Leandro Olegário dos Santos

Doutor e Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Graduado em Jornalismo e Processos Gerenciais. Pesquisador dos Grupos CNPq: Televisão e Audiência (UFRGS/PUCRS) e Teoria e Prática no Jornalismo (ESPM), com agenda de pesquisa em Ensino de Comunicação, Tecnologia e Produtos Audiovisuais. Professor capacitado em metodologias ativas e investigativas com atuação em disciplinas de fundamentos e práticas comunicacionais nos cursos de Jornalismo, Produção Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Participou do desenvolvimento de cursos de bacharelado e tecnólogo com avaliação máxima pelo MEC. Como gestor acadêmico, coordenou projetos que resultaram em mais de 70 premiações. Na área da comunicação, possui experiência em grupos de mídia como Bandeirantes, RBS, Record, Fundação Cultural Piratini, RDC TV e TV Câmara, além de ter empreendido em agência de comunicação e consultoria estratégica. Autor de "Radiojornalismo e Síntese noticiosa" (Metamorfose, 2016) e "Comunicação assertiva: Como desenvolver relações eficazes na rotina acadêmica e corporativa" (Calibra, 2023). Avaliador de cursos e reconhecimento institucional pelo INEP-MEC. Atualmente, é II Vice-presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e mantém canal no YouTube especializado em comunicação para desenvolvimento pessoal e profissional.

Informações coletadas do Lattes em 26/07/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Comunicação Social

2014 - 2018

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A reconfiguração da notícia: um estudo sobre o impacto do ciberacontecimento na rotina produtiva do telejornalismo
, Ano de obtenção: 2018. Cristiane Finger. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Telejornalismo; Reportagem; Ciberacontecimento; Critérios de noticiabilidade; Comunicação.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Videodifusão. Setores de atividade: Atividades de rádio e de televisão.

Mestrado em Comunicação Social

2006 - 2008

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A metamorfose da síntese noticiosa no rádio: estudo de caso em emissoras de Porto Alegre
, Ano de Obtenção: 2008.Magda Rodrigues da Cunha.Palavras-chave: Notícia; Rádio Gaúcha; Rádio Guaíba; Repórter Esso; Síntese noticiosa; Radiojornalismo. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão / Especialidade: Radiodifusão. Setores de atividade: Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Educação; Atividades de rádio e de televisão.

Especialização em Master em Gestão de Negócios Digitais, Business Intelligence e IA

2023 - 2025

Escola Superior de Propaganda e Marketing
Título: Planejamento de marketing digital: o caso Borrússia
Orientador: Sthefan Gabriel Berwanger

Especialização em Docência e Gestão no Ensino Superior

2023 - 2024

Faculdade Iguaçu
Título: Nativos Digitais na Academia: Reconfigurando a Docência e a Gestão no Ensino Superior para a Geração Z
Orientador: Arley Figueiredo Portugal

Especialização em Docência na Educação Profissional de Nível Técnico

2023 - 2024

Faculdade Iguaçu
Título: Transformando o Ensino Técnico: Estratégias Ativas para Potencializar a Aprendizagem e o Envolvimento Discente
Orientador: Arley Figueiredo Portugal

Especialização em MBA Gestão Estratégica de Negócios

2018 - 2019

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Título: Gestão estratégica no Ensino Superior: diferenciais competitivos na comunicação entre os cursos de bacharelado em Jornalismo em Porto Alegre
Orientador: Vivian Cristina Konigame

Graduação em Processos Gerenciais

2023 - 2024

Centro universitário UniFatecie, UniFatecie

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2001 - 2005

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Título: A Síntese noticiosa nas rádios Gaúcha e Guaíba: um estudo comparativo dos Correspondentes Ipiranga e Portocred
Orientador: Luciano Klöckner

Curso técnico/profissionalizante em Radialista

2001 - 2001

Fundação Educacional Padre Landell de Moura (

Ensino Médio (2º grau)

1998 - 2000

Colégio Militar de Porto Alegre

Formação complementar

2023 - 2023

Designer Instrucional. (Carga horária: 80h). , Instituto Politécnico de Ensino a Distância, iPED, Brasil.

2021 - 2021

Lidere na Mudança. (Carga horária: 20h). , La Rede - Laboratório de Redefinição, LA REDE, Brasil.

2019 - 2019

Capacitação para atuação da imprensa em grandes eventos e manifestações. (Carga horária: 10h). , Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, SSP/RS, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação de Docentes para compor BASIs. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2016 - 2016

Metodologia de pesquisa e avaliação de TCC. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2016 - 2016

Capacitação Docente 2016. (Carga horária: 9h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Seminário de Imersão Acadêmica. (Carga horária: 40h). , Associação Les Doctoriales Brasil, LES DOCTORIALES, Brasil.

2015 - 2015

Aprendizado Cooperativo. (Carga horária: 20h). , Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.

2015 - 2015

Mudança e Inovação no Ensino Superior. (Carga horária: 20h). , Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.

2015 - 2015

Capacitação para o Banco Nacional de Itens da Educação Superior. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2015 - 2015

Metodologia de Estudos de Caso. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2014 - 2014

Professores Laureate no Século XXI. (Carga horária: 20h). , Laureate Brasil, LAUREATE, Brasil.

2014 - 2014

Aprendizado Baseado em Problemas. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2014 - 2014

Power Point como ferramenta de trabalho. (Carga horária: 3h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2014 - 2014

Reportagem Mobile. (Carga horária: 12h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

2014 - 2014

Comunicação: Guerra e Paz. (Carga horária: 30h). , Rede Globo - Matriz, TV GLOBO, Brasil.

2014 - 2014

Aprendizado Orientado a Projetos II. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2014 - 2014

Preparação do participante online. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2014 - 2014

Professor Laureate no Século XXI. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2013 - 2013

Treinamento em In Design. (Carga horária: 6h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2013 - 2013

XVII Seminário de Pegadagogia Universitária. (Carga horária: 2h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2012 - 2012

Didática do Ensino Superior. (Carga horária: 10h). , Universidade do Contestado, UnC, Brasil.

2012 - 2012

Produção de Questões no Formato ENADE. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Capacitação Docente em EAD. (Carga horária: 80h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2011 - 2011

Iniciação à Escrita Criativa: crônica. (Carga horária: 25h). , Casa de Cultura Mário Quintana, CCMQ, Brasil.

2011 - 2011

Conversão e gramática da Língua Inglesa. (Carga horária: 80h). , British Study Centres, BSC, Inglaterra.

2010 - 2010

Preparação de Jornalista em Áreas de Conflito. (Carga horária: 60h). , Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, CCOPAB, Brasil.

2004 - 2004

Workshop de Jornalismo Econômico. (Carga horária: 8h). , Banco Santander Banespa - Brasil, SANTANDER, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Rádio e Televisão.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração.

Organização de eventos

OLEGÁRIO, L. . 66º Prêmio ARI de Jornalismo. 2024. (Concurso).

OLEGÁRIO, L. . 65º Prêmio ARI de Jornalismo. 2023. (Concurso).

OLEGÁRIO, L. ; RAVAZZOLO, Ângela . ESPM AWARDS. 2021. (Concurso).

OLEGÁRIO, L. ; RAVAZZOLO, Ângela ; LAMB, M. . ESPM AHEAD. 2021. (Festival).

OLEGÁRIO, L. . Jornalismo In Concert - Velhos e novos arranjos. 2020. (Outro).

OLEGÁRIO, L. ; LAMB, M. ; SCHLATTER, G. ; SALDANHA, L. Z. . Meeting JRs - ESPM Reload. 2020. (Outro).

OLEGÁRIO, L. . Festival de Jornalismo - II edição. 2019. (Festival).

OLEGÁRIO, L. ; FELIPE, M. . Prêmio Inquieto de Jornalismo - III edição. 2018. (Concurso).

OLEGÁRIO, L. ; FELIPE, M. . Prêmio Inquieto de Jornalismo - II edição. 2017. (Concurso).

OLEGÁRIO, L. . Cinegincana - I edição. 2017. (Concurso).

OLEGÁRIO, L. ; SILVA, M. F. ; ALMEIDA, T. . Prêmio Inquieto de Jornalismo - I edição. 2016. (Concurso).

OLEGÁRIO, L. . Painel de Jornalismo Avançado - III edição: Jornalismo Alternativo. 2016. (Outro).

OLEGÁRIO, L. . Painel de Jornalismo Avançado: Jornalismo 2015-2020. 2015. (Outro).

OLEGÁRIO, L. ; Carlos Totti ; Diego Dornelles . Workshop: Comunica-me: Comunicando meu Negócio. 2015. (Outro).

OLEGÁRIO, L. ; Tânia Almeida ; Marcelo Tavares . Feira das Profissões - Oficina de Relações Públicas. 2015. (Outro).

OLEGÁRIO, L. ; RODEMBUSCH, R. ; GLUER, L. . Feira das Profissões - Oficina de Jornalismo. 2015. (Outro).

OLEGÁRIO, L. ; GLUER, L. . Painel de Jornalismo Avançado: Eleições 2014. 2014. (Outro).

OLEGÁRIO, L. . Curso de Telejornalismo: Teoria e prática da Reportagem. 2012. (Outro).

