Jacione Aparecida Cabral Resende

Graduada em História pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Especialização em Supervisão Escolar pela Faculdade Católica de Uberlândia. (2008); Especialização em Gestão e Políticas Públicas pela Faculdade Católica de Uberlândia (2009); Especialização em Museus e Arquivos pela Faculdade Católica de Uberlândia (2013). Professora - Colégio Inei Uberlândia.(2011-2016) . Colégio COC - Uberlândia (2017). Colégio Gabarito - Uberlândia (2020 - em andamento).Com experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e Geral. Meste em História- linha de Trabalho e Movimentos Sociais (2020). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Experiências e Processos Sociais - GPEPS. Dedica-se à pesquisas centradas na História Contemporânea, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos temas: educação e políticas sociais. E-mail: jacirezendecabral@gmail.com (Texto informado pelo autor)

Informações coletadas do Lattes em 21/08/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em História

2018 - 2020

Universidade Federal de Uberlândia
Título: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o neoliberalismo e o ensino profissionalizante no Brasil, a partir da década de 1990
, Ano de Obtenção: 2020.Sérgio Paulo Morais.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Ensino Profissionalizante. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo / Especialidade: Estrutura e Transformação do Estado. Setores de atividade: Educação.

Especialização em Museus e Arquivos: Gestão, Pesquisa e Documentação

2010 - 2011

Faculdade Católica de Uberlândia
Título: Arquivos públicos: desafios em promover a perpetuação da história
Orientador: Wilma Ferreira de Jesus

Especialização em Gestão e Políticas Públicas

2009 - 2010

Faculdade Católica de Uberlândia
Título: Abordagem histórica das políticas culturais na cidade de Araguari
Orientador: Lídia Maria Meirelles

Especialização em Supervisão Escolar

2008 - 2008

Faculdade Católica de Uberlândia
Título: Relações sociais: o conflitante convívo entre supervisores escolares e professores
Orientador: Silma do Carmo Nunes

Graduação em História

2003 - 2008

Universidade Federal de Uberlândia
Título: "A construção de padrões de beleza: a revista O Cruzeiro na década de 1950"
Orientador: Marta Emísia Jacinto Barbosa

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: educação básica/Especialidade: História do Brasil e Geral.

Organização de eventos

RESENDE, J. A. C. ; MORAIS, S. P. . Ministrou Aula Expositiva com título: História Oral, Hístória Social:Pesquisa sobre trabalho e trabalhadores no Triângulo Mineiro. 2019. (Outro).

RESENDE, J. A. C. . XI SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR, IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL O DESAFIOS DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI. 2019. (Congresso).

RESENDE, J. A. C. . Coordenou o Simpósio Temático: História oral e movimentos sociais: presenças, ações e visões de movimentos sociais na História.. 2018. (Outro).

Participação em eventos

13 PRIMAVERA DOS MUSEUS ? MUSEU POR DENTRO ? POR DENNTRO DOS MUSEUS. APRESENTAÇÃO DOS CONCEITOS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO E DEMOSTRAÇÃO DO TRABALHO. 2019. (Outra).

9 Simpósio Internacional o Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente. 2019. (Simpósio).

9 Simpósio Internacional o Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.As políticas educaionais do Governo FHC, O Neoliberalismo e as Leis de Diretrizes e Bases de 1996.. 2019. (Simpósio).

Curso de História Oral - Grupo de Pesquisa em Experiências e Processos Sociais I. 2019. (Outra).

Semana de História UFU 2019 - Um Olhar Constelar sobre a História: Felírios, Narrativas e Produções de Conhecimento. 2019. (Outra).

SEMANA DE INTERNACIONALIZAÇÃO INTERUFU 2018 - LINGUAGEM E CULTURA DA INTERNACIONALIZAÇÃO. 2019. (Outra).

Semana de Internacionalização INTERUFU 2019: Ampliando os horizontss.MAROC: CONNAISSEZ UM PEU DE CE PAYS. 2019. (Outra).

XI SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR, IV SEMINÁRIO INTERNCAIONAL DESAFIOS DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI, I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO HISTEDBR. 2019. (Seminário).

XI SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR, IV SEMINÁRIO INTERNCAIONAL DESAFIOS DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI, I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO HISTEDBR.A implantação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), no governo de Fernando Henrique Cardoso eos desafios para a educação. 2019. (Seminário).

XI SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR, IV SEMINÁRIO INTERNCAIONAL DESAFIOS DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI, I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO HISTEDBR.A implantação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), no governo de Fernando Henrique Cardoso eos desafios para a educação. 2019. (Seminário).

