.. O panorama da viticultura do Mercosul: Análise do Brasil, Uruguai e Argentina.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Bruna Dalcol Mazaro

DALBIANCO, V. P.;LISBOA, R. S.; GONZAGA, J. G. F.. Preferência do Consumidor da Feira Livre de Dom Pedrito. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Fernanda de Souza Britto Simões

BEURON, T. A.;LISBOA, R. S.; ALTEMBURG, S. G. N.. Gestão estratégica para a inovação sustentável: o caso de uma vinícola no município de Dom Pedrito na Campanha Gaúcha. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Guilherme Iriarte Gonçalves

LISBOA, R. S.; BALVERDE, N. M.; FONTOURA JUNIOR, J. A. S.. Viabilidade Econômica da recria na bovinocultura de corte em uma propriedade de Bagé/RS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Helene Suné Bonfada

RIBEIRO, C. M.;LISBOA, R. S.; VIANA, J. G.. Apropampa RS Brasil: Análise de uma trajetória de 10 anos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Reilly Gonçalves Pires

DALBIANCO, V. P.; GONZAGA, J. G. F.;LISBOA, R. S.. A ocorrência de reciprocidade entre atores e os circuitos curtos de comercialização: o caso da Feira de Produtores do Município de Dom Pedrito - RS. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Tatielle Belem Langbecker

BEURON, T. A.; ALTEMBURG, S. G. N.;LISBOA, R. S.. Sustentabilidade e agronegócio: Quais as perspectivas aplicadas na tomada de decisão?. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Livia Castilho Guedes

LISBOA, R. S.; COSTA, V. B.; BEURON, T. A.. Lealdade do consumidor de vinho da Guatambu Estância do Vinho. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Izabella Campos de Araújo

HAAS, J. M.; BOLTER, J. A. G.;LISBOA, R. S.. A sucessão familiar numa empresa rural: um estudo de caso. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Pós Graduação em Produção Animal) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: JOCELAINE DE SOUZA MIRANDA

MIRANDA, J. S.; BORGES, G. R.; RIBEIRO, C. M.;LISBOA, R. S.. Preferência do Consumidor de Carne Bovina em Dom Pedrito - RS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Kariane Dias Machado

MACHADO, K. D.; RIBEIRO, C. M.; TRAVERSA, I. P.;LISBOA, R. S.. Sistema de Gestão da Qualidade: um estudo de caso sobre a possiblidade de implantação de uma Empresa de Produção e Beneficiamento de Arroz no Município de Dom Pedrito/RS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Ricardo dos Santos Carneiro

MAINARDI, C. F.; NUNES, O. M.;LISBOA, R. S.. Análise dos Custos Produtivos em uma Propriedade de Pecuária no Município de Dom Pedrito/RS. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: ROGERIO BORTOLOTTO CANTARELLI

TRAVERSA, I. P.; RIBEIRO, C. M.;LISBOA, R. S.. Análise da Produção Orizícola no Município de São Gabriel. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Tassiele Firmo da Fontoura Ferreira

RIBEIRO, C. M.; TRAVERSA, I. P.;LISBOA, R. S.. Entendimento dos Dirigentes da Unipampa (Campus Dom Pedrito) em relação a Sala Verde como Instrumento de sustentabilidade no Campus. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Graciela de Oliveira Obes

OBES, G. O.; BORGES, G. R.;LISBOA, R. S.; MARCON, A. R.. Motivações que influenciam na busca pelo enoturismo na campanha gaúcha. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enologia) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Gilson Freitas Rodrigues

FRANTZ, U. G.;LISBOA, R. S.; COSTA, V. B.. As previsões da meteorologia e a realidade ocorrida em Dom Pedrito - RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Vilson Carlos Gonçalves Chaga

LISBOA, R. S.; SAMPAIO, N. V.; SILVEIRA, J. M.. Estudo da oferta de uva de mesa para consumo in natura em Dom Pedrito/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enologia) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Eduardo Renan Ribeiro Guarche

BEURON, T. A.;LISBOA, R. S.; COSTA, V. B.. Comportamento dos consumidores de vinho no município de Santana do Livramento/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enologia) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Pedro Pohlmann Giriboni

LISBOA, R. S.; ALTEMBURG, S. G. N.; COSTA, V. B.. Além da demografia: proposta de segmentação do mercado de vinhos finos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enologia) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Vanessa Silveira da Silveira

