Marcelo Lemes de Souza
Possui graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2005), e pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários (2008), pela UENP, Jacarezinho. Atualmente é professor de Língua Portuguesa e Literatura - Colégio Casucha - Ensino Fundamental II e Ensino Médio. É autor de dois romances: Mariela e o Livro da Escuridão, publicado pela Editora Giostri (São Paulo; 2015), e Nas vísceras de um suicida, Editora Penalux (São Paulo; 2014). Publicou contos nas seguintes antologias: "Noctâmbulos - contos de terror" (São Paulo; 2007), e " Entrelinhas" (São Paulo; 2008), os dois títulos lançados pela Andross Editora. Também escreve crônicas publicadas para o site Universo dos Leitores, de Minas Gerais (www.universodosleitores.com).
Informações coletadas do Lattes em 16/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Estudos Linguísticos e Literários
2006 - 2007
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Título: Presença da Contemporaneidade em Crônica de uma Morte Anunciada, de Gabriel García Márquez
Orientador: Luciana Brito
Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa
2002 - 2005
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Título: Contemporaneidade em "Crônica de uma morte anunciada", de Gabriel García Márquez
Orientador: Luciana Brito
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Participação em eventos
Aula MAGNA ADM.COMUNICAÇÃO: ESTRATÉGIA DE OPORTUNIDADE. 2011. (Encontro).
A EDUCAÇÃO NA ERA DO CONHECIMENTO. 2005. (Congresso).
Estudos Linguísticos e Literários (II Seminário de Iniciação Cientítica). 2005. (Seminário).
Estudos Sintáticos: TERMOS DA ORAÇÃO.Estudos Sintáticos: TERMOS DA ORAÇÃO. 2005. (Outra).
ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS.ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 2004. (Seminário).
Estudos Sintáticos.Estudos Sintáticos. 2004. (Outra).
I° SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SóLETRAS.I SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SóLETRAS. 2004. (Seminário).
2° Ciclo de Estudos Franceses. 2003. (Outra).
Curso de Análise Sintática. 2003. (Oficina).
SINTAXE: ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS. 2003. (Oficina).
20ª Semana de Letras - "Linguagem e Linguagens". 2002. (Simpósio).
Curso de Extensão. 2002. (Outra).
Produções bibliográficas
-
SOUZA, M. L. . Destinos Invisíveis. 1. ed. Guaratinguetá - SP: Penalux, 2019. v. 1. 247p .
-
SOUZA, M. L. . Mariela e o Livro da Escuridão. 1. ed. São Paulo - SP: Giostri, 2015. v. 1. 210p .
-
SOUZA, M. L. . Nas vísceras de um suicida. 1. ed. Guaratinguetá - SP: Penalux, 2014. v. 1. 150p .
-
SOUZA, M. L. . Prefiro lugar exótico. In: César Mancini. (Org.). Prefiro lugar exótico. 1ed.São Paulo - SP: Andross, 2007, v. 1, p. 25-28.
-
SOUZA, M. L. . Comunicação: Estratégia de Oportunidade. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
A VAIDADE EM ELOGIO DA LOUCURA (1511) DE ROTTERDAM, E ENSAIOS (1580) DE MONTAIGNE ECOS EM MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS (1881) DE MACHADO DE ASSIS: A NARRATIVA EM PRIMEIRA PESSOA E A FUTILIDADE DO EU, Descrição: O expoente do realismo psicológico brasileiro foi Machado de Assis, com Memórias Póstumas de Brás Cubas. O protagonista e narrador Brás Cubas, por meio de um discurso embebido de ironia, retórica e sagacidade, revela a vaidade cáustica de um homem que traça a futilidade do eu ao compor a autoimagem. Com base nesse parâmetro, o presente projeto tem como propósito comparar a vaidade de Brás Cubas com os clássicos Elogio da Loucura, de Erasmo de Rotterdam, e Ensaios, de Michel de Montaigne. A comparação pretende verificar o vazio do eu, presente em seletos textos desenvolvidos em primeira pessoa, como método irônico para a configuração da imagem pessoal, que tropeça na presunção da vaidade e cai no fútil, na leviandade do homem. A análise é pertinente uma vez que o tema fornece um elemento comum de significação ou de inspiração, que permite comparar obras de autores diversos. Para tanto, será feita a leitura de teóricos da literatura comparada, a fim de detectar elementos estéticos comuns nos três clássicos a serem analisados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcelo Lemes de Souza - Coordenador / Daniela Calipo - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: , Enquadramento Funcional:
2011 - Atual
COLEGIO CASUCHAVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa e Literatura
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcelo Lemes de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?