Participação em eventos

47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O legado do streaming: o papel do telejornal entre o VT e o ao vivo. 2024. (Congresso).

XVI Seminário Internacional da Comunicação da PUCRS.5G e mídias expandidas: reflexões da cobertura de GZH nas enchentes. 2024. (Seminário).

11º Fórum Internacional do Meio Ambiente - FIMA Água e Energias Renováveis.O clima e sua interferência na produção Regional. 2023. (Outra).

46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. O telejornalismo e o uso da tecnologia 5G: pistas às incertezas das mudanças. 2023. (Congresso).

45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Os impactos do 5G no telejornalismo regional: uma proposta metodológica. 2022. (Congresso).

XV Seminário Internacional da Comunicação da PUCRS.Brasileirão 2020 e 2021: análise da cobertura masculina e feminina. 2022. (Seminário).

XV Seminário Internacional da Comunicação da PUCRS.Telejornalismo gaúcho e o 5G: perspectivas mercadológicas. 2022. (Seminário).

13º Encontro Nacional de História da Mídia.80 anos de O Repórter Esso (1941-2021): a história, a oralidade e o modelo de síntese noticiosa. 2021. (Encontro).

XIII Encontro Nacional de História da Mídia.80 anos de O Repórter Esso: a história, a oralidade e o modelo da síntese noticiosa. 2021. (Encontro).

XLIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Telejornalismo em tempos de pandemia: a práxis diante do desafio da pandemia e o isolamento social no ESPM no Ar. 2020. (Congresso).

20º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sul. IInfotenimento e jornalismo esportivo: Apropriações da rede social no conteúdo da TV aberta. 2019. (Congresso).

42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Jogando com Elas. 2019. (Congresso).

XLI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Entre soft news e hard news: uma proposta do ciberacontecimento como novo valor-notícia no telejornalismo brasileiro. 2018. (Congresso).

XIV Seminário Internacional da Comunicação da PUCRS.Etnometodologia aplicada ao telejornalismo: Uma proposta ao estudo da TV. 2017. (Seminário).

XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. A síntese noticiosa 75 anos depois de O Repórter Esso: um modelo que permanece. 2016. (Congresso).

II Seminário Les Doctoriales RS.O futuro da notícia na TV: narrativas e linguagens. 2015. (Seminário).

I Simpósio de Comunicação Social do Comando Militar do Sul. 2015. (Simpósio).

XIII Seminário Internacional da Comunicação da PUCRS.Revista TV Sul Programas: uma análise da grade da televisão gaúcha em 1963 e 1964. 2015. (Seminário).

XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UniRitter.Retórica do Imediato: Velocidade e Narrativa Melodramática no Telejornalismo. 2015. (Seminário).

XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Quem tem voz no Jornal da TVE 2ª Edição: uma análise da rotina de produção na emissora pública do Rio Grande do Su. 2015. (Congresso).

VIII Seminário Temático Globo - Intercom 2014. 2014. (Seminário).

XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJOR.O fait divers e a construção da notícia na TV: um estudo da complexidade no caso Bernardo no Fantástico. 2014. (Encontro).

X Semana de Pesquisa e Extensão da UniRitter.O Paradigma da Extensão Universitária: A Experiência da Plataforma Digital Unione e Unicopa 2014. 2014. (Outra).

XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - INTERCOM SUL. Jurado na EXPOCOM nas categorias produção audiovisual e telejornalismo. 2014. (Congresso).

XV Encontro Nacional de Professores de Jornalismo.Complexidade de olhares na construção das primeiras reportagens: uma experiência na disciplina de Introdução ao Jornalismo. 2014. (Encontro).

XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul -INTERCOM SUL. Avaliador. 2013. (Congresso).

XVII Seminário de Pedagogia Universitária - Uniritter. 2013. (Seminário).

Comunicação em Pauta: Democracia e Participação Social na Comunicação. 2012. (Seminário).

I Seminário de Jornalismo da TVE e FM Cultura. 2012. (Seminário).

XVI Seminário de Pedagogia Universitária - Uniritter. 2012. (Seminário).

XXXV Congresso Estadual de Jornalistas. 2012. (Congresso).

22o Set Universitário - PUCRS.Jurado - Categoria Telejornalismo - Reportagem. 2009. (Seminário).

Curso de Comunição Social - Unisinos - Turmas do I semestre.O futuro do jornalismo: desafios e certezas. 2009. (Encontro).

X Seminário Internacional de Comunicação: Comunicação e Imaginário - PUCRS.Radiojornalismo: qual o futuro da síntese noticiosa?. 2009. (Seminário).

Feira das Profissões do Colégio Militar de Porto Alegre.O Jornalismo: carreira e desafios. 2008. (Encontro).

Crime Digital - A relação da mídia com o mundo virtual e o aspecto ético.A relação da mídia com o mundo virtual e o aspecto ético. 2006. (Encontro).

Feira das Profissões do Colégio Militar de Porto Alegre.Vestibular para jornalismo. E agora?. 2006. (Encontro).

Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 2006. (Congresso).

Curso de Análise Técnica e Estratégias Operacionais. 2005. (Oficina).

Seminário Metamorfoses da Cultura Contemporânea. 2005. (Seminário).

XXXI Congresso Estadual de Jornalismo. 2004. (Congresso).

15o Set Universitário - PUCRS. 2002. (Seminário).

VI Seminário Internacional de Comunicação: Cultura, Poder e Tolerância em um Mundo Complexo. 2002. (Seminário).

14o Set Universitário - PUCRS. 2001. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Matheus Felipe da Silva

BOTTA, M. G.; LEITE, M. A.;OLEGÁRIO, L.. Pessoalização e subjetividade no programa Profissão Repórter: Um estudo do funcionamento linguístico-discursivo das falas dos jornalistas. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Matheus Felipe da Silva

BOTTA, M. G.; LEITE, M. A.;OLEGÁRIO, L.. Pessoalização e subjetividade no programa Profissão Repórter: Um estudo do funcionamento linguístico-discursivo das falas dos jornalistas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Marcia Christofoli Farias

OLEGÁRIO, L.. Públicos da Comunicação: Um estudo sobre a audiência do Portal Coletiva.net. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Comunicação Empresarial) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Clenir Aparecida Bernardo

OLEGÁRIO, L.. Casamento Vermelho: As redes sociais e a relação entre organização e consumidor. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Comunicação Empresarial) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Rômulo Gonççalves Filomena

RIBEIRO, E.;OLEGÁRIO, L.. Os esportes nas Relações Internacionais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Fabiana Marsiglia Thomas

OLEGÁRIO, L.KURTZ, A.; PACHECO, J.. A representação da bissexualidade feminina e masculina nas séries de TV norte-americanas Glee e Crazy Ex-girlfriend. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Pietro Meinhart de Oliveira

RAVAZZOLO, ÂngelaFELIPE, M.OLEGÁRIO, L.. A Covid-19 na televisão: Uma análise comparativa entre a cobertura jornalística da GloboNews e da CNN Brasil durante a pandemia. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Luis Henrique Souza Cunha

KURTZ, A.; ROSSETTO, A. S.;OLEGÁRIO, L.. "You?ve got she-mail?: Ciberacontecimentos e construção de sentidos nas redes sociais pelo fandom de Rupaul?s drag race. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Gabriella Elisa Machado Rocha

KURTZ, A.RAVAZZOLO, ÂngelaOLEGÁRIO, L.. Controle da vida e da morte da mulher: Um estudo sobre os casos de feminicídio veiculados no Jornal Nacional. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: ANA LUISA RIBEIRO MARTINS

FLORCZAK, R.; KRAUSE, R.;OLEGÁRIO, L.. Estratégias de comunicação na construção de reputação da plataforma Netflix junto à geração millennials. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Guilherme Henrique Escouto

BOCARDI, M.;OLEGÁRIO, L.. Da senzala à redação: o jornalista negro e sua representatividade no jornalismo de Porto Alegre, Região Metropolitana e Vale dos Sinos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: BRENDA SANTOS DE SOUZA AURELIO

FELIPE, M.; CUNHA, E.;OLEGÁRIO, L.. Câmeras amadoras: o novo flagrante da imprensa televisiva gaúcha. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Taina Holz

KURTZ, A.; FLORCZAK, R.;OLEGÁRIO, L.. As notícias difundidas sobre as fake news pós caso Marielle Franco: Uma análise sobre o teor sensacionalista incorporado por empresas jornalísticas de referência. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (POA).