LISBOA, R. S.. Motivações da produção de gado de corte a base de campo nativo no de Dom Pedrito. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Mayara Arce Cabezudo

LISBOA, R. S.. Enoturistas e a expansão do turismo rural na Campanha Gaúcha: o caso da Estância Guatambu. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Criziane Flores de Freitas

LISBOA, R. S.. A evolução da cultura do melão entre 2005 e 2015. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Carlos Humberto Lopes de Mello

LISBOA, R. S.. O impacto da cultura de soja sobre o efetivo bovino de corte no município de Dom Pedrito/RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Lilian Pardelinhas Meira

BOLTER, J. A. G.;LISBOA, R. S.. Perfil dos agricultores familiares de Dom Pedrito participantes do Programa Nacional da Alimentação Escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Nelson André da Cunha Gusmão

HAAS, J. M.LISBOA, R. S.; BOLTER, J. A. G.. Bovinocultura de corte em empresa familiar: Um estudo de caso da Fazenda Santa Fé. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Regina Carballo Gonçalves

BEURON, T. A.;LISBOA, R. S.HAAS, J. M.. Comportamento dos consumidores de vinhos tintos: Um estudo de caso na empresa Guatambu Estância do Vinho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Vanessa Bendlin Zeppenfeld

BOLTER, J. A. G.; GABBARDO, M.;LISBOA, R. S.. Perfil dos produtores de vinhos finos em escala comercial no município de Dom Pedrito/RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Márcio Deiwid Pereira Pina

BEURON, T. A.;LISBOA, R. S.HAAS, J. M.. Estratégias de marketing no setor vitivinícola: Caso Vinícola Camponogara. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Adriele Franco vallejos

WOHLENBERG, J.;LISBOA, R. S.; BOLTER, J. A. G.. Análise da Viabilidade Econômica da Produção de soja na propriedade Santa Heloísa em Bagé, RS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Ivan Nei Melo Soares

HAAS, J. M.; WOHLENBERG, J.;LISBOA, R. S.. Análise da Satisfação dos clientes na empresa Mercearia Adolfo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Henrique Steffen Gambin

SOUZA, R. S.LISBOA, R. S.; VAZ, F. N.. Estágio Supervisionado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Maurício Vassali

Bressan, D. A.; DURLO, M. A.;LISBOA, R. S.. Produtos Florestais não madeireiros no Brasil: contextualização e análises de produção na última década (2000-2009). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luciane Yumie Sato

SATO, L. Y.; ELESBAO, L. E. G.; GRACIOLI, C. R.;LISBOA, R. S.. Avaliação de área de preservação permante na bacia hidrográfica do Alto do Jacuí. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Fábio Karlec

KARLEC, F.;SOUZA, R. S.LISBOA, R. S.; BREITENBACH, R.. Análise do comportamento dos preços históricos do milho no Rio Grande do Sul. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agonomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ronilda Terezinha Silveira

SILVEIRA, R. T.;LISBOA, R. S.; CHASSOT, T.. Produção e análise de sementes florestais. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Luciane Yumie Sato

ELESBAO, L. E. G.; GRACIOLI, C. R.;LISBOA, R. S.. Avaliação da Área de Preservação Permanente na Bacia Hidrográfica do Alto Jacuí - RS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ricardo Rosso Baptistella

LOPES, A. P.; SILVEIRA, V. C.;LISBOA, R. S.. Estágio Supervisionado. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rafael da Silva Dornelles

NEUMANN, P. S.;LISBOA, R. S.. ONGs e o desenvolvimento de comunidades tradicionais na Amazônia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Magda Lea Bolzan Zanon

ZANON, M. L. B.; ELESBÃO, L. E. G; G.C.R.. GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL DE ROSÁRIO DO SUL, RS.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria.

