Raquel Moreno Montenegro
Graduada em Química Industrial, com experiência profissional em gestão da qualidade, auditorias e programas de excelência organizacional. Atuou em laboratório de análises ambientais, realizando monitoramento da qualidade da água e de efluentes, com ênfase em serviços de abastecimento e saneamento em municípios do interior do Ceará. Atualmente integra o setor de Gestão e Excelência de uma empresa privada, conduzindo auditorias internas e externas, padronização de processos e avaliação de indicadores de desempenho. Participa de um projeto social voltado ao apoio de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o Luz no Horizonte, atuando em ações de cidadania e assistência a 75 famílias que trabalham no lixão da cidade de Horizonte. Possui interesse em pesquisa e prática aplicada à avaliação de políticas públicas, com foco em saneamento, gestão da qualidade dos serviços públicos, assistência social, além da análise das condições de famílias monoparentais chefiadas por mulheres em contextos de extrema vulnerabilidade, como no caso das trabalhadoras do lixão.
Informações coletadas do Lattes em 12/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em Química Industrial
2006 - 2011
Universidade Federal do Ceará
Título: Análise da Qualidade da água de poço, do abastecimento público e mineral.
Orientador: Helena Becker
Formação complementar
2014 -
Engenharia Ambiental e Saneamento Básico. (Carga horária: 390h). , Faculdade Estácio do Ceará, Estácio FIC, Brasil.
2025 - 2025
Noções de Ciência Política aplicada à Gestão de Recursos Hídricos. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2023 - 2024
Liderança 360. (Carga horária: 40h). , Centro de Treinamento Joãozito Erruda, FORNECEDORA, Brasil.
2023 - 2023
Gerenciamento de portfólio e PMO. (Carga horária: 30h). , Fundação Getulio Vargas - Matriz, FGV/SP UNIC, Brasil.
2023 - 2023
Power BI Business Training. (Carga horária: 24h). , Atitute Treinamento e RH, ATITUDE, Brasil.
2022 - 2022
Mapeamento e manualização de processos. (Carga horária: 20h). , Universidade de Fortaleza, UNIFOR, Brasil.
2020 - 2020
PKI ? Processo Kaizen Industrial ? Manutenção da Qualidade. (Carga horária: 30h). , Moinho Dias Branco, MDB, Brasil.
2020 - 2020
Excel avançado com VBA. (Carga horária: 20h). , Hansei, HANSEI, Brasil.
2019 - 2019
: ISO 22000 ? Versão 2018. (Carga horária: 40h). , Universidade Corporativa M Dias Branco, MDB, Brasil.
2019 - 2019
Formação de Auditores Internos e Pontos Focais - PPR. (Carga horária: 20h). , Universidade Corporativa M Dias Branco, MDB, Brasil.
2019 - 2019
Facilitadores de TPM. (Carga horária: 20h). , Universidade Corporativa M Dias Branco, MDB, Brasil.
2018 - 2018
Gestão de Produtos Químicos ? Manuseio, armazenamento e transporte.. (Carga horária: 20h). , Qualinter Assessoria Empresarial LTDA, QUALINTER, Brasil.
2017 - 2017
: Green Belt Lean Six Sigma. (Carga horária: 60h). , Polo Soluções Empresariais, POLO, Brasil.
2017 - 2017
Curso: FSSC 22000 ? Segurança de Alimentos e APPCC.. (Carga horária: 40h). , Qualinter Assessoria Empresarial LTDA, QUALINTER, Brasil.
2017 - 2017
Food Defense ? Defesa dos Alimentos, Biovigilância e Bioterrorismo.. (Carga horária: 40h). , Qualinter Assessoria Empresarial LTDA, QUALINTER, Brasil.
2015 - 2015
Gerenciamento de Resíduos Sólidos. (Carga horária: 24h). , SENAI - Departamento Regional do Ceará, SENAI/DR/CE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Engenharia Sanitária.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia de Produção.
Participação em eventos
Congresso Abes 2015. Avaliação da qualidade do ar no entorno de uma termelétrica. 2015. (Congresso).
ENEQUI. Instruções para coletas de amostras de água para análise microbiológica e físico e química, de poços e do abastecimento público. 2011. (Congresso).
Orientou
Avaliação da Qualidade de água de consumo humano; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Raquel Moreno Montenegro;
Análise de fluoretos em águas do abastecimento público; 2013; Orientação de outra natureza; (Técnico em Meio Ambiente) - Escola de Ensino Estadual Profissionalizante Júlia Giffoni; Orientador: Raquel Moreno Montenegro;
Resíduos Sólidos; 2013; Orientação de outra natureza; (Técnico em Meio Ambiente) - Escola de Ensino Estadual Profissionalizante Júlia Giffoni; Orientador: Raquel Moreno Montenegro;
Produções bibliográficas
-
MONTENEGRO, R. M. ; SILVA, D. ; LIRA, T ; HYLUI, J . Avaliação da qualidade do ar no entorno de uma termelétrica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projetos de desenvolvimento
-
2023 - 2023
Projeto Ascender, Descrição: Capacitação profissional. Noções básicas de mecânica e operação de máquinas. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Raquel Moreno Montenegro - Coordenador / Ercilio da Silva Rocha Júnior - Integrante / Amanda Emily Silvestre Magalhães - Integrante / Francisca Emanuele Firmino Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Grupo Fornecedora - Auxílio financeiro.
Prêmios
2023
Coordenadora de Projetos, Grupo Fornecedoraq.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Laboratório Bio Análise Pascoal. , Rua Dr. José Lourenço, Aldeota, 60115-280 - Fortaleza, CE - Brasil, Telefone: (85) 32644748
Experiência profissional
2009 - Atual
Laboratório Bio Análise PascoalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Química, Carga horária: 44
Outras informações:
Realizei o Estágio Supervisionada neste Laboratório e atualmente colaboro com o andamento das análises.
