Gelson Martins da Silva
Possui graduação em bacharel em Enfermagem pela Universidade Anhanguera Uniderp (2011). Especialização em Unidade de Terapia Intensiva pela Faculdade de Ciências Darwin (2012), Especialização Saúde Pública com Ênfase em Programa de Saúde da Família pela Faculdade de Ciências Darwin (2012). Pós-graduado em Enfermagem Estética pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2022). Mestre pelo programa Saúde e Desenvolvimento na região do Centro Oeste pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2023). Experiência na área de enfermagem, com ênfase em Enfermagem atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino em Enfermagem, Unidade de Terapia Intensiva, Urgência e Emergência, Saúde Mental, Saúde Coletiva, Políticas Públicas de Saúde, Enfermagem Estética e Empreendedorismo na Enfermagem e Saúde da População LGBTQIAPN+. Atuou no 1 ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica da Saúde (MT/MS) pelo Ministério da Saúde (2012). Atuou como Docente na Universidade De Campo Grande (UNIGRAN) para os cursos de Enfermagem e Tecnólogo em Radiologia. Atuou como Enfermeiro na UTI do Hospital El Kadri/Sirio Libanes (2014). Atuou como Enfermeiro de Saúde da Família nos municípios de Campo grande (MS) 2015-2016 e Antônio João (MS) 2018. Atuou como Coordenador da pela Vigilância em Saúde no município de Aral Moreira (MS) 2019. Atuou como Enfermeiro Assistencial. Atuou como Enfermeiro Responsável Técnico (RT) na UTI do hospital Dr. José Simone Netto. Atuou como Enfermeiro Assistencial no Hospital Getúlio Vargas (HGV) no município de Recife (PE) 2020-2022. Atuou como Apoiador da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar RENAVEH pelo estado de Pernambuco pelo Ministério da Saúde (2021-2022). Atuou como Enfermeiro Assistencial pela SES-PE no Hospital Barão de Lucena e como Enfermeiro da Regulação no Hospital Getúlio Vargas (SES-PE) 2022-2023. Atua como Enfermeiro Assistencial da SAMU - 192 no município de Vitoria de Santo Antão PE (2023-2024). Atuou como Coordenador do Curso Tec. em Enfermagem na Escola de Saúde Publica do Governo PE (ESPPE) 2024. Atuou no CAPS Soloar dos Guararapes no município Jaboatão do Guararapes (2024-2025).
Informações coletadas do Lattes em 29/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste
2021 - 2023
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Título: Quantificação de metais pesados em tinta de cabelos e avaliação do potencial risco a saúde, Ano de Obtenção: 2023
Valter Aragão do Nascimento.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Especialização em ENFERMAGEM EM ESTETICA
2022 - 2022
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: Bioativos: Usando a Nutição em Tratamentos Estéticos
Orientador: DSc. Ana Paula Rodrigues
Especialização em Saúde Publica com Ênfase em Saúde da Famália
2011 - 2012
Faculdade de Ciências Darwin (2012)
Título: Saúde do Homem: O Entendimento do Gênero Masculino nas Diversas Fases da Vida
Orientador: Wanda Lucia de Andrade Jasovich
Especialização em Unidade de Terapia Intensiva e Cardiologia Adulto
2010 - 2012
Faculdade de Ciências Darwin (2012)
Título: Avaliação Clinica e o Cuidado Específico e Novas Descobertas no Tratamento Avançado de Ulcera por Pressão em Pacientes de UTI
Orientador: Aline Aparecida Oliveira
Graduação em Enfermagem
2008 - 2011
Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
Título: A Evidência da Política Nacional da Saúde do Homem no Século XXI
Orientador: Súellem Luiza Costa Borges de Oliveira
Curso técnico/profissionalizante em Tecnico em Radiologia Médica
2004 - 2005
Formação complementar
2021 - 2021
APH Atendimento Pré-Hospitalar. (Carga horária: 80h). , UP Cursos, UP, Brasil.
2021 - 2021
Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública, no âmbito do Sistema. (Carga horária: 41h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2021 - 2021
Atendimento Pré-Hospitalar, Transporte e Classificação de Risco. (Carga horária: 80h). , EDUHOT, EDUHOT, Brasil.
2021 - 2021
Curso de Flebotomia. (Carga horária: 50h). , UP Cursos, UP, Brasil.
