Hélio Antonio Teófilo da Silva
Mestre em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo (2009); Pós Graduado em Direito Empresarial pela Universidade São Judas Tadeu (2007); Pós-Graduado em Docência Superior pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (2013). Pós graduado em Filosofia, pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul ( 2015),Pós Graduado em MBA Controladoria Empresarial pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2019); Pós Graduado em Gestão Econômica e Financeira pela Universidade Candido Mendes (2019) Extensão Universitária em Mercado de Capitais pela Fundação Getulio Vargas, Graduado em Direito pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1988); Graduado em Economia pela Faculdade São Luis (1983); Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade São Luis (1980). Professor das disciplina de Economia, Mercado de Capitais, Administração Financeira, Orçamento Empresarial, Legislação Societária, Gestão de Custos, Direito Tributário. Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso e de Estágio Supervisionado
Professor da UNINOVE , Orientador de Trabalho de Conclusão e de Estágio Supervisionado.
Informações coletadas do Lattes em 28/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Bioética
2007 - 2009
Centro Universitário São Camilo
Título: O Caso Ramón Sampedro: Uma Leitura Bioética,Ano de Obtenção: 2009
Orientador: Prof. Dr. Pe. Leocir Pessini
Palavras-chave: Bioética, Eutanásia, Suicídio Assistido, Autonomia.Grande área: OutrosSetores de atividade: Educação.
Especialização em andamento em Direito Tributário
2019 - Atual
Especialização em Gestão Econômica e Financeira
2017 - 2019
Universidade Candido Mendes
Título: A Evolução dos Desvios de Conduta na Gestão Moderna
Especialização em MBA em Controladoria Empresarial
2016 - 2017
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Título: A Evolução dos Mecanismos de Segurança das Informações e o Papel da Controladoria no Processo de Validação das Demonstrações
Orientador: Debora de Simas Bortoleti
Especialização em Filosofia
2014 - 2016
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Título: Ética e Justiça
Especialização em Docência Universitária
2012 - 2012
Universidade Nove de Julho
Título: Acesso e Inclusão ao Ensino Superior
Especialização em Pós-Graduação em Direito Empresarial
2004 - 2005
Universidade Sao Judas Tadeu
Título: O Dano Moral nas Relações de Trabalho
Formação complementar
2019 - 2020
Pós graduação em Direito Constitucional. (Carga horária: 360h). , Universidade de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
2017 - 2019
Gestão Econômica e Financeira. (Carga horária: 600h). , Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil.
2016 - 2017
MBA em MBA em Controladoria Empresarial. (Carga Horária: 420h). , Universidade de São Caetano do Sul, USCS, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Antropologia, Educação e Ética. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário Claretiano, CEUCLAR, Brasil.
2004 - 2005
Pós Graduação em Direito Empresarial. (Carga horária: 432h). , Universidade São Judas Tadeu, USJT, Brasil.
1999 - 1999
Extensão universitária em Direito Imobiliário. , Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
1990 - 1990
Extensão universitária em Mercado de Capitais e Financeiro. , Fundação Getulio Vargas - SP, FGV-SP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Internacional.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica/Especialidade: Economia Geral.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado/Especialidade: Direito Comercial.
Grande área: Outros / Área: Bioética.
Participação em eventos
Conferência "Mudanças na saúde: do zero ao infinito". 2007. (Seminário).
II Forum Internacional de Bioética - "mudanças na saúde: do zero ao infinito". 2007. (Seminário).
IX Seminário de Tópicos Avançados em Bioética - "Tendências monistas nas filosofias religiosas orientais". 2007. (Seminário).
VIII Seminário de Tópicos Avançados em Bioética - "Ética, Bioética e Religião". 2007. (Seminário).
VII Seminário de Tópicos Avançados - " Livre Arbítrio". 2007. (Seminário).
X Seminário de Tópicos Avançados em Bioética - "Consequências do aquecimento global em face da dinâmica climática intertropical". 2007. (Seminário).
X Simpósio Multidisciplinar da USJT. 2004. (Simpósio).
