Luciana Dias de Avellar

Graduada em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade RJ, 1995. Pós graduada Lato Sensu, pela Universidade Cândido Mendes RJ, UCAM em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais, 2003. Trabalhou nos Jornais do Brasil, O Dia, editoras Globo e Abril como fotógrafa durante 15 anos.Trabalhou na Funarte no Portal Brasil Memória das Artes como fotógrafa documentarista; produtora de conteúdo; edição e acervo, por 2 anos : 2010 e 2012. Cursou a escola de Cinema Darcy Ribeiro, especialização em Montagem. Teve 4 exposições fotográficas individuais: três no Rio de Janeiro e uma em Lisboa, Portugal. Dirigiu e montou o documentário longa metragem entitulado Vida de Rainha; sobre a trajetória dos artistas Transformistas e Drag Queens no Rio de Janeiro. Vida de Rainha; duração 82min 2016 . Ganhou o edital do Canal Futura e dirigiu e montou o curta metragem título: Moda Afro Brasileira, sobre as influencias Africanas na moda na Bahia e Rio de Janeiro, 13min, 2017. Os dois filmes possuem o Certificado de Produto Brasileiro,CPB, dado pela ANCINE. É professora da Sociedade Fluminense de Fotografia SFF e freelancer de áudio visual na área de edição, fotografia e direção. Participou do projeto do Instituto MANIVA que trata de agroecologia e biodiversidade: "Gosto da Amazônia" com trabalhos de áudio visual através do SINDRIO. Cursando mestrado na UFRJ PPGMC Audiovisual sobre o tema: O Feminino retratado por fotógrafas de retrato. Tem experiência na área de Comunicação, em jornalismo, cinema, edição, fotografia e ensino de fotografia.

Informações coletadas do Lattes em 20/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em pós graduação Lato Sensu

2001 - 2002

Universidade Candido Mendes
Título: Fotografando com Jovens Portadores de Deficiência
Orientador: Prof Dr Milton Guran

Graduação em Comunicação

1992 - 1995

Faculdade da Cidade RJ
Título: Cinema Brasileiro
Orientador: Paula Levy

Formação complementar

2013 - 2014

Cinema especialização Montagem. (Carga horária: 1500h). , Escola de Cinema Darcy Ribeiro, ECD, Brasil.

2002 - 2003

Pesquisadora Associada. (Carga horária: 150h). , Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Roteiro e Direção Cinematográficos.

Produções bibliográficas

  • AVELLAR, L. D. . Cinema Documental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AVELLAR, L. D. . Documentário. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • AVELLAR, L. D. . Fotografia Autoral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELLAR, L. D. . Fotografia Editorial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELLAR, L. D. . Fotografia Autoral. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELLAR, L. D. . Fotografia de Moda. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELLAR, L. D. . Fotografia de Moda. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • AVELLAR, L. D. . Monografia Pós Graduação. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

AVELLAR, L. D. . entrevista sobre realização do documentário A Moda Afro. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AVELLAR, L. D. . exibição documentário Vida de Rainha. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

AVELLAR, L. D. . Colóquio Internacional sa Diversidade Sexual e de Gênero. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

AVELLAR, L. D. . portfolio. 2017; Tema: portfolio do meu trabalho em fotografia e cinema. (Site).

AVELLAR, L. D. . Oficina Documentário de baixo orçamento. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

AVELLAR, L. D. . Curso Fotografia de Moda. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

AVELLAR, L. D. . A Moda Afro. 2018. Filme.

AVELLAR, L. D. . Vida de Rainha. 2016. Filme.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Sociedade Fluminense de Fotografia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professora

2010 - 2012

Fundação Nacional de Artes

Vínculo: Micro Empreendedor Individual, Enquadramento Funcional: edição de fotografia e acervo digital, Carga horária: 150, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
trabalho terceirizado MEI micro empreendedor individual ano de 2010 e 2012 (pausa em 2011) projeto Brasil Memória das Artes digitalização de acervos e formação de conteúdo de divulgação.

1996 - 1998

Editora Abril

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: fotógrafa, Carga horária: 150, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
1998 sucursal em Brasília anos anteriores RJ

2002 - 2008

Editora GLOBO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: fotógrafa, Carga horária: 150, Regime: Dedicação exclusiva.

1993 - 1995

Jornal do Brasil S.A.

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fotógrafa, Carga horária: 150, Regime: Dedicação exclusiva.

1999 - 2002

EDITORA SIMBOLO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: fotógrafa, Carga horária: 150, Regime: Dedicação exclusiva.

1999 - 2002

EDITORA SIMBOLO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: fotógrafa, Carga horária: 150, Regime: Dedicação exclusiva.

1996 - 1996

Jornal O Dia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: fotógrafa, Carga horária: 150, Regime: Dedicação exclusiva.