Aluno: Carina Nardi da Silva

KURTZ, A.; FLORCZAK, R.;OLEGÁRIO, L.. Desafios do profissional iniciante no mercado de trabalho em tempos de jornalismo líquido. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Jennifer Rafaela Casagrande

PACHECO, J.;RAVAZZOLO, ÂngelaOLEGÁRIO, L.. O Esporte Espetacular (TV Globo): Um estudo sobre a presença feminina no programa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Mariana Rodrigues Barcelos

KURTZ, A.; KUNRATH, P.;OLEGÁRIO, L.. Lampião da esquina: Análise de conteúdo da editoria ?cartas na mesa?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Júlia Scarlett de Oliveira Serio

RAVAZZOLO, ÂngelaKURTZ, A.OLEGÁRIO, L.. Mulheres e futebol gaúcho: as diversas representações do feminino na esfera da mídia e da comunicação institucional dos clubes sport club internacional e grêmio foot-ball porto alegrense. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Laura de Lima Silva

FLORCZAK, R.;KURTZ, A.OLEGÁRIO, L.. O melodrama latino-americano na crise política da venezuela: Representação dos personagens Juan Guaidó e Nicolás Maduro no jornal O Estado de São Paulo. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Naesha Pereira Proença de Carvalho

PACHECO, J.;RAVAZZOLO, ÂngelaOLEGÁRIO, L.. Aborto legal na Argentina em 2018: A narrativa jornalística do El País. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Aluno: Wesley Machado

OLEGÁRIO, L.; OSELAME, M. C.. Jornada Esportiva: Uma análise comparativa entre as rádios Gaúcha e Grenal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Daniel Fagundes

OLEGÁRIO, L.FELIPE, M.. Fora do estúdio: Desafios e Práticas da cobertura jornalística na Webrádio Universitária ? Intercom Sul 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Orestes de Andrade Júnior

OLEGÁRIO, L.; BELMONTE, R. V.. A influência do financiamento na independência da programação jornalística das TVs públicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Júlia Araújo Fernandes

OLEGÁRIO, L.; AMORIM, F.. Geografia do silêncio: Um estudo sobre a cobertura de homicídios de Zero Hora. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Kátia Lucia Fantin

OLEGÁRIO, L.; OSELAME, M. C.. Show da Fé: O que pensam os telespectadores do programa?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Andressa Carmona

OLEGÁRIO, L.; BELMONTE, R. V.. Elementos do Infotenimento na produção jornalística do programa Fantástico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Paula Leão

OLEGÁRIO, L.; SILVA, M. F.. Grande reportagem: As marcas do Preconceito. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Leonardo Meyer

OLEGÁRIO, L.; OSELAME, M. C.; RODEMBUSCH, R.. O site Eaí?Tchê ? Serviço de Evangelização da Juventude do Rio Grande do Sul ? e os critérios de noticiabilidade utilizados durante a cobertura da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Guilherme Gottardi

OLEGÁRIO, L.; Roberto Belmonte; M. Benetti. A linguagem esportiva do rádio e a sua interação: uma análise sobre o programa Show dos Esportes da Rádio Gaúcha. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Camila Delvaux

OLEGÁRIO, L.; BELMONTE, R. V.; BENETTI, M.. Jornalismo engajado politicamente x jornalismo de informação: Lula e a Operação Lava-Jato nas reportagens de capa da revista Veja. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Débora Dalmoro

BENETTI, M.; OSELAME, M. C.;OLEGÁRIO, L.. Mudanças no Jornal Nacional: A informalidade como tendência. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Mariela Moraes

DEUS, S.; OSELAME, M. C.;OLEGÁRIO, L.. A presença da mulher jornalista na cobertura dos jogos olímpicos Rio- 2016. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Francine Silveira

SILVA, M. F.; BELMONTE, R. V.;OLEGÁRIO, L.. O uso da câmera escondida na reportagem Máfia das Próteses a luz da ética jornalística. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Wagner Miranda

SILVA, M. F.; OSELAME, M. C.;OLEGÁRIO, L.. A presença da imagem, da voz e da estética no jornalismo investigativo: uma análise da reportagem no Fantástico. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Caroline Nunes Correa

BENETTI, M.; OSELAME, M. C.;OLEGÁRIO, L.. A telenovela como agendamento de pautas sociais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Lucille Gonççalves

BENETTI, M.; SILVA, M. F.;OLEGÁRIO, L.. Espetacularização e sensacionalismo na construção do estereótipo do apresentador do Balanço Geral RS. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Matheus Freitas da Rosa

PORCELLO, F. A. C.; FERRARETTO, L. A.;OLEGÁRIO, L.. TVE-RS: a produção do interior gaúcho no telejornalismo público. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Kyane Sutelo

OLEGÁRIO, L.; OSELAME, M. C.; Roberto Belmonte. O formador de opinião no jornalismo de televisão ? análise dos comentários da jornalista Rachel Sheherazade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis.

Aluno: Laura de Castro Xavier

OLEGÁRIO, L.; GONÇALVES, S. M. L. P.; BENETTI, M.. Jornalismo e seriados: As representações da imprensa em Law & Order: Special Victims Unit. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

OLEGÁRIO, L.. Avaliador Guia Abril. 2018. Editora Abril.

OLEGÁRIO, L.. Jurado do 64º Prêmio ARI de Jornalismo. 2022. Associação Riograndense de Imprensa.

OLEGÁRIO, L.. Jurado do 63º Prêmio ARI de Jornalismo. 2021. Associação Riograndense de Imprensa.

OLEGÁRIO, L.. Jurado do 62º Prêmio ARI de Jornalismo. 2020. Associação Riograndense de Imprensa.

OLEGÁRIO, L.. Jurado do 61º Prêmio ARI de Jornalismo. 2019. Associação Riograndense de Imprensa.

OLEGÁRIO, L.. Avaliador Prêmio Awards - ESPM. 2019. Escola Superior de Propaganda e Marketing.

OLEGÁRIO, L.. Avaliador dos prêmios estudantis Vera Giangrande, Francisco Morel e Freitas Nobre. 2019. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

OLEGÁRIO, L.COSTA, C. F.; PELLANDA, E. C.. Banca de Iniciação Científica - PUCRS. 2019. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

OLEGÁRIO, L.. Jurado do 60º Prêmio ARI de Jornalismo. 2018. Associação Riograndense de Imprensa.

OLEGÁRIO, L.. Jurado do 59º Prêmio ARI de Jornalismo. 2017. Associação Riograndense de Imprensa.

OLEGÁRIO, L.. Avaliador de trabalhos do Intercom Júnior - XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste - INTERCOM NORDESTE. 2015. Universidade Potiguar.

OLEGÁRIO, L.. Avaliador de trabalhos de Divisão Temática - XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste - INTERCOM SUDESTE. 2015. Universidade Federal de Uberlândia.

OLEGÁRIO, L.. Avaliador de trabalhos de Comunicação da XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UniRitter. 2015.

OLEGÁRIO, L.. Avaliador de trabalhos do EXPOCOM - XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - INTERCOM. 2015. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

OLEGÁRIO, L.. Jurado na XXI Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação - EXPOCOM. 2015. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

OLEGÁRIO, L.. Avaliador de trabalhos do EXPOCOM - XV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - INTERCOM SUL. 2014. Universidade do Sul de Santa Catarina.

OLEGÁRIO, L.. Parecerista ad-hoc I Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo - ABRAJI. 2014. Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

OLEGÁRIO, L.. Avaliador de trabalhos do EXPOCOM - XIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul - INTERCOM SUL. 2013.

OLEGÁRIO, L.; RODEMBUSCH, R.; GLUER, L.. Seleção de professor da Faculdade de Comunicação Social. 2013. Centro Universitário Ritter dos Reis.

OLEGÁRIO, L.. Jurado da 10º edição do Prêmio SINEPE/RS - Destaque em Comunicação. 2012.

OLEGÁRIO, L.. Jurado do 24º Set Universitário na categoria Televisão, subcategoria: reportagem. Evento realizado na PUCRS de 12 a 14 de setembro. 2011. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

OLEGÁRIO, L.. Jurado do 23º Set Universitário na categoria Televisão, subcategoria: reportagem. Evento realizado na PUCRS de 21 a 23 de setembro. 2010. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

OLEGÁRIO, L.. Jurado do 22º Set Universitário na categoria Televisão, subcategoria: reportagem. Evento realizado na PUCRS de 28 a 30 de outubro.. 2009. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

OLEGÁRIO, L.. Jurado do 16º Set Universitário na categoria Rádio, subcategorias: reportagem e produção. Evento realizado na PUCRS de 06 a 08 de outubro.. 2003. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Orientou

Priscila Cardoso

O posicionamento dos rótulos das cervejas artesanais no Rio Grande do Sul e relação de gênero; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Comunicação Empresarial) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Jerônimo Silvello

Infotenimento e jornalismo esportivo: Apropriações da rede social no conteúdo da TV aberta; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Criação e produção de conteúdos digitais) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Sergio Amisani Schueler

Assessoria de Imprensa em Clubes de Futebol: resgate histórico do surgimento aos dias atuais da atividade no Sport Club Internacional; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Comunicação Empresarial) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Carolina Ayako

Festival do Japão do Rio Grande do Sul 2012-2015:mapeamento e transformações na rotina do assessor de imprensa em eventos culturais; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Comunicação Empresarial) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Christofer Kleine Galvão

Media Training aplicado a executivos de futebol; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Comunicação Empresarial) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Clarisse Lemos Pimentel

Os fundamentos teóricos da prática Media Training na comunicação corporativa; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Comunicação Empresarial) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Matheus Felipe da Silva

Assessoria de Comunicação e Telejornalismo: o grau de aproveitamento de releases na redação da Record/RS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Comunicação Empresarial) - Centro Universitário Ritter dis Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Leonardo Santos Bartz da Silva

O jornalismo imersivo na era do streaming: uma análise das características narrativas da primeira temporada da série ?A corrida das vacinas? (2021), do Globoplay; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Thomaz de Caldas Simões Pires

O infotenimento no jornalismo esportivo: uma análise do programa Bola nas Costas",; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (POA); Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Djoshoa Bittencourt da Silva

Telejornalismo remoto: mapeamento do impacto tecnológico na rotina produtiva; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (POA); Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Guilherme Maia Gonçalves

Os impactos da internet 5G na rotina produtiva do telejornalismo gaúcho; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Julia Sartori Guarienti

Estratégias narrativas no telejornalismo: A abordagem de violência sexual infantil no Brasil Urgente, Jornal Nacional e Jornal da Record; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Leonardo Kaller Pedroso

Extrema-direita à brasileira: Jair Bolsonaro nas reportagens no The New York Times nas eleições 2018; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Pietro Meinhart de Oliveira

A Covid-19 na televisão: Uma análise comparativa entre a cobertura jornalística da Globonews e da CNN Brasil durante a pandemia; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

GABRIELE RODRIGUES TORBIS

Desembarque Inesperado: Refugiados venezuelanos em Porto Alegre; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Tiago Lopes da Silveira

O segundo turno das eleições presidenciais no Brasil em 2018 e as fake news: Uma observação de Mídia Ninja e Movimento Brasil Livre no Facebook a partir de O Globo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Aleksander de Araújo

Do Jornalismo ao mercado: o podcast como modelo de produto segmentado; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Gabriel Silva Borba

A interatividade como estratégia de audiência na TV fechada: Uma análise sobre os programas Linha de Passe (ESPN) e Fox Sports Rádio (Fox Sports); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Alex Bruno Dudschig Torrealba

O jornalismo multiplataforma e as estratégias de conteúdo do profootball na cobertura da NFL no Brasil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Lucas Razia Bubols

Jogo da vida ? Um webdocumentário sobre as categorias de base no Rio Grande do Sul usando o jornalismo Imersivo; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

ORLANDO MORAES

Planejamento de Assessoria de Comunicação ? Uma proposta de visibilidade e relacionamento midiático para pré-campanha ao legislativo gaúcho; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Guilherme Oliveira Barni

A problematização das Fake News no Jornalismo: análise dos impactos causados pelas notícias falsas no caso da vereadora Marielle Franco; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Daniela de Barros Fernandes

Jornal da Cultura x Jornal Nacional: Um olhar comparativo da notícia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Priscila Valério

A sociedade do espetáculo: a cobertura do caso Eliza Samúdio e goleiro Bruno no Jornal Nacional; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Fernanda Fontoura da Rocha

Rota 66: um olhar sobre a ética e o jornalismo investigativo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Mariana Jeremias dos Santos

Telenovelas brasileiras: a construção do esteriótipo homossexual do jornalista; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Gicele Kreibich

Téo Pereira: a representação e a ética jornalística na telenovela Império da Rede Globo de Televisão; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Bruna Fonseca

Webjornalismo e a sociedade do espetáculo: análise da cobertura do portal G1 na morte do cantor Cristiano Araújo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Luiz Henrique Kersck Soares

Jornalismo do agronegócio: as vozes do caderno Expointer 2015 no jornal Correio do Povo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Renata Scheidt

A cobertura esportiva e injúria racial ? uma análise do caso Patrícia Moreira no Portal Globo Esporte; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Camila Arosi

Programas de Auditório e o Infotenimento ? uma análise do programa Esquenta; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Centro Universitário Ritter dos Reis; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Arthur Stoffel Görgen

A cobertura da dupla Grenal pelo Ge: Uma análise comparativa do campeonato brasileiro masculino e feminino 2020-2021; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Thomaz de Caldas Simões Pires

TV Fechada e a pandemia: um olhar sobre alterações no newsmaking do jornalismo esportivo; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Leandro Olegário dos Santos;

Produções bibliográficas

  • OLEGÁRIO, L. ; MAIA, G. . Temporalidades e formatos: estratégias editoriais do telejornalismo regional e nacional na cobertura de eventos trágicos. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 21, p. 32-45, 2025.

  • OLEGÁRIO, L. . Ovos de ouro: questões latentes ao jornalismo. OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA (SÃO PAULO) , v. 1, p. 1, 2024.

  • OLEGÁRIO, L. ; MAIA, G. . Os impactos do 5G no telejornalismo regional. REVERTE - Revista de Estudos e Reflexões Tecnológicas da Fatec Indaiatuba , v. 21, p. 5-23, 2024.

  • OLEGÁRIO, L. . Estratégias de aprendizagem ativa na educação profissional: uma abordagem teórica às práticas pedagógicas. ECCOM - EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO , v. 15, p. 54-65, 2024.

  • OLEGÁRIO, L. ; VARGAS, Heidy. . Como fazer um telejornal universitário em redena pandemia:O caso doESPM no Ar. PAUTA GERAL - ESTUDOS EM JORNALISMO , v. 7, p. 1-16, 2021.

  • OLEGÁRIO, L. . Precisa-se de repórteres. Observatório da Imprensa (São Paulo) , v. 19, p. 01, 2017.

  • OLEGÁRIO, L. . As Vozes no Jornal da TVE 2ª Edição: uma análise da rotina de produção na emissora pública do Rio Grande do Sul. Revista Parágrafo , v. IV, p. 165-175, 2016.

  • OLEGÁRIO, L. . O TCC como porta de entrada na profissão. Observatório da Imprensa (São Paulo) , v. 19, p. 01, 2016.

  • OLEGÁRIO, L. ; PIMENTEL, C. L. S. . Media Training: ferramenta da comunicação corporativa no relacionamento com a mídia. Revista Paradoxos , v. 1, p. 60-71, 2016.

  • OLEGÁRIO, L. . Entre o código binário e o cidadão. Observatório da Imprensa (São Paulo) , v. 19, p. 01-04, 2015.

  • OLEGÁRIO, L. . A produção das primeiras reportagens no cenário da complexidade: uma experiência em sala de aula. Revista Rizoma , v. 2, p. 104-109, 2014.

  • SILVA, L. ; OLEGÁRIO, L. . Bioinformatics Application In Research On Biodiversity And Ecology. PERIÓDICO TCHÊ QUÍMICA (IMPRESSO) , v. 06, p. 51-55, 2009.

  • OLEGÁRIO, L. . Comunicação Assertiva: Como desenvolver relações eficazes na rotina acadêmica e corporativa. 1. ed. Porto Alegre: Calibra, 2023. v. 1.

  • OLEGÁRIO, L. . Radiojornalismo e Síntese noticiosa. I. ed. Porto Alegre: Metamorfose, 2016. 130p .

  • OLEGÁRIO, L. ; COSTA, C. F. ; MUSSE, C. F. . Telejornalismos inteligentes: as tecnologias narrativas na TV 3.0. In: PEREIRA, Ariane; MELLO, Edna; ANDRADE, Ana Paula Goulart de; EMERIM. Cárlida. (Org.). As inteligências do telejornalismo. 18ed.Florianópolis: Insular, 2024, v. 18, p. 245-260.

  • OLEGÁRIO, L. ; BELOMO, L. H. . Revisando modelos para atuação efetiva: as agências experimentais de comunicação como estratégia de extensão universitária. In: Gilson Pôrto Jr.; Fabiano Ormaneze. (Org.). Extensão, ensino e comunicação: modos de ser, agir e refletir. 1ed.Palmas: Observatório Edições, 2024, v. 1, p. 135-160.

  • OLEGÁRIO, L. . Telejornalista multifuncional: O videorrepórter em ação. In: PEREIRA, Ariane Carla; MELLO, Edna; Coutinho, Iluska. (Org.). Telejornalismo em mutação: rupturas e permanências. 1ed.Florianópolis: Insular, 2023, v. 1, p. 163-184.

  • OLEGÁRIO, L. ; MAIA, G. . O telejornalismo regional e a tecnologia 5G: a cartografia como proposta teórico-metodológica aplicada ao campo. In: PÔRTO JR, Gilson; ORMANEZE, Fabiano. (Org.). Pesquisa em jornalismo: entre a emergência de um campo e a interdisciplinariedade. 1ed.Palmas, TO: Observatório Edições, 2023, v. , p. 123-148.

  • OLEGÁRIO, L. ; TAFFAREL, C. ; PETALAS, C. . A mídia e a sua capacidade de influência social no combate à violência contra a pessoa idosa. In: Paulo Viana. (Org.). Manual de conscientização da violência contra a pessoa idosa. 1ed.Porto Alegre: AGE, 2023, v. 1, p. 194-198.

  • OLEGÁRIO, L. ; MAIA, G. . O emprego da tecnologia 5G no telejornalismo: mapeamento de olhares acerca das transformações. In: Barbosa, Frederico Celestino. (Org.). Ciências sociais: a sociedade em sua integralidade. 1ed.Piracanjuba: Conhecimento Livre, 2023, v. 14, p. 50-63.

  • OLEGÁRIO, L. . Etnometologia aplicada ao telejornalismo: uma proposta investigativa para o pesquisador em campo. In: Bruno Campanella; Érica Ribeiro; Joana d?Arc de Nantes. (Org.). Audiovisuais contemporâneos: desafios de pesquisa e metodologia. 1ed.Rio de Janeiro: E-Papers, 2022, v. 1, p. 1-206.