Edison Bisognin Cantarelli

SOUZA, R. S.;CANTARELLI, E. B.; FIALHO, M. A. V.; FLEIG, F. D.. Estratégias de suprimento e governança no setor florestal: um estudo de caso múltiplo na indústria de base florestal do RS.. 2009. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Clayton Hillig

SOUZA, R. S. de;HILLIG, Clayton; WAQUIL, P. D.; Diesel, V.; Dorr, Andrea C.. Fatores Condicionantes da Diferenciação dos Mercados Florestais: A construção social dos mercados da Acácia Negra e do Eucalipto no RS. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Clayton Hillig

SOUZA, R. S. de; WAQUIL, P. D.;HILLIG, Clayton; Diesel, V.; Dorr, Andrea C.. Fatores Condicionantes da Diferenciação dos Mercados Florestais: A Construção Social dos Mercados da Acácia Negra e do Eucalipto no RS. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Renato Santos de Souza

SOUZA, R. S.; FIALHO, M. A. V.; CANTARELLI, E. B.. Estratégias de suprimento e governança no setor florestal: um estudo de caso múltiplo na indústria de base florestal do Rio Grande do Sul. 2009. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Renato Santos de Souza

SOUZA, R. S.; FERNANDEZ, L. A. O.; FIALHO, M. A. V.; WAQUIL, P. D.;DIESEL, Vivien. A construção social do mercado da Acácia Negra no estado do Rio Grande do Sul. 2013. Tese (Doutorado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Andrea Cristina Dorr

DORR, Andrea Cristina. FATORES CONDICIONANTES DA DIFERENCIAÇÃO DOS MERCADOS FLORESTAIS: A CONSTRUÇÃO SOCIAL DOS MERCADOS DA ACÁCIA NEGRA E DO EUCALIPTO NO RS.. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Pós-Graduação em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Andrea Cristina Dorr

Souza, R. S.;Waquil, Paulo DabdadHILLIG, Clayton; Diesel, V.;DORR, Andrea Cristina. Fatores condicionantes da diferenciação dos mercados florestais: a construção social dos mercados da acácia negra e do eucalipto no RS. 2011.

Vivien Diesel

SOUZA, R. S.; FERNANDES, L. A. O.; FIALHO, M. A. V.; WAQUIL, P. D.;DIESEL, V.. A construção social do mercado de Acácia-negra no estado do Rio Grande do Sul. 2013. Tese (Doutorado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Vivien Diesel

SOUZA, Renato Santos de; WAQUIL, P. D.; HILLIG, C.;DIESEL, V.; DÖRR, Andrea. Fatores condicionantes da diferenciação de mercados florestais: a construção social dos mercados da Acácia Negra e do Eucalipto no RS. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em programa de Pós Graduação em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Cibele Rosa Gracioli

GRACIOLI, C. R.; MAGDA LEA BOLZAN ZANON; ELESBAO, L. E. G.. GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL - ROSÁRIO DO SUL, RS.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em ENGENHARIA FLORESTAL) - Universidade Federal de Santa Maria.

Marco Antônio Verardi Fialho

SOUZA, R. S.;FIALHO, M. A. V.; CANTARELLI, E. B.. Estratégias de Suprimento e Governança no Setor Florestal: um estudo de caso múltiplo na indústria de base florestal do Rio Grande do Sul. 2009. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Camila Garcia Souza

CRITÉRIOS COMPETITIVOS CONSIDERADOS NA ESCOLHA DA EMPRESA RECEBEDORA DE GRÃOS; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão e inovação no Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Gabriela Gomes Teixeira

OS FATORES LIMITANTES DA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORGÂNICOS ORIUNDOS DA AGRICULTURA EM UMA REDE VAREJISTA DE BAGÉ/RS; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de especialização em Gestão e inovação no Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Guilherme Iriarte Gonçalves

Viabilidade econômica da recria na bovinocultura de corte em uma propriedade de Bagé/RS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Lívia Castilhos Guedes

Lealdade do consumidor de vinho da Guatambu Estância do Vinho; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Laura d'Avila Nogueira Vieira

TESTE DE PREFERÊNCIA AS CEGAS ENTRE VINHOS TINTOS FINOS NACIONAIS E IMPORTADOS DA VARIEDADE CABERNET SAUVIGNON; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enologia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Renata Peçanha Cardoso

Análise da importância da embalagem no momento da decisão de compra de vinhos finos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enologia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Nilber Sapata de Lima

Análise do clima organizacional no setor administrativo de uma empresa de beneficiamento de arroz; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Mari Andrea Bitencourt Pires

O associativismo no Agronegócio: a Associação dos Olivicultores do Sul do Brasil; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Pedro Pohlmann Giriboni

Além da demografia: propostas de segmentação do mercado de vinhos finos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enologia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Vilson Carlos Goncalves Chagas

Estudo da oferta de uva de mesa para consumo in natura em Dom Pedrito/RS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enologia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Vanderlei Vieira Farias Junior