2020 - 2020
Biossegurança ? Laboratórios de DST, AIDS e Hepatites Virais. (Carga horária: 15h). , TELELAB, TELELAB, Brasil.
2020 - 2020
Assistência de Enfermagem aos Pacientes Críticos na UTI Covid-19. (Carga horária: 6h). , Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros/Ebserh, HUUnivasf/Ebserh, Brasil.
2020 - 2020
Diagnóstico de HIV. (Carga horária: 15h). , TELELAB, TELELAB, Brasil.
2020 - 2020
Treinamento: INTUBAÇÃO OROTRAQUEAL NO PACIENTE COVID-19. (Carga horária: 1h). , Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros/Ebserh, HUUnivasf/Ebserh, Brasil.
2020 - 2020
Tuberculose - Diagnóstico Laboratorial - Baciloscopia. (Carga horária: 15h). , TELELAB, TELELAB, Brasil.
2019 - 2019
XXI CONGRESSO DE CARDIOLOGIA DE MS e do II SIMPÓSIO MULTIPROFISSIONAL DE CA. (Carga horária: 16h). , Associação de Cardiologia do Mato Grosso do Sul, ACMS, Brasil.
2018 - 2018
Aperfeiçoamento em Emergências Medicas. (Carga horária: 200h). , Athenas Tecnology, AT, Brasil.
2015 - 2015
Sala de Vacina. (Carga horária: 40h). , Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande, SESAU/MS, Brasil.
2015 - 2015
Oficina da Linha de Cuidado para Atenção Integral à Saúde de Pessoas em Sit. (Carga horária: 16h). , Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande, SESAU/MS, Brasil.
2014 - 2014
Curso de Punção Intra-Ossea e Jugular. (Carga horária: 20h). , CURSOS DA SAÚDE, CURSO DA SAÚDE, Brasil.
2013 - 2013
CURSO DE COLETA DE MATERIAIS BIOLÓGICOS. (Carga horária: 40h). , CURSOS DA SAÚDE, CURSO DA SAÚDE, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Curso de Formação em Educação Musical. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
2010 - 2010
Emergências Médicas. (Carga horária: 40h). , Anjos de Plantão LTDA, AP, Brasil.
2010 - 2010
Anotação da Sistematização da Assistência da Enfer. (Carga horária: 4h). , Universidade Anhanguera-Uniderp, AU, Brasil.
2009 - 2009
Enteric Release Formulations: Targeted PH-Dependen. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
Tecnologia e Inovação para o Ensino de Saúde. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2009 - 2009
A Promoção do Uso Racional de Medicamentos - I. (Carga horária: 3h). , Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.
2004 - 2005
Curso Técnico em Radiologia Médica. (Carga horária: 1275h). , Centro de Educação Integrada, CEI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem.
Organização de eventos
SILVA, G. M. . XI Ciclo de Estudos de Enfermagem. 2011. (Outro).
SILVA, G. M. . Aula Magna do Curso de Enfermagem da Faculdade Adventista Paranaense. 2009. (Outro).
Participação em eventos
Oficina da Mulher.A linha de cuidados para uma atenção integral a saúde das mulheres em situação de violência. 2019. (Oficina).
XXI Congresso de Cardiologia do MS. .. 2019. (Congresso).
Reunião Técnica de Doenças Epidêmicas. 2018. (Outra).
Semana de Saúde do EPFPP.Os 8 Remédios Naturais. 2018. (Outra).
Semana da Saúde Mental.Saúde Mental e Dependência Química da Mulher Encarcerada. 2017. (Outra).
Outubro Rosa Todo Dia.Saúde Mental e Dependência Química. 2016. (Outra).
Semana da Luta Contra o Câncer de Mama.Semana da Luta Contra o Câncer de Mama. 2016. (Outra).
8º Mostra de Trabalhos em Rede Básica de Saúde.Capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde e da UBS Universitário Sobre as Patologias Encontradas em sua Área de Atuação. 2011. (Simpósio).
Enfermagem na 17º Corrida Verde. Enfermagem na 17º Corrida Verde. 2011. (Olimpíada).
Palestras na LBV (Legião da Boa Vontade).Sexualidade na Adolescência. 2011. (Outra).
XI Ciclo de Estudos de Enfermagem.XI Ciclo de Estudos de Enfermagem. 2011. (Simpósio).
