Igor Monteiro Vinente

Fisioterapeuta graduado pelo Instituto Esperança de Ensino Superior, formado com honras nas primeiras turmas do instituto, monitor voluntário do laboratório de Recursos Terapêuticos Manuais durante 2 anos, membro da Liga Acadêmica de Fisioterapia na Saúde Coletiva e Saúde do Trabalhador durante 3 anos, participante voluntario do projeto Assistência Multiprofissional no Tratamento de Feridas Crônicas durante 1 ano. Atuou como fisioterapeuta intensivista durante a pandemia do Covid-19 no Hospital Regional do Baixo Amazonas. Atualmente segue atuando como fisioterapeuta intensivista no setor de UTI Pediátrica e Neonatal;

Informações coletadas do Lattes em 12/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização interrompida em 2021 em Fisioterapia nas Algias Posturais da Coluna Vertebral

2020 - Atual

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Ano de interrupção: 2021

Especialização interrompida em 2021 em Fisioterapia Traumato-ortopédica

2020 - Atual

FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Ano de interrupção: 2021

Graduação em Fisioterapia

2015 - 2019

Instituto Esperança de Ensino Superior
Título: Teste de Respiração Espontânea e o Sucesso na Extubação: Perfil de Desmame Ventilatório de uma Unidade de Terapia Intensiva Adulto no Baixo Amazonas
Orientador: Mestra Liliana Pauline Cavalcante dos Santos

Ensino Médio (2º grau)

2014 - 2015

Insituto do baixo Amazonas

Formação complementar

2024 - 2024

Diagnóstico Fisioterapêutico na UTI. (Carga horária: 10h). , DANIEL LAGO, DL, Brasil.

2023 - 2024

PROGRMA DE ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL EM FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA E NEONATAL. (Carga horária: 190h). , Associação Brasil. Fisiot. Cardiorrespiratória e Fisiot. Terap. Intensiva, ASSOBRAFIR, Brasil.

2023 - 2023

Imersão em Fisioterapia Neonatal e Pediátrica. (Carga horária: 15h). , REABILITAÇÃO & VENTILAÇÃO, R&V, Brasil.

2023 - 2023

LIBERAÇÃO MIO&FASCIAL MANUAL E INSTRUMENTAL. (Carga horária: 20h). , Instituto Pilon, IP, Brasil.

2023 - 2023

Como avaliar a Driving Pressure mesmo com as limitações em pediatria?. (Carga horária: 3h). , Instituto Reverte, IR, Brasil.

2021 - 2022

CURSO ONLINE DE VENTILAÇÃO MECÂNICA APLICADA. (Carga horária: 50h). , Curso de Ventilação Mecânica Flávio Maciel, CVFM, Brasil.

2021 - 2021

Reabilitação de joelho e quadril, Reabilitação de LCA e menisco. (Carga horária: 50h). , Instituto Cefisa, CEFISA, Brasil.

2020 - 2020

Imersão em Ventilação Mecânica. (Carga horária: 36h). , Curso de Ventilação Mecânica Flávio Maciel, CVFM, Brasil.

2020 - 2020

Liberação Miofascial Manual. (Carga horária: 20h). , Ortofisio, ORTOFISIO, Brasil.

2019 - 2019

Teórico pratico de Ventosaterapia. (Carga horária: 16h). , Instituto Esperança de Ensino Superior, IEPES, Brasil.

2019 - 2019

Ventosaterapia. (Carga horária: 30h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2018 - 2018

AGULHAMENTO SECO. (Carga horária: 30h). , Instituto Esperança de Ensino Superior, IESPES, Brasil.

2017 - 2017

Abordagem Fisioterapêutica em Pacientes Pós-mastectomia. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2016 - 2016

Injetáveis. (Carga horária: 4h). , Instituto Esperança de Ensino Superior, IESPES, Brasil.

2015 - 2015

Hidroterapia em Traumato-Ortopedia. (Carga horária: 4h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

2015 - 2015

Atendimento Pré-hospitalar. (Carga horária: 6h). , Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Participação em eventos

I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA DO HOSPITAL RIOS D'OR.i SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA DO HOSPITAL RIOS D'OR. 2024. (Simpósio).

11° Congresso Internacional de Fisioterapia. Sociedade Brasileira de Fisioterapia. 2019. (Congresso).

Aprendendo a Submeter e Aprovar Projetos no Comitê de Ética em Pesquisa.Submeter Projetos no Comitê de Ética em Pesquisa. 2019. (Outra).

