Felipe da Silva Freitas

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente mestrando do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFC e vinculado ao Laboratório de Geoprocessamento e Cartografia Social (LABOCART) do Departamento de Geografia da UFC. Tem experiência em projetos envolvendo cartografia social, análise ambiental e diagnóstico físico com foco em mapeamentos temáticos e técnicas em geoprocessamento. Compôs a equipe técnica do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF) de três Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) da cidade de Fortaleza em 2019. Participou da equipe técnica do Mapeamento Social e Diagnóstico Participativo do Zoneamento Ecológico-Econômico na Costa do Ceará (ZEEC) em 2020. Atuou por meio de cargo comissionado no setor de geoprocessamento da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) do Ceará em 2022.

Informações coletadas do Lattes em 29/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Geografia

2022 - Atual

Universidade Federal do Ceará
Título: Discurso e construção da legitimidade: o caso do hidrogênio verde no Ceará
Orientador: Prof. Dr. Christian Brannstrom
Coorientador: Profª. Drª. Adryane Gorayeb. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: hidrogênio verde; legitimidade; Geografia da transição energética; descarbonização.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em andamento em Geografia

2020 - Atual

Universidade Federal do Ceará

Graduação em Geografia

2016 - 2019

Universidade Federal do Ceará
Título: Utilização de metodologias participativas na construção do diagnóstico e prognóstico da ZEIS Bom Jardim, Fortaleza, Ceará.
Orientador: Dra. Adryane Gorayeb

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Colégio Gilvanira Fernandes

Formação complementar

2021 - 2021

Curso: Análise Ambiental com QGis,. (Carga horária: 36h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Geografia. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2018 - 2018

Geografia. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2018 - 2018

Geração de dados quantitativos para a Geografia. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2017 - 2017

Grupo de Estudos em Cartografia Social. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2017 - 2017

Geomaps convida: empreendedorismo, inovação e atuação profissional. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2013 - 2014

Educação Profissional. (Carga horária: 130h). , SOS INFORMÁTICA LTDA., SI_FORN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Cartografia Social.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geografia Física.

Comissão julgadora das bancas

Jair Bezerra dos Santos Junior

GORAYEB, A.; TAVARES, G. U.; SILVA, R. B.;SANTOS JÚNIOR, J. B.. Utilização da matriz FOFA e da cartografia social na construção do diagnóstico e prognóstico da ZEIS Bom Jardim, Fortaleza, Ceará. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

Gislleidy Uchôa Tavares

GORAYEB, A.TAVARES, G. U.; SANTOS JUNIOR, J. B.; SILVA, R. B.. UTILIZAÇÃO DA MATRIZ FOFA E DA CARTOGRAFIA SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DA ZEIS BOM JARDIM, FORTALEZA, CEARÁ.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

Regina Balbino da Silva

GORAYEB, Adryane; TAVARES, G. U.;SILVA, R. B.; SANTOS JUNIOR, J. B.. UTILIZAÇÃO DA MATRIZ FOFA E DA CARTOGRAFIA SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DA ZEIS BOM JARDIM, FORTALEZA, CEARÁ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

Adryane Gorayeb Nogueira

BRANNSTROM, C.;Gorayeb, Adryane; COLLACO, F. M. A.; ARAUJO, C. L.. Discurso e construção da legitimidade: o caso do hidrogênio verde no Ceará. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

Adryane Gorayeb Nogueira

GORAYEB, A.; TAVARES, G. U.; SILVA, R. B.; SANTOS JUNIOR, J. B.. Utilização da Matriz FOFA e da Cartografia Social na Construção do Diagnóstico e Prognóstico da ZEIS Bom Jardim, Fortaleza, Ceará. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará.

Foi orientado por

Gislleidy Uchôa Tavares

UTILIZAÇÃO DA MATRIZ FOFA E DA CARTOGRAFIA SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DA ZEIS BOM JARDIM, FORTALEZA, CEARÁ; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Gislleidy Uchôa Tavares;

Adryane Gorayeb Nogueira

UTILIZAÇÃO DA MATRIZ FOFA E DA CARTOGRAFIA SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO E PROGNÓSTICO DA ZEIS BOM JARDIM, FORTALEZA, CEARÁ; ; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adryane Gorayeb Nogueira;

Adryane Gorayeb Nogueira

Monitoria de Disciplina de Cartografia; 2017; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal do Ceará, Pró-Reitoria de Graduação da UFC; Orientador: Adryane Gorayeb Nogueira;