1° SEMAENF - Semana de Enfermagem da Universidade Anhanguera-Uniderp. 2010. (Outra).
1º SEMAENF - Semana da Enfermagem da Universidade Anhanguera-Uniderp. 2010. (Seminário).
Expo-Saúde de Ivatuba - PR.Circuito de avaliação e orientação de saúde baseada no oito remédios naturais.. 2009. (Oficina).
Expo-Saúde de Maringá - PR.Maringá Saudável. 2009. (Oficina).
III Congresso Internacional de Saúde e III CISDEM. 2009. (Congresso).
Semana de Luta Contra o Câncer de Mama.Semana de Luta Contra o Câncer de Mama. 2009. (Oficina).
VIII Conferência Municipal de Saúde de Ivatuba. 2009. (Seminário).
VII Jornada Ciêntífica HPM (Hospital Psiquiatrico de Maringá). 2009. (Simpósio).
Aula Magna do Curso de Enfermagem da Faculdade Adventista Paranaense. 2008. (Seminário).
III Semana de Enfermagem da Faculdade Adventista Paranaesde. 2008. (Seminário).
Palestra Estética Facial. 2008. (Outra).
Trote Solidário.Semana de Integração dos Alunos Calouros da FAP. 2008. (Outra).
Orientou
NATAÇÃO E O MODELO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ADULTOS; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO FÍSICA) - UNIASSELVI; Orientador: Gelson Martins da Silva;
AVALIAÇÃO CLÍNICA E OS CUIDADOS DE ENFERMAGEM ESPECÍFICOS E NOVAS DESCOBERTAS DO TRATAMENTO AVANÇADO DE ÚLCERA POR PRESSÃO EM PACIENTES CRÍTICOS; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em ENFERMAGEM) - FACULDADE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DARWIN; Orientador: Gelson Martins da Silva;
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O SUCESSO DE UMA ORGANIZAÇÃO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Anhanguera-Uniderp; Orientador: Gelson Martins da Silva;
A MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO ATUANDO NO DESENVOLVIMENTO E MELHOR RENDIMENTO DA EQUIPE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ADMINISTRAÇÃO) - Universidade Anhanguera - Uniderp; Orientador: Gelson Martins da Silva;
AS BARREIRAS FÍSICAS, EMOCIONAIS E SOCIAIS QUE INTERFEREM NA SEXUALIDADE DA PESSOA IDOSA ACIMA DOS 60 ANOS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em ENFERMAGEM) - UNIGRAN CAPITAL; Orientador: Gelson Martins da Silva;
Histórico profissional
Experiência profissional
2021 - Atual
Ministério da SaúdeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoiar RENAVEH
Outras informações:
Apoiador do Programa da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar para o estado de Pernambuco pelo Ministério da Saúde, o mesmo atuou no programa até 020/03/2022.
2020 - Atual
Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros/Ebserh, HUUnivasf/EbserhVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Intensivista, Carga horária: 36
Outras informações:
Enfermeiro Atuando no Espaço Vida - setor de terapia intensiva dedicado a cuidar e tratar dos pacientes de COVID-10 em tempos de Pandemia.
2019 - 2019
Secretaria de Saúde Municipal de Aral MoreiraVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Carga horária: 20
Outras informações:
Enfermeiro Responsável pelo setor de Vigilância e Endemias
2018 - 2018
Secretaria de Saúde Municipal de Antonio JoãoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro/Coord. da USF, Carga horária: 40
Outras informações:
Enfermeiro e Coordenador da Unidade de Saúde da Família Salvaní Simplício de Freitas no Município de Antonio João.
2017 - 2018
Instituto GerirVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Assistencial, Carga horária: 40
Outras informações:
Enfermeiro dos setores Pronto Socorro, Clinica Medica, Ortopedia, Classificação de Risco
2017 - 2017
Intelad Gestão em Saúde LTDAVínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Enfermeiro RT da Unidade de Terapia Intensiva, Carga horária: 40
2016 - 2016
Anhanguera EducacionalVínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professor no Curso de Graduação em Enfermagem EAD - nas Disciplinas Urgência e Emergência e Saúde Publica.
