Cássia Borges Dias

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros(2014), especialização em Pós - Graduação Lato Sensu em Supervisão Educacional pela Universidade Estadual de Montes Claros(2019) e especialização em Pós - Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia e Educação Especial Inclusiva pela Faculdades Prisma(2017). Atualmente é Assistente de Alfabetização do PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO, na Escola Estadual Dr. João Alves.

Informações coletadas do Lattes em 29/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Pós - Graduação Lato Sensu em Supervisão Educacional

2017 - 2019

Universidade Estadual de Montes Claros
Título: Reflexão acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Brasil no século XXI
Orientador: Jane Maria Passos

Especialização em Pós - Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia e Educação Especial Inclusiva

2016 - 2017

Faculdades Prisma
Título: A importância das terapias no tratamento do autismo
Orientador: Chafic Adnan Jbieli

Graduação em Pedagogia

2011 - 2014

Universidade Estadual de Montes Claros
Título: Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de Alfabetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Orientador: Rita Tavares de Melo

Formação complementar

2016 - 2016

Inteligências Múltiplas. (Carga horária: 180h). , Faculdades Prisma, FP, Brasil.

2016 - 2016

Transtorno Global de Desenvolvimento TGD. (Carga horária: 120h). , Faculdades Prisma, FP, Brasil.

2016 - 2016

Déficit de Atenção e Hiperatividade TDAH. (Carga horária: 190h). , Faculdades Prisma, FP, Brasil.

2016 - 2016

Educação Inclusiva. (Carga horária: 180h). , Faculdades Prisma, FP, Brasil.

2016 - 2016

Psicomotricidade e Aprendizagem. (Carga horária: 190h). , Faculdades Prisma, FP, Brasil.

2016 - 2016

Deficiência Múltipla. (Carga horária: 120h). , Faculdades Prisma, FP, Brasil.

2016 - 2016

Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa. (Carga horária: 120h). , Faculdades Prisma, FP, Brasil.

2016 - 2016

Estratégias e Manejo do Aluno em Sala de Aula. (Carga horária: 190h). , Faculdades Prisma, FP, Brasil.

2016 - 2016

Disfunção Neuromotora - Paralisia Cerebral. (Carga horária: 180h). , Faculdades Prisma, FP, Brasil.

2016 - 2016

Deficiência Visual. (Carga horária: 180h). , Faculdades Prisma, FP, Brasil.

2016 - 2016

Deficiência Auditiva Surdez. (Carga horária: 180h). , Faculdades Prisma, FP, Brasil.

2016 - 2016

Deficiência Física. (Carga horária: 120h). , Faculdades Prisma, FP, Brasil.

2016 - 2016

Conduta Típica. (Carga horária: 180h). , Faculdades Prisma, FP, Brasil.

2016 - 2016

Deficiência Intelectual. (Carga horária: 180h). , Faculdades Prisma, FP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

VIII FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO. 2014. (Outra).

V CONGRESSO NORTE MINEIRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2013. (Simpósio).

VII FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO. 2013. (Outra).

IV CONGRESSO NORTE MINEIRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2012. (Congresso).

V FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO. 2012. (Outra).

VI FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO. 2012. (Outra).

III CONGRESSO NORTE MINEIRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2011. (Congresso).

IV SEMANA DA PEDAGOGIA - PEDAGOGO POSSIBILIDADES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO. 2011. (Seminário).

VI ENCONTRO INSTITUCIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO. 2011. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • DIAS, C. B. ; SILVA, L. R. . A importância das terapias no tratamento do autismo. In: Chafic Jbeili. (Org.). Funções Executivas e Aprendizagem do Autista Conceitos Elementares. 1ed.Pará de Minas: VirtualBooks Editora, 2017, v. 1, p. 30-45.

  • DIAS, C. B. ; MOURAO, M. G. M. ; MELLO, R. T. . A participação no PIBID e a formação de professores da Pedagogia experiência na educação de jovens e adultos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, C. B. ; MOURAO, M. G. M. ; FERREIRA, M. R. B. ; LEITE, V. F. . A TÉCNICA DE GRUPO FOCAL COMO DIAGNÓSTICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DIAS, C. B. ; MOURA, F. C. ; ALMEIDA, N. S. S. ; OLIVEIRA, R. M. ; CORREA, M. A. R. A. ; MOURAO, M. G. M. . VISÃO DO PIBID SOB O OLHAR DO SUPERVISOR. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Experiência profissional

2012 - 2013

Universidade Estadual de Montes Claros

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PIBID UNIMONTES CAPES, Carga horária: 20

2018 - Atual

Escola Estadual Dr. João Alves

Vínculo: Assistente de Alfabetização, Enquadramento Funcional: PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO, Carga horária: 20

Outras informações:
O Programa Mais Alfabetização, instituído pelo Ministério da Educação (MEC) pela Portaria N 142/2018, tem como objetivo fortalecer e apoiar técnica e financeiramente as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental. O apoio técnico é realizado por meio da seleção de um assistente de alfabetização, que auxilia o trabalho do professor alfabetizador, conforme seu planejamento, para fins de aquisição de competências de leitura, escrita e matemática por parte dos estudantes.