Lucas Mathias Ribeiro

Graduando em geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, fez parte, como iniciação científica, do projeto Salud Urbana en América Latina (SALURBAL), junto ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), na Fiocruz, até o final de 2019. Atualmente trabalhando como voluntário no projeto de pesquisa "A Megarregião Rio de Janeiro - São Paulo. Metropolização regional e formação de policêntrica e difusa", junto ao Núcleo de Estudos e Pesquisa em Geografia Econômica (NEPGE), no Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolvendo pesquisa sobre o Projeto Cura e suas atuações históricas como linha de financiamento do Banco Nacional da Habitação (BNH), na década de 1970, com enfoque no modelo demonstração de Vila Valqueire (1972).

Informações coletadas do Lattes em 25/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Geografia

2015 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2013

Colégio Curso Prioridade Hum

Formação complementar

2018 - 2018

Esse Mistério Chamado Artigo Científico: Como Lê - lo? Como Escrevê - lo. (Carga horária: 2h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2015 - 2015

Litoral Fluminense: gerenciamento costeiro e riscos ambientais. (Carga horária: 8h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

fórum de resistência democrática. 2019. (Outra).

Geografia e povos indígenas: territorializações e desafios contemporâneos. 2018. (Outra).

I Encontro das águas da UFF. 2018. (Encontro).

I Semana de Geografia da UERJ: novas Perspectivas para a Geografia do Estado do do Rio dede Janeiro. 2018. (Outra).

X I Simpósio Inter nacional sobre Espaço e Cultura. 2018. (Simpósio).

Semana da Geografia 2015. 2015. (Outra).

Produções bibliográficas

  • RIBEIRO, L. M. . Vila Valqueire: o perfil histórico da produção do espaço urbano do bairro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    A Megarregião Rio de Janeiro - São Paulo. Metropolização regional e formação de metrópole policêntrica e difusa., Descrição: O objetivo da pesquisa é discutir o conceito de megarregião e analisar a região de maior concentração de riqueza do país relacionando-a à lógica do capitalismo global financeirizado que caracteriza os dias atuais e à lógica do capital produtivo. Essas duas lógicas conjugam-se nitidamente na megarregião Rio de Janeiro-São Paulo combinando os processos de capitalização com os de valorização. Do ponto de vista da urbanização regional nela se fazem presentes as lógicas de aglomeração e de dispersão, de homogeneidade, fragmentação e hierarquia entre os lugares consubstanciando as policentralidades, em que o Rio de Janeiro e, em particular, São Paulo se reafirmam como centros mais importantes do país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucas Mathias Ribeiro - Integrante / Regina Helena Tunes - Coordenador., Financiador(es): Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2019

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Graduando, Enquadramento Funcional: iniciação científica, Carga horária: 12

Outras informações:
Iniciação científica, no projeto Salud Urbana en América Latina (SALURBAL), junto ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), na pesquisa Atlas do envelhecimento com a Dra Maria de Fátima Rodrigues Pereira de Pina, na Fiocruz.