LAISA DE SOUZA NASCIMENTO
Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (2010), Especialização em Coordenação Pedagógica (2012) e em Psicopedagogia (2015) pela Universidade Salvador. Tem experiência na área de Educação com ênfase em educação infantil e ensino fundamental (anos iniciais e finais), coordenação pedagógica, gestão escolar, formação de professores e docência (educação básica e ensino superior).
Informações coletadas do Lattes em 12/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em andamento em Administração Escolar, Supervisão e Orientação
2020 - Atual
Especialização em Psicopedagogia
2013 - 2015
Universidade Salvador
Título: Problematizando a aquisição da consciência fonológica
Orientador: Ivana Braga de Freitas
Especialização em Coordenação Pedagógica
2011 - 2012
Universidade Salvador
Título: O papel do coordenador pedagógico diante de casos de inclusão de alunos com TDAH
Orientador: Sheila Araujo
Graduação em Pedagogia
2007 - 2010
Universidade Federal da Bahia
Título: Educação de Surdos: o bilinguismo como meio para o pleno desenvolvimento do surdo
Orientador: Félix Marcial Díaz-Rodríguez
Formação complementar
2012 - 2012
Aluno Especial - Mestrado em Educação. (Carga horária: 68h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Coordenação Pedagógica.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Docência e Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Alfabetização e Letramento.
Organização de eventos
NASCIMENTO, L. de S. . 2º Encontro de Articulação com a Rede Municipal de Ensino: refletindo as práticas, revisitando os procedimentos e avaliando os resultados. 2012. (Outro).
NASCIMENTO, L. de S. . Jornada Pedagógica - Saberes e Trajetórias na Formação Docente. 2012. (Outro).
NASCIMENTO, L. de S. . Desfile de 50 anos de Emancipação do Município de Vera Cruz. 2012. (Outro).
NASCIMENTO, L. de S. . III Mostra de Arte e Educação de Vera Cruz. 2011. (Outro).
NASCIMENTO, L. de S. . Buscando o pedagógico entre os muros da escola.. 2009. (Outro).
Participação em eventos
Jornada Pedagógica de Lagoa Real.A PRÁTICA DOCENTE ORIENTADA PELOS VERBOS OLHAR, ESCUTAR E CRIAR PARA APRENDER. 2018. (Oficina).
Jornada Pedagógica de Rio Real.Escola que encanta e transforma vidas. 2018. (Oficina).
II Seminário Nacional CRIETHUS - Infância, Juventude e Práxis Educativa. 2013. (Seminário).
2 Encontro de Articulação com a Rede Municipal de Ensino: refletindo as práticas, revisitando os procedimentos e avaliando os resultados.Programa de Incentivo a Alfabetização na Idade Correta - PROALFA Vera Cruz. 2012. (Encontro).
3ª SESSÃO DE INTERCÂMBIO SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS - ANPAE/BA. 2012. (Outra).
Curso de Extensão em Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos. 2012. (Outra).
Capacitação para Docentes - SESI. 2011. (Outra).
Oficina de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. 2010. (Oficina).
Curso de Introdução ao Marxismo. 2009. (Outra).
Seminário Buscando O Pedagógico entre os Muros da Escola. 2009. (Seminário).
X Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação/XXVIII Seminário Estudantil de Pesquisa.. 2009. (Seminário).
X Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação/XXVIII Seminário Estudantil de Pesquisa..O MÉTODO PSICOFISIOLÓGICO LEE-FEL PARA O DIAGNÓSTICO DA DOMINÂNCIA HEMISFÉRICA CEREBRAL DA FUNÇÃO PERCEPTUAL AUDITIVA EM SUJEITOS OUVINTES E SURDOS.. 2009. (Seminário).
Dislexia em sala de aula: que fazer?. 2008. (Outra).
Fórum SM de Educação - Tema: A Escola que faz sentido - Chaves para transformar o mundo. 2008. (Simpósio).
História e cultura afro-brasileira: a importância do educar para as relações étnico-raciais. 2008. (Seminário).
II Circuito de Pensadores da Educação/Eixo Psicologia da Educação. 2008. (Seminário).
Introdução a Projetos. 2008. (Outra).
I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2008. (Seminário).
Seminário Sexo, Drogas e uma dose de Educação. 2008. (Seminário).
Técnicas para falar em público. 2008. (Outra).
Participação em bancas
NASCIMENTO, L. de S.. Desafios da educação superior: afetividade e sociedade do conhecimento. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência no Ensino Superior) - Centro Universitário Cesumar.
NASCIMENTO, L. de S.. Aprendizado na era digital: o uso produtivo do Facebook como ambiente virtual de aprendizagem no ensino superior. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência no Ensino Superior) - Centro Universitário Cesumar.
NASCIMENTO, L. de S.. A arte visual como ferramenta pedagógica para formação do sujeito na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ed Infantil e Anos Iniciais) - Centro Universitário Cesumar.
NASCIMENTO, L. de S.. A importância da didática na pratica do professor / mediador. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ed Infantil e Anos Iniciais) - Centro Universitário Cesumar.
NASCIMENTO, L. de S.. A visão de professoras sobre uma proposta inovadora de avaliar a aprendizagem dos (as) alunos (as) em uma escola particular de Salvador-Ba. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência no Ensino Superior) - Centro Universitário Cesumar.
