Mariana Veiga Rodrigues

Doutora e mestra em Química Tecnológica pela Universidade Estadual Paulista - UNESP com ênfase em catálise heterogênea e síntese de materiais financiada pela FAPESP. Foi bolsista FAPESP de iniciação científica por um ano na área de analítica com desenvolvimento e validação de métodos analíticos e uso do HPLC-UV em 2011. E também bolsista FAPESP de iniciação científica por um ano e meio na área de química dos materiais com desenvolvimento de aluminas hierarquicamente ordenadas com uso das mais variadas técnicas de caracterização de materiais. Atualmente, é pós-doc no grupo de peneiras moleculares micro e mesoporosas na Unicamp com ênfase em síntese de catalisadores zeolíticos e lamelares com auxílio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Quimica

2014 - 2018

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Combinação de química supramolecular e emulsões na síntese de catalisadores lamelares esfoliados
Orientador: em Georgia Institute of Technology ( Carsten Sievers)
com Leandro Martins. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: zeolites; química supramolecular; sólidos lamelares; valorização do glicerol; catálise.Grande área: EngenhariasGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química / Especialidade: Cinética Química e Catálise.

Mestrado em Química

2012 - 2014

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Estudo da acessibilidade aos sítios ativos e desativação na desidratação do glicerol utilizando catalisadores zeolíticos lamelares,Ano de Obtenção: 2014
Orientador: em Universidad Nacional del Litoral ( Teresita Garetto)
com Leandro Martins.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: zeólitas; zeólitas lamelares; valorização do glicerol; catálise.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química.

Graduação em Química Tecnológica

2008 - 2012

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018

Pós-Doutorado. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. , Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Cinética Química e Catálise.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

17° Congresso Brasileiro de Catálise. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MÉTODOS DE SÍNTESE ESTÁTICO E ROTATIVO DO PRECURSOR LAMELAR MWW. 2013. (Congresso).

IV International Workshop on Layered Materials: Nature teaches, science improves. 2012. (Congresso).

X Encontro Regional de Catálise.SÍNTESE DE ALUMINAS POROSAS PELO MÉTODO SOL-GEL E NA PRESENÇA DE PARAFINAS COM DIFERENTES TEMPERATURAS DE FUSÃO. 2012. (Encontro).

16º Congresso Brasileiro de Catálise. Porosity control of aluminas by a dual soft template method using paraffin and surfactant.. 2011. (Congresso).

23º Congresso de Iniciação Científica da UNESP. Aluminas porosas hierarquicamente estruturadas obtidas na presenca de tensoativos e de parafinas.. 2011. (Congresso).

39ª Semana da Química - Tendências e Aplicações de uma Ciência Multifacetada. 2009. (Congresso).

Physics and Chemistry of Climate Change and Entrepreneurship. 2009. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ossamu Hojo

MARTINS, L.;HOJO, O.. Estágio curricular supervisionado realizado no Instituto de Química ? Unesp.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Química Tecnológica) - Instituto de Química - UNESP - Araraquara.

Maria Aparecida Zaghete

Zaghete, M. A.; CARDOSO, D.; MARTINS, LEANDRO. Combinação de direcionadores de poros e de estrutura na sintese de zeolitas hierarquicas MCM-22 para a valorização do glicerol. 2018. Tese (Doutorado em QUIMICA) - UNESP-IQAr.

Wellington Henrique Cassinelli

W.H. Cassinelli; D. Cardoso;L. Martins. Combinação de química supramolecular e emulsões na síntese de catalisadores lamelares esfoliados. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Instituto de Química da UNESP.

Wellington Henrique Cassinelli

L. MartinsW.H. Cassinelli; R.C.G. Frem. Estudo da acessibilidade aos sítios ativos e desativação na desidratação do glicerol utilizando catalisadores zeolíticos lamelares. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Instituto de Química da UNESP.

Regina Célia Galvão Frem

MARTINS L.; CASSINELLI W. H.;FREM, R. C. G.. Estudo da acessibilidade aos sítios ativos e desativação na desidratação do glicerol utilizando catalisadores zeolíticos lamelares, em 27/02. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Química) - Instituto de Química de Araraquara.

