Lucas da Silva Lopes

Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) - Escola Superior de Tecnologia (EST). Experiência em Controle Automático de Sistemas, Mecatrônica Industrial, prototipagem 3D e sensoriamento de projetos. Foi bolsista da FAPEAM, com ênfase no aumento da eficiência energética em usinas fotovoltaicas com Internet das Coisas. Atualmente é Analista Técnico na Moto Honda da Amazônia na area de automação do grupo Pintura.

Informações coletadas do Lattes em 29/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia de Controle e Automação

2016 - Atual

Escola Superior de Tecnologia

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

Escola Estadual Senador Petronio Portela

Formação complementar

2022 - 2022

Excel Básico. (Carga horária: 8h). , We Learning Honda Academy, HONDAACADEMY, Brasil.

2022 - 2022

Excel Intermediário. (Carga horária: 3h). , We Learning Honda Academy, HONDAACADEMY, Brasil.

2022 - 2022

IHM para Iniciantes. (Carga horária: 2h). , mitsubish electric, MITSUBISH ELECTR, Brasil.

2022 - 2022

Excel Avançado. (Carga horária: 7h). , We Learning Honda Academy, HONDAACADEMY, Brasil.

2022 - 2022

Excel Dashboards. (Carga horária: 2h). , We Learning Honda Academy, HONDAACADEMY, Brasil.

2018 - 2018

Noções Básicas de Mecânica Automotiva. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Amazonas, SENAI/AM, Brasil.

2016 - 2016

MatLab - Curso Básico. (Carga horária: 10h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2016 - 2016

Fundamentos em Autodesk Inventor® Professional 2016. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Amazonas, UEA, Brasil.

2011 - 2011

Informática Básica. (Carga horária: 120h). , VEGAS, VEGAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Outros / Área: Robótica, Mecatrônica e Automação.

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Sistema Mecatrônico de Automatização para aumento da Eficiência Energética em Usinas Fotovoltaicas com Internet das Coisas., Descrição: Considerando um sistema de compensador, o presente estudo visa apresentar um sistema mecatrônico de automatização de usinas fotovoltaicas, analisando as diversas possibilidades de conexões entre as células em busca do melhor aproveitamento da luz solar frente as adversidades, garantindo por mais tempo o funcionamento do inversor, dispositivo necessário para fazer a inversão de tensão, aumentando assim sua eficiência, além de criar um sistema supervisório com comunicação para internet das Coisas, levando ao melhor gerenciamento da energia e identificação de possíveis falhas e surtos. Estudo inicial a ser realizado na unidade da UEA a Escola Superior de Tecnologia, que partirá da simulação e teste de placas fotovoltaicas com o dispositivo e logica desenvolvida. Entre outros resultados esperados durante a execução do projeto destacamos um ganho de eficiência na geração de energia elétrica, um sistema de supervisão que verificará o funcionamento de cada placa solar e um sistema compensador em caso de falha de célula (sistema de Surto).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Lucas da Silva Lopes - Coordenador / Walter Andrés Vermehren Valenzuela - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

fundação de Amparo à pesquisa do Estado do amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional: