Wilbertt José de Oliveira Moura
Possui graduação em Matemática (UFPI - Universidade Federal do Piauí (2005). Especialista em Estatística (UFPI - Universidade Federal do Piauí (UFPI)(2008)). Mestre em Matemática (UFPI - Universidade Federal do Piauí (2013)). Professor DE-40h do Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus Teresina Central. Coordenador do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Aberta do Brasil (UAB/IFP). Professor do curso de especialização em matemática do Ensino Médio, da licenciatura em Matemática e de cursos técnicos integrados. Atuando na formação de professores de Matemática, em estudos de novas metodologias de ensino de Matemática e modelagem matemática.
Informações coletadas do Lattes em 27/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Matemática
2011 - 2013
Universidade Federal do Piauí
Título: O Problema da Basileia,Ano de Obtenção: 2013
Jurandir de Oliveira Lopes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Especialização em Especialização em Estatística
2007 - 2008
Universidade Federal do Piauí
Título: ANÁLISE DE COMPONENTES DO IDEB INSATISFATÓRIO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO PIAUÍ
Orientador: Jurandir de Oliveira Lopes
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em Qualidade de Cursos em Educação a Distância. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Produção de vídeoaulas com celulares. (Carga horária: 2020h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Educação a Distância. (Carga horária: 25h). , Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Introdução ao Programa R. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Programação em R - Nível 1. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Docência em EaD: Planejamento Pedagógico de disciplinas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Cursos Regulares Presenciais com Carga Horária a Distância. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Abordagens Pedagógicas Modernas na Educação a Distância. (Carga horária: 20h). , Instituto Federal do Rio Grande do Sul, IFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Tecnologias na Educação: Docência e Tutoria EaD. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal Minas Gerais, IFMG, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Docência em EaD: Desafios da avaliação. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Ensino de Matemática.
Organização de eventos
MOURA, W. J. O. ; LUZ, F. P. ; MELO, A. L. F. ; COSTA, F. A. . I WORKSHOP DO CURSO DE MATEMÁTICA - IFPI CAMPUS FLORIANO. 2015. (Outro).
Participação em eventos
II Integra IFPI. 2018. (Encontro).
IV SIMPÓSIO DE MATEMÁTICA (SIMPMAT) -"Educação Matemática em Espaços de Reflexão".Resolução de Problemas: "Algumas Desigualdades e Aplicações". 2017. (Simpósio).
II COREM - 2 COLÓQUIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO IFPI CAMPUS PIRIPIRI.MINICURSO "TÉCNICA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS". 2016. (Outra).
XII SEMAFIS.ESTUDO DA CONVERGÊNCIA DE INTEGRAIS IMPRÓPRIAS, ENFATIZANDO A FUNÇÃO GAMA. 2016. (Outra).
XII SEMAFIS.SÉRIES DE FOURIER E SUAS APLICAÇÕES. 2016. (Outra).
I Workshop do Curso de Matemática do IFPI- Campus Floriano.Minicurso ?TÉCNICAS DE DEMONSTRAÇÕES E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS?. 2015. (Outra).
MATEMÁTICA EM DIA.Palestra ?Uma Aproximação par PI via Método da Exaustão Utilizando Geogebra e Excel?. 2015. (Seminário).
VII Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. 2014. (Congresso).
PRIMEIRO SIMPÓSIO NACIONAL DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA.O Problema da Basileia. 2013. (Simpósio).
II Colóquio de Matemática da Região Nordeste.minicursos Curvas de Subdivisão. 2012. (Encontro).
CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL.INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL. 2010. (Outra).
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO.CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. 2008. (Encontro).
Curso de Formação Continuada em Avaliação de Aprendizagem e atualização curricular com base nos PCNs.Avaliação de aprendizagem e atualização curricular. 2007. (Outra).
CICLO DE PALESTRAS DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA - UFPI. 2006. (Encontro).
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO.CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. 2006. (Encontro).
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO.CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. 2005. (Encontro).
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO.CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO. 2005. (Encontro).
CURSO DE INTRODUÇÃO AO LaTex.INTRODUÇÃO AO LaTex. 2005. (Oficina).
II Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática. Autovalores e Autovetores - além de n = 2. 2004. (Congresso).
Participação em bancas
MOURA, W. J. O.; OLIVEIRA, G. C.; CARNEIRO, M.T.. Utilizando a transformação de Mobius para resolver problemas de geometria no plano complexo.. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano.
