Livia Paula Maia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2017). Graduação sanduíche na Southern Illinois University pelo programa Ciências Sem Fronteiras, financiada pela CAPES, em 2014. Foi estagiária na Cargill SA onde desenvolveu trabalhos com ênfase na qualidade da biomassa e das operações de silvicultura.

Informações coletadas do Lattes em 29/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia Florestal

2010 - 2017

Universidade Federal de Viçosa
Título: Propriedades de painéis aglomerados produzidos com bagaço de cana de açúcar e resíduos de MDP (meddium density particleboard)
Orientador: Benedito Rocha Vital

Formação complementar

2014 - 2015

Extensão universitária em Forestry. , Southern Illinois University Carbondale, SIU, Estados Unidos.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal.

Organização de eventos

MAIA, L. P. . Processo seletivo do progrma trainee UFV Jr Florestal. 2012. (Outro).

Participação em eventos

III Simpósio Nacional de Áreas Degradadas. 2014. (Simpósio).

Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira (CBCM). Produção de adesivo a base de amido de milho (Zea mays). 2013. (Congresso).

VI Semana da Atualização Florestal. 2012. (Encontro).

VI Semana de Atualização Florestal. 2012. (Encontro).

VI Simpósio de Meio Ambiente. 2010. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • MAIA, L. P. ; CARNEIRO, A. C. O . Produção de adesivo a base de amido de milho (Zea mays). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Cargill S.A

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária Departamento Florestal, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Realização melhorias no o processo de amostragem de biomassa para análise da qualidade (biomassa utilizada como fonte de energia para a caldeira) - Estudos visando o aumento da confiabilidade e representatividade das análises realizadas - Utilização das ferramentas de melhoria contínua com o objetivo de padronizar e ter um maior controle do processo de amostragem -Criação de procedimentos na área de medição de pilhas de madeira e obtenção de fatores de conversão, para aumentar a confiabilidade do volume mensurado - Acompanhamento e sugestões de melhorias para os processos de silvicultura.

2015 - 2016

Viveiro Esteio Producao de Mudas Ltda

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 20

Outras informações:
Espaçamento ou alternagem das mudas no pleno sol, Seleção de mudas, Preparo e esterilização de bandejas e tubetes, Manutenção de Minicepas, Controle de qualidade das expedições.

2013 - 2014

DAP Engenharia Florestal Ltda.

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio na área de manejo florestal, Carga horária: 4

Outras informações:
- Consistência de dados de Inventário e Cubagem - Ajuste de equações para estimar altura e volume - Estimativa de resultados Qualitativos e Quantitativos de Inventário Florestal - Uso de Redes Neurais artificiais para estimação de altura e volume para Inventário Florestal

2015 - 2015

Oregon State University

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Fui estagiária durante o verão, em uma organização da universidade de Oregon, chamada Utility Pole Research Cooperative. Em geral o laboratório conduzia pesquisas com o intuito de diminuir o apodrecimento da madeira de mourões.