A ATES e o Programa de Aquisição de Alimentos no Assentamento da Reforma Agrária Conquista do Caiboaté; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Rodinaldo Severo Goularte

Práticas Ambientais sustentáveis das vinícolas da Região da Campanha gaúcha; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enologia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Cintia Oliveira Martins

Cooperando e competindo: estudo de caso da Associação dos Vinhos Finos da Campanha; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enologia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Luana Millani Aozani

Impactos socieconômicos da cultura da soja no espaço urbano de Município de Dom Pedrito; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Jéssyka Sant'ana Marcello

Merlot Branco como estratégia de diferenciação: um estudo de caso da vinícola Dunamis; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Niwton Helen Soares Munhoz

Análise da comercialização do boi gordo na região de Dom Pedrito/RS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Agronegócio) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Edson Luiz Birck

A assistência técnica e a qualidade do leite no Vale do Itajaí Catarinense; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Faculdades de Itapiranga; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Marlon Vinicius Haas

Inspeção Tecnológica E Higiênico-Sanitária de Carne de Aves; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Medicina Veterinária) - Faculdades de Itapiranga; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Mateus Augusto Domingues Koester

As difuldades de inserção dos produtos florestais brasileiros nos mercados externos: um estudo a partir da análise de indicadores dos países líderes no setor; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Angelina Thaís Mieth

Avaliação de viabilidade econômica de uma empresa de desdobro de madeira; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Angelina Thaís Mieth

O desdobro de madeira e a produção de esquadrias em uma serraria no município de Santo Cristo - RS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Florestal) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Rodrigo da Silva Lisboa;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Renata Peçanha Cardoso

ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM NO MOMENTO DA DECISÃO DE COMPRA DE VINHOS FINOS; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enologia) - Universidade Federal do Pampa; Orientador: Renata Peçanha Cardoso;

Renato Santos de Souza

Estratégias de suprimento e governança no setor florestal: um estudo de caso múltiplo na indústria de base florestal do Rio Grande do Sul; 2009; Dissertação (Mestrado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Renato Santos de Souza;

Renato Santos de Souza

A construção social do mercado de Acácia Negra no estado do Rio Grande do Sul; 2013; Tese (Doutorado em Extensão Rural) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Renato Santos de Souza;

Mauro Titton

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL POR COMPETÊNCIAS: DO OBJETIVO/AVALIAÇÃO AO CONTEÚDO/ MÉTODO; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Formação de Professores para Educação Profissional) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Mauro Titton;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GIRIBONI, P. P. ; LISBOA, R. S. ; ALTEMBURG, S. G. N. ; COSTA, V. B. . Além da demografia: propostas de segmentação do mercado de vinhos finos. ESPACIOS (CARACAS) , v. 38, p. 11, 2017.

  • MEDEIROS, NARJARA ; MACHADO, LAYS ; DA SILVA LISBOA, RODRIGO . Identification of organic and biodynamic grape and wine producers in southern Brazil. BIO Web of Conferences , v. 3, p. 03005, 2014.

  • SOUZA, R. S. ; ARBAGE, A. P. ; LISBOA, R. S. ; SILVA, A. ; BAUMHARDT, E. ; CORAZZA, C. ; NEUMANN, P. S. . COMPORTAMENTO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DE FRUTAS, LEGUMES E VERDURAS NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 38, p. 511-517, 2008.

  • SILVA, A. ; LISBOA, R. S. . Gestão da cadeia de suprimentos e as redes varejistas de alimentos: aplicações no setor produtivo de perecíveis na região central do Rio Grande do Sul. Revista Congrega Urcamp (CD-Rom) , v. 4, p. 29, 2008.

  • LISBOA, R. S. ; SILVA, A. ; ARBAGE, A. P. ; SOUZA, R. S. . Os Produtos Coloniais (PCs) na Região Central do Rio Grande do Sul - caracterização do mercado e potencialidades. Revista Congrega Urcamp (CD-Rom) , v. 4, p. 701, 2008.

  • LISBOA, R. S. ; SILVA, A. . O Potencial de Crescimento da Produção de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) na Região Central do Rio Grande do Sul. Revista Congrega Urcamp (CD-Rom) , v. 4, p. 681, 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    ESTUDO DA PREFERÊNCIA ENTRE VINHOS TINTOS FINOS NACIONAIS E IMPORTADOS DA VARIEDADE CABERNET SAUVIGNON, Descrição: Este trabalho tem como objetivo, descobrir a preferência do consumidor, entre vinhos tintos finos importados e nacionais da região, revelada em virtude de testes cegos de degustação. A variedade escolhida foi a Cabernet Sauvignon, esta foi selecionada por conveniência, já que é o vinho tinto varietal mais consumido no Brasil, considerando as características do perfil do consumidor de vinhos finos. Os resultados revelarão a preferência dos degustadores, dentre os quatro vinhos tintos finos utilizados, que foram da região da campanha gaúcha, um de Santana do Livramento - RS e outro de Bagé- RS, os outros dois vinhos foram do Chile e outro da Argentina, todos da mesma safra. A partir da escolha dos participantes da análise, poderemos observar que a preferência poderá ser influenciada pelo preço ou pela qualidade organoléptica dos vinhos de cada região.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo da Silva Lisboa - Coordenador / Laura D'Avila Nogueira Vieira - Integrante.

  • 2018 - Atual

    PERFIL SOCIOECONÔMICO DA MÃO DE OBRA NA VITICULTURA NA CAMPANHA GAÚCHA, Descrição: O agronegócio brasileiro é responsável por uma fatia importante do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, tornando o Brasil um dos maiores produtores agrícolas do mundo. São incontáveis as atividades e os produtos produzidos, estes prontos para o consumo ou simplesmente parte de matéria prima para as industrias alimentares ou não. A Região da Campanha Gaúcha é uma das principais regiões do estado do Rio Grande do Sul na produção agropecuária, historicamente a pecuária bovina e ovina, o arroz, e atualmente a soja, são produtos de destaque, tanto em quantidade como em qualidade, sendo que nos últimos anos esta região passou a se destacar também na vitivinicultura. A vitivinicultura é um dos importantes segmentos dentro do agronegócio brasileiro, estando presente em diversos estados, como no Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, entre outros. A fruticultura de um modo geral gera emprego e renda, pois, dependendo do tipo de produto e do índice de mecanização, necessita de um contingente considerado de trabalhadores. Porém, a mão de obra vem se tornando um dos principais gargalos da produção agrícola, necessitando atenção dos agentes, especialmente das instituições públicas. Desta forma, o presente trabalho pretende identificar o perfil socioeconômico dos trabalhadores que executam atividades na viticultura na Campanha Gaúcha. Para isso serão realizadas entrevistas com empresas, produtores e trabalhadores (efetivos e terceirizados). Espera-se, ao final deste projeto conseguir identificar o perfil socioeconômico desses importantes atores da cadeia vitícola. Compreendendo os fatores de motivação e as principais carências, podendo assim sugerir alternativas aos agentes públicos e privados com a finalidade de minimizar a falta da mão de obra no setor e futuramente qualificar os trabalhadores rurais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo da Silva Lisboa - Coordenador / Uyara Koehlert - Integrante / Ulisses Giacomini Frantz - Integrante.

  • 2016 - 2017

    Lealdade do consumidor de vinhos da Região da Campanha: Estudo de Caso, Descrição: O agronegócio brasileiro é responsável por contribuir com uma fatia importante do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, e a uva e o vinho são produtos que fazem parte desta grande cadeia formada por todos os agentes envolvidos, deste os insumos até o varejo. A Região da Campanha Gaúcha é uma das principais regiões do estado do Rio Grande do Sul na produção agropecuária, historicamente a pecuária bovina e ovina, o arroz, a soja são produtos de destaque, tanto em quantidade como em qualidade, sendo que nos últimos anos esta região passou a se destacar também na vitivinicultura. Esta atividade vem se desenvolvendo nesta região desde a década de 70, mas alcançando expressividade, especialmente na qualidade, nos últimos anos. Porém, não basta apenas investimentos na qualidade da matéria prima, nos insumos e nos processos, também é necessário o desenvolvimento da cultura do consumo de vinho e das marcas existentes na região. Para buscar lugar de espaço a região conta com a Associação dos vinhos da Campanha, esta tem como meta aproveitar o fluxo de pessoas para comercializar e posicionar a imagem dos vinhos oriundos desta região, sendo um grande desafio, concorrer com vinhos da Serra Gaúcha e importados. Além das atividades vinculadas a Associação ainda cabe destaque estratégias individuais de marketing das vinícolas em prol do vinho da Campanha Gaúcha. Portanto, é cada vez mais eminente a necessidade da utilização das ferramentas de marketing para auxiliar neste desenvolvimento, sendo fundamental para o desenvolvimento do setor, e em específicos das vinícolas, um bom relacionamento entre os clientes e as empresas. Para que isto aconteça é necessário conhecer bem as características do consumidor, sendo imprescindível, por meio de uma comunicação eficiente e profissional, reconhecer suas necessidade, mas sobretudo os fatores condicionantes da fidelização. Estima-se que atrair um novo consumidor é cinco vezes mais caro do que manter um consumidor fiel, então a principal tarefa do marketing é manter seus consumidores satisfeitos. Neste contexto este estudo visa identificar os principais fatores de fidelização de uma vinícola da Campanha Gaúcha. Para isso, o estudo irá analisar os cadastros dos clientes por meio de uma pesquisa quantitativa. Os resultados permitirão que a empresa reestruture seu plano de marketing caso haja a necessidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo da Silva Lisboa - Coordenador / Livia Castilhos Guedes - Integrante.