NASCIMENTO, L. de S.. A credibilidade da atuação do profissional com formação na educação a distância. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato-Sensu" em Educação a Distância e Tecnologias Educaciona) - Centro Universitário Cesumar.
NASCIMENTO, L. de S.. Os jogos matemáticos enquanto estratégias contribuintes para o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos do 6 ano do instituto de educação Prof.ª Alice Tereza dos Anjos em Euclides da Cunha/BA. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato-Sensu" em Metodologia do Ensino de Matemática) - Centro Universitário Cesumar.
NASCIMENTO, L. de S.. Aplicação de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem de educação profissional técnica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Docência no Ensino Superior) - Centro Universitário Cesumar.
NASCIMENTO, L. de S.. As múltiplas atribuições do gestor escolar na contemporaneidade. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação "Lato-Sensu" em Gestão Educacional - Administração, Supervisã) - Centro Universitário Cesumar.
NASCIMENTO, L. de S.. O professor e o TDAH: desafios para a inclusão. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ed Infantil e Anos Iniciais) - Centro Universitário Cesumar.
NASCIMENTO, L. de S.. Conhecimento formal escolar e práticas avaliativas. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ed Infantil e Anos Iniciais) - Centro Universitário Cesumar.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Escola Municipal Acioly da Silva Araújo. , Rua Condor, Muchila, 44005686 - Feira de Santana, BA - Brasil, Telefone: (75) 999682294
Experiência profissional
2019 - Atual
PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora, Carga horária: 40
Outras informações:
Escola Municipal Acioly da Silva Araújo
2019 - 2019
PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica
Outras informações:
Escola Municipal Chico Mendes
2016 - 2019
PREFEITURA MUNICIPAL DE FEIRA DE SANTANAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Escola Municipal Chico Mendes
2019 - 2020
Universidade Estadual de Feira de SantanaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Perceptora, Carga horária: 12
Outras informações:
Perceptora da Residência Universitária na Escola Municipal Chico Mendes.
2019 - 2019
Instituto Superior de Educação OcidemnteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora da disciplina DIDÁTICA E FUNDAMENTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (3 semestre).
2018 - 2018
Instituto Superior de Educação OcidemnteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora das disciplinas Projetos Transdisciplinares IV (4 semestre) e Projetos Transdisciplinares VI (6 semestre) do curso de Pedagogia.
2016 - 2016
Instituto Superior de Educação OcidemnteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora da Disciplina de Ludologia do curso de Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica.
2015 - 2015
Instituto Superior de Educação OcidemnteVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 6
Outras informações:
Professora das disciplinas Projetos Transdisciplinares I (3 semestre) e Projetos Transdisciplinares III (5 semestre) do curso de Pedagogia.
2017 - 2017
ESCOLA DOM BASÍLIOVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20
2013 - 2016
CENTRO EDUCACIONAL VITÓRIA RÉGIAVínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica
Outras informações:
Coordenação Pedagógica da Educação Infantil e do 1 Ano do Ensino Fundamental.
2013 - 2014
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações:
Professora orientadora da disciplina Estágio Supervisionado IV - Curso de Licenciatura a Distância em Matemática.
2013 - 2013
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora (estudante - graduação), Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista PIBIC no projeto de pesquisa intitulado "A Produção Brasileira sobe Narrativas (Auto) Biográficas - O método e o uso de memoriais na formação de professores em análise". Título do Plano de Trabalho: Narrativas (Auto) Biográficas na produção Brasileira ? O Memorial em Foco. Orientadora: Roseli Gomes Brito de Sá.
2009 - 2009
Universidade Federal da BahiaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora (estudante - graduação), Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista PIBIC/Permanecer no projeto de pesquisa intitulado "O MÉTODO PSICOFISIOLÓGICO LEE-FEL PARA O DIAGNÓSTICO DA DOMINÂNCIA HEMISFÉRICA CEREBRAL DA FUNÇÃO PERCEPTUAL AUDITIVA EM SUJEITOS OUVINTES E SURDOS". Orientador: Félix Marcial Díaz-Rodríguez.
2013 - 2013
Secretaria Municipal de Educação - Vera Cruz-BAVínculo: Nomeado, Enquadramento Funcional: Coord. do Ensino Fundamental - Anos Finais
2011 - 2013
Secretaria Municipal de Educação - Vera Cruz-BAVínculo: Nomeação, Enquadramento Funcional: Coordenadora Geral do Ensino Fundamental
Outras informações:
Entre demais atribuições, coordenou no ano letivo de 2012 o Programa de Incentivo a Alfabetização na Idade Correta - PROALFA Vera Cruz, desenvolvido na rede municipal de ensino junto às turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
2010 - 2012
Colegio AnchietaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Aux. de Coordenação Pedagógica, Carga horária: 44
Outras informações:
Ensino Fundamental e Médio
2008 - 2010
Colegio AnchietaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Aux. de Coord.Pedagógica ? 6 e 7 do EF, Carga horária: 20
2009 - 2009
COLÉGIO ESTADUAL PEDRO CALMONVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
2007 - 2008
Crescer Empreendimentos Educacionais LtdaVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Atendente do Setor de Atendimento ao Aluno, Carga horária: 20
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de LAISA DE SOUZA NASCIMENTO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?