Moura, Wilbertt José de Oliveira; LUZ, F. P.; ROCHA, C. B.. As dificuldades encontradas no ensino-aprendizagem de trigonometria. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano.
MOURA, W. J. O.; SOUSA, S. C.; OLIVEIRA NETO, G. L.. Modelagem Matemática Para Melhoria da Aprendizagem. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Instituto Federal do Piauí Campus Floriano.
MOURA, W. J. O.; OLIVEIRA NETO, G. L.; NOLETO, I. M. C.. Concepções de teóricos, bem como professores e alunos do campus Floriano a respeito do uso de demonstraçõesONCEPÇÕES DE TEÓRICOS, BEM COMO DE PROFESSORES E ALUNOS DO CAMPUS FLORIANO A REPEITO DO USO DE DEMONSTRAÇÕES. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Instituto Federal do Piauí Campus Floriano.
OLIVEIRA NETO, G. L.; SOUSA, S. C.;MOURA, W. J. O.. De Halison Alves de Lima para o cargo de PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR SUBSTITUTO E/OU TEMPORÁRIO. 2015. Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano.
MOURA, W. J. O.; SANTOS, J. D.. De Kleydiane Silva de Sousa para o PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR SUBSTITUTO E/OU TEMPORÁRIO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS FLORIANO.. 2015. Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano.
MOURA, W. J. O.; SANTOS, J. D.. De Valdemi Nunes Costa para o PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE PROFESSOR SUBSTITUTO E/OU TEMPORÁRIO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS FLORIANO.. 2015. Instituto Federal do Piauí.
MOURA, W. J. O.; OLIVEIRA NETO, G. L.; SOUSA, S. C.. De Fernanda Lais Carvalho Siqueira para no PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO E/OU TEMPORÁRIO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS FLORIANO. 2015. Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano.
MOURA, W. J. O.; OLIVEIRA NETO, G. L.; SOUSA, S. C.. De Nathanael de Sousa Barreto para no PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO E/OU TEMPORÁRIO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS FLORIANO. 2015. Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano.
MOURA, W. J. O.; OLIVEIRA NETO, G. L.; SOUSA, S. C.. De Marinilda Mendes da Silva Rocha no PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO E/OU TEMPORÁRIO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS FLORIANO.. 2015. Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano.
MOURA, W. J. O.; OLIVEIRA NETO, G. L.; SOUSA, S. C.. De Daniel Cleberson da Conceição no PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO E/OU TEMPORÁRIO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS FLORIANO.. 2015. Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano.
MOURA, W. J. O.; OLIVEIRA NETO, G. L.; SOUSA, S. C.. De Cleiton Bezerra de Melo no PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO E/OU TEMPORÁRIO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ - CAMPUS FLORIANO.. 2015. Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano.
MOURA, W. J. O.; OLIVEIRA, G. C.; SILVA, C. R.. De Ariane Vieira de Melo para o cargo de PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO. 2014. Instituto Federal do Piauí.
MOURA, W. J. O.; OLIVEIRA, G. C.; SILVA, C. R.. De Janael Alves dos Santos para o cargo de PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ.. 2014.
Moura, Wilbertt José de Oliveira; OLIVEIRA, G. C.; SILVA, C. R.. De Gabriel dos Santos para o cargo de PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ.. 2014. Instituto Federal do Piauí.
OLIVEIRA, G. C.;Moura, Wilbertt José de Oliveira; SILVA, C. R.. De Francisco N. Costa Santos para o cargo de PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ.. 2014. Instituto Federal do Piauí.
Moura, Wilbertt José de Oliveira; OLIVEIRA, G. C.; SILVA, C. R.. De Marcus Vinícius de Oliveira Lima para o cargo de PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ.. 2014. Instituto Federal do Piauí.
Moura, Wilbertt José de Oliveira; OLIVEIRA, G. C.; SILVA, C. R.. De Fernando Rocha Barbosa para o cargo de PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ.. 2014. Instituto Federal do Piauí.
Moura, Wilbertt José de Oliveira; OLIVEIRA, G. C.; SILVA, C. R.. De Genciane das Neves Lima para o cargo de PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ.. 2014. Instituto Federal do Piauí.
MOURA, W. J. O.; OLIVEIRA, G. C.; SILVA, C. R.. De Nilmar Almeida da F. Filho para o cargo de PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ.. 2014. Instituto Federal do Piauí.
MOURA, W. J. O.; OLIVEIRA, G. C.; SILVA, C. R.. De Giuliano Eduardo Batista Cutrim para o cargo de PROFESSOR DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ.. 2014.