Ética em pesquisa em seres humanos: O sistema CEP-CONEP e o debate atual no Brasil.Projeto de Extensão Ética em Pesquisa em seres humanos: o sistema Cep-Conep e o debate atual no Brasil. 2019. (Oficina).

I Jornada de Epilepsia do Tapajós.Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. 2019. (Outra).

1 Jornada de Emergências Neurológicas do Oeste do Pará. 2018. (Simpósio).

Noções de Combate a Princípios de Incêndio.Combate a Princípios de Incêndio. 2018. (Outra).

Congresso Nacional em Saúde. Promoção da qualidade de vida. 2017. (Congresso).

XV Semana de fisioterapia Organizado pela Uepa.Abordagem Fisioterapêutica em pacientes pós-mastectomia. 2017. (Simpósio).

7º FarmaIespes.Desafios e perspectivas do profissional farmacêutico na área clinica e estética em um cenário nacional de mudanças. 2016. (Simpósio).

1 Simpósio de Sexualidade do Oeste do Pará.Sexualidade do Oeste do Pará. 2015. (Simpósio).

II Simpósio multiprofissional de cardiologia. 2015. (Simpósio).

I Simpósio de Fisioterapia Traumato-ortopédica do oeste do Pará. 2015. (Simpósio).

I Simpósio de Fisioterapia Traumato-ortopédica do oeste do Pará.Hidroterapia em traumato ortopedia. 2015. (Simpósio).

I Simpósio de Fisioterapia Traumato-ortopédica do oeste do Pará.Atendimento pré-hospitalar. 2015. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • VINENTE, I. M. ; BATISTA, F. K. C. ; SANTOS, L. P. C. ; COSTA, L. C. R. . Teste de respiração espontânea e o desmame de pacientes críticos: revisão de literatura. In: 11º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA, 2019, Salvador-BA. Teste de respiração espontânea e o desmame de pacientes críticos: revisão de literatura, 2019.

  • VINENTE, I. M. ; NASCIMENTO JUNIOR, J. C. M. . Abordagem fisioterapêutica em pacientes com bronquiectasia não fibrocistica. In: 11º CONGRESSO INTERNACIONAL DE FISIOTERAPIA, 2019, Salvador-BA. Abordagem fisioterapêutica em pacientes com bronquiectasia não fibrocistica, 2019.

  • VINENTE, I. M. ; COSTA, L. C. R. ; SANTOS, L. P. C. ; BATISTA, F. K. C. ; SANTOS, M. L. N. ; LIRA, D. L. . Índice de Sucesso e o Modo Ventilatório Mais Utilizado no Desmame em Pacientes na UTI de um Hospital do Oeste do Pará. In: X Congresso Sul-brasileiro de Fisioterapia Respiratória, 2019, Gramado-RS. Índice de Sucesso e o Modo Ventilatório Mais Utilizado no Desmame em Pacientes na UTI de um Hospital do Oeste do Pará, 2019.

  • VINENTE, I. M. ; FERREIRA, A. C. C. ; GUIMARAES, A. T. L. ; VIEIRA, C. A. ; LIMA, P. S. ; BEZERRA, J. S. . MÉTODO DE PADRONIZAÇÃO DE FOTOGRAFIAS DE LESÃO POR PRESSÃO. In: I Congresso Internacional de Pesquisa e Ciência do Iespes (Cipec) e XV Jornada de Iniciação e Pesquisa Científica e Tecnológica, 2018, Santarém-PA. MÉTODO DE PADRONIZAÇÃO DE FOTOGRAFIAS DE LESÃO POR PRESSÃO, 2018.

  • VINENTE, I. M. . Atividades Fisioterapêuticas na promoção da saúde e bem-estar dos idosos da programa vida ativa. In: Congresso Nacional em Saúde, 2017, Porto Seguro. Atividades Fisioterapêuticas na promoção da saúde e bem-estar dos idosos da programa vida ativa, 2017.

Histórico profissional

Endereço profissional

Experiência profissional

2018 - 2018

Instituto Esperança de Ensino Superior

Vínculo: Programa de Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor selecionado através do processo seletivo para a disciplina de RTM, sob supervisão dos docentes da instituição

2020 - 2022

Fisiosan

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fisioteraputa Traumato-Ortopédico, Carga horária: 20

2021 - 2021

Centro Educacional Pan-Americano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor na disciplina Anatomia e Fisiologia, Carga horária: 40

2021 - 2024

Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30

Outras informações:
2021 até 2022, possuí vínculo pela OS PRÓ SAÚDE;2023 até 2024, possuí vínculo pela OS MAIS SAÚDE.