Celso Valentim Santilli

MARTINS, L.CASSINELLI, W. H.; FREM, R. C. G.;SANTILLI, C V. Estudo da acessibilidade aos sítios ativos e desativação na desidratação do glicerol utilizando catalisadores zeolíticos lamelares. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação - Mestrado) - (UNESP - IQ/CAR) Instituto de Química - UNESP - Campus de Araraquara.

Sandra Helena Pulcinelli

MARTINS, L.; BERTOCHI, M. A. Z.;Pulcinelli, S. H.; CARDOSO, D.; PASTORE, H. O.. Combinação de direcionadores de estruturas e de poros na síntese de zeólitas hierárquicas MCM-22 para valorização do glicerol. 2018. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Química (Doutorado)) - Instituto de Química de Araraquara Unesp.

Leandro Martins

GALVAO, R. F.;CARDOSO, D.MARTINS, L.. Estudo da acessibilidade aos sítios ativos e desativação na desidratação do glicerol utilizando catalisadores zeolíticos lamelares. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Instituto de Química de Araraquara/UNESP.

Leandro Martins

MARTINS, L.. Combinação de química supramolecular e emulsões na síntese de catalisadores lamelares esfoliados. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Quimica) - Instituto de Química de Araraquara/UNESP.

Leandro Martins

CASSINELLI, W. H.; NARDO, R. F.;MARTINS, L.. Estudo da acessibilidade aos sítios ativos e desativação na desidratação do glicerol utilizando catalisadores zeolíticos lamelares. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Química) - Instituto de Química de Araraquara/UNESP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Stephane Franco

Caracterização de efluente proveniente do processo de obtenção de leite de soja quanto ao teor de isoflavonas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Stephane Franco;

Maria Helena Sebastiana Sahão Bizelli

PROENC (Projeto de Ensino em Ciências); 2008; Orientação de outra natureza; (Bacharelado em Química) - Instituto de Química da UNESP-Araraquara, Secretaria de Estado da Educação; Orientador: Maria Helena Sebastiana Sahão Bizelli;

Luiz Antônio Andrade de Oliveira

Projetos de Extensão Universitária voltados para a divulgação cîentífica e cultural da área de Ciências Exatas e da Terra, usando recursos computacionais; 2008; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bolsa de Extensão Universitária; Orientador: Luiz Antonio Andrade de Oliveira;

Mary Rosa Rodrigues de Marchi

Caracterização de efluente proveniente do processo de obtenção de leite de soja quanto ao teor de isoflavonas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharelado em Química) - Instituto de Química de Araraquara, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Mary Rosa Rodrigues de Marchi;

Leandro Martins

Estudo da acessibilidade aos sítios ativos e desativação na desidratação do glicerol utilizando catalisadores zeolíticos lamelares; 2012; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Instituto de Química de Araraquara/UNESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leandro Martins;

Leandro Martins

Combinação de direcionadores de estrutura e de poros na síntese de zeólitas hierárquicas; 2014; Tese (Doutorado em Quimica) - Instituto de Química de Araraquara/UNESP, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leandro Martins;

Leandro Martins

Síntese e caracterização de aluminas macro-/mesoporosas hierarquicamente ordenadas; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Instituto de Química de Araraquara, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Leandro Martins;

Leandro Martins

Estágio Supervisionado no Instituto de Química - UNESP; 2012; Orientação de outra natureza; (Quimica) - Instituto de Química de Araraquara/UNESP; Orientador: Leandro Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VEIGA RODRIGUES, MARIANA ; VIEIRA, LUIZ H. ; CAMPOS, GUILHERME PIRES ; MARTINS, LEANDRO . Effect of different seed sources on the hydrothermal crystallization of MCM-22 zeolite catalysts. CRYSTENGCOMM , v. 20, p. 3467-3475, 2018.

  • RODRIGUES, MARIANA V. ; OKOLIE, CHUKWUEMEKA ; SIEVERS, CARSTEN ; MARTINS, LEANDRO . Organosilane-Assisted Synthesis of Hierarchical MCM-22 Zeolites for Condensation of Glycerol into Bulky Products. CRYSTAL GROWTH & DESIGN , v. 19, p. 231-241, 2018.

