Fernanda Ramos Pereira

Formada no Ensino Médio pelo Colégio de AaZ, atualmente graduanda de Engenharia Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência de pesquisa em Tecnologia Ambiental, com ênfase em tratamento de resíduos (orientadado pela professora Magali Christe Cammarota), e em análise do processo de transição sociotecnica dos bioplásticos (orientado pelo professor Fábio de Almeida Oroski). Foi coordenadora e é atual conselheira do UFRJ Consulting Club.

Informações coletadas do Lattes em 08/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Química

2014 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Colégio de A a Z, AaZ

Formação complementar

2017 -

MBA Junior. (Carga horária: 90h). , Instituto de Engenharia de Gestão, IEG, Brasil.

2016 - 2016

Dashboards em Excel. (Carga horária: 16h). , Instituto de Engenharia de Gestão, IEG, Brasil.

2016 - 2016

Excel Aplicado a Negócios. (Carga horária: 24h). , Instituto de Engenharia de Gestão, IEG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

XXXVIII Jornada de Iniciação Científica. Avaliação da Suplementação de Macro e Micronutrientes no Tratamento Anaeróbio de Vinhoto de Primeira Geração. 2015. (Feira).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Transição do Sistema Sociotécnico dos Plásticos para uso de Matérias-primas renováveis: exploração de caminhos e fatores críticos para a adoção dos bioplásticos, Descrição: O projeto de pesquisa visa estudar o processo de transição do sistema sociotécnico dos plásticos apoiado na lógica de utilização de matérias-primas fósseis para uma maior utilização das matérias-primas renováveis. Neste contexto, insere-se a biobased industry, caracterizada como setor industrial baseado na produção de diferentes produtos como biocombustiveis e bioprodutos, a partir da utilização de matérias-primas renováveis. Entre os bioprodutos, estão os bioplásticos. Os bioplásticos representam menos de 1% da demanda atual de plásticos no mundo, mas são observadas diversas iniciativas de inovação que tentam aumentar a sua participação no futuro. Esta transição de nichos mercadológicos e tecnológicos para mercados mais amplos constitui uma questão de natureza sociotécnica. Este projeto utiliza a perspectiva multinivel (MLP) desenvolvida por Geels (2002) para compreender os diversos caminhos que podem ser trilhados pelas inovações em bioplásticos. O projeto é constituído por três estudos específicos: 1- Compreensão do processo de transição sociotécnica dos bioplásticos pela abordagem multinível (MLP) 2 ? Exploração dos projetos e modelos de negócio aplicados para o desenvolvimento dos bioplásticos 3- Identificação dos fatores críticos para a adoção dos bioplásticos na ótica da produção e do consumo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernanda Ramos Pereira - Coordenador / Fabio de Almeida Oroski - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Avaliação da Suplementação de Macro e Micronutrientes no Tratamento Anaeróbio de Vinhoto de Primeira Geração, Descrição: Pesquisa sobre o Tratamento de resíduos da produção de bioetanol visando à produção de metano. Neste projeto, a aluna foi responsável pela condução de análises físico-químicas do monitoramento de biorreatores de bancada para avaliação do potencial de geração de metano dos resíduos por meio da suplementação de macro e micronutrientes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernanda Ramos Pereira - Coordenador / Magali Christe Cammarota - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - 2015

Colégio e Vestibular de AaZ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de Química, Carga horária: 20

2016 - Atual

UFRJ Consulting Club

Vínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 20