Amanda Kempt Schroeder

Possui graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2017). Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (UFSC) e pesquisadora do Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado (GESAD). Atua em pesquisas com sistemas de tratamento descentralizados de efluentes, com ênfase na ecotecnologia dos wetlands construídos. Tem experiência com projetos de aproveitamento de água de chuva, sistemas hidráulicos prediais e estudos ambientais.

Informações coletadas do Lattes em 28/03/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Engenharia Sanitária e Ambiental

2018 - Atual

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Análise Comparativa entre Tecnologias Normatizadas e Wetlands Construídos Empregados no Tratamento de Esgoto Sanitário,Orientador:
Pablo Heleno Sezerino.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Método Analítico Hierárquico; Tomada de Decisão com Multicritérios; Tecnologia Sustentável de Tratamento; Descentralizado.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias.

Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental

2011 - 2017

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Estudo Comparativo de Viabilidade Econômica do Aproveitamento de Água Pluvial e Reúso de Água Cinza em uma Residência
Orientador: Pablo Heleno Sezerino

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Curso de Perícia Ambiental. (Carga horária: 20h). , Maxiambiental Treinamentos, MAXIAMBIENTAL, Brasil.

2016 - 2016

Curso do software CAD/Hidro para detalhamento de projetos hidrossanitários. (Carga horária: 16h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2014 - 2014

Curso de AutoCAD 2D. (Carga horária: 20h). , RTI Cursos Profissionalizantes, RTI, Brasil.

2014 - 2014

Noções básicas do Software ArcGIS. (Carga horária: 14h). , Instituto Çarakura, ÇARAKURA, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Excel Básico e Intermediário. (Carga horária: 9h). , RTI Cursos Profissionalizantes, RTI, Brasil.

2011 - 2011

Curso de Inglês Intermediário. (Carga horária: 112h). , Henry Ford Community College, HFCC, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

13ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária - SEPEX. Projeto TSGA. 2014. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tiago Lemos Guedes

GUEDES, T. L.HASSEMER, M. E. N.. Estudo comparativo de viabilidade econômica do aproveitamento de água pluvial e reúso de água cinza em uma residência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Eliza Nagel Hassemer

NAGEL-HASSEMER, M. E.GUEDES, T. L.. Estudo comparativo de viabilidade econômica do aproveitamento de águas pluviais e reuso de águas cinzas em uma residência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pablo Heleno Sezerino

Análise comparativa entre tecnologias normatizadas e wetlands construídos empregados no tratamento de esgoto sanitário; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; (Orientador);

Pablo Heleno Sezerino

ESTUDO COMPARATIVO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL E REÚSO DE ÁGUA CINZA EM UMA RESIDÊNCIA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Sanitaria e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Pablo Heleno Sezerino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SCHROEDER, A. K. ; SEZERINO, P. H. ; DALSASSO, R. L. . Estudo Comparativo de Viabilidade Econômica do Aproveitamento de Água Pluvial e Reúso de Água Cinza em uma Residência. In: Congresso ABES / FENASAN 2017, 2017, São Paulo. Anais Congresso ABES / FENASAN 2017, 2017.

  • SENS, M. L. ; HOSS, C. G. ; YBARZO, V. ; SCHROEDER, A. K. . Cisterna de Areia alternativa para armazenamento de água. In: 13ª Semana de Pesquisa e Extensão (SEPEX), 2014, Florianópolis. Anais da 13ª SEPEX, 2014.

