Cristiane Maria Monteiro Silva

Formação em Magistério no Ensino Médio; Licenciatura em Pedagogia pela FAFIRE/PE; Mestrado em Ciências da Educação, concluído na Universidade do Porto (Portugal). Doutoranda pela Faculdade de Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (Portugal), na especialidade Educação Permanente e Formação de Adulto. Tem experiência em docência na Educação Básica - Ensino Fundamental em instituição pública e privada. Trabalhou como Supervisora no Projovem Urbano pela Secretária de Educação de PE. Foi monitora no Programa PETI (Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil) pela prefeitura do Recife. Participação em eventos acadêmicos nacionais e internacionais e autora de artigos científicos. Coordenadora Regional do Exame Supletivo 2008 (Educação Básica).

Informações coletadas do Lattes em 12/11/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Ciências da Educação

2016 - Atual

Universidade de Coimbra
Título: OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOB O OLHAR DE PROFISSIONAIS DA EJA: uma investigação em escolas da Região Metropolitana do Recife ? Pernambuco/Brasil,
Orientador: Maria Teresa Pessoa
Coorientador: Márcia Barbosa. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professor; Educação Básica.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação

2014 - 2016

Universidade do Porto
Título: A Educação de Jovens e Adultos no Brasil e os desafios para a formação dos professores: Contributo para reflexão a partir dos documentos oficiais.,Ano de Obtenção: 2016
Orientador: Ariana Cosme
Palavras-chave: Educação Básica; Educação de Jovens e Adultos; Formação de Professor.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Pedagogia

2008 - 2011

Universidade Franssinete do Recife
Título: Um olhar sobre o desenvolvimento da escrita dos alunos na Educação Infantil
Orientador: Shalimar Michele Gonçalves da Silva

Formação complementar

2010 - 2010

Formação de Professores: Questões Transversais e Interdisciplinares. (Carga horária: 16h). , Secretária de Educação de Pernambuco, SEDUC, Brasil.

2010 - 2010

Formação Inicial e Continuada de Gestores. (Carga horária: 56h). , Fundação Darcy Ribeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro ? Brasília, FUNDAR, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Participação em eventos

Aula Magistral:? A Educação Popular e a Universidade. 2017. (Outra).

Aula Magistral: ?A Sociologia Pós- Abissal: Metodologias não Extrativistas. 2017. (Outra).

Aula Magistral: ?Tradução Intercultural e Luta Social na esteira de Gandhi.?. 2017. (Outra).

Congresso Internacional de História e Los Derechos Humanos. EL. 2016. (Congresso).

Congresso Internacional Transformações e (In) Consistências das dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Basesss. 2016. (Congresso).

III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação << Inovação e melhoria Pedagógica>> (Portugal).A EJA no Brasil e os desafios para formação de professores a partir da legislação.. 2016. (Seminário).

III Seminário Internacional de Observatórios de Educação e Formação Inovação e Melhoria Pedagógica. 2016. (Seminário).

Inovação nas Escolas debatendo Tendências barreiras e facilitares. 2016. (Outra).

VIII Colóquio Luso- Brasileiro de Currículo- (ANPAE). 2016. (Outra).

Diálogos Freireanos sobre Educação e Formação de Adultos. 2015. (Outra).

III Congresso Nacional de Psicologia Comunitária Encontro Nacional de Educação Comunitária. 2014. (Congresso).

Roda de Diálogos: A Formação do/a Professor/a na Perspectiva da Inclusão: o que dizem as pesquisas?. 2014. (Outra).

1 Meeting Nacional de Educação e Tecnologia. 2012. (Outra).

Minicurso: O Enfrentamento ao Bullyng no Espaço Escolar e Informática na Educação Escolar. 2012. (Seminário).

2 Seminário Nacional Escola? Presente. ?Tempos e Espaço de Práticas Pedagógicas Inovadoras. 2011. (Seminário).

Encontro de Políticas Públicas de Integração entre Estado e Município.. 2011. (Encontro).