  • OLEGÁRIO, L. ; FELIPE, M. . O telejornalista diante da fonte no acontecimento: Um olhar para o desempenho de Caco Barcellos no programa Profissão Repórter. In: Cárlida Emerim; Ariane Pereira; Cristiane Finger. (Org.). Direitos humanos nas telas: Reivindicações sociais e representações de sentido narradas pelo telejornalismo. 1ed.Florianópolis: Insular, 2021, v. 1, p. 153-170.

  • OLEGÁRIO, L. ; FELIPE, M. . Redação isolada: Forma e conteúdo na construção da reportagem em tempos de pandemia. In: Cárlida Emerim; Ariane Pereira; Iluska Coutinho. (Org.). A (re)invenção do Telejornalismo em tempos de pandemia. 1ed.Florianópolis: Insular, 2020, v. 10, p. 161-174.

  • OLEGÁRIO, L. . A pauta mudou: A alteração da noticiabilidade no contexto da hipertelevisão. In: Cárlida Emerim; Ariane Pereira; Iluska Coutinho. (Org.). Telejornalismo Contemporâneo: 15 anos da Rede Telejor. 1ed.Florianópolis: Insular, 2020, v. 1, p. 35-48.

  • OLEGÁRIO, L. ; KLOCKNER, L. . Jornalismo da Nacional do Rio de Janeiro: a rádio que lançou O Repórter Esso no Brasil reduz o espaço da notícia na programação. In: BIANCO, Nélia; KLOCKNER, Luciano; FERRARETTO, Luiz Arthur;. (Org.). 80 anos das rádios Nacional e MEC do Rio de Janeiro. 1ed.Porto Alegre: Editora da PUCRS, 2017, v. I, p. 85-96.

  • OLEGÁRIO, L. . A última Copa do Mundo do século XX: o Rádio Gaúcho na França. In: Rangel, Patrícia; Guerra, Márcio.. (Org.). O Rádio e as Copas do Mundo. 1ed.Juiz de Fora: Juizforana, 2012, v. 1, p. 207-221.

  • OLEGÁRIO, L. . Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro. In: PRATA, Nair ; SANTOS, Maria Cláudia. (Org.). Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro. 1eded.Florianópolis: Insular, 2012, v. 1, p. 247-249.

  • OLEGÁRIO, L. . O modelo do Repórter Esso na síntese noticiosa das rádios Guaíba e Gaúcha. In: Sonia Virgínia Moreira. (Org.). 70 Anos de Radiojornalismo no Brasil: 1941-2011. 1ed.Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2011, v. 1, p. 201-216.

  • OLEGÁRIO, L. . Além do instante e das redes sociais. Coletiva.net, 17 maio 2024.

  • OLEGÁRIO, L. . Ovos de ouro: questões latentes ao jornalismo. Coletiva.net, 19 abr. 2024.

  • OLEGÁRIO, L. . Um pôr do sol ainda mais inspirador. Coletiva.net, 20 mar. 2024.

  • OLEGÁRIO, L. . A cultura do prêmio. Coletiva.net, Porto Alegre, 24 set. 2019.

  • OLEGÁRIO, L. . O que você faz hoje para o nosso futuro. Unipautas, Porto Alegre, p. 2 - 2, 10 dez. 2018.

  • OLEGÁRIO, L. . Sobre jornalismo e ficção: baseado em fatos reais. Unipautas, Porto Alegre, p. 2 - 2, 06 ago. 2018.

  • OLEGÁRIO, L. . A cultura do falso. Unipautas, Porto Alegre, p. 2 - 2, 11 dez. 2017.

  • OLEGÁRIO, L. . Só é permanente o que se renova. Unipautas, Porto Alegre, , v. 9, p. 2 - 2, 07 ago. 2017.

  • OLEGÁRIO, L. . O jornalismo e a arca de Noé. Unipautas, Porto Alegre, p. 2 - 2, 08 ago. 2016.

  • OLEGÁRIO, L. . Crise, sonho e realidade: o jornalista epicentro das palavras. Unipautas, Porto Alegre, , v. 7, p. 2 - 2, 07 mar. 2016.

  • OLEGÁRIO, L. . O Projeto Unicopa. Unipautas, Porto Alegre, , v. 01, p. 04 - 04, 01 ago. 2014.

  • OLEGÁRIO, L. . Jornalistas treinam para áreas de conflito. Correio do Povo, Porto Alegre, p. 11 - 11, 01 ago. 2010.

  • OLEGÁRIO, L. ; MAIA, G. . O legado do streaming: o papel do telejornal entre o VT e o ao vivo. In: 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2024, Balneário Camboriú. Anais do 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2024. v. 1.

  • OLEGÁRIO, L. ; MAIA, G. . O telejornalismo e o uso da tecnologia 5G: pistas às incertezas das mudanças. In: 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2023, Belo Horizonte. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2023. v. 1.

  • OLEGÁRIO, L. ; MAIA, G. . Os impactos do 5G no telejornalismo regional: uma proposta metodológica. In: 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2022, João Pessoa. Anais do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2022. v. 1.

  • OLEGÁRIO, L. ; KLOCKNER, L. ; BRITO, W. . 80 anos de O Repórter Esso (1941-2021): a história, a oralidade e o modelo de síntese noticiosa. In: 13º Encontro Nacional de História da Mídia, 2021, Juiz de Fora. Anais do Evento, 2021.

  • OLEGÁRIO, L. ; SILVELLO, J. . Infotenimento e jornalismo esportivo: Apropriações da rede social no conteúdo da TV aberta. In: Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2019, Porto Alegre. Anais do XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom, 2019.

  • OLEGÁRIO, L. . Rede social como novo critério de noticiabilidade: características e potencialidades aplicadas ao telejornalismo. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, 2018, São Paulo. Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor. São Paulo: FIAM-FAAM / Anhembi Morumbi, 2018. v. 1. p. 01-18.

  • COSTA, C. F. ; OLEGÁRIO, L. . Entre soft news e hard news: Uma proposta do ciberacontecimento como novo valor-notícia no telejornalismo brasileiro. In: 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville. Anais do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018. v. 1. p. 01-18.

  • OSELAME, M. C. ; FELIPE, M. ; OLEGÁRIO, L. . Rádio on-line universitária: Desafios e reflexões na construção de um paradigma no estágio obrigatório em Jornalismo. In: XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2018, Cascavel. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2018. p. 01-115.

  • OLEGÁRIO, L. ; FELIPE, M. . Revista Dossiê: instrumento pedagógico na prática do jornalismo investigativo. In: XVIII Congresso brasileiro de ciências da comunicação Na Região Sul ? INTERCOM SUL, 2017, Caxias do Sul. Anais do XVIII Congresso brasileiro de ciências da comunicação na região Sul. São Paulo: Intercom, 2017.

  • OLEGÁRIO, L. ; COSTA, C. F. . Quando a rede social vira notícia: reflexões sobre o modo de fazer telejornalismo. In: XXXX Congresso brasileiro de ciências da comunicação, 2017, Curitiba. Anais do XVIII Congresso brasileiro de ciências da comunicação 2017. São Paulo: Intercom, 2017.

  • OLEGÁRIO, L. ; SANTOS, M. J. . O jornalista de moda pelo olhar das telenovelas. In: XXXX Congresso brasileiro de ciências da comunicação, 2017, Curitiba. Anais do XXXX Congresso brasileiro de ciências da comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

  • FELIPE, M. ; OSELAME, M. C. ; OLEGÁRIO, L. . Celular na Sala de Aula: Desafios e Possibilidades para o Ensino do Telejornalismo. In: XXXX Congresso brasileiro de ciências da comunicação, 2017, Curitiba. Anais do XXXX Congresso brasileiro de ciências da comunicação. São Paulo: Intercom, 2017.

  • FELIPE, M. ; OLEGÁRIO, L. . Caco Barcellos: a performance e a experiência do telejornalista no Profissão Repórter. In: XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, 2017, São Paulo. Anais do XV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo: ECA - USP, 2017. p. 01-18.

  • OLEGÁRIO, L. ; BUBOLS, L. . Talk Y Me Voy: o percurso de um produto de infotenimento expandido. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, 2017, Caxias do Sul. Anais do XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. Caxias do Sul: UCS, 2017. v. 1. p. 01-15.

  • OLEGÁRIO, L. ; KLOCKNER, L. . A síntese noticiosa 75 anos depois de O Repórter Esso: um modelo que permanece. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

  • OLEGÁRIO, L. ; SANTOS, M. J. . Telenovelas brasileiras: A Construção do Estereótipo Homossexual do Jornalista. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

  • OLEGÁRIO, L. ; OSELAME, M. C. . Jogos Pan-Americanos: origens e significado. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015.

  • OLEGÁRIO, L. . Quem tem voz no Jornal da TVE 2ª Edição: uma análise da rotina de produção na emissora pública do Rio Grande do Sul. In: XXXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2015, Rio de Janeiro. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2015.

