Fábio Moreira Rossatto

Acadêmico do curso de Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM. Mestre em Energia e Sustentabilidade pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Foi bolsista CAPES pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) na área de eletroquímica.

Informações coletadas do Lattes em 28/10/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em ENERGIA & SUSTENTABILIDADE

2022 - 2024

Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Título: AÇOS INOXIDÁVEIS E LÍQUIDO IÔNICO DE ÁCIDO TETRA-ALQUILAMÔNIO-SULFÔNICO PARA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VIA ELETRÓLISE DA ÁGUA, Ano de Obtenção: 2024
MARCIA REGINA BECKER.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Engenharia de Produção

2016 - 2020

Centro Universitário Euripedes de Marília

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Fundação Bradesco - Marília

Formação complementar

2020 - 2020

Treinamento Lean Manufacturing. (Carga horária: 40h). , RL&Associados, RL, Brasil.

2019 - 2019

Green Belt - Six Sigma. (Carga horária: 40h). , RL&Associados, RL, Brasil.

2019 - 2019

Black Belt - Six Sigma. (Carga horária: 48h). , RL&Associados, RL, Brasil.

2010 - 2015

Mastering English. , Centro de Cultura Anglo Americana, CCAA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Controle Estatístico do processo.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Matemática.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Ergonomia.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Energias sustentáveis.

Organização de eventos

ROSSATTO, F. M. . 4 º Seminário da Pós-graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade. 2023. (Outro).

ROSSATTO, F. M. . IV Encontro Paulista de Engenharia de Produção - EPEP. 2019. (Outro).

ROSSATTO, F. M. . Café com os sete empresários. 2018. (Exposição).

Participação em eventos

3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio. Aplicação de aço inoxidável austenítico 316L e líquido iônico BMI.BF4 para produção de hidrogênio via eletrólise da água. 2023. (Congresso).

3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E SUSTENTABILIDADE: DASAFIOS E SOLUÇÕES PARA UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL. 2022. (Seminário).

BIOTEC NO BAR: DA UNILA PRA TODO LUGAR. 2022. (Outra).

I CISET-CONGRESSO INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO TECNOLOGIA:Ciência, Sociedade, Meio Ambiente e Educação Profissional. 2022. (Congresso).

VII SEMANA ACADÊMICA DE QUÍMICA. 2022. (Outra).

19° Congresso Nacional de Iniciação Científica. MODOS SUSTENTÁVEIS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0. 2019. (Congresso).

4° Encontro Paulista de Engenharia de Produção-EPEP. 2019. (Encontro).

4° Encontro Paulista de Engenharia de Produção-EPEP.RECICLAGEM QUÍMICA DE POLÍMEROS ALINHADA COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2019. (Encontro).

9º Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética. MODOS SUSTENTÁVEIS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0. 2019. (Congresso).

XXVI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.5 ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO EM UM INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO PLÁSTICA. 2019. (Simpósio).

1º CAFÉ DA ENGENHARIA. 2018. (Encontro).

8º Congresso de Pesquisa Científica: Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação ea. HIDROGÊNIO COMO ENERGIA SUSTENTÁVEL. 2018. (Congresso).

V ExpoNegócios 2018. 2018. (Exposição).

GESTÃO E INOVAÇÃO - NOVAS TECNOLOGIAS NO MERCADO DE TRABALHO. 2017. (Outra).

Produções bibliográficas

  • ROSSATTO, F. M. ; DETREGIACHI FILHO, E. ; HERRERA, V. E. ; SOUZA, M. F. C. ; RAVAZI, R. F. . ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO EM UM INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO PLÁSTICA. In: XXVI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2019, Bauru. XXVI SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2019.

  • ROSSATTO, F. M. . RECICLAGEM QUÍMICA DE POLÍMEROS ALINHADA COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. In: 4º. Encontro Paulista de Engenharia de Produção, 2019, Marília. 4º. Encontro Paulista de Engenharia de Produção, 2019.

  • ROSSATTO, F. M. ; DETREGIACHI FILHO, E. . MODOS SUSTENTÁVEIS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0. In: 19° Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2019, São Paulo. 19° Congresso Nacional de Iniciação Científica, 2019.

  • ROSSATTO, F. M. ; PADILHA, J. C. ; BECKER, M. R. . Aplicação de aço inoxidável austenítico 316L e líquido iônico BMI.BF4 para produção de hidrogênio via eletrólise da água. In: 3º CONGRESSO BRASILEIRO DO HIDROGÊNIO, 2023, Maricá. 3º CONGRESSO BRASILEIRO DO HIDROGÊNIO, 2023.