  • 2015 - 2016

    Estratégias de sustentabilidade ambiental na vitivinicultura da campanha gaúcha, Descrição: A sociedade atual vem, ao longo dos últimos anos, sofrendo constantes mudanças. Isto é responsável por alterações não apenas do comportamento das pessoas, mas causa influência nas estratégias das empresas e preocupação com questões que até há pouco tempo não eram relevantes. Frente a esta realidade pode-se destacar alguns fatores importantes, como globalização, a mudança no comportamento dos jovens e a internet. Estas mudanças acabaram trazendo a tona questões e discussões que por muito tempo estiveram a margem da sociedade, sendo uma delas a preocupação com os recursos naturais e a utilização de forma insustentável que a sociedade vem dando ao meio ambiente. Assim, o consumidor, reflexo da sociedade e influenciados por estas grandes mudanças passa a se preocupar com a sociedade a sua volta e o impacto causado ao meio-ambiente. Levando em consideração as consequências públicas de seu consumo pessoal e atentando-se para o seu poder de compra como gerador de mudanças sociais. Influenciadas por estas questões as empresas passam a promover uma série de modificações em seus produtos e processos, isto para que possam se manter no mercado, assim tendo que criar novas estratégias. A sustentabilidade é um tema que está sendo cada vez mais adotado pelas empresas em busca de destaque e no mercado de vinhos é cada vez mais corrente consumidor que buscam produtos e empresas ambientalmente corretas. Desta forma, será que o setor vitivinícola da campanha gaúcha caminha na mesma direção dos consumidores? Será que isto já é uma realidade? Será que as empresas já possuem suas estratégias focadas nesta dimensão? Assim, este trabalho busca fazer um levantamento de quais são as estratégias sustentáveis direcionadas ao meio ambiente que as vinícolas da Campanha Gaúcha utilizam. Para responder estas questões e atingir o objetivo apresentado, este projeto realizará um censo junto as empresas vitivinícolas da região da campanha do RS, sendo que serão levantadas as estratégias de produção vitícola e vinícola das empresas. Desta forma, serão alvo de pesquisa somente as empresas que apresentam integração vertical dos processos, ou seja, que produzam suas uvas e seus vinhos. O procedimento metodológico a ser utilizado será uma entrevista semiestruturada, pois esta permite aprofundamento na coleta de informações e dos dados necessários para o presente projeto. Espera-se ao final deste projeto ter uma visão de quais são as práticas quais são os problemas existentes nesta empresas, esperando que este trabalho, além de ser um exercício de aprendizado, possa ser um instrumento de proposições e críticas acerca do tema apresentado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rodrigo da Silva Lisboa - Coordenador / Rodinaldo Severo Goulart - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Análise do perfil do consumidor de vinhos do sul do Brasil, Descrição: O consumidor de modo geral está cada vez mais exigente, e no mercado de vinhos as exigências seguem a tendência da sociedade, isto faz com que o mundo do vinho venha se tornando cada vez mais competitivo. A vitivinicultura brasileira possui características básicas que impedem o maior desenvolvimento desta indústria: baixo consumo, cerca de 1,7 litro per capita por ano, e preço relativamente caro dos vinhos finos nacionais em relação aos importados. O reduzido consumo é resultante, como em outros segmentos de bebidas, do baixo poder aquisitivo da população, e também da falta de tradição vinícola no país. Assim, os vinhos comuns, de qualidade inferior e preços mais acessíveis, são os campeões de vendas e os demandados por consumidores de rendas mais baixas. Desta forma, muitas dificuldades vêm sendo impostas aos vinhos finos no mercado nacional, e entender quem são os consumidores, quais são os seus anseios e o que eles esperam ao comprar um vinho nacional é fundamental para mudar a dinâmica deste mercado. Assim, esta pesquisa se propõe esclarecer o perfil do consumidor de vinhos no país, para isso foi disponibilizado pela rede, via e-mail e sites de relacionamentos o link de direcionamento para o site que continha o questionário para a pesquisa. Este questionário, aplicado no segundo semestre de 2014, abordou questões como: dados socioeconômicos, preferências ao adquirir e consumir um vinho, entre outros. Será utilizado o método de estatística descritiva para coletar, apresentar e interpretar adequadamente conjuntos de dados, sejam eles numéricos ou não, pode-se dizer que seu objetivo é o de apresentar informações sobre dados em análise para que se tenha maior compreensão dos fatos que os mesmos representam, sendo de muita valia para estudos futuros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo da Silva Lisboa - Coordenador / Rodinaldo Severo Goulart - Integrante.

