Marco Aurélio Leal Alves do Ó
MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO pela Faculdade de Pedro Leopoldo - UNIPEL/MG (2013), especialista em Auditoria e Controladoria epla UNAMA e em Gestão Contábil pela FACI, graduado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pelo Centro Universitário do Pará - CESUPA (1999). Atuando na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA nos cursos de Bacharelados em Ciências Contábeis, Administração e Agronomia oferecidos no campus de Capanema. Já atuou nos cursos de Graduação e Pós-graduação de IES situadas no estado do Pará, em Belém e municípios do interior e em Assessoria e Consultoria empresarial nas áreas de gestão e contabilidade aplicada a tributário e financeiro das empresas, com experiência em gestão de escritório de prestação de serviços contábil para pequenas e médias empresas principalmente na área de serviço e implantação de sistema de informação controle patrimonial e de custos.
Informações coletadas do Lattes em 29/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado
2010 - 2013
Faculdade Pedro Leopoldo
Título: A percepção dos egressos do curso de cinências contábeis da Escola Superior Madre Celeste - ESMAC em relação à atuação profissional no mercado de trabalho contábil,Ano de Obtenção: 2013
George Leal Jamil.Palavras-chave: Atuação no Mercado de Trabalho Contábil; Egressos; ESMAC - Escola Superior Madre Celeste.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis / Especialidade: Temais Atuais. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis. Setores de atividade: Atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria.
Especialização em Contabilidade para Gestão Empresarial
2005 - 2006
Faculdade Ideal
Título: Elisão Fiscal: Um Enfoque nos Tributos Federais
Orientador: José Wilson Nunes Fernandes
Especialização em Auditoria e Controladoria
2000 - 2001
Universidade da Amazônia
Título: CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADE - ABC: Modelo alternativo a sistema tradicional de custeio
Orientador: José Luiz Nunes Fernandes
Graduação em Ciências Contábeis com Ênfase em Informática
1995 - 1999
Centro Universitário do Estado do Pará
Título: GECON ? MODELO DE GESTÃO ECONÔMICA: Um modelo alternativo ao sistema de contabilidade tradicional
Orientador: José Luiz Nunes Fernandes
Formação complementar
2013 - 2013
Tributação e Contribuições Previdenciárias em Coop. (Carga horária: 16h). , Organizações das Cooperativas Brasileiras, OCB, Brasil.
2013 - 2013
Perícias Judiciais. (Carga horária: 15h). , Conselho Regional de Economia, CORECON, Brasil.
2005 - 2005
Metodologia de ensino para um curso superior. (Carga horária: 20h). , Escola Superior Madre Celeste, ESMAC, Brasil.
2000 - 2001
Secretário de Estabelecimento de Educação Básica. (Carga horária: 360h). , Governo do Estado do Pará, GOVERNO/PA, Brasil.
1997 - 1997
Reformulação da Lei das Sociedades por Ações. (Carga horária: 5h). , Centro Universitário do Estado do Pará, CESUPA, Brasil.
1996 - 1996
Contabilidade Básica. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1996 - 1996
Windows. (Carga horária: 20h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1996 - 1996
Sistema Operacional. (Carga horária: 30h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1996 - 1996
Legislação do Trabalho. (Carga horária: 60h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SENAC, Brasil.
1996 - 1996
Contabilidade Fiscal. (Carga horária: 12h). , Universidade da Amazônia, UNAMA, Brasil.
1995 - 1995
Microinformática II. (Carga horária: 16h). , Fundação de Apoio à Educação Tecnológica, Pesquisa e Extensão do CEFET/PA, FUNCEFET/PA, Brasil.
1995 - 1995
Contabilidade Geral. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1995 - 1995
Legislação trabalhista. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1990 - 1991
Cursos básico de ligua francesa. (Carga horária: 384h). , Secretaria Municipal de Educação, SEMEC, Brasil.
1988 - 1988
Entalhe Madeira. (Carga horária: 30h). , Nucleo Pedagógico Integrado, NPI, Brasil.