  • OLEGÁRIO, L. . Retórica do Imediato: Velocidade e Narrativa Melodramática no Telejornalismo. In: XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - XI SEPesq, 2015, Porto Alegre. Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação do UniRitter. Porto Alegre: UniRitter, 2015. v. 1. p. 01-471.

  • OLEGÁRIO, L. ; RODEMBUSCH, R. . O Paradigma da Extensão Universitária: A experiência da plataforma digital em UniOne e Unicopa. In: X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UniRitter, 2014, Porto Alegre. Anais da X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UniRitter. Porto Alegre: Editora UniRitter, 2014.

  • OLEGÁRIO, L. ; RODEMBUSCH, R. . Cobertura transmidiática: uma estratégia do UNICOPA 2014 e do UNIPAUTAS a serviço do webjornalismo. In: IV Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UniRitter, 2013, Porto Alegre. Anais da IV Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação. Porto Alegre: UniRitter, 2013. v. IV.

  • SARTORI, D. ; OLEGÁRIO, L. . A informação na televisão gaúcha na década de 1960: pistas sobre o passado a partir da Revista TV Sul Programas. In: XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq - UniRitter, 2016, Porto Alegre. Anais da XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq. Porto Alegre: UniRitter, 2016. v. 1. p. 01-05.

  • OLEGÁRIO, L. ; OSELAME, M. C. . RBS Esporte: Rotinas de Produção sob Análise do Newsmaking no Telejornalismo. In: Congresso de Ciências da Comunicação - Intercom, 2014, Foz do Iguaçu. XXXVII Congresso de Ciências da Comunicação - Intercom, 2014.

  • OLEGÁRIO, L. ; MAIA, G. . Jogando com Elas. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019, Belém. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2019.

  • OLEGÁRIO, L. . Etnometodologia aplicada ao telejornalismo: uma proposta ao estudo da TV. In: XIV Seminário Internacional de Comunicação, 2017, Porto Alegre. Anais XIV Seminário Internacional de Comunicação. Porto Alegre: Edipucrs, 2017. p. 362-363.

  • OLEGÁRIO, L. ; FELIPE, M. . Caco Barcellos: a performance e a experiência do telejornalista no profissão repórter. In: XV Encontro nacional de pesquisadores em Jornalismo - SBPJOR, 2017, São Paulo. Caderno de resumos do XV Encontro nacional de pesquisadores em Jornalismo. São Paulo: USP, 2017. p. 264-264.

  • OLEGÁRIO, L. . O fait divers e a construção da notícia na TV: um estudo da complexidade no caso Bernardo no Fantástico. In: XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor, 2014, Santa Cruz do Sul. XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor. Santa Cruz do Sul: Unisc, 2014. v. 01. p. 58-58.

  • OLEGÁRIO, L. ; MAIA, G. . 5G e mídias expandidas: reflexões da cobertura de GZH nas enchentes. 2024. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLEGÁRIO, L. ; MAIA, G. . O legado do streaming: o papel do telejornal entre o VT e o ao vivo. 2024. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLEGÁRIO, L. ; MAIA, G. . O telejornalismo e o uso da tecnologia 5G: pistas às incertezas das mudanças. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLEGÁRIO, L. ; MAIA, G. . Os impactos do 5G no telejornalismo regional: uma proposta metodológica. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLEGÁRIO, L. ; KLOCKNER, L. ; BRITO, W. . 80 anos de O Repórter Esso (1941-2021): a história, a oralidade e o modelo de síntese noticiosa. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLEGÁRIO, L. . Jornalismo: escolha profissional. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLEGÁRIO, L. . Jornalismo: escolha profissional. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SILVELLO, J. ; OLEGÁRIO, L. . Infotenimento e jornalismo esportivo: Apropriações da rede social no conteúdo da TV aberta. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLEGÁRIO, L. . O lugar do jornalismo nas telas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLEGÁRIO, L. . Jornalismo: escolha profissional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLEGÁRIO, L. . Jornalismo: escolha profissional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLEGÁRIO, L. . Quem tem voz no Jornal da TVE 2ª Edição: uma análise da rotina de produção na emissora pública do Rio Grande do Sul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLEGÁRIO, L. . Revista TV Sul Programas: uma análise da grade da televisão gaúcha em 1963 e 1964. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLEGÁRIO, L. . Retórica do Imediato: Velocidade e Narrativa Melodramática no Telejornalismo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLEGÁRIO, L. ; SARTORI, D. ; CUNHA, R. R. C. ; IHITZ, G. F. . Revista TV Sul Programas: uma análise da grade da televisão gaúcha em 1963 e 1964. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLEGÁRIO, L. . Complexidade de olhares na construção das primeiras reportagens: uma experiência na disciplina de Introdução ao Jornalismo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLEGÁRIO, L. ; RODEMBUSCH, R. . O Paradigma da Extensão Universitária: A experiência da plataforma digital em UniOne e Unicopa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLEGÁRIO, L. . Jornalismo: escolha profissional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLEGÁRIO, L. . Relacionamento eficaz com a mídia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLEGÁRIO, L. . Forças Armadas e Imprensa: Relacionamento e Gestão de Crise. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLEGÁRIO, L. . A cobertura da mídia em grandes eventos: áreas de conflito e entretenimento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLEGÁRIO, L. . Reportagem de TV: Desafios e possibilidades. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLEGÁRIO, L. . Radiojornalismo: qual o futuro da síntese noticiosa?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções

OLEGÁRIO, L. . Rádio UniRitter. 2017.

OLEGÁRIO, L. ; KUNST, R. ; BATTISTI, R. . Programa Democracia. 2024. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLEGÁRIO, L. ; COELHO, A. ; CHRISTOFOLI, M. . Podcast Fala, Mercado - O Ensino de Jornalismo. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLEGÁRIO, L. ; CHRISTOFOLI, M. ; ETCHICHURY, C. . Podcast Fala, Mercado!. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLEGÁRIO, L. . Podcast Coletiva Tendências - Jornalismo Mobile. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Leandro Olegário: Um inquieto apaixonado. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Atores do Ciberespaço. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Estagiários têm direito a horário reduzido em época de provas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Programa Frente a Frente com o jornalista Mário Magalhães. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

OLEGÁRIO, L. . Professores de Comunicação participam de Congresso Regional. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. ; GLUER, L. . Curso de Jornalismo promove Painel sobre Eleições 2014. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Jornalismo da UniRitter tem blog sobre Copa do Mundo. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Leandro Olegário escreve sobre Copa do mundo e Rádio. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Leandro Olegário se une ao corpo docente da Uniritter. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Cinco perguntas para Leandro Olegário. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Leandro Olegário participa de livro sobre radiojornalismo. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Leandro Olegário retorna de curso sobre cobertura de guerra. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Repórter da Record faz curso sobre cobertura em áreas de conflito. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Programas de Rádio e TV da Band vão para a beira da praia. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Bandnews FM terá transmissão diferenciada na final do campeonato gaúcho. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Bandnews prepara transmissão diferenciada do Gre-Nal. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Band na final do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Divulgados os vencedores do 5º Prêmio Massey de Jornalismo. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Bandnews será a única FM a transmitir final da Libertadores. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Felicidade é o assunto do Band Repórter. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Bandnews FM inicia programação à meia-noite. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Band lembra em ?Entrevista Coletiva? aniversário da morte de Brizola. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Band AM estréia dois novos programas noturnos. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Gaúcha acompanha eleições no Brasil e exterior. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

OLEGÁRIO, L. . Canal Comunicação Assertiva. 2023; Tema: Comunicação para desenvolvimento pessoal e profissional. (Site).

OLEGÁRIO, L. . Idealizador do Instagram do curso de Jornalismo da ESPM POA. 2019. (Rede social).

OLEGÁRIO, L. . Idealizador do site da FACS (Faculdade de Comunicação Social) - UniRitter. 2016. (Site).

OLEGÁRIO, L. . Empreendedorismo e Gestão em Negócios de Mídia. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo/metodologia de disciplina).

OLEGÁRIO, L. . Jornalismo: teoria e prática. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo/metodologia de disciplina).

OLEGÁRIO, L. . Arte, Cultura e Estética. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteúdo/metodologia de disciplina).

OLEGÁRIO, L. . Videorreportagem com celular. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLEGÁRIO, L. ; FELIPE, M. . Idealizador da Revista Dossiê. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto de jornalismo investigativo).

OLEGÁRIO, L. ; Carlos Totti ; Diego Dornelles . Comunica-me: Comunicando meu Negócio. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLEGÁRIO, L. . Media Training Para Porta-Vozes. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLEGÁRIO, L. . Jornalismo Esportivo. 2013. (Conteúdo e Metodologia de Disciplina).

OLEGÁRIO, L. . Informação e Entretenimento. 2013. (Conteúdo e Metodologia de Disciplina).

OLEGÁRIO, L. . Projeto Experimental: Áudio e Vídeo documentário. 2013. (Conteúdo e Metodologia de Disciplina).

OLEGÁRIO, L. . Redação Jornalística: ênfase em telejornalismo. 2013. (Conteúdo e Metodologia de Disciplina).

OLEGÁRIO, L. . Projeto Experimental: Telejornalismo. 2013. (Conteúdo e Metodologia de Disciplina).