2016 - 2021
Fábrica FortalezaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Análises laboratoriais de água, matéria-prima, produtos em processo e produto acabado;Preparo e padronização de reagentes; Controle de compra e descarte de reagentes; Gestão de calibração dos equipamentos do laboratório;Gestão de Não Conformidades para matéria prima, material de embalagem, produto em processo e produto acabado RNC (Relatório de não conformidade) e RAC (Relatório de ações corretivas);Gestão das Reclamações do serviço de atendimento ao consumidor - SAC, incluindo avaliação da amostra enviada pelo consumidor, contraprovas de shelf life e parecer técnico cadastrado no sistema interno Tactium;Gestão das legislações pertinentes ao negócio através do sistema Legnet;Membro da Equipe de Segurança de Alimentos;Desenvolvimento e apresentação dos resultados da empresa na reunião de Análise Crítica da unidade;Membro do Pilar de Manutenção da Qualidade atuando nas perdas de qualidade do processo em geral;Acompanhamento e avaliação do recebimento de matérias-primas; Avaliação e Qualificação de fornecedores;Elaboração de relatórios Gerenciais;Auditora interna das certificações ISO 9001 e ISO 22000 e auditora em treinamento ISO 14001 e FSSC 22000, bem como auditora do Rating de Boas Práticas de Fabricação;Apoio às atividades de planos de higienização e lubrificação industrial;Desenvolvimento e atualização do plano APPCC da empresa e auxílio no controle do monitoramento dos Pontos Críticos de Controle;Representante da Qualidade e Segurança de Alimentos nas reuniões de nível das indústrias;Facilitadora em treinamentos em diversos setores;Responsável pelas informações prestadas a Polícia Federal no âmbito dos produtos químicos.
2021 - 2021
Colégio UniversoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Administrativa, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Desenvolver e formar pessoas;Ser elo de comunicação entre o corporativo e a unidade;Manter alinhamento com a diretoria pedagógica da unidade na gestão das atividades e priorização de projetos.Garantir o funcionamento de excelência na unidade;Realizar reuniões semanais com a equipe, garantindo e monitorando a execução da rotina;Realizar mapeamento de processos, descrevendo o passo a passo das atividades; Gerenciamento de procedimentos e registros dentro da unidade;Garantir atendimento de requisitos legais, como vigilância sanitária, questões tributárias, gestão de resíduos sólidos, dentre outros;Executar o orçamento da unidade em parceria com as demais áreas;EXPERIÊNCIAGerenciar estudos de causa raiz, buscando traçar ações em conjunto com as áreas para eliminar ou minimizar as causas;Realizar treinamentos sobre as atividades envolvidas na melhoria contínua dos setores, como SWOT, governança, indicadores;Ser guardião do plano de ação, acompanhando a realização das ações e mantendo a planilha atualizada;Realizar o gerenciamento dos indicadores do colégio, desde a definição do indicador até a geração de ações corretivas para atendimento;Gerenciar as reuniões de cumbuca, garantindo cumprimento e aprofundamento nas discussões;Receber novos fornecedores que desejarem apresentar seus serviços, repassando para a diretoria os que são de interesse estratégico do colégio e participar da negociação caso o projeto seja aprovado;Monitorar a execução de serviços na unidade referentes aos parceiros, como sistema de ensino, garantidora de mensalidades, serviços de TI, dentre outros;Realizar reunião do Giro Universo, preparando pauta, material e condução da reunião;Gerenciar programa de 5s na unidade, desde a disseminação da cultura de 5s e formação de auditores até o acompanhamento das auditorias;Gerenciar gestão à vista no colégio;Garantir o cumprimento do cronograma mensal do colégio, incluindo reuniões de governança, na frequên
2022 - Atual
Grupo FornecedoraVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Gestão e Performence, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Preparar relatórios, formulários ou planilhas, conforme solicitações;Alimentar os indicadores das áreas e encaminhar as informações ao superior imediato para avaliação de resultados de desempenho da área;Levantar fontes de informações, desenvolver formas de medição dos indicadores e relatórios decorrentes; Propor melhorias no sistema, testar sua funcionalidade e orientar os usuários na sua utilização, acompanhando os primeiros resultados para validação e utilização plena;Analisar dados fornecidos pelos colaboradores para criação de dashboards para análise crítica das atividades executadas e dos indicadores;Analisar o atingimento dos indicadores e sugerir ações para melhoria contínua;Acompanhar o desempenho dos Planos de Ações estabelecidas para as áreas;Elaborar e conduzir reuniões periódicas com apresentações dos resultados dos indicadores e planos de ações sugeridos;Prestar suporte na elaboração do orçamento da área para o próximo período auxiliando na implantação ou reformulação de indicadores de desempenho, fornecendo informações, sugerindo novos modelos de relatórios e planilhas etc.;Promover treinamentos para reciclagem da equipe e sua capacitação no uso das ferramentas de gestão adotadas pela empresa (MASP, PDCA, 5S e outros) para acompanhamento dos resultados e nos procedimentos elaborados/revisados;Identificar os riscos dos projetos, desenvolvendo ações mitigadoras;Dar suporte à área da Qualidade com relação a criação, revisão e adequação dos procedimentos dos setores;Elaborar e conduzir treinamentos de alta complexidade, relacionados a ferramentas de controle e melhorias de processos;Atuar na implantação de automatizações de processos de trabalho;Desenvolver e implementar novas tecnologias/ferramentas de projeto.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Raquel Moreno Montenegro e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?