1987 - 1987
Recorte em Madeira. (Carga horária: 30h). , Nucleo Pedagógico Integrado, NPI, Brasil.
1986 - 1986
Entalhe Madeira. (Carga horária: 30h). , Nucleo Pedagógico Integrado, NPI, Brasil.
1985 - 1985
Práticas Simples de Eletricidade. (Carga horária: 30h). , Nucleo Pedagógico Integrado, NPI, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Ciências Contábeis.
Organização de eventos
Alves do Ó, M. A. L. . V Convenção de Contabilidade do estado do Pará. 2013. (Congresso).
Alves do Ó, M. A. L. . II Jornada de Contabilidade do CESAM. 1998. (Congresso).
Alves do Ó, M. A. L. . I Jornada de Contabilidade do CESAM. 1997. (Congresso).
Participação em eventos
Fórum SPED Belém. 2013. (Seminário).
II Forum de Contabilidade de Altamira.Imposto de Renda das Pessoas Físicas. 2013. (Encontro).
II Fórum de contabilidade de Castanhal.Imposto de Renda das Pessoas Físicas. 2013. (Encontro).
II Fórum de contabilidade de Santarém.Imposto de Renda das Pessoas Físicas. 2013. (Encontro).
X Congresso Nacional de Estudos Tributários. 2013. (Congresso).
19º CBC - 3º Fórum nacional da mulher contabilista. 2012. (Congresso).
19º CBC - Congresso Brasileiro de Contabilidade. 2012. (Congresso).
19º CBC - Fórum nacional de custos aplicados ao setor público. 2012. (Congresso).
19º CBC - Fórum prestação de contas de campanhas eleitorais. 2012. (Congresso).
19º CBC - Fórum sobre IFRS. 2012. (Congresso).
19º CBC - II Fórum nacional de Contabilidade Pública. 2012. (Congresso).
19º CBC - VII Fórum nacional de professores de ciências contábeis e VII encontro nacional de coordenadores. 2012. (Congresso).
19º CBC - VIII Fórum Brasil dos estudantes de Ciências Cotnábeis. 2012. (Congresso).
Desenvolvimento Profissional e Institucional do Sistema CFC/CRCs. 2012. (Seminário).
II Encontro de Contadores: Tributação e Contribuições Previdnciárias em Cooperativas. 2012. (Encontro).
II Semana Acadêmica da Faculdade de Castanhal.O Contador: formação, profissão e o mundo do trabalho. 2009. (Encontro).
Algumas mudanças relevantes na nova Lei das Sociendades Anônimas. 2008. (Seminário).
Avaliação do Processo Ensino - Aprendizagem. 2008. (Oficina).
Contabilidade Internacional. 2008. (Seminário).
Gestão de Pessoas como Estratégia de Sucesso. 2008. (Outra).
III convenção dos Contabilistas do Estado do Pará. 2007. (Outra).
IV Encontro dos Professores de Contabilidade do Estado do Pará. 2007. (Encontro).
VI Encontro de Formação Continuada da ESMAC. 2007. (Outra).
Como Defender empresas de Reclamações Trabalhistas. 2006. (Oficina).
IV Encontro de formação continuada da ESMAC. 2006. (Encontro).
Excelência na gestão educacional. 2005. (Seminário).
Metodologia de ensino para um curso superior. 2005. (Oficina).
Política Nacioanal de Educação Infantil em Debate. 2004. (Seminário).
I Seminário de Pesquisa do Cesupa. 2000. (Seminário).
II Fórum Brasil dos Estudantes de Ciências Contábeis. 1999. (Congresso).
II Jornada de Contabilidade do Cesam. 1998. (Outra).
I Jornada de Contabilidade do Cesam. 1997. (Outra).
Reformulação da Lei ds Sociedades por Ações. 1997. (Oficina).
Seminário Interamericano de Contabilidade. 1997. (Seminário).
III Encontro Regional de /Ciencias Contábeis. 1996. (Encontro).
III SEMINÁRIO PARAENSE DE CONTABILIDADE. 1996. (Seminário).