Participação em bancas
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Análise dos imppactos ambientais no processo produtivo do setor madereiro no Brasil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Internacionalização das Empresas Brasileiras: investimento brasileiro direto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. A evolução e a influência do e-commerce dentro de comércio internacional. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Gestão de Cadeias de Suprimentos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Comércio Internacional e a Globalização. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Logistica Reversa Sustentável. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Empresas Familiares. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Controle da Inflação e Crscimento Econômico Brasileiro Pós Plano Real. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Terceirização: abordagem do global sourcing. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. A importância do fator motivacional para o sucesso de um empreendimento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. A Ascenção do Mercado de Previdência Privada no Brasil. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. A inovação como vantagem competitiva para as micros e pequenas empresas do Estado de São Paulo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. A importância da Liderança nos processos de gestão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Conhecimento das Ferramentas de Marketing Interno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Qualidade no Atendimento ao cliente bancário. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Souza.Estratégias motivacionais voltadas à retenção do capital intelectual nas organizações. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Administração Publica: a importância do orçamento oarticipativo como ferramente estratégica. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. O comnportamente do Consumidor no e-commerce. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Responsabilidade Social Empresarial e a Inclusão da Pessoas com Necessidades Especiais no Mercado de trabalho. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Mercado Financeira e suas fontes de financiemnto e captção de Recursos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. O varejo Brasileiro e o Estudo do Wall Mart. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Atividade Terceária: a importância do comércio internacinal de serviços. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Caminhos para as prática sustentáveis no Brasil e sua Importância para o Desenvolvimento de Negócios: um estudo de caso sobre o Banco Bradesco. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. A importância da Melhoria na Infra-estrutura portuário para o Turismo no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Atividade Terceiária: a importância do comércio Internacional de Serviços. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo de caso da Empresa Loga. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Liderança: a comunicação como processo de liderança. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Qualidade no atendimento ao cliente como diferencial competitivo no mercado varejista. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Açõies de Marqueting para Fidelizar o Cliente. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. A importância do Transporte Multimodal no Brasil. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Análise da Industria de Meios Eletrônicos de Pagamento Como Desafio de fidelização dos Estabelecimentos Comerciais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. Como Lidar com a Concorrência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da. A Força de Comercialização do Gerente de Banco na Venda do Serviço de Capitalização: um estudo de Caso baseado em um Banco da Cidade de São Paulo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho.
Orientou
A importância da Contabilidade Gerencial para a Tomada de Decisões das Micro, Pequenas e Médias Empresas; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
A Importância de Ética na Conduta do Profissional Contábil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
A Importância da Governança Corporativa no Processo de Validação dos Controles Internos para a Tomada de Decisão; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Aplicação do Planejamento Tributário em Empresas de Médio Porte como Ferramenta de Tomada de Decisão; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
A reorganização Societária, Comparativo dos Aspectos Econômicos e Contábeis; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Planejamento Tributário - Análise dos Regimes Tributários; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
A Nova Contabilidade Pública e o Controle dos Gastos Públicos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Lucro Presumido vs Lucro Real: uma análise comparativa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Planejamento Tributário: Lucro Presumido versus Lucro Real; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
A contabilidade Gerencial no Processo de Tomada de Decisão; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
A Importância da Análise Financeira em Demonstrativos Contábeis para a Sobrevivência da Empresa; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Uniformização e Métodos de Conversão das Demonstrações Contábeis aos Padrões Internacionais; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Investimentos Tecnológicos e Logisticos no Sistema Ferroviário Brasileiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
A Importância doEndomarketing no Processo de Informação Empresarial; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
OMC e a Resolução dos Conflitos Internacionais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Drawback Como Um Fator de Competitividade no Mercado Internacional; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Logistica Reversa como Diferencial Competitivo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Empreendedorismo no Brasil; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Qualidade no Atendimento Hospitalar: estudo de caso de Acreditação Hospitalar; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
A OMC e as Barreiras Técnicas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Internacionalização de Empresas: Investimento Brasileiro Direto; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Os Acordos Internacionais; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Daniel Augusto e NETO, Tatiane Regina da Paixão; O Impacto das Marcas Internacionais no Mercado Brasileiro; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
A influência da Cultura Organizacional no Processo de Internacionalização de Empresas; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
A importância do Crédito Imobiliário para os Consumidores de Baixa Renda; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Desenvolvimento de Estratégia para a Manutenção do Ciclo de Exportação das MPEs; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Mercado Financeio - Hedge Cambial: estudo de Caso da Empresa Sadia; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
A Evolução da China nos Ultimos Anos e a Importância de sua Relação com o Brasil; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Administração Futebolistica; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Projeto Microempreendedor; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Projeto Microempreendero; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Projeto Microempreendero; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Projeto Microempreendedor; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Projeto Microempreendedor; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Contábeis) - Universidade Nove de Julho; Orientador: Hélio Antonio Teófilo da Silva;
Outras produções
SILVA, Hélio. A. Teófilo da . Núcleo Docente Estruturante (NDE). 2017.
SILVA, Hélio. A. Teófilo da . Conceitos Econômicos: Sistema Financeiro Nacional. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).
SILVA, Hélio. A. Teófilo da . Conteúdo da disciplina Administração Financeira do Curso de Ciências Contábeis da UNINOVE na Plataforma AVA. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Conteudista).
SILVA, Hélio. A. Teófilo da . Operações de Proteção (Hedge). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).
SILVA, Hélio. A. Teófilo da . Estrutura de Funcionamento e Participantes do Mercado de Capitais. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Vídeo Aula).
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Nove de Julho, Memorial. , Rua Diamantina. 302, Vila Maria, 02117-010 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (011) 26339088, URL da Homepage:
Experiência profissional
2008 - Atual
Universidade Nove de JulhoVínculo: Professor de Ensino Superior, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Hélio Antonio Teófilo da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?