I Encontro Estadual da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado da Alfabetização de Educação de Jovens e Adultos. 2011. (Encontro).

IX Congresso Internacional de Tecnologia na educação. 2011. (Congresso).

Seminário Temático: Políticas Públicas e Práticas Curriculares da Educação Básica da Secretaria de Educação da prefeitura Municipal do Recife. 2011. (Seminário).

Curso: Dislexia e Síndrome da Deficiência Postural. 2010. (Outra).

Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco-Gerência Regional de Educação- Metro Sul ? Recife/PE. 2010. (Outra).

Seminário Educação e Direitos Humanos: desafios e avanços- um diálogo entre Brasil e Península Ibérica.Seminário Educação e Direitos Humanos: desafios e avanços- um diálogo entre Brasil e Península Ibérica. 2009. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • SILVA, C. M. M. ; COSME, A. . A EJA no Brasil e os desafios para a formação de professores, a partir da legislação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, C. M. M. . Protagonismo Juvenil: Qual o papel da escola?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, C. M. M. . Políticas Públicas na Perspectiva de Inclusão de Jovens- Projovem Urbano Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA SOB OOLHAR DE PROFISSIONAIS DA EJA: UMA INVESTIGAÇÃO EM ESCOLAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE-PERNAMBUCO/BRASIL, Descrição: A Formação dos Professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), se constitui em grande desafio no campo educacional sobretudo no sentido de oportunizar aos docentes, perspectivas que dinamizem o seu exercício profissional. Atuação docente que atenda a um só tempo as demandas dos estudantes da EJA e as suas especificidades, na perspectiva da formação de sujeitos conscientes dos seus direitos sociais. Em atenção a estes aspectos, analisaremos nesta pesquisa, as características dos processos de formação docente da EJA de municípios da região metropolitana do Recife ? Brasil. Para tanto avaliaremos, sob o olhar e a voz dos profissionais de EJA, os processos de formação docente e seus efeitos na prática pedagógica desses profissionais. E, identificaremos limites, possibilidades e fragilidades e seus efeitos na prática dos docentes de EJA. Nessa direção Pessoa (2015), destaca que o foco dessas atividades formativas é a atualização desses profissionais bem como a sua reconversão, sobre paradigmas vigentes que abrangem saberes e tecnologias inovadoras em sala de aula. Assim para a concretização dessa investigação, utilizaremos a metodologia qualitativa (Oliveira, 2008) com foco na pesquisa ação-participante cuja intenção é oscilarmos de forma sistemática entre o ?agir no campo da prática e investigar a respeito dela? Tripp (2005, p.446). Na primeira etapa da investigação faremos levantamento bibliográfico para obtermos dados documentais que envolvem a temática da investigação. Na segunda etapa faremos observações participantes, durante 6 meses, cuja articulação estará em consonância à técnica dos incidentes críticos de Flanagan (1954, cit.por Estrela, 1978, p.13,14). Na terceira etapa, aplicaremos um questionário ao público alvo da investigação com a finalidade de traçar o perfil deste público. E na quarta etapa faremos o uso da entrevista semi-estruturada para captar a representação que o público alvo, tem acerca dos processos de formação, observando aspectos relevantes, da voz dos professores em relação as dificuldades, os desafios e os avanços encontrados. Os dados recolhidos serão analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2006). Serão estudados também, à luz dos estudos de Alcoforado (2012), Freire (1997), Pessoa (2015), Capucho(2012) entre outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (20) . , Integrantes: Cristiane Maria Monteiro Silva - Integrante / MariaTeresa Pessoa - Coordenador / Márcia Regina Barbosa - Integrante.