  • SOUZA, G. E. ; YBARZO, V. ; SCHROEDER, A. K. ; HOSS, C. G. ; VIEIRA, L. R. . Aplicações de Tecnologias Sociais no Saneamento Rural. In: 13ª Semana de Pesquisa e Extensão (SEPEX), 2014, Florianópolis. Anais da 13ª SEPEX, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SCHROEDER, A. K. ; DEMARCO, B. ; HOSS, C. G. ; GOSMANN, H. A. ; YBARZO, V. ; VERAS, V. . Cartilha Sobre Mata Ciliar. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

DALSASSO, R. L. ; SCHROEDER, A. K. ; SOUZA, G. E. ; GOSMANN, H. A. ; SENS, M. L. ; VERAS, V. . Cartilha de Tecnologia Social para Potabilização da Água: Filtro Lento. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

SOUZA, G. E. ; DALSASSO, R. L. ; SENS, M. L. ; SCHROEDER, A. K. ; GOSMANN, H. A. ; VERAS, V. . Cartilha de Tecnologia Social para Aproveitamento de Água da Chuva: Cisterna Convencional. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Projeto de Recuperação da Qualidade da Água dos Córregos do Campus Reitor João David Ferreira Lima, Descrição: O projeto de desenvolvimento institucional tem como objetivos centrais identificar os problemas relacionados às causas de poluição dos córregos que atravessam o Campus Reitor João David Ferreira Lima; pesquisar soluções inovadoras e exemplares que contribuam para recuperar a qualidade da água dos córregos que cortam o Campus; e propor medidas necessárias à recuperação dos corpos hídricos e a vegetação marginal que compõe as APPs, constituindo a referencia essencial para seu Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). O projeto foi desenvolvido por docentes, técnicos e alunos da UFSC, e é uma resposta à ação pública nº 2007.72.00.014573-8/SC do Ministério Público Federal (MPF). Essa ação pública condenou a UFSC por canalizar e aterrar um curso d'água existente no interior do seu Campus com o objetivo de urbanizar a área para construção. A área de estudo do projeto em questão é a Microbacia do Campus da UFSC, também conhecida como bacia do rio do Meio, parte componente da superfície vertente e da rede de drenagem da bacia hidrográfica do Itacorubi.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (9) . , Integrantes: Amanda Kempt Schroeder - Integrante / Cesar Augusto Pompeo - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2017

    IDP Brasil

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Obrigatório, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Elaboração de relatórios de estudos ambientais para projetos de pavimentação, tratamento de pontos críticos e passivos ambientais em rodovias estaduais de Santa Catarina.

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisadora de Pós-graduação no Grupo de Estudos em Saneamento Descentralizado

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Engenheira Sanitarista e Ambiental, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuação no Projeto de Recuperação da Qualidade das Águas dos Córregos do Campus Reitor João David Ferreira Lima. Principais atividades: elaboração do Relatório de Recuperação da Qualidade das Águas dos Córregos do Campus Trindade da UFSC contextualizando os problemas relacionados às causas da poluição observadas nos cursos d'água que atravessam o Campus Universitário e propondo medidas necessárias à sua recuperação.

  • 2015 - 2016

    Universidade Federal de Santa Catarina

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de pesquisa, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Atuação no Projeto de Recuperação da Qualidade das Águas dos Córregos do Campus Reitor João David Ferreira Lima. Principais atividades: identificação de contaminação no córrego através do monitoramento e estudo das redes de esgoto e drenagem existentes. Desenvolvimento de projeto executivo para instalação, em regime experimental, de sensores de monitoramento de fluxo de água integrados à infraestrutura de redes de sensores sem fio capazes de disponibilizar os dados coletados em tempo real (telemetria), a fim de controlar o consumo de água potável do Campus e identificar possíveis vazamentos.

  • 2016 - 2016

    Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultoria técnica de projetos de engenharia, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Elaboração de projeto de aproveitamento de água da chuva para um condomínio residencial. O projeto envolveu a escolha do tratamento de água pluvial, o dimensionamento dos condutores horizontais, do sistema de bombeamento e do sistema de retroalimentação com água potável da rede de abastecimento.

  • 2015 - 2015

    Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultoria técnica de projetos de engenharia, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Desenvolvimento de projeto de adequação à rede de esgoto da CASAN, com a separação dos sistemas pluviais e de esgoto e dimensionamento de estação elevatório de esgoto.

  • 2014 - 2015

    Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água II

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Implantação e readequação de tecnologia social de tratamento de água e elaboração de materiais didáticos sobre mata ciliar, proteção de nascentes, cisterna e filtro lento.