  • VAN CLEVE, TIM ; UNDERHILL, DEVON ; VEIGA RODRIGUES, MARIANA ; SIEVERS, CARSTEN ; MEDLIN, J. WILL . Enhanced Hydrothermal Stability of γ-Al O Catalyst Supports with Alkyl Phosphonate Coatings. LANGMUIR , v. 34, p. 3619-3625, 2018.

  • RODRIGUES, MARIANA V. ; VIGNATTI, CHARITO ; GARETTO, TERESITA ; PULCINELLI, SANDRA H. ; SANTILLI, CELSO V. ; MARTINS, LEANDRO . Glycerol dehydration catalyzed by MWW zeolites and the changes in the catalyst deactivation caused by porosity modification. APPLIED CATALYSIS A-GENERAL , v. 495, p. 84-91, 2015.

  • VIEIRA, LUIZ H. ; RODRIGUES, MARIANA V. ; MARTINS, LEANDRO . SEED-ASSISTED BEHAVIOR OF ZEOLITE CRYSTALLIZATION. QUIMICA NOVA , v. 37, p. 1515-1524, 2014.

  • RODRIGUES, M. V. ; PASSOS, A. R. ; SANTILLI, C. V. ; MARTINS, L. . Porosity control of aluminas by a dual soft template method using paraffin and surfactant.. In: 16º Congresso Brasileiro de Catálise, 2011, Campos do Jordão. 16º Congresso Brasileiro de Catálise, 2011.

  • RODRIGUES, M. V. ; Okolie, C. ; SIEVERS, CARSTEN ; MARTINS, L. . Hierarchical MWW zeolites for glycerol valorization: Assessing and correlating porosity and acidity. In: 25° North American Meeting, 2017, Denver. 25° North American Meeting, 2017.

  • Okolie, C. ; Foo, G. S. ; RODRIGUES, M. V. ; MARTINS, L. ; YUNG, M. M. ; SIEVERS, CARSTEN . Deactivation of Pt/H-BEA during Hydrodeoxygenation by Formation of Chemisorbed Surface Species. In: 25° North American Meeting, 2017, Denver. 25° North American Meeting, 2017.

  • RODRIGUES, M. V. ; Okolie, C. ; SIEVERS, CARSTEN ; MARTINS, L. . Aplicação de zeólitas micro-mesoporosas na condensação do glicerol. In: 19° Congresso Brasileiro de Catálise, 2017, Ouro Preto. 19° Congresso Brasileiro de Catálise, 2017.

  • RODRIGUES, M. V. ; Chaves, T. F. ; SANTILLI, C. V. ; PULCINELLI, SANDRA H. ; MARTINS, L. . Valorização do glicerol através de zeólitas MWW modificadas pela adição de organossilanos. In: XII Encontro Regional de Catálise, 2016, Uberlândia. XII Encontro Regional de Catálise, 2016.

  • RODRIGUES, M. V. ; Chaves, T. F. ; SANTILLI, C. V. ; PULCINELLI, SANDRA H. ; MARTINS, L. . Glycerol valorization by using micro-mesoporous MWW as catalysts. In: 18° International Zeolite Conference, 2016, Rio de Janeiro. 18° International Zeolite Conference, 2016.

  • RODRIGUES, M. V. ; SIEVERS, CARSTEN ; MARTINS, L. . Application of hierarchical MWW-type zeolites in the glycerol dehydration. In: Southeastern Catalysis Society Annual Symposium, 2016, Asheville. Southeastern Catalysis Society Annual Symposium, 2016.

  • RODRIGUES, M. V. ; Campos, G. P. ; MARTINS, L. . Application of different conditions in MWW precursor synthesis. In: 24°North American Meeting, 2015, Pittsburgh. 24°North American Meeting, 2015.