  • 2014 - 2016

    A Educação de Jovens e Adultos no Brasil e os desafios para a formação dos professores: Contributo para reflexão a partir dos documentos oficiais., Descrição: Este trabalho de pesquisa foi desenvolvido no âmbito do mestrado em Ciências da Educação realizado na FPCEUP e tem como questão de investigação: Quais os desafios e perspectivas que estudos e documentos oficiais apontam sobre a formação dos profissionais de educação para atuar na Educação de Jovens e Adultos? Pretendemos: Identificar os principais desafios e possibilidades que os estudos e os documentos oficiais apontam, mostrando como vem sendo desenvolvido os trabalhos no Brasil; Verificar possíveis alternativas para tratar os desafios da formação do professor de EJA no Brasil. A escolha do tema está relacionada com a vivência de trabalho que desenvolvi na Secretária de Educação do Estado de Pernambuco, onde trabalhei no Programa Projovem Urbano, programa do Governo Federal e do Governo do Estado de Pernambuco, com o objetivo de aumentar a elevação de escolaridade e a inclusão social e direcionado a jovens e adultos, de 18 a 29 anos, que não concluíram o ensino fundamental, em que a maioria apresenta nível socioeconômico baixo e histórico de evasão escolar. Orientámos a investigação dentro do paradigma sócio-critico, buscando uma maior compreensão do objeto de estudo através da ?interpretação? dos fenômenos sociais numa visão: ontológica ?como resultados de um sistema complicado de interações dos sujeitos humanos entre si (em sociedade) e com o mundo natural?; antropológica que considera o ser humano ?ao mesmo tempo um produto e um produtor de cultura?; epistemológica tendo em conta ?os contextos em que os fenômenos se verificam e a complexidade de fatores que lhes dão origem? (Amado, 2014). O estudo, de caráter qualitativo, assentou em dados recolhidos através da análise documental de documentos políticos estratégicos e de documentos de orientação pedagógica emitidos pelo MEC do Brasil e outras entidades parceiras do Brasil. Tendo como objetivo o de poder contribuir para o conhecimento (verdadeiramente situado) da realidade que analisámos procurámos compreender as intenções e significados (Afonso, 2005;Amado, 2014) e reconhecer a capacidade dos sujeitos conhecerem a sua realidade. Palavras chaves: analfabetismo, educação de jovens e adultos, profissionais de EJA. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (30) . , Integrantes: Cristiane Maria Monteiro Silva - Integrante / Ariana Cosme - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

1998 - 1999

Colégio Nossa Senhora da Candelária

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Educação Infantil, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Preparação e planejamento das aulas; Avaliação da aprendizagem no contexto individual e coletivo; Elaboração de estratégias cognitivas: Organização da turma, no que diz respeito ao relacionamento interpessoal e no contexto da turma ; Atividades lúdicas em sala de aula e nos tempos livres; Reunião com os pais. Reuniões pedagógicas

2006 - 2008

Fundação ao Desenvolvimento do Ensino de Pesquisa e Extensão - FADEPE e Uni

Vínculo: Agente de Apoio ao Cadastro, Enquadramento Funcional: Agente de Apoio ao Cadastro /CAED, Carga horária: 40

Outras informações:
Monitoramento nas escolas para a verificação da documentação dos jovens, no contexto escolar; Elaboração de relatórios mensais; Reuniões com a coordenação da FADEPE; Reunião com os professores das unidades escolares para a ratificação de documentação dos alunos.

2009 - 2014

Secretaria da Educação do Estado de Pernambuco, Recife (Brasil)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica de nível médio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação e supervisão do trabalho dos professores, nas escolas estaduais de Recife; Elaboração de formações profissionais para os professores; Elaboração de relatórios mensais; Organização de reuniões para os professores e coordenadores de escola; Responsável pela organização de formações dentro de estabelecimentos hoteleiros.

2008 - 2008

Secretária de Educação do Estado de Pernambuco - Gerência Regional de Ensin

Vínculo: Coordenadora Regional, Enquadramento Funcional: Coordenadora Regional

2018 - 2020

Colégio Nossa Senhora do Loreto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do ensino Fundamental I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2016 - Atual

Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação- Coimbra

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2016

Universidade do Porto

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - Atual

Escola Alberto Luís Russo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do ensino Fundamental I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2021 - Atual

Maria da Glória Advíncula

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do ensino Fundamental I, Carga horária: 40