IV Seminário Paraense de Contabilidade. 1996. (Seminário).
Semana Universitária / 96. 1996. (Seminário).
III Encontro dos Estudantes de Ciências Contábeis. 1995. (Encontro).
Participação em bancas
Alves do Ó, M. A. L.; Maciel, M. de N. O.; Sousa, J. V.. Custos na Atividade Rural: A necessidade do Controle de custo na agricultura da Fazenda Sol Nascente Capanema-PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia.
Alves do Ó, M. A. L.; Santo,R. B. do E.; Santos, R. da S.. A Contabilidade Gerencial de Micros e Pequenas empresas aplicada a tomada de decisões. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia.
Alves do Ó, M. A. L.; Santo,R. B. do E.; Santos, R. da S.. O uso dos métodos de Custeio como ferramenta para tomada de decisão na empresa Comercial Guedes - ME localizada no município de Capanema - Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia.
Alves do Ó, M. A. L.; Maciel, M. de N. O.; Sousa, J. V.. A influência da Contabilidade de Custos na tomada de decisão: uma abordagem sistêmica sobre os gastos numa empresa de serviços educacionais situada no município de Castanhal no estado do Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia.
Alves do Ó, M. A. L.; Santo, R. B. do E.; Oliveira, V. P. de. Planejamento Tributário: estudo de caso sobre a aplicação do regime de tributação menos oneroso para um posto de combustível no município de Salinópolis no estado do Pará. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia.
Maciel, M. de N. O.;Alves do Ó, M. A. L.; Silva, E. T. D. da. Benefícios da Contabilidade Rural para a Agricultura Familiar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia.
Maciel, M. de N. O.;Alves do Ó, M. A. L.; NASCIMENTO, M. N. S.. As estrutura das demonstrações contábeis conforme o MPCASP.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia.
Alves do Ó, M. A. L.; SILVA, J. O. E.; NOGUCHI, M. N. C.. A UTILIZAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE DE DUAS EMPRESAS COMERCIAIS NA CIDADE DE ANANINDEUA, ESTADO DO PARÁ. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste.
SILVA, M. D. M.;Alves do Ó, M. A. L.. S. Ferreira, Livia P. Silva e Mayara de S. Lopes.Alternativa de economia tributária: uma comparação entre Simples Nacional e Lucro Presumido na emrpesa EX Ltda.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabeis) - Faculdade de Castanhal.
SILVA, M. D. M.;Alves do Ó, M. A. L.. Mota Mitome e Marcileide M. de Oliveira.O impacto na arrecadação do ICMS no estado do Pará no pós SPED Fiscal: Visão do Fisco x Visão do Contador. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabeis) - Faculdade de Castanhal.
SILVA, M. D. M.;Alves do Ó, M. A. L.. O custo da adequação ao modelo ambiental na agroindustria Amazon Polpas no Município de Castanhal - PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabeis) - Faculdade de Castanhal.
MENDONCA, R. L.;Alves do Ó, M. A. L.; REIS, F. H. S.. N. Lira, Juanny A. Silva, Leice K. M. dos Santos.A contabilidade gerencial e sua aplicabilidade em um empresa no municipio de Castanhal - PA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabeis) - Faculdade de Castanhal.
Alves do Ó, M. A. L.. Gestão e tomada de decisão a partir da análise de indicadores econômicos e financeiros em uma empresa de comércio varejista - 2010/2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabeis) - Faculdade de Castanhal.
FERREIRA JUNIOR, A. C. S.;Alves do Ó, M. A. L.. Vale, Kharyna Maria J. Pinto, Naylan Brito.O sistema de informação contábil/gerencial como ferramenta na gestão da companhia textil de Castanhal - CTC. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabeis) - Faculdade de Castanhal.
SANTOS, T. L.;Alves do Ó, M. A. L.. A percepção dos egressos do curso de ciências Contábeis da Faculdade de Castanhal - FCAT em relação à atuação profissional no mercado de trabalho contábil. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabeis) - Faculdade de Castanhal.
SANTOS, T. L.;Alves do Ó, M. A. L.. da Costa, José Geral Tavares Filho e Ronaldo A..A inserção da contabilidade ambiental no contexto emrpesarial da emrpesa WX. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabeis) - Faculdade de Castanhal.
Alves do Ó, M. A. L.. Pinto, Gustavo da C. Barbosa, Zozimo J. dos Santo.A utilização do fluxo de caixa contruido pelo método indireto como instrumento de apoio gerencial à empresa Costa & Barbosa Ltda - 2010/2011. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabeis) - Faculdade de Castanhal.
Alves do Ó, M. A. L.. A Sobrevivencia das Micro e Pequenas Empresas no Municipio de Castanhal-PA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabeis) - Faculdade de Castanhal.
Alves do Ó, M. A. L.. de França, Mariana G. da Mota e Raiza Carvalho.O Perfil do Proficioal de Contabilidade no Municipio de Castanhal-PA. 2011 - Faculdade de Castanhal.
Alves do Ó, M. A. L.. Assad e Marcela Espindola Lucas.Contabilidade Ambiental e um Sustentável na empresa Açaiteua Industria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabies) - Faculdade de Castanhal.
Alves do Ó, M. A. L.. A importância da responsabilidade Socioambiental do Sistema CFC/CR's. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabeis) - Faculdade de Castanhal.
Alves do Ó, M. A. L.. Veras Filho, Francisco A. Feitosa Filho e Paulo.Uma Pespectiva da responsabilidade Socioambiental na gestão Empresarial: Um estudo de caso realizado na empresa Açai Icaroço Agroindustria e Comércio de Polpas. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contábeis) - Faculdade de Castanhal.
PONTES, R. C.;Alves do Ó, M. A. L.. Controle interno, a chave para o crescimento das empresas: um estudo de caso em uma emrpesa na cidade de Castanhal. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabeis) - Faculdade de Castanhal.
SILVA, M. C. N.;Alves do Ó, M. A. L.. Silva; Patricia S. D. Santos e Robson A. S. Santos.O fluxo de caixa como ferramenta de gestão financeira no posto de combustível PR Ltda. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabeis) - Faculdade de Castanhal.
Alves do Ó, M. A. L.; SILVA, R. M. L.. de Almeida; Douglas S. Souza; Helder M. Golçalves.A importancia do fluxo de caixa: um estudo de caso na distribuidora A. L.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contabeis) - Faculdade de Castanhal.
SANTOS, I. S.;Alves do Ó, M. A. L.. Beneficios Propostos pelo Sistema Publico de Escrituração Digital - SPED. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Pará.
SANTOS, I. S.;Alves do Ó, M. A. L.. Analise da forma de tributação de uma empresa imobiliária na cidade de Belém em 2008 e 2009. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal do Pará.
Alves do Ó, M. A. L.. DOS SANTOS e VANDERLEI JESUS DE S.FERREIRA.DEMOSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA NA GESTÃO FINANCEIRA DAS MICROS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste.
BENDAYAN, S. H.; SANTOS, J. P.;Alves do Ó, M. A. L.. Reestruturação da Adminsitração Hospitalar - transição entre a gerencia clássica e a gerêmcia contemporânea. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada Brasil Amazônia.
SASSIM, M. C. M.;Alves do Ó, M. A. L.; MARTINS, R. S.. Atendimento ao Cliente: satisfação para mensurar a parceria. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada Brasil Amazônia.
KATO, R. B.; SANTOS, J. P.;Alves do Ó, M. A. L.. F. T. Valle Souza e Michela de Nazaré C. Cortinhas.Diagnóstico da situação da saúde pública no município de Belém na questão da importância do Administrador Hospitalar. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade Integrada Brasil Amazônia.
Alves do Ó, M. A. L.. CONTROLE DOS CUSTOS - UM ESTUDO EM UMA EMPRESA CONCESSIONÁRIA DE TRATORES. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste.
Alves do Ó, M. A. L.. A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NA GESTÃO DA EMPRESA R.J. DE LIMA COMÉRCIO DE PEÇAS LTDA EPP. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste.