OLEGÁRIO, L. . Mediador de Debates - Eleições. 2012. (Cobertura Jornalística).

OLEGÁRIO, L. . CTPJ - Conceitos, Teorias e Técnicas Jornalísticas Contemporâneas. 2012. (Conteúdo e Metodologia de Disciplina).

OLEGÁRIO, L. . Projeto Experimental: Agência de Notícias. 2012. (Conteúdo e Metodologia de Disciplina).

OLEGÁRIO, L. . Reportagem de TV: Desafios e possiblidades. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLEGÁRIO, L. . Visita do Presidente da República. 2008. (Cobertura Jornalística).

OLEGÁRIO, L. . Jogos de Grêmio e Internacional. 2008. (Cobertura Jornalística).

OLEGÁRIO, L. . O Exército Brasileiro na Missão da ONU pela estabilização do Haiti. 2007. (Cobertura Jornalística).

OLEGÁRIO, L. . Carnaval ? Circuitos Campo Grande e Barra-Ondina. 2007. (Cobertura Jornalística).

OLEGÁRIO, L. . Acidente TAM Vôo 3054. 2007. (Cobertura Jornalística).

OLEGÁRIO, L. . Eleições. 2002. (Cobertura Jornalística).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    Tendências e Práticas no Jornalismo Contemporâneo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Angela Ravazzolo em 22/09/2020., Descrição: Investigar o cenário contemporâneo das práticas jornalísticas, relacionando com a disseminação das novas tecnologias e mídias sociais e a constituição de novos formatos de produção e financiamento jornalísticos, bem como de estratégias de distribuição da informação. Propõe-se tencionar este contexto de transformações e as teorias do jornalismo, debatendo limites e possibilidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Leandro Olegário dos Santos - Integrante / Ângela Ravazzolo - Coordenador / Karine Moura Vieira - Integrante / Thomaz de Caldas Simões Pires - Integrante / Arthur Görgen - Integrante.

  • 2020 - Atual

    Reconfigurações jornalísticas: estratégias e modelos no contexto da hipertelevisão, Descrição: A proposta deste projeto de pesquisa é mapear o impacto sociotecnológico na produção do telejornalismo em diferentes níveis: local, regional e nacional. O objetivo é identificar tendências e alterações vigentes nas produções audiovisuais informativas a partir da análise de estratégias comunicacionais e modelos de conteúdo no contexto da hipertelevisão. Investiga-se como emissoras de TV estão adaptando seus processos produtivos de acordo com o impacto da convergência digital e as tecnologias de produção e informação, incluindo o trabalho remoto. Na perspectiva exploratória e qualitativa, verifica-se um fenômeno contemporâneo e com carência de estudos, ressaltando-se seu caráter de ineditismo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leandro Olegário dos Santos - Coordenador / Thomaz de Caldas Simões Pires - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Televisão e Audiência: os desafios no contexto da convergência digital de mídias, Descrição: A televisão talvez seja uma das mídias mais impactadas com o novo contexto da convergência digital, principalmente porque sempre trabalhou com audiências cativas, mas nos últimos anos tem enfrentado uma população de espectadores heterogêneos e nômades. O desafio é mapear este público, conhecer para quem se fala (e para quem se produz) e, principalmente, o que realmente interessa a este público, sendo ele exibido e/ou produzido em diferentes plataformas tevê aberta, fechada, na internet e nos dispositivos moveis . Esta é a proposta de fomento à pesquisa para aprofundar a discussão sobre as rotinas de produção, as estratégias narrativas ficcionais ou jornalísticas e as mudanças de comportamento das audiências neste novo contexto. Com possibilidades de pesquisas aplicadas; proposição de novas metodologias de analise e o desenvolvimento de projetos que englobem o ensino e a pesquisa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . , Integrantes: Leandro Olegário dos Santos - Integrante / Cristiane Finger Costa - Coordenador / Flávio Antônio Camargo Porcello - Integrante / Mateus Dias Vilela - Integrante / Mario Abel Bressan Junior - Integrante / Débora Sartori - Integrante / Greetchen Ferreira Ihitz - Integrante.

  • 2006 - 2008

    Síntese noticiosa no rádio: Estudo de caso em emissoras de Porto Alegre, Descrição: Esta pesquisa busca verificar se, nos dias atuais, a síntese noticiosa veiculada em rádios de Porto Alegre mantém as características introduzidas pelo Repórter Esso, noticioso que permaneceu no ar entre 1941 e 1968. Para isso, busca-se analisar os noticiários das rádios Guaíba e Gaúcha, tradicionalmente focadas em jornalismo, tendo como referência determinados critérios: duração, veiculação, estrutura, trilha musical, apresentação, edição, texto e ilustração. A pesquisa adota o método comparativo para dar o suporte à efetivação de descobertas e, também, tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre o caminho que segue esse modelo de noticiário no rádio brasileiro, partindo do ponto de vista de emissoras da capital gaúcha.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leandro Olegário dos Santos - Coordenador / Luciano Klöckner - Integrante / Mágda Rodrigues da Cunha - Integrante.

Prêmios

2017

Láurea Excelsa, Centro Universitário Ritter dos Reis.

2015

II lugar - Projeto Multidisciplinar de Inovação - Desafio 24h Innov', Associação Les Doctoriales Brasil.

2013

Finalista Prêmio Sebrae de Jornalismo - categoria Telejornalismo/RS, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae.

2013

Finalista Prêmio ARI de Jornalismo - Categoria Telejornalismo, Associação Riograndense de Imprensa.

2012

Primeiro lugar - Prêmio Press - Repórter de Televisão, Revista Press e Associação Riograndense de Imprensa.

2012

Segundo lugar - Prêmio Ministério Público/RS de Jornalismo - Televisão, Ministério Público do Rio Grande do Sul.

2010

Primeiro Lugar - Operação Golfinho - Categoria Telejornalismo, Brigada Militar e Associação Riograndense de Imprensa.

2008

Primeiro Lugar - Operação Golfinho - Categoria Telejornalismo, Brigada Militar e Associação Riograndense de Imprensa.

2008

Prêmio RBS de Jornalismo 2008 - Categoria Telejornalismo/Formato - Projeto Na Estrada, Grupo Rede Brasil Sul.

2006

Primeiro Lugar - Prêmio Massey Ferguson de Radiojornalismo, Massey Ferguson.

2005

Finalista - Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo - Rádio, Instituto Ayrton Senna.

2002

Primeiro Lugar - Categoria Radioweb - Radiofam, 15o Set Universitário/FAMECOS - PUCRS.

2000

Troféu Marechal Trompowsky - Melhor Mestre de Cerimônias, Colégio Militar de Porto Alegre.

1999

Troféu Marechal Trompowsky - Melhor Mestre de Cerimônias, Colégio Militar de Porto Alegre.

Histórico profissional

Experiência profissional

2025 - Atual

FACULDADE GLOBAL

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 01/2025

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Global.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do CST em Processos Gerenciais.

  • 01/2025

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade Global.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do CST em Processos Gerenciais.

2019 - 2022

Escola Superior de Propaganda e Marketing

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor

Atividades

  • 09/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre.,Linhas de pesquisa

  • 08/2019 - 12/2022

    Direção e administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre.,Cargo ou função, Supervisor Acadêmico do curso de bacharelado em Jornalismo.

  • 08/2019 - 12/2022

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado, Introdução ao Jornalismo, Jornalismo de Dados, Produção em Jornalismo Audiovisual I, Teorias da Comunicação, Texto Jornalístico, Projeto de Graduação em Jornalismo II

  • 08/2019 - 12/2022

    Ensino, Pós-graduação em Comunicação Corporativa, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão do relacionamento com a mídia

  • 08/2019 - 12/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Jornalismo..

  • 03/2019 - 12/2022

    Extensão universitária , Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre.,Atividade de extensão realizada, Supervisão docente da agência experimental multiplataforma - HUB Jornalismo.

2023 - Atual

Associação Riograndense de Imprensa

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: II Vice-presidente

2021 - 2023

Associação Riograndense de Imprensa

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Diretor do Departamento Universitário

2021 - 2021

Associação Riograndense de Imprensa

Vínculo: Sócio, Enquadramento Funcional: Vice-diretor do Departamento Universitário

Atividades

  • 01/2021

    Direção e administração, Departamento Universitário.,Cargo ou função, Vice-diretor do Departamento Universitário.

2012 - 2019

Centro Universitário Ritter dos Reis, UniRITTER

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Outras informações:
Em 2014, como coordenador do laboratório de vídeo, participei ativamente da implementação dos laboratórios de comunicação no campus ZS.Em 2015, como coordenador setorial de ensino, dei suporte à coordenação de curso e reitoria em ações acadêmicas de impacto: implementação do curso de Jornalismo no campus FAPA, ENADE e processo de reconhecimento de curso campus ZS (nota máxima 5 pelo MEC).

Atividades

  • 03/2017 - 07/2019

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Escola de Reportagem I

  • 08/2015 - 07/2019

    Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Audiovisual

  • 02/2014 - 07/2019

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Experimental Telejornalismo

  • 10/2013 - 07/2019

    Ensino, Pós-Graduação em Comunicação Empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Media Training

  • 08/2013 - 07/2019

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informação e Entretenimento

  • 03/2017 - 02/2019

    Direção e administração, Faculdade de Comunicação Social - Uniritter.,Cargo ou função, Coordenador do curso de Produção Audiovisual.

