Vitória Martins da Silva

Mestranda (2021) em Estética y Teoria de las Artes na Facultad de Artes da Universidad Nacional de La Plata (FDA-UNLP). Graduada (2017-2021) em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART-UDESC).

Informações coletadas do Lattes em 16/11/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Estética y Teoria de las Artes

2021 - Atual

Universidad Nacional de La Plata
Orientador: s/ orientador;

Graduação em Artes Visuais

2017 - 2021

Universidade do Estado de Santa Catarina
Título: Modos de dizer e ver a imagem em Ana González e Wilma Martins
Orientador: Rosângela Miranda Cherem

Formação complementar

2020 - 2020

Curso de introdução ao pensamento de Didi-Huberman. (Carga horária: 15h). , Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades, APPH, Brasil.

2019 - 2019

Oficina de Introdução a Curadoria. (Carga horária: 40h). , Departamento Artístico Cultural da UFSC, DAC, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística.

Participação em eventos

V Simpósio Internacional Formação de Educadores em Arte e Pedagogia. 2020. (Simpósio).

XII Colóquio Sobre Ensino de Artes: 30 anos de história. 2017. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Rosângela Miranda Cherem

CHEREM, R. M.; TONIN, T.; SILVEIRA, P. A. M. P.;KOHL, K.. Modos de dizer e ver a imagem em Ana González e Wilma Martins. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Artística) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Paulo Antonio de Menezes Pereira da Silveira

CHEREM, R. M.; TONIN, T.; KOHL, K.;SILVEIRA, P. A. M. P.. Modos de dizer e ver a imagem em Ana González e Wilma Martins. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Kethlen Kohl

KOHL, Kethlen; SILVEIRA, Paulo Antonio de Menezes. MODOS DE DIZER E VER A IMAGEM EM ANA GONZÁLEZ E WILMA MARTINS. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Foi orientado por

Rosângela Miranda Cherem

Modos de dizer e ver a imagem em Ana González e Wilma Martins,; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Rosângela Miranda Cherem;

Tharciana Goulart da Silva

Orientação de Estágio Curricular Supervisionado VI (DAV-UDESC); Projeto: História da Arte - Produções da arte contemporânea hoje; Atuação realizada no Colégio Aplicação UFSC; 2020; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Tharciana Goulart da Silva;

Tharciana Goulart da Silva

Monitoria da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III; 2020; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Tharciana Goulart da Silva;

Tharciana Goulart da Silva

Orientação de Estágio Curricular Supervisionado III (DAV-UDESC); Projeto "Cultura Popular e suas manifestações na videoarte" realizado no Instituto Estadual de Educação (IEE) durante o segundo semestre de 2019; 2019; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Tharciana Goulart da Silva;

Thays Tonin

MODOS DE DIZER E VER A IMAGEM EM ANA GONZÁLEZ E WILMA MARTINS (Co-orientação); 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Thays Tonin;

Priscila Anversa

Os bebês e a percepção como sentido de conhecer a Arte; 2018; Orientação de outra natureza; (Artes Visuais) - Universidade do Estado de Santa Catarina; Orientador: Priscila Anversa;

Produções bibliográficas

  • MARTINS, Vitoria . Compreensão e produção de conteúdos da arte através do sensorial: uma experiência de estágio com bebês. In: Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva; Priscila Anversa.. (Org.). Cadernos de Docência: Ensino das Artes Visuais na Educação Infantil. 1ed.Florianópolis: AAESC, 2019, v. , p. 158-173.

  • MARTINS, Vitoria . Artistas na América Latina no acervo do MASC, relação entre palavras e imagens. In: 30o SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA UDESC, 2020, Florianopolis. Seminário de iniciação científica - jornada de pesquisa do centro de artes, 2020.

  • MARTINS, Vitoria . Artistas na América Latina no acervo do MASC, relação entre palavras e imagens. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINS, Vitoria ; ALBALUSTRO, L. M. . Cultura Popular e suas manifestações na videoarte. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARTINS, Vitoria ; ALBALUSTRO, L. M. . Os bebês e a percepção como sentido de conhecer a Arte. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    ACERVOS E ARQUIVOS ARTÍSTICOS EM SANTA CATARINA. IMPLICAÇÕES E CONEXÕES, Descrição: A pesquisa pretende identificar e analisar os principais ACERVOS E ARQUIVOS ARTÍSTICOS, situados entre o último quartel do século XX e o século XXI em Santa Catarina. É propósito desta pesquisa: identificar os locais onde a produção artística está abrigada; reconhecer os critérios pelos quais esta produção foi selecionada; analisar como ocorre a preservação e disponibilização desta mesma produção. Neste sentido, trata-se de aprofundar o entendimento de arquivo enquanto arsenal ou dispositivo a partir do qual a produção artística, tanto é preservada pelas instituições, como é processada e dada a ver enquanto parte de um universo singular de sensibilidades e percepções. Estudar os acervos artísticos permite entender os critérios pelos quais as obras são reconhecidas enquanto tal, como são preservadas e levadas ao conhecimento público.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Vitória Martins da Silva - Integrante / Rosângela Miranda Cherem - Coordenador / Sandra Makowiecky - Integrante / Thamyres Souto Franco - Integrante / Andrey Parmigiani da Silva - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de monitoria de disciplina Estágio Curricular Supervisionado III.

2019 - 2020

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PROBIC, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisa "Artistas na América Latina no acervo do MASC, relação entre palavras e imagens" vinculada ao projeto de pesquisa "ACERVOS E ARQUIVOS ARTÍSTICOS EM SANTA CATARINA. IMPLICAÇÕES E CONEXÕES".

2018 - 2019

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Carga horária: 12

Outras informações:
PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

2017 - 2017

Universidade do Estado de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Carga horária: 12

Outras informações:
PIBID (Interdisciplinar) - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.

2018 - 2018

Museu da Escola Catarinense

Vínculo: Monitoria voluntária, Enquadramento Funcional: Mediadora, Carga horária: 9

Outras informações:
Participação colaborativa na área de mediação da Exposição Eppur si Muove, realizada entre os dias 16 de setembro e 29 de outubro de 2018 na cidade de Florianópolis no Museu da Escola Catarinense (MESC).