Relbert Vieira Silva
Having a bachelor degree in Mechanical Engineering and a M.Sc degree in Wind Energy, I have been working in the wind energy sector since 2009. During this time, I have been working on wind energy projects development in South America (Brazil, Chile and Uruguay). Currently, I'm working at Vestas Wind Energy, focusing on the development and implementation of reliability maintenance strategies and the implementation of the Continuous Improvement tasks in Latin America countries.
Informações coletadas do Lattes em 23/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Engenharia Mecânica
2010 - 2013
Universidade Federal de Pernambuco
Título: Estudo da Sensibilidade da Estimativa de Vento no Modelo WAsP Relativa à Rugosidade Superficial,Ano de Obtenção: 2013
Alex Maurício Araújo.Palavras-chave: eólica; Rugosidade superficial; Sensibilidade.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Eletricidade e gás.
Graduação em Engenharia Mecânica Mecatrônica
2004 - 2010
Universidade de Pernambuco
Título: AVALIAÇÃO DO RECURSO EÓLICO: UMA ABORDAGEM À ANÁLISE DE INCERTEZAS
Orientador: Pedro Anselmo Filho
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Robótica.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações/Especialidade: Sistemas de Telecomunicações.
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2013
ESTUDO DA SENSIBILIDADE DO MODELO WAsP À RUGOSIDADE SUPERFICIAL, Descrição: Para o estudo de viabilidade de uma central geradora eólica é necessário calcular a produção anual de energia esperada. O modelo computacional WAsP® (Wind Atlas Analysis Application Program) é usado para gerar dados para a elaboração de atlas eólicos, estimar o potencial de uma região e calcular a produção de energia. Um dos parâmetros de entrada do modelo é a rugosidade superficial ou comprimento de rugosidade z0, que é usado para caracterizar a cobertura superficial do solo. A literatura indica que o parâmetro comprimento de rugosidade pode ser um valor subjetivo, uma vez que é estimado com base em vários critérios subjetivos. Neste trabalho, vários conceitos físicos importantes para o entendimento do processo de modelagem foram abordados e discutidos. A metodologia WAsP® e o modelo de mudança de rugosidade são apresentados de forma simplificada. A sensibilidade do modelo WAsP® ao parâmetro rugosidade superficial foi avaliada ao simular vários cenários. O grau de precisão necessário para a definição da rugosidade, os erros nas estimativas de vento na extrapolação vertical e horizontal e o impacto na intensidade de turbulência de uma área foram as principais análises realizadas. Os resultados mostram que a adoção de premissas inadequadas na definição do comprimento de rugosidade superficial pode levar a avaliação do recurso eólico a resultados significativamente discrepantes que poderiam ser cruciais para o sucesso de um empreendimento eólico em termos de rentabilidade desejada.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Relbert Vieira Silva - Integrante / Alex Maurício Araújo - Coordenador.
-
2008 - 2009
PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE POSICIONAMENTO XYZ PARA USO MULTIPROPÓSITO, Descrição: A necessidade de automação dos processos de fabricação é uma realidade para a indústria moderna. A simplificação das técnicas de fabricação, aliada a uma relação benefício-custo aceitável é um desafio que vem sendo enfrentado de várias maneiras. Na tentativa de auxiliar na solução deste problema, este projeto propôs a construção de uma máquina de baixo custo capaz de posicionar e, portanto, auxiliar na fabricação de peças com geometrias complexas. Vários usos podem ser feitos do dispositivo proposto, o que demonstra a importância e os impactos positivos proporcionados por esta plataforma de posicionamento tridimensional controlada eletronicamente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Relbert Vieira Silva - Coordenador.
-
2006 - 2007
Gravador ISP para microcontrolador AT89S8253, Descrição: O projeto implementou novas funcionalidades aos controladores MK-501 produzidos pela empresa Mekatronik que utilizam o microcontrolador AT89S8253 da ATMEL. Foi desenvolvido um circuito para gravação no modo ISP (In System Program) através de uma interface RS232 que permitiu a alteração do programa gravado no controlador apenas utilizando um um microcomputador que possua porta serial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Relbert Vieira Silva - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Eólica TecnologiaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Wind and Site Engineer, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2012
Eólica TecnologiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Engenheiro de desenvolvimento de projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Algumas atividades realizadas: Acompanhar a instalação e manutenção de torres de medição de vento; Auxiliar na análise e processamento de dados de vento; Realizar cálculos de energia estimada a ser produzida pela central eólica; Acompanhar o processo de implantação do parque eólico.
2008 - 2009
Universidade de PernambucoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiáio, Carga horária: 20
2007 - 2008
VishayVínculo: Bolsista recém-doutor, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40
Outras informações:
Estágio em multinacional fabricante de dispositivos eletrônicos na área de desenvolvimento de novos produtos e equipamentos.
2006 - 2007
Instituto Euvaldo Lodi - PEVínculo: Bolsista Graduação, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Relbert Vieira Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?