  • 03/2017 - 02/2019

    Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguagem Audiovisual

  • 03/2016 - 02/2019

    Direção e administração, Faculdade de Comunicação Social - Uniritter.,Cargo ou função, Coordenador do curso de Jornalismo.

  • 03/2012 - 02/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Comunicação Social - Uniritter.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Jornalismo..

  • 03/2012 - 12/2016

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Conceitos, técnicas e práticas do jornalismo contemporâneo

  • 05/2015 - 03/2016

    Direção e administração, Faculdade de Comunicação Social - Uniritter.,Cargo ou função, Coordenador Setorial de Ensino de Jornalismo.

  • 04/2014 - 03/2016

    Direção e administração, Faculdade de Comunicação Social - Uniritter.,Cargo ou função, Coordenador do Laboratório de Vídeo.

  • 08/2012 - 12/2014

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Projeto Experimental Agência de Notícias

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo Esportivo

  • 02/2013 - 12/2013

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Comunicação

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo e Mídias Digitais

2022 - 2022

Rede Digital de Comunicação

Vínculo: ., Enquadramento Funcional: Coordenador de Conteúdo e Programação

Outras informações:
-Gestão da equipe do departamento de Jornalismo, atração e retenção de talentos; -Articulação de conteúdos especiais em conjunto com departamento comercial; -Liderança de projetos de conteúdo jornalístico de relevância para a audiência; -Análise da eficiência dos conteúdos em todos os canais com mensuração de resultados; -Criação e desenvolvimento de estratégias de conteúdo, planos táticos e operacionais que elevem a presença e reconhecimento da RDCTV nos mercados em que atua.

Atividades

  • 02/2022 - 11/2022

    Direção e administração, RDC TV.,Cargo ou função, Coordenador de Conteúdo e Programação.

2018 - Atual

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Vínculo: Avaliador, Enquadramento Funcional: Avaliador

Outras informações:
Avaliador selecionado e capacitado no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do SINAES, para os atos autorizativos de Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento, homologados pela Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação - CTAA, na 133ª Reunião Ordinária de 2018, no dia 05 de outubro de 2018, que passa a integrar o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis.

2014 - 2015

Fundação Cultural Piratini de Rádio e Televisão

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Apresentador

Outras informações:
Apresentador de programas jornalísticos da emissora: Jornal da TVE 2a Edição, TVE Notícias e Mobiliza.

2012 - 2013

Fundação Cultural Piratini de Rádio e Televisão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30

Outras informações:
Desempenha as funções de apresentador do programa de entrevistas Frente a Frente e repórter da programação diária do telejornalismo, além de repórter especial do TVE Repórter. Colabora eventualmente com boletins para a rádio FM Cultura, 107,7.

2011 - 2013

Media Agência de Comunicação

Vínculo: Sócio-Diretor, Enquadramento Funcional: Sócio-Diretor

Outras informações:
Desenvolvimento de projetos nas áreas de planejamento e consultoria em comunicação coorporativa.

2008 - 2012

Rede Record de Televisão

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 36

Outras informações:
Cobertura Especial: Eleições em Porto Alegre, RS. Reportagem. Outubro/2010. Cobertura Especial: Esportes amadores e jogos da dupla Grenal no RS. Reportagem. Março/2009 a Junho/2012. Cobertura Especial: Inverno na serra gaúcha. Reportagem. Julho/2009, 2010 e 2011. Cobertura Especial: Oktoberfest em Igrejinha, RS. Reportagem. Outubro/2009. Cobertura Especial: Verão no litoral RS. Reportagem. Janeiro/fevereiro 2009, 2010, 2011 e 2012. Coberturas da Feira do Livro e da Expointer. Realização de reportagens especiais, além da participação frequente com boletins ao vivo em telejornais locais e nacionais.

2008 - 2008

Canal Rural - Rede Brasil Sul

Vínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Jornalista

Outras informações:
Cobertura Especial: Projeto Eleições no RS. Reportagem. Outubro/2008. Série Especial: Exemplos de Sustentabilidade. Produção e edição. Junho/2008. Visita do Presidente Lula em Curitiba, Paraná. Junho/2008. Série Especial: Mudanças Climáticas. Produção e edição. Maio/2008.

2005 - 2008

Radio e Tv Bandeirantes

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Jornalista

Outras informações:
Apresentador e editor do programa Lado a Lado Notícias na TV Bandeirantes/RS de agosto de 2007 a abril de 2008; Repórter da TV Bandeirantes/RS de janeiro de 2006 a abril de 2008; Repórter e Apresentador das rádios Band AM-640 e BandNews FM de maio de 2005 a março de 2007; COBERTURAS ESPECIAIS -Visitas do Presidente da República ao RS - Reportagem - 2005/2008 - Porto Alegre/RS -Expodireto Cotrijal ? Reportagem ? Não-Me-Toque/RS ? Março/2008; -Verão ? Reportagem ? Torres/RS ? Fevereiro/2008; -Porto Príncipe/Haiti ? Reportagem ? Acompanhamento do trabalho do Exército Brasileiro na Missão da ONU pela estabilização do Haiti ? Outubro/2007; -35º Festival de Cinema de Gramado ? Reportagem ? Agosto/2007; -TV Band SP ? Reportagem ? Acidente TAM Vôo 3054 ? São Paulo/SP ? Julho/2007; -Carnaval ? Reportagem ? Salvador/BA ? Fevereiro/2007; -Verão ? Reportagem ? Torres/RS ? Fevereiro/2007; -Eleições ? Reportagem ? Porto Alegre/RS ? Outubro/2006; -Expointer ? Reportagem ? Esteio/RS ? Setembro/2006; -Expodireto Cotrijal ? Reportagem ? Não-Me-Toque/RS ? Março/2006; -Verão ? Reportagem ? Torres/RS ? Janeiro/2006; -Expointer ? Reportagem ? Esteio/RS ? Setembro/2005;

Atividades

  • 05/2005 - 04/2008

    Serviços técnicos especializados , Radiojornalismo e Telejornalismo.,Serviço realizado, Cobertura Especial: Acidente avião TAM em São Paulo, SP. Reportagem. Julho/2007.; Cobertura Especial: Acompanhamento das Forças de Paz da ONU em Porto Príncipe, Haiti. Reportagem. Outubro/2007.; Cobertura Especial: Carnaval de Salvador, SA. Reportagem. Fevereiro/2007.; Cobertura Especial: Expodireto em Não-Me-Toque, RS. Reportagem. Março/2006, 2007 e 2008.; Cobertura Especial: Expointer em Esteio, RS. Reportagem. Setembro/2005, 2006 e 2007.; Cobertura Especial: Festival de Cinema de Gramado, RS. Reportagem. Agosto/2007.; Cobertura Especial: Visitas Presidenciais ao RS. Reportagem. Maio/2005 a abril/2008.

  • 05/2005 - 04/2008

    Serviços técnicos especializados , Radiojornalismo e Telejornalismo.,Serviço realizado, Apresentador e editor do programa Lado a Lado Notícias, na TV Bandeirantes/RS, de agosto de 2007 a abril de 2008.; Apresentador e repórter das rádios Band AM-640 e BandNews FM de Porto Alegre, de maio de 2005 a março de 2007.; Repórter da TV Bandeirantes/RS, de janeiro de 2006 a abril de 2008.; Repórter do programa Jornal da Band, na TV Bandeirantes/SP, em julho 2007.

2003 - 2005

Rádio Gaúcha / RBS Rádio

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Repórter

Outras informações:
Cobertura de Eleições, Feira do Livro, Carnaval em Porto Alegre, Funeral do Governador Leonel Brizola e realização de matérias especiais, além da participação diária na programação informativa da rádio Gaúcha.

Atividades

  • 12/2003 - 05/2005

    Estágios , Radiojornalismo.,Estágio realizado, Cobertura Especial: Desfile das Escolas de Samba de Porto Alegre. Reportagem. Fevereiro/2005.

2003 - 2003

Radioweb - Agência de notícias

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Repórter

Outras informações:
Radioweb - Agência de Notícias em Áudio, na função de repórter, no período de outubro de 2003 a novembro de 2003. www.agenciaradioweb.com.br - Estágio

Atividades

  • 10/2003 - 10/2003

    Estágios , Radiojornalismo.,Estágio realizado, Reportagens factuais.

2002 - 2003

Rádio Bandeirantes Am

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Rádio-escuta e Repórter, Carga horária: 30

Outras informações:
Cobertura de Eleições, Feira do Livro, Carnaval em Porto Alegre e realização de reportagens especiais, além da participação diária na programação informativa da Band AM.

Atividades

  • 04/2002 - 10/2003

    Estágios , Radiojornalismo.,Estágio realizado, Cobertura Especial: Eleições em Porto Alegre. Reportagem. Outubro/2002.

2014 - Atual

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Pesquisador Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisador Voluntário

Outras informações:
Pesquisador voluntário do Grupo do CNPq Televisão e Audiência - GPTV