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    ANÁLISE FÍSICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA PRESENTE NOS AÇUDES FORQUILHA, CACIMBINHA E ARREBITA, NO MUNICÍPIO DE FORQUILHA-CE, Descrição: A água se constitui como um bem natural essencial para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Em regiões de clima semiárido, como é o caso do município de Forquilha, localizado na região noroeste do Estado do Ceará, a água se torna um recurso extremamente precioso devido as condições edafoclimáticas presentes no município. Diante disso, o objetivo da pesquisa consiste em coletar e analisar a qualidade da água nos três principais açudes de Forquilha (Açude Forquilha, Açude Cacimbinha e Açude Arrebita) pelo motivo de abastecerem a população municipal. Os procedimentos metodológicos consistiram na coleta de amostras de água dos reservatórios in loco e na análise físico-química e microbiológicas no Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC). O resultado das análises laboratoriais demonstrou que a água coletada está de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, órgão este responsável por estabelecer os parâmetros físico-químicos e biológicos presentes na água apropriada para o consumo humano. Entretanto, foi observado durante as idas a campo e em entrevistas com a população local que a água dos reservatórios não é considerada como segura pelos moradores, devido à presença de animais as margens dos açudes e pelo descarte inapropriado de resíduos sólidos e domiciliares dentro deles. Esta ação de extensão faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Projeto Tecnologias Sociais CNPq Proc n. 443556/2018-0; ?Ações integradas de tecnologias sociais na redução da vulnerabilidade de comunidades inseridas em áreas susceptíveis à desertificação?.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Felipe da Silva Freitas - Integrante / Jader de Oliveira Santos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2018 - 2018

    MAPEAMENTO PARTICIPATIVO DOS ELEMENTOS QUE PROMOVEM E AMEAÇAM A SAÚDE E A VIDA DAS COMUNIDADES IMPACTADAS PELO COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO DO PECÉM NO CEARÁ, Descrição: O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) foi uma iniciativa do Governo Estadual do Ceará, que teve como objetivo alavancar o desenvolvimento do estado. Todavia a sua instalação trouxe muitos impactos negativos para as comunidades que vivem no seu entorno. No decorrer da pesquisa foram evidenciadas algumas dessas ameaças ressaltadas pelas comunidades participantes do estudo, situadas em quatro grandes territórios, a saber: Matões, Tabuleiro, Nossa Senhora dos Prazeres e Cauípe, no município de Caucaia ? CE. O grupo de pesquisa foi composto por agricultores/as, pescadores/as, agentes comunitários/as de saúde, representantes de associações comunitárias, conselho local de saúde, projeto comunitário, indígenas e da SEMA/CE. O mapeamento colaborativo dos quatro territórios, desenvolvido através da Cartografia Social, em quatorze oficinas, em conjunto com o grupo de pesquisa, consistiu da elaboração de quatro mapas sociais, com base na identificação dos elementos que promovem e ameaçam à saúde e a vida nas comunidades; e quatro mapas propositivos, que retratam o que as comunidades querem para seu território. A Cartografia Social é uma vertente da Cartografia que possui uma grande rogativa social, visto que estimula a participação e o protagonismo das comunidades, as quais podem representar seus modos de vida e suas percepções sobre as dimensões de saúde, políticas, socioeconômicas, culturais, ambientais, problemas e potencialidades, entre outras, presentes no território, fortalecendo sua relação de pertencimento com o lugar onde vivem. A partir dos mapas construídos, ficaram notáveis os impactos socioambientais, riscos e danos à saúde causados pelo CIPP fazendo-se necessária a aplicação de um plano de ação que contribua para a implementação de políticas públicas nas áreas de influência do CIPP, visando a melhoria da qualidade de vida das comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Felipe da Silva Freitas - Coordenador / Samantha Eufrásio Rocha - Integrante / FERNANDO FERREIRA CARNEIRO - Integrante / BRENDA THAÍS GALDINO ROCHA - Integrante / SHARMÊNIA DE ARAÚJO SOARES NUTO - Integrante / Ana Claudia de Araujo Teixeira - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Departamento de Geografia. , Universidade Federal do Ceará - Campus da UFC, Pici, 60440900 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 987173913

Experiência profissional

2018 - 2019

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 16

2019 - 2019

Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Georreferenciamento e revisão de documentos, Carga horária: 16

Outras informações:
Estágio voluntário

2020 - 2020

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Equipe técnica, Enquadramento Funcional: Equipe técnica

Outras informações:
Equipe técnica dos 4 setores do Diagnóstico Participativo e Cartografia Social do Zoneamento Ecológico-Econômica da Zona Costeira do Ceará (ZEEC).

2017 - 2017

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor da disciplina de Cartografia Básica, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor Remunerado da disciplina de Cartografia básica do Curso de Geografia

2021 - 2021

Athus Ambiental

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 40

Outras informações:
Profissional contratado pela consultoria ambiental ATHUS AMBIENTAL para ocupação da vaga temporária de analista ambiental.

2022 - 2022

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Setor de Geoprocessamento, Carga horária: 40

Outras informações:
Técnico da setor de georpocessamento da Célula de Políticas de Flora (CEFLOR) da Coordenadoria de Biodiversidade (COBIO) da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) do Ceará