  • ROSSATTO, F. M. ; DETREGIACHI FILHO, E. ; ROSA, C. B. R. . SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA RECICLAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS POR MEIO DO PROCESSO DA COMPOSTAGEM A PARTIR DA CULTURA AMBIENTAL APLICADA À POPULAÇÃO. In: 10° Congresso de Pesquisa Científica, Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, 2020, Marília. SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA RECICLAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS POR MEIO DO PROCESSO DA COMPOSTAGEM A PARTIR DA CULTURA AMBIENTAL APLICADA À POPULAÇÃO, 2020.

  • DETREGIACHI FILHO, E. ; ROSSATTO, F. M. . MODOS SUSTENTÁVEIS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0. In: 9º Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, 2019, Marília. 9º Congresso de Pesquisa Científica: Humanismo, Empreendedorismo, Tecnologia, Inovação e Ética, 2019.

  • MONASSA, J. M. ; ROSSATTO, F. M. . HIDROGÊNIO COMO ENERGIA SUSTENTÁVEL. In: 8º CONGRESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA, 2018, Marília. 8º CONGRESSO DE PESQUISA CIENTÍFICA, 2018.

  • ROSSATTO, F. M. ; BECKER, M. R. . Aço inoxidável 430 para produção de hidrogênio via eletrólise alcalina da água. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    MODOS SUSTENTÁVEIS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0, Descrição: A Indústria 4.0 tem por conceito a compreensão das principais inovações tecnológicas na área da robótica, automação, controle e tecnologia da informação na busca da eliminação de desperdícios e aumento da produtividade. Nesse contexto, a eficiência energética e o uso de fontes de energias sustentáveis procuram reduzir os custos e diminuir a emissão resíduos para melhoria do processo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fábio Moreira Rossatto - Coordenador / Edson Detregiachi Filho - Integrante.

  • 2018 - 2018

    Viabilidade do hidrogénio como fonte de energia alternativa, Descrição: Na busca por novas fontes de energias sustentáveis uma se apresenta com forte potencial para ajudar nas necessidades existentes, o hidrogênio. Devido ao seu elevado potencial energético e sua abundância no universo, o hidrogênio se mostra um forte candidato para substituir de maneira eficiente e limpa outras fontes de energia que causam prejuízos ao meio ambiente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fábio Moreira Rossatto - Coordenador / José Michel Monassa - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2018

Brunnschweiler

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de PPCP, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação no setor de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PPCP), através da emissão de ordens de compra, levantamento de indicadores e controle dos insumos produtivos.

2021 - 2021

Spiltag

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de Processos, Carga horária: 44

Outras informações:
Atuação no departamento de Engenharia de Produto. Responsável pela execução de testes de qualidade em produtos acabados e elaboração de relatórios.

2019 - 2020

Spiltag

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário de PD&I, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação no departamento de Engenharia de Produto. Responsável pela execução de testes de qualidade em produtos acabados e elaboração de relatórios.

2018 - 2018

Centro Universitário Euripedes de Marília

Vínculo: Aluno monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina "ESTÁTICA", Carga horária: 2

2018 - 2018

Centro Universitário Euripedes de Marília

Vínculo: Aluno monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina "FÍSICA GERAL E EXP III, Carga horária: 2

2018 - 2018

Centro Universitário Euripedes de Marília

Vínculo: Aluno monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina "CÁLCULO III", Carga horária: 2

2018 - 2018

Centro Universitário Euripedes de Marília

Vínculo: Aluno monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina ""Matemática Aplicada", Carga horária: 2

2018 - 2018

Centro Universitário Euripedes de Marília

Vínculo: Aluno monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina "Probabilidade Aplicada, Carga horária: 2

2018 - 2018

Centro Universitário Euripedes de Marília

Vínculo: Aluno monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina "Álgebra Linear II", Carga horária: 2

2018 - 2018

Centro Universitário Euripedes de Marília

Vínculo: Aluno monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina "Cálculo IV", Carga horária: 2

2018 - 2018

Centro Universitário Euripedes de Marília

Vínculo: Aluno monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina " "Física Geral/Exp IV", Carga horária: 2

2017 - 2017

Centro Universitário Euripedes de Marília

Vínculo: Aluno monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina "FÍSICA I", Carga horária: 2

2017 - 2017

Centro Universitário Euripedes de Marília

Vínculo: Aluno monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina "FÍSICA GERAL E EXP II", Carga horária: 2

2017 - 2017

Centro Universitário Euripedes de Marília

Vínculo: Aluno monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina "CÁLCULO II", Carga horária: 2