XIX SEMINÁRIO NACIONAL O UNO E O DIVERSO NA EDUCAÇÃO ESCOLAT - III ENCONTRO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - XII SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCACIONAL /PEDAGOGIA Faced/UFU - XII. 2019. (Seminário).

XXY SEMANA DE FILOSOFIA DA UFU. 2019. (Congresso).

Curso de História Oral - Grupo de Pesquisa em Experiências e Processos Sociais I. 2018. (Outra).

Minicurso: História e Subversão na Fantástica. Semana de História UFU- 2018 ?Não serei historiador de um mundo Caduco?: Subversão, Poder e o Papel da História. 2018. (Outra).

Semana de História UFU- 2018 ? Não serei historiador de um mundo Caduco?: Subversão, Poder e o Papel da História. 2018. (Outra).

15ª SEMANA DE MUSEUS/ MUSEUS E HISTÓRIAS CONTROVERSAS: DIZER O (IN)DIZÍVEL NOS MUSEUS. 2017. (Outra).

III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESAFIOS DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: OS 100 ANOS DA REVOLUÇÃO RUSSA. 2017. (Seminário).

V Colóquio Nacional Michel Foucault: a arte neoliberal de governar e a educação. 2017. (Outra).

"UMA CIDADE, MUITAS MEMÓRIAS E HISTÓRIAS". 2011. (Outra).

I Ciclo de Estudos História e Cultura: Múltiplas Possibilidades. 2010. (Outra).

13 REUNIÃO ANUAL DE CIÊNCIA.RELAÇÕES SOCIAIS: O CONFLITANTE CONVÍVIO ENTRE SUPERVISORES ESCOLARES E PROFESSORES. 2009. (Outra).

MUSEUS E PATRIMÔNIO NA AMÉRICA LATINA: 40 ANOS DAS NORMAS DE QUITO. 2009. (Encontro).

I COLÓQUIO MICHEL FOUCAULT: EDUCAÇÃO, FILOSOFIA, HISTÓRIA- TRANSVERSAIS. 2008. (Outra).

V CONGRESSO CIENTÍFICO DE BIOÉTICA DE UBERLÂNDIA DA PASTORAL DA SAÚDE. 2008. (Congresso).

III SEMANA ACADÊMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.O QUE CONHECEMOS DO ENSINO DE HISTÓRIA: UM DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA O ALUNO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2006. (Outra).

II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO DO CERRADO. 2006. (Simpósio).

IV CONGRESSO CIENTÍFICO DE BIOÉTICA DE UBERLÂNDIA DA PASTORAL DA SAÚDE. 2006. (Congresso).

IV CONGRESSO CIENTÍFICO DE BIOÉTICA DE UBERLÂNDIA DA PASTORAL DA SAÚDE. 2006. (Congresso).

SEMANA DE HISTÓRIA- HISTÓRIA: ENSINO E PESQUISA.O QUE CONHECEMOS DO ENSINO DE HISTÓRIA: UM DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA O ALUNO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2006. (Outra).

SIMPÓSIO NACIONAL "REFORMA AGRÁRIA: BALANÇOS E PERSPECTIVAS". 2006. (Simpósio).

VI CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. 2006. (Congresso).

VIII ENCONTRO DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DO TRIÂNGULO MINEIRO.O QUE CONHECEMOS DO ENSINO DE HISTÓRIA: UM DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DO ENSINO DE HISTÓRIA PARA O ALUNO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. 2006. (Outra).

I ENCONTRO ARAGUARINO DE PRESERVAÇÃO E REVITALIZAÇÃO FERROVIÁRIA. 2005. (Encontro).

I ENCONTRO ARAGUARINO DE PRESERVAÇÃO E REVITALIZAÇÃO FERROVIÁRIA. 2005. (Encontro).

VII ENCONTRO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DO TRIÂNGULO MINEIRO. 2005. (Encontro).

VII ENCONTRO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA DO TRIÂNGULO MINEIRO. 2005. (Encontro).

LEMBRAR É RESISTIR: 40 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964 - MESA REDONDA HITÓRIAS, MEMÓRIAS E NARRATIVAS ORAIS. 2004. (Outra).

LEMBRAR É RESISTIR: 40 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964 - MESA REDONDA PROJETOS DE ECONOMIA E GEOPOLÍTICA. 2004. (Outra).