Orientou
Congruência e semelhança de triângulos através de modelos; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano; Orientador: Wilbertt José de Oliveira Moura;
Fatores que dificultam o processo ensino-aprendizagem de matemática nas escolas: uma revisão de literatura; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano; Orientador: Wilbertt José de Oliveira Moura;
Irracionalidade do e do e; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano; Orientador: Wilbertt José de Oliveira Moura;
Um breve estudo sobre a desigualdade de Jensen e aplicações; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Matemática) - Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano; Orientador: Wilbertt José de Oliveira Moura;
UTILIZANDO AS TRANSFORMAÇÕES DE MOBIUS PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE GEOMETRIA NO PLANO COMPLEXO; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano; Orientador: Wilbertt José de Oliveira Moura;
Análise Crítica dos conteúdos de Logaritmos nos livros didáticos de escolas públicas da cidade de Floriano-Pi; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano; Orientador: Wilbertt José de Oliveira Moura;
Método de Polya na resolução de problemas de Otimização por desigualdades das médias; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano; Orientador: Wilbertt José de Oliveira Moura;
Aplicação do Método de Exaustão para irracionalida de , via Geogebra e Excel; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano; Orientador: Wilbertt José de Oliveira Moura;
As Dificuldades Encontradas no Ensino/Aprendizagem de Trigonometria; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano; Orientador: Wilbertt José de Oliveira Moura;
O USO DE JOGOS COMO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRAÇÕES; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Matemática) - Instituto Federal do Piauí Campus Floriano; Orientador: Wilbertt José de Oliveira Moura;
Construindo conceitos de Geometria no Plano Complexo por meio da Resolução de Problemas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Orientador: Wilbertt José de Oliveira Moura;
Construindo conceitos de Geometria no Plano Complexo por meio de Resolução de Problemas; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Orientador: Wilbertt José de Oliveira Moura;
O Método da Exaustão e suas Aplicações no Ensino de Matemática; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura Plena em Matemática) - Instituto Federal do Piauí-Campus Floriano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Orientador: Wilbertt José de Oliveira Moura;
Monitoria de Matemática; 2013; Orientação de outra natureza - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí; Orientador: Wilbertt José de Oliveira Moura;
Produções bibliográficas
-
Moura, Wilbertt José de Oliveira ; Guimarães, Brenda Ferreira Borges ; Sousa, Eunice Carvalho de . Aplicação do método da exaustão para irracionalidade de via Geogebra e Excel. In: Marcos Pereira dos Santos. (Org.). Educação matemática: novas tendências, novos desafios. 1ed.Ponta Grossa - PR: AYA Editora, 2021, v. 1, p. 8-18.
-
Oliveira, Karen Gabriela de ; Moura, Wilbertt José de Oliveira ; Branco, Dárcio José Ferreira Castelo . Lei de resfriamento de Newton e a modelagem matemática. In: Marcos Pereira dos Santos. (Org.). Educação matemática: novas tendências, novos desafios. 1ed.Ponta Grossa: AYA Editora, 2021, v. 1, p. 19-26.
-
MOURA, W. J. O. ; MOITA NETO, J. M. . Estatisticamente Falando. Palpitar literatura e Cultura.
-
MOURA, W. J. O. . Minicurso Técnicas de Resolução de Problemas.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOURA, W. J. O. ; OLIVEIRA, K. G. ; BRANCO, D. J. F. C. . LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON E MODELAGEM MATEMÁTICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, W. J. O. ; GUIMARAES, B. F. B. ; SOUSA, E. C. . APLICAÇÃO DO MÉTODO DA EXAUSTÃO PARA IRRACIONALIDADE DE PI VIA GEOGEBRA E EXCEL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MOURA, W. J. O. . UMA APROXIMAÇÃO PARA 'PI' VIA MÉTODO DA EXAUSTÃO UTILIZANDO GEOGEBRA E EXCEL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MOURA, W. J. O. . O Problema da Basileia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MOURA, W. J. O. . A Prova de Euler para o Problema da Basileia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
MOURA, W. J. O. ; OLIVEIRA NETO, G. L. . Técnicas de Demonstrações e Resolução de Problemas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2017
Construindo conceitos de Geometria no Plano Complexo por meio de Resolução de problemas, Descrição: O objetivo desta pesquisa é apresentar resultados sobre as contribuições da metodologia de Resolução de Problemas, para apreensão de conhecimentos básicos de Geometria no Plano Complexo por alunos de Ensino Médio da rede pública estadual e rede federal de ensino buscando aplicações para os números complexos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Wilbertt José de Oliveira Moura - Coordenador / Brenda Ferreira Borges Guimarães - Integrante / Eunice Carvalho de Sousa - Integrante.