Alves do Ó, M. A. L.. O IMPACTO DOS CUSTOS DO DEPARTAMENTO DE PESSOAL NO PROCESSO DECISÓRIO DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE NO SEGMENTO DO COMÉRCIO NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste.
Alves do Ó, M. A. L.. O USO DA INFORMAÇÃO CONTÁBOL PARA A TOMADA DE DECISÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO PARÁ. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste.
Alves do Ó, M. A. L.. O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste.
Alves do Ó, M. A. L.. O ESTUDO DA IMPLEMENTAÇÃO DO CUSTO NA AQUISIÇÃO DE MATÉRIA PRIMA PARA A INDÚSTRIA DE MÓVEIS NO ESTADO DO PARÁ. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste.
Alves do Ó, M. A. L.; MARTINS, R. A.; SILVA, J. O. E.. A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PARA A TOMADA DE DECISÃO. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste.
ALMEIDA, E.;Alves do Ó, M. A. L.; MARTINS, R. A.. PLANO DE NEGÓCIOS EM UMA EMPRESA DE TRASPORTE - O CASO DA KR TRANSPORTES LTDA. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste.
MARTINS, R. A.; SILVA, J. O. E.;Alves do Ó, M. A. L.. RABELLO MENDES.ANÁLISE DAS DEMOSTRAÇÕES CONTABÉIS COMO INSTRUMENTO DE APOIO A GESTÃO EMPRESARIAL. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste.
MARTINS, R. A.;Alves do Ó, M. A. L.; ALMEIDA, E.. A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE PARA CONTINUIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste.
MOTA, M. G.;Alves do Ó, M. A. L.. Processo Seletivo para Professor. 2009. Escola Superior Madre Celeste.
Santo,R. B. do E.; Moreira, M. A.;Alves do Ó, M. A. L.. Edital 23/2016 - Concurso Público para Professor do Magistério Superior. 2016. Universidade Federal Rural da Amazônia.
Santo,R. B. do E.; Moreira, M. A.;Alves do Ó, M. A. L.. Edital 23/2016 - Concurso Público para Professor do Magistério Superior. 2016. Universidade Federal Rural da Amazônia.
Orientou
DOS SANTOS RIBEIRO; JANAYNA MESQUITA DE OLIVEIRA; O tratamento contábil dispensado as moedas virtuais: uma análise no registro do Biticoin; ; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia; (Orientador);
SPED e as mudanças da nota fiscal convencional para a nota fiscal eletrônica; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Auditoria Fiscal e Tributária) - Instituto de Estudos Superiores da Amazônia; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
Custos na Atividade Rural: A necessidade do Controle de custo na agricultura da Fazenda Sol Nascente Capanema-PA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
A Contabilidade Gerencial de Micros e Pequenas empresas aplicada a tomada de decisões; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
O uso dos métodos de Custeio como ferramenta para tomada de decisão na empresa Comercial Guedes - ME localizada no município de Capanema - Pará; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
A influência da Contabilidade de Custos na tomada de decisão: uma abordagem sistêmica sobre os gastos numa empresa de serviços educacionais situada no município de Castanhal no estado do Pará; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
Planejamento Tributário: estudo de caso sobre a aplicação do regime de tributação menos oneroso para um posto de combustível no município de Salinópolis no estado do Pará; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal Rural da Amazônia; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
A UTILIZAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE DE DUAS EMPRESAS COMERCIAIS NA CIDADE DE ANANINDEUA, ESTADO DO PARÁ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
CONTABILIDADE E PLANELAMENTO ESTRATÉGICO: A IMPORTÂNCIA PARA SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO PARÁ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
V; Conor, Renato C; S; Araujo e Rosinaldo C; Silva; Aplicação do método de custeio por absorção na empresa CZ Aluminio Ltda; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Contabeis) - Faculdade de Castanhal; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