LEMBRAR É RESISTIR: 40 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964 - MESA REDONDA SINDICALISMO E MOVIMENTOS SOCIAIS. 2004. (Outra).

LEMBRAR É RESISTIR: 40 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 1964 - PROJETOS DE ECONOMIA E GEOPOLÍTICA. 2004. (Outra).

OFICINA DE HISTÓRIA ORAL. 2003. (Oficina).

SEMANA DE HISTÓRIA - MEMÓRIA E PRESERVAÇÃO: RESTAURO, CONSERVAÇÃO DE DOCUMENTOS EM PAPEL. 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Renato Silva Santana

MORAIS, S. P.; PEREIRA, M. G.;RESENDE, J. A. C.. Revisão Bibliográfica da busca pela estabilização econômica no Brasil, Plano Cruzado e Plano Real. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Produções bibliográficas

  • RESENDE, J. A. C. ; MORAIS, S. P. . Políticas Educacionais na dDécada de 1990. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RESENDE, J. A. C. ; MORAIS, S. P. ; PREVITALI, F. S. . A implantação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), no governo de Fernando Henrique Cardoso eos desafios para a educação. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RESENDE, J. A. C. ; MORAIS, S. P. ; PEREIRA, M. S. . As políticas educaionais do Governo FHC, O Neoliberalismo e as Leis de Diretrizes e Bases de 1996.. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • RESENDE, J. A. C. ; MORAIS, S. P. . História Oral, História Social: Pesquisa sobre trabalho e trabalhadores do Triângulo Mineiro. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RESENDE, J. A. C. ; MORAIS, S. P. . A Sombra da Ditadura Militar na vida dos trabalhadores de Volta Redonda: memórias, lutas e enfrentamentos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RESENDE, J. A. C. ; MORAIS, S. P. . Relações entre criador e criatura: Auro representação em diálogos metodológicos da pesquisa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RESENDE, J. A. C. ; MORAIS, S. P. . Entrevista como parâmtero, análise do discurso como limite. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARILI, C. F. ; RESENDE, J. A. C. ; RODRIGUES, H. V. . Intervenções Urbanas e arquitetônicas em Carmo do Paranaíba. Uberlândia/MG: Gráfica Cortes, 2019 (Texto Livro Arquitetura e Urbanismo Unitri- 25 anos: Contruíndo Caminhos).

Outras produções

RESENDE, J. A. ; CARILI, C. F. ; VAZ FILHO, H. F. ; RODRIGUES, H. V. ; SILVA, E. N. P. . Projeto de Conservação e Restauração do conjunto da Estação de Sobradinho - Parque Sobradinho/ Uberlândia. 2017.

RESENDE, J. A. ; CARILI, C. F. ; OLIVEIRA, A. B. A. . Projeto de Conservação e Restauração da Capela de São João Batista. 2016.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - Atual

Gabarito Sistema de Ensino

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9

Outras informações:
Professora da disciplina Cultura e Cidadania - Dos sextos anos até os oitavos.

2023 - Atual

EscolaSESI José Alencar Gomes da Silva

Vínculo: Professsora, Enquadramento Funcional: Professora de História ensino fundamental II, Carga horária: 9

Outras informações:
Professora de História do sexto, sétimo e oitavo anos.

2023 - Atual

EscolaSESI José Alencar Gomes da Silva

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de I F -Ensino Médio

Outras informações:
Professora de Poder, Política e Sociedade (PPS) para primeiro ano do Ensino Médio

2024 - Atual

Sistema Gabarito Araguari

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6

Outras informações:
Professora de CULTURA E CIDADANIA - sextos, sétimos e oitavos anos

2023 - Atual

Sistema Gabarito Araguari

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Profeesora de História, Carga horária: 12

Outras informações:
Professora de História para sextos anos

2018 - 2020

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - aluna do mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2006

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Monitora, Enquadramento Funcional: Monitora

Outras informações:
Monitora "em atendimento específico à aluna Késia Pontes de Almeida portadora de necessidades especiais" nas disciplinas de História da América III e História do Brasil III.

2005 - 2006

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

Outras informações:
Participante do Programa Institucional de Bolsas do Ensino de Graduação - PIBEG com o projeto intitulado '"O que conhecemos do ensino de história: um diagnóstico e análise do ensino de história na escola fundamental e média nas redes pública e privada.

2020 - 2023

Colégio Sagrado Coração de Jesus

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de História ensino fundamental II

2017 - 2017

Colégio COC Uberlândia

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 6

2011 - 2016

INEI COC Uberlandia

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 18