2015 - 2016
Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40
Outras informações:
Contrato de trabalho de janeiro/2015 á dezembro/2016, atuando na ubsf Paulo coelho Machado, UPA - moreninha e CEI - Centro de Especialidades Infantis, e também com um vinculo de plantonista em unidades 24h da SESAU em campo grande, MS.
2013 - 2014
Hospital Sírio LibanêsVínculo: , Enquadramento Funcional: Enfermeiro Supervisor da UTI, Carga horária: 42
Outras informações:
Enfermeiro, Atuante nesta instituição na assistência da terapia intensiva e atuando na supervisão da assistência dos demais profissionais que atuam neste setor, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas.
2013 - 2013
Faculdade Unigran CapitalVínculo: , Enquadramento Funcional: Supervisor de Estago, Carga horária: 20
Outras informações:
Supervisão de Estagio no curso Tecnólogo em Radiologia.
2013 - 2014
Instituto Matogrossense de CapacitaçãoVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações:
Professor nas disciplinas de Saúde Coletiva e Ética e Legislação e supervisão de estagio em Clinica Médica e saúde do Idoso.
2013 - 2013
Prefeitura Municipal de Campo GrandeVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 40
Outras informações:
Contrato realizado com a prefeitura de Campo Grande, MS no programa "Mutirão Saúde em Ação" com o tempo de duração pré-estabelecido de 4 meses. Atuando nas Unidades UBS - Dona Neta, CRS - Guanandi, UPA - Cel. Antonino.
2012 - 2012
Ministério da SaúdeVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor de Equipe de Campo
Outras informações:
Enfermeiro Supervisor ? PMAQ (Programa de Melhoria de Acesso a Qualidade) - Selecionado atravez de seleção de curriculo e posteriormente por entrevistas, a empresa responsavel pela seleção é UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e FioCruz, Mato Grosso do Sul.
2011 - 2012
Hospital Adventista do PênfigoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
Outras informações:
O estágio foi realizado dos meses setembro/2011 á janeiro/2012 ao todo 6 meses.
Trabalhando como enfermeiro assistencial, em setores como: Clinica Médica, Clinica Cirurgica e UTI. Sob a supervisão do enfº Everson Rodolfo Lara
2012 - 2012
CegranVínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Professor no curso técnico de Enfermagem, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuou como professor na disciplina de Oncologia
2011 - 2011
Hospital Adventista do Pênfigo Unidade CentroVínculo: Cobriu Férias, Enquadramento Funcional: Enfermeiro - TEV, Carga horária: 30
Outras informações:
Cobrindo Férias Da Enfermeira do Cargo.
Enfermeiro TEV atua junto a CCIH no controle e prevenção do Trombo Embolismo Venoso, muito comum em pacientes em pós-operatório.
2012 - 2012
Vida LarVínculo: Prestador de Serviço, Enquadramento Funcional: Enfermeiro Visitador, Carga horária: 72
Outras informações:
Enfermeiro ? Home Care (Assistência á Pacientes de Média e Alta Complexidade e Cuidados Domiciliar)
2011 - 2011
Jacarés do Pantanal - Time de Futebol AmericanoVínculo: contrato, Enquadramento Funcional: Enfermeiro, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuou como Enfermeiro da equipe de futebol americano Jacarés do Pantanal - de Campo Grande, MS, em uma competição que aconteceu na cidade de Paranavaí no estado do Paraná.
2019 - 2021
Centro de Ensino Campo GrandenseVínculo: CONTRATO DE TRABALHO, Enquadramento Funcional: DOCENTE
2013 - 2013
Centro de Ensino Campo GrandenseVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: DOCENTE
Outras informações:
Apoiador do Plano de Intervenção Municipal de Saúde Pública de Campo Grande - MS para a vigência dos anos 2014 a 2017.
2020 - 2022
Universidade de Campo GrandeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DOCENTE
Outras informações:
ATUOU COMO DOCENTE NESTA INSTITUIÇÃO NO MODELO EAD (ENSINO A DISTANCIA) LECIONANDO A DISCIPLINA DE FISIOLOGIA HUMANA NO CURSO TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA POR 4 SEMESTRES.
2012 - 2015
INTITUTO MATTJE DE CAPACITAÇÃOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: DOCENTE
Outras informações:
ATUOU COMO PRECEPTOR DE ESTÁGIO NAS DISCIPLINAS DE CLINICA MÉDICA E SAÚDE MENTAL PARA O CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gelson Martins da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?