-
2014 - 2015
O Método da Exaustão e suas aplicações no Ensino de Matemática, Descrição: O projeto consiste em fazer um estudo mais aprofundado sobre o Método da Exaustão e sua importância histórica para o nascimento do Cálculo Integral e aplica-lo como metodologia de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Wilbertt José de Oliveira Moura - Coordenador / Brenda Ferreira Borges Guimarães - Integrante., Número de produções C, T & A: 1
Prêmios
2013
Mestre em Matemática, Universidade Federal do Piauí.
2012
Aprovação em Concurso Público para Professor Efetivo - Campus Floriano, Centro Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.
2008
Especialista em Estatística, Universidade Federal do Piauí.
2006
Aprovação em Concurso Público para Professor Matemática do Ensino Médio, Secretaria de Educação do Estado do Piauí.
2006
Aprovação em Concurso Público para Professor Substituto, Universidade Federal do Piauí - Campus Teresina.
2005
Licenciado em Matemática, Universidade Federal do Piauí.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. , Rua Álvaro Mendes,n94, Centro, 64800000 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 8632155200, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - 2019
Instituto Federal do Piauí Campus Floriano, IFPI FlorianoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do IFPI - Campus Floriano, Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Ministrante da disciplina GEOMETRIA em 2016.2 no Mestrado Profissional em Rede Nacional - PROFMAT
Ministrante da disciplina GEOMETRIA em 2017.2 no Mestrado Profissional em Rede Nacional - PROFMAT
2015 - 2018
Instituto Federal do Piauí Campus Floriano, IFPI FlorianoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador do Curso de Matemática, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática do IFPI - Campus Floriano.
Atividades
-
02/2019 - 12/2019
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Elementos de Matemática I
-
02/2019 - 12/2019
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra Linear
-
04/2014 - 11/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Matemática.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso Licenciatura Plena em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí..
-
09/2018 - 01/2019
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Equações Diferenciais Ordinárias
-
11/2015 - 10/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Matemática.,Cargo ou função, Presidente do Colegiado do curso de Licenciatura em Matemática do IFPI - Campus Floriano.
-
03/2018 - 08/2018
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de Ensino de Matemática
-
03/2018 - 08/2018
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria dos Números
-
09/2017 - 02/2018
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CÁLCULO II
-
08/2017 - 12/2017
Ensino, PROFMAT, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, GEOMETRIA - PROFMAT
-
09/2016 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação PROFMAT - IFPI.,Cargo ou função, Membro da Comissão Acadêmica do Programa de Maestrado em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT/IFPI.
-
04/2017 - 08/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Equações Diferenciais Ordinárias
-
11/2016 - 03/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ANÁLISE REAL
-
11/2016 - 03/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, INFORMÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
-
09/2016 - 11/2016
Ensino, PROFMAT, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, GEOMETRIA - PROFMAT
-
09/2016 - 09/2016
Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Matemática, Coordenação de Matemática.,Atividade realizada, Elaborador e executor do projeto de visita técnica-científica ao evento II Colóquio Regional de Educação Matemática do IFPI Campus Piripiri. Ao todo 30 alunos participantes..
-
06/2016 - 09/2016
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrando a disciplina Teoria dos Números
-
07/2016 - 07/2016
Ensino, Especialização em Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrei a disciplina Resolução de Problemas
-
12/2015 - 04/2016
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ministrando a disciplina Geometria Analítica
-
11/2015 - 04/2016
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geometria Analítica
-
07/2015 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Matemática.,Cargo ou função, Membro da Comissão de reformulação dos cursos de Licenciatura em Matemática do IFPI.
-
03/2015 - 11/2015
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Equações Diferenciais Ordinárias, Teoria dos Números
-
11/2013 - 10/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Matemática.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Matemática do IFPI - Campus Floriano.
-
06/2015 - 06/2015
Extensão universitária , Coordenação de Matemática.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do projeto de extensão I Workshop do Curso de Matemática do IFPI- Campus Floriano, realizado no período de 06 a 08 de Maio de 2015. Ministrante de minicurso Técnicas de demonstrações no referido evento..
-
05/2015 - 06/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFPI.,Cargo ou função, Membro da Comissão para elaboração do Plano Anual de Capacitação Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Floriano.