  • Chaves, T. F. ; RODRIGUES, M. V. ; MARTINS, L. ; PULCINELLI, SANDRA H. ; SANTILLI, C. V. . Síntese da estrutura MFI usando organossilanos como co-direcionador de porosidade secundária. In: 18° Congresso Brasileiro de Catálise, 2015, Porto Seguro. 18° Congresso Brasileiro de Catálise, 2015.

  • RODRIGUES, M. V. ; GARETTO, TERESITA ; MARTINS, L. . Estudo da acessibilidade aos sítios ativos e desativação na desidratação do glicerol utilizando catalisadores zeolíticos lamelares. In: XI Encontro Regional de Catálise, 2014, Campinas. XI Encontro Regional de Catálise, 2014.

  • RODRIGUES, M. V. ; MARTINS, L. . Estudo comparativo entre os métodos de síntese estático e agitado do precursor lamelar MWW. In: 17° Congresso Brasileiro de Catálise, 2013, Gramado. 17° Congresso Brasileiro de Catálise, 2013.

  • Gallo, V. L. ; RODRIGUES, M. V. ; MARTINS, L. . . Síntese de aluminas porosas pelo processo sol-gel e moldes de emulsões com parafinas como fase apolar. In: 17° Congresso Brasileiro de Catálise, 2013, Gramado. 17° Congresso Brasileiro de Catálise, 2013.

  • RODRIGUES, M. V. ; PASSOS, A. R. ; SANTILLI, C. V. ; MARTINS, L. . SÍNTESE DE ALUMINAS POROSAS PELO MÉTODO SOL-GEL E NA PRESENÇA DE PARAFINAS COM DIFERENTES TEMPERATURAS DE FUSÃO. In: X Encontro Regional de Catálise, 2012, Araraquara. X Encontro Regional de Catálise, 2012.

  • RODRIGUES, M. V. ; PASSOS, A. R. ; SANTILLI, C. V. ; MARTINS, L. . Aluminas porosas hierarquicamente estruturadas obtidas na presenca de tensoativos e de parafinas.. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica, 2011, São Pedro. 23 Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2011.

  • Chaves, T. F. ; RODRIGUES, M. V. ; MARTINS, L. ; PULCINELLI, SANDRA H. ; SANTILLI, C. V. . Síntese da estrutura MFI usando organossilanos como co-direcionador de porosidade secundária. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Chaves, T. F. ; RODRIGUES, M. V. ; PULCINELLI, SANDRA H. ; MARTINS, L. ; SANTILLI, C. V. . One-step synthesis of functionalized MFI zeolite using organosilanes with different tail lengths. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, M. V. ; Campos, G. P. ; MARTINS, L. . Application of different conditions in MWW precursor synthesis. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, M. V. ; GARETTO, TERESITA ; MARTINS, L. . Estudo da acessibilidade das zeólitas MWW na desidratação do glicerol. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Gallo, V. L. ; RODRIGUES, M. V. ; MARTINS, L. . SÍNTESE DE ALUMINAS POROSAS PELO PROCESSO SOL-GEL E MOLDES DE EMULSÕES COM PARAFINAS COMO FASE APOLAR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RODRIGUES, M. V. ; MARTINS, L. . ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS MÉTODOS DE SÍNTESE ESTÁTICO E ROTATIVO DO PRECURSOR LAMELAR MWW. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química, Departamento de Química Inorgânica. , Rua Monteiro Lobato, 270, Cidade Universitária, 13083862 - Campinas, SP - Brasil, Telefone: (19) 35213017

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    INSTITUTO DE QUIMICA-UNESP

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPESP, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2011 - 2012

    INSTITUTO DE QUIMICA-UNESP

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica FAPESP, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Síntese e caracterização de aluminas hierarquicamente ordenadas com uso de parafinas como fase apolar, aplicação de técnicas como fisissorção de nitrogênio, picnometria de hélio e de fluido seco, porosimetria de mercúrio, reometria e termogravimetria. Aplicação do método sol-gel.

  • 2010 - 2011

    INSTITUTO DE QUIMICA-UNESP

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica FAPESP, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Caracterização de efluente proveniente do processo de obtenção de leite de soja quanto ao teor de isoflavonas, com aplicação da técnica de cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) acoplado com UV.