  • 2014 - 2014

    Análise da comercialização do boi gordo e vaca gorda na região de Dom Pedrito/RS ? 2000/2013, Descrição: O rebanho bovino do Rio Grande do Sul concentra-se nas regiões sul e oeste do Estado, associado principalmente à presença de campos limpos, ambiente característico do ecossistema Bioma pampa, integrando-se com as lavouras de arroz e soja. Os maiores rebanhos estão nos municípios de Alegrete com uma média de 625.127 cabeças no período de 2009-2011, Santana do Livramento com média de 572.091 cabeças e Dom Pedrito com média de 414.594 cabeças. (SEPLAG, 2011). O município de Dom Pedrito, está localizado na região da campanha meridional, juntamente com Aceguá, Bagé, Lavras do Sul e Hulha Negra. Este município, como os demais, se caracteriza pelas grandes extensões de terras e condições climáticas favoráveis à produção primária, isto o torna dependente economicamente especialmente das cadeias de arroz irrigado, soja e principalmente da bovinocultura de corte. De acordo com o Escritório da Inspetoria Veterinária municipal, em 2013, Dom Pedrito contou com um rebanho efetivo de 411.237 cabeças de bovinos, dos quais 70.324 cabeças foram destinadas ao abate no mesmo ano, completando o ciclo primário da pecuária de corte. Devido a esta relevância, analisar o comportamento de preços é uma importante ferramenta para tomada de decisão. Os pecuaristas que conseguem acompanhar os fatores que influenciam na formação das cotações dos preços da bovinocultura de corte, podem obter resultados mais expressivos em sua atividade. Sendo assim, este projeto busca analisar as variáveis econômicas que influenciam na comercialização de gado de corte na região de Dom Pedrito. Tendo como objetivos específicos analisar os preços pecuários comparando tendência, sazonalidade, ciclos e aleatoriedade. Analisar a relação entre os preços de comercialização dos bovinos de corte e preços de comercialização de produtos substitutos da carne bovina como a carne de frango. Elaborar uma previsão do preço do kg do boi gordo e vaca gorda na região de Dom Pedrito, através da regressão linear múltipla. Assim sendo, analisando estatisticamente os preços pagos aos produtores de boi gordo e vaca gorda na região de Dom Pedrito/RS, entre os anos de 2000 e 2013, poderemos chegar a várias conclusões, encontrando características, causas e relações do preço do kg vivo do boi gordo com outras variáveis externas como a catação do dólar comercial por exemplo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo da Silva Lisboa - Coordenador / Sergio Ivan dos Santos - Integrante / NIWTON HELEN SOARES MUNHOZ - Integrante.