DOS SANTOS e VANDERLEI JESUS DE S; FERREIRA; DEMOSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA NA GESTÃO FINANCEIRA DAS MICROS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
CONTROLE DOS CUSTOS - UM ESTUDO EM UMA EMPRESA CONCESSIONÁRIA DE TRATORES; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NA GESTÃO DA EMPRESA R; J; DE LIMA COMÉRCIO DE PEÇAS LTDA EPP; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
O IMPACTO DOS CUSTOS DO DEPARTAMENTO DE PESSOAL NO PROCESSO DECISÓRIO DE UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE NO SEGMENTO DO COMÉRCIO NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
O PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COMO FERRAMENTA GERENCIAL PARA AS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
O ESTUDO DA IMPLEMENTAÇÃO DO CUSTO NA AQUISIÇÃO DE MATÉRIA PRIMA PARA A INDÚSTRIA DE MÓVEIS NO ESTADO DO PARÁ; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
A IMPORTÂNCIA DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS PARA A TOMADA DE DECISÃO; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
A CONTRIBUIÇÃO DA CONTABILIDADE PARA CONTINUIDADE DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - Escola Superior Madre Celeste; Orientador: Marco Aurelio Leal Alves do Ó;
Produções bibliográficas
-
Alves do Ó, M. A. L. . Imposto de Renda das Pessoas Físicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Alves do Ó, M. A. L. . Imposto de Renda das Pessoas Físicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Alves do Ó, M. A. L. . Imposto de Renda das Pessoas Físicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Alves do Ó, M. A. L. . O Contador: formação, profissão e o mundo do trabalho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
Outras produções
Alves do Ó, M. A. L. . Iniciação ao Departamento Pessoal. 2012. .
Alves do Ó, M. A. L. . Iniciação ao Departamento Pessoal. 2012. .
Alves do Ó, M. A. L. . O Contador: formação, profissão e o mundo do trabalho. 2009. .
Alves do Ó, M. A. L. . Curso sobre o Simples Nacional. 2009. .
Projetos de pesquisa
-
2011 - 2013
Perfil Profissional exigido pelo mercado aos profissionais egressos do curso de ciências Conábeis, Descrição: Analisar a percepção dos profissionais egressos do curso de graduação em ciências contábeis em relação as competências para atuação no mercado de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Marco Aurelio Leal Alves do Ó - Coordenador.
Projetos de desenvolvimento
-
2005 - 2010
Estagio Supervisionado e Laboratório I, Descrição: A primeira etapa do estaio supervisionado acontece no 6º semestre do curso de Ciências Contábeis e é desenvolvido dentro da ESMAC com uso de "softwere" de contabilidade para simular situação de elaboração e desenvolvimento da contabilidade de uma empresa e aplicação do conhecimento recebido durante as aulas ministradas em sala. esta ação minimiza as distorções do processo de ensino e o impacto no mercado de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Marco Aurelio Leal Alves do Ó - Coordenador.
-
2005 - 2010
Estagio Supervisionado e Laboratório I, Descrição: A primeira etapa do estaio supervisionado acontece no 6º semestre do curso de Ciências Contábeis e é desenvolvido dentro da ESMAC com uso de "softwere" de contabilidade para simular situação de elaboração e desenvolvimento da contabilidade de uma empresa e aplicação do conhecimento recebido durante as aulas ministradas em sala. esta ação minimiza as distorções do processo de ensino e o impacto no mercado de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Marco Aurelio Leal Alves do Ó - Coordenador.
-
2005 - 2010
Estagio Supervisionado e Laboratório I, Descrição: A primeira etapa do estaio supervisionado acontece no 6º semestre do curso de Ciências Contábeis e é desenvolvido dentro da ESMAC com uso de "softwere" de contabilidade para simular situação de elaboração e desenvolvimento da contabilidade de uma empresa e aplicação do conhecimento recebido durante as aulas ministradas em sala. esta ação minimiza as distorções do processo de ensino e o impacto no mercado de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Marco Aurelio Leal Alves do Ó - Coordenador.