-
03/2015 - 03/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação de Matemática.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Especialização em Matemática do IFPI Campus Floriano.
-
08/2014 - 02/2015
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTATÍSTICA, GEOMETRIA EUCLIDIANA
-
01/2015 - 01/2015
Extensão universitária , Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA.,Atividade de extensão realizada, Executor e Professor Orientador no CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO realizado no período de 26 a 30/01/2015.
-
11/2014 - 11/2014
Outras atividades técnico-científicas , Coordenação de Matemática, Coordenação de Matemática.,Atividade realizada, Elaborador e executor de projeto de visita técnica. Evento Científico: ''VII Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática'' e visita técnica à Usina de Ciências da UFAL, em Maceió AL..
-
03/2014 - 08/2014
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria dos Conjuntos e Lógica, Cálculo Integral de Funções de Uma Variável
-
07/2014 - 07/2014
Extensão universitária , Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA.,Atividade de extensão realizada, CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO.
-
06/2014 - 07/2014
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TÓPICOS DE ANÁLISE REAL - PARFOR
-
09/2013 - 02/2014
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferancial com uma variável, Informática para o Ensino de Matemática
-
01/2014 - 01/2014
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Teoria dos Números-60H
-
01/2014 - 01/2014
Extensão universitária , Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA.,Atividade de extensão realizada, Curso de Aperfeiçoamento para professores de Matemática do Ensino Médio.
-
08/2013 - 08/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Probabilidade e Estatística - PARFOR
-
05/2013 - 08/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estruturas Algébricas
-
07/2013 - 07/2013
Extensão universitária , Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA.,Atividade de extensão realizada, CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO.
-
10/2012 - 03/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estatística
-
10/2012 - 03/2013
Ensino, Licenciatura Plena em Biologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioestatística
-
08/2012 - 11/2012
Ensino, Licenciatura Plena em Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra Linear, Desenho Geométrico
2006 - 2008
Universidade Federal do PiauíVínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor do Departamento de Matemática - CCN, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2008 - 08/2008
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral III (Eng Civil); Cálculo Diferencial e Integral I (Química); Álgebra Linear e Geometria Analítica (Química).
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral I (Computação); Cálculo IV; Álgebra Linear (Computação).
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral I (Química); Álgebra Linear e Geometria Analítica (Química); Cálculo Diferencial e Integral II (Eng Civil).
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo Diferencial e Integral II (Eng Civil); Cálculo Diferencial e Integral III (Eng Civil); Cálculo IV
2006 - 2012
Secretaria da Educação e Cultura do PiauíVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática - SL (Ensino Médio), Carga horária: 20
Outras informações:
Nomeado em 17/01/2006 (D.O.E N:13 de 18/01/2006) e empossado em 31/01/2006.
Exonerado a pedido em 25/07/20012 (D.O.E N:222 de 28/11/2012).
Atividades
-
01/2006 - 07/2012
Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática
2015 - 2015
Universidade Estadual do PiauíVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR FORMADOR - PARFOR (CAPES)
Outras informações:
Bolsista Capes como Professor da disciplina TEORIA DOS NÚMEROS do Curso Licenciatura em Matemática - PARFOR no polo São João do Piauí do semestre 2015.1
Atividades
-
07/2015 - 08/2015
Ensino, Licenciatura em Matemática - PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria dos números
-
01/2015 - 02/2015
Ensino, Computação - PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Álgebra linear
2016 - 2017
Instituto Federal do MaranhãoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DO PARFOR
Outras informações:
Ministrante da disciplina CÁLCULO VETORIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA em 2016.2;
Ministrante da disciplina GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL em 2017.1;
Ministrante da disciplina EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS em 2017.2.
Atividades
-
07/2017 - 10/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática - PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Equações Diferenciais Ordinárias
-
01/2017 - 04/2017
Ensino, Licenciatura em Matemática - PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geometria euclidiana espacial
-
07/2016 - 10/2016
Ensino, Licenciatura em Matemática - PARFOR, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cálculo vetorial e geometria analítica.
2021 - Atual
Campus Teresina CentralVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador da Licenciatura em Matemática UAB, Carga horária: 20
2019 - Atual
Campus Teresina CentralVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Matemática, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/2021
Ensino, Especialização em Ensino de Matemática, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Probabilidade
-
08/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, UAB - IFPI.,Cargo ou função, Presidente de colegiado do curso de Matemática da UAB - IFPI.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Wilbertt José de Oliveira Moura e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?