  • 2014 - 2014

    Mapeamento dos produtores vitivinícolas orgânicos e biodinâmicos no Brasil, Descrição: Atuar nos mercados requer cada vez mais profissionalismo, tanto dos gestores como das empresas. Os mercados, globalizados ou não, mudam rapidamente, influenciados por fatores exógenos (questões socioeconômicas) e endógenos (tecnologia, e ferramentas de gestão). Porém, está cada vez mais comum encontrarmos consumidores que estão buscando por produtos diferenciados, especialmente os ligados à questões ecológicas e de bem estar humano. No mercado de vinhos não é diferente, produtos biodinâmicos e orgânicos vêm, cada vez mais, se tornando uma alternativa, não apenas para os consumidores, mas inclusive aos produtores. Assim, o presente projeto tem como objetivo identificar os produtores vitivinícolas orgânicos e biodinâmicos no Brasil, analisar suas práticas, de forma a entender os motivos que levam empresários a investir na produção de vinhos biodinâmicos e orgânicos. Espera-se assim, analisar se as técnicas utilizadas por estes produtores o tornam aceitos como biodinâmicos e orgânicos, e também tentar entender se estas práticas são reflexo de modelo de vida, de corrente filosófica ou por estratégia de diferenciação e/ou diversificação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rodrigo da Silva Lisboa - Coordenador / MEDEIROS, NARJARA - Integrante / Lays Machado Brum Manso - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Pampa. , Rua 21 de abril, 80, São Gregório, 96450000 - Dom Pedrito, RS - Brasil, Telefone: (53) 32439539, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal do Pampa

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2018

      Ensino, Zootecnia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Rural

    • 03/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pampa, .,Cargo ou função, Representante Titular dos docentes no Conselho de Campos..

    • 08/2016

      Ensino, Enologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Trabalho de Conclusão de Curso

    • 07/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade Federal do Pampa, .,Cargo ou função, Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Enololia..

    • 03/2015

      Ensino, Enologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia, Extensão e Comunicação Rural

    • 03/2014

      Ensino, Agronegócio, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos do Agronegócio

    • 03/2014

      Ensino, Enologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Articulador do Agronegócio

    • 02/2014

      Ensino, Enologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Articulador em Agronegócio

    • 07/2013

      Ensino, Enologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Rural

    • 07/2013

      Ensino, Enologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Marketing no Agronegócio

    • 07/2019 - 11/2019

      Ensino, Enologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Estratégias, Marketing e comercialização no setor vitivinícola

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Curso de Especialização em Agronegócio, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Planejamento, Competitividade e Estratégias no Agronegócio

    • 03/2014 - 07/2017

      Ensino, Enologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fórum de Marketing

    • 06/2016 - 03/2017

      Direção e administração, Universidade Federal do Pampa, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Enologia.

    • 05/2014 - 01/2015

      Direção e administração, Universidade Federal do Pampa, Graduação em Enologia.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Enologia.

    • 07/2013 - 12/2013

      Ensino, Agronegócio, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Administração do Agronegócio

  • 2009 - 2011

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

  • 2008 - 2009

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Tutor de ensino à distância, Enquadramento Funcional: Tutor, Carga horária: 20

  • 2002 - 2007

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Acadêmico

    Atividades

    • 04/2005 - 09/2006

      Outras atividades técnico-científicas , Empresa Júnior do Curso de Engenharia Florestal filiada ao DCFL., Empresa Júnior do Curso de Engenharia Florestal filiada ao DCFL..,Atividade realizada, Diretor Administrativo da Empresa Júnior do Curso de Engenharia Florestal, filiada ao Departamento de Ciências Florestais. Exerceu-se cargos administrativos, elaboração e execução de projetos florestais.

    • 02/2005 - 09/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Nucleo de Estudos e Pesquisas em Economia Agroindustrial, .,Linhas de pesquisa

    • 05/2004 - 09/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Laboratório de entomologia, .,Linhas de pesquisa

    • 05/2005 - 02/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural - DEAER / NEPEA., .,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2012

    Faculdades de Itapiranga

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Nível Superior, Carga horária: 10

  • 2012 - 2012

    Município de Borba

    Vínculo: Contrato temporário, Enquadramento Funcional: Coordenador local do projeto URB-AL III, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Coordenador Local do Projeto Aglomerados Urbanos em Áreas Protegidas. Projeto financiado pela Comunidade Européia. Coordenador Local em Rosário do Sul.

  • 2006 - 2007

    Prefeituta Municipal de Rosário do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio supervisionado de conclusão de curso

  • 2004 - 2004

    Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estágio realizado na parte de técnicas de produção de mudas e viveiro e extensão florestal pelo programa GARABI-ITÁ.

    Atividades

    • 07/2004 - 07/2004

      Estágios , Conselho Universitário, .,Estágio realizado, Estágio realizado na parte de técnicas de produção de mudas e viveiro e extensão florestal pelo programa GARABI-ITÁ..