Renato dos Reis Borges Cabral
Atualmente é graduado em Geografia Licenciatura e aluno do curso de MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA - Presencial - Catalão Universidade Federal de Goiás -. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Migração
Informações coletadas do Lattes em 09/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA
2018 - Atual
Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão
Orientador:JOSE HENRIQUE RODRIGUES STACCIARINI.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2017 - 2017
Didática no Ensino Superior. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2017 - 2017
Normas ABNT aplicadas a Trabalhos Acadêmicos. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
2017 - 2017
Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.
Organização de eventos
CABRAL, R. R. B. . XXI Congresso Brasileiro de Agrometeorologia. 2019. (Congresso).
Participação em eventos
XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROMETEOROLOGIA. AGROECOLOGIA E AGRICULTURA FAMILIAR: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2019. (Congresso).
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA.SISTEMA AGROFLORESTAL: A INFLUÊNCIA DA AGENDA 21. 2018. (Seminário).
V SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM CIÊNCIAS DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE NA AMAZÔNIA.PLANEJAMENTO E RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA: a canalização do Ribeirão Pirapitinga em Catalão (GO). 2018. (Seminário).
XIX Encontro Nacional de Geógrafos.URBANIZAÇÃO E TURISMO: as águas termais de Caldas Novas (GO). 2018. (Encontro).
XIX Encontro Nacional de Geógrafos.Impactos urbanos na Micro bacia do Ribeirão Pirapitinga em Catalão-Go. 2018. (Encontro).
14 Congresso de Pesquisa, ensino e extensão. 2017. (Congresso).
3 Congresso de Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura - Regional Catalão. 2017. (Congresso).
Palestra: Para Entender a Conjuntura. 2017. (Outra).
Perspectivas da Graduação Pós-Graduação no Contexto Atual. 2017. (Outra).
Calourada Cultural 2016. 2016. (Outra).
Simpósio de Projetos de pesquisa: trajetórias na graduação e pós-graduação em Geografia. 2016. (Simpósio).
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE RECURSOS HÍDRICOS. 2015. (Outra).
Calourada Sociocultural UFG - Catalão 2014. 2014. (Outra).
Fórum de Licenciaturas da UFG: A concepção da formação de professores na UFG. 2014. (Outra).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
MIGRAÇÃO DE ?MARANHENSES? PARA CALDAS NOVAS (GO): aspectos socioeconômicos do migrante no período 2002-2018, Descrição: Caldas Novas (GO) é um município do interior goiano, conhecido nacional e internacionalmente por explorar as águas termais encontradas em seu território, como atrativo turístico de lazer e recreação. Todos os anos, milhares de pessoas direcionam-se a cidade buscando diversão e sossego nos diversos hotéis e parques aquáticos ofertados. A atração cada vez maior de turistas impulsionou a iniciativa privada a investir na construção de mais hotéis, clubes e parques aquáticos. Essa dinâmica atraiu trabalhadores de cidades vizinhas e de outros estados, dentre estes, destacam-se pelo acentuado número os que vieram da Região Nordeste do país. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), Caldas Novas (GO) continha em 2010, 70.473 habitantes, dentre eles, 12.430 eram oriundos do Nordeste brasileiro. Notando esse fenômeno em consonância com a vivência do pesquisador ? migrante de Morrinhos (GO) e morador de Caldas Novas (GO) por vinte e cinco anos ? com os migrantes nordestinos, dentre eles, amigos, colegas, parentes, vizinhos e companheiros de práticas esportivas, fizeram com que surgissem questionamentos quanto a relação vivida e percebida por tais sujeitos no novo território. Em rodas de conversas sempre surgiam temas como, local de origem, motivação migratória, perspectivas atuais e futuras, trabalho, escolaridade, adaptação aos novos modos de vida, entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Renato dos Reis Borges Cabral - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - Atual
Universidade Federal de Goiás - Regional CatalãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Demanda Social - Mestrado, Carga horária: 20
2017 - 2018
Universidade Federal de Goiás - Regional CatalãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação a Docência - PIBID, Carga horária: 20
2015 - 2016
Escola Estadual Caldas NovasVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Renato dos Reis Borges Cabral e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?