-
2005 - 2010
Estagio Supervisionado e Laboratório I, Descrição: A primeira etapa do estaio supervisionado acontece no 6º semestre do curso de Ciências Contábeis e é desenvolvido dentro da ESMAC com uso de "softwere" de contabilidade para simular situação de elaboração e desenvolvimento da contabilidade de uma empresa e aplicação do conhecimento recebido durante as aulas ministradas em sala. esta ação minimiza as distorções do processo de ensino e o impacto no mercado de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (30) . , Integrantes: Marco Aurelio Leal Alves do Ó - Coordenador.
Prêmios
2013
Honra ao Mérito - Vice Presidente de desenvolvimento Profissional, CRC/Pa..
2011
Paranifo da turma de concluintes do curso de Ciências Contábeis, ESMAC.
2011
Nome da turma de concluntes do curso de Administração, ESMAC.
2010
Nome da turma de concluintes do curso de Ciências Contábeis, ESMAC.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus de Capanema. , Rua João Pessoa, Centro, 68700030 - Capanema, PA - Brasil, Telefone: (91) 981197379, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - Atual
Universidade Federal Rural da AmazôniaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2000 - 2017
Alves do Ó - ContabilidadeVínculo: , Enquadramento Funcional: Sócio
Outras informações:
Escritório de Contabilidade, atuando na área de assessoria e consultoria Contábil desde 2000, tendo a oportunidade de atuar em diversas áreas empresariais e contribuir com o crescimento das empresas. Atualmente possui carteira de cliente consolidada nos quais prestamos os serviços nas área patrimonial, pessoal, financeira e tributária.
1998 - 1998
SERASAVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de cadastro, Carga horária: 44
1995 - 1995
Paulo Sérgio Guapindaia CamposVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisor de obras de contrução civil, Carga horária: 44
2004 - 2015
Escola Superior Madre CelesteVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 40
Outras informações:
de 08/2004 a dias atuais = Professor em diversas disciplinas nos cursos de graduação em Ciências Contábeis, Administração, Processos Gerenciais e Gestão Hospitalar. de 01/2008 a 12/2010 = Coordenador da empresa Junior; de 01/2011 a atual = Coordenador de curso de graduação em Ciências Contábeis.
Atividades
-
01/2011
Direção e administração, Escola Superior Madre Celeste, .,Cargo ou função, Coordenador de curso de graduação em Ciências Contábeis.
-
08/2004
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Análise das Demonstrações Contábeis, Contabilidade Avançada, Contabilidade e Análise de Custos, Contabilidade Geral, Contabilidade Gerencial, Controladoria
-
08/2004
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade Geral, Análise das Demosntrações Finaceiras, Gestão Financeira e Orçamentaria I e II
-
08/2006 - 12/2010
Ensino, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade Hospitalar, Gestão de Custos Hospitalares
-
08/2006 - 12/2010
Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade, Gestão de custos
-
01/2005 - 12/2010
Extensão universitária , Escola Superior Madre Celeste, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação da Empresa Junior e escritório modelo.
2008 - 2015
Faculdade de CastanhalVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 12
Outras informações:
Atuo no colegiado do curso.
Atividades
-
08/2008
Ensino, Contabeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade de Custos, Gestão de Custos, Contabilidade Industrial, Controladoria, Cooperativismo
2007 - 2015
Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro S C LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Serviços de Contabilidade, Carga horária: 0
Outras informações:
Comecei como estagiário, graduei em Ciência Contábeis e assumi o departamento financeiro e Contabilidade (2001), atualmente presto serviços terceirizados na mesma função.
2001 - 2007
Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro S C LtdaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Contador, Carga horária: 44
Outras informações:
Assessor Contábil/financeiro com Vinculo: Escrita Contábil, Departamento Fiscal e Pessoal.
1996 - 1997
Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro S C LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2001
Serviços técnicos especializados , Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Sc Ltda, .,Serviço realizado, Serviços de Contabilidade.
2007 - 2009
Faculdade pan AmazonicaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 3
Outras informações:
Professor da Disciplina de Custos e Análise de Custos para os Semestres 5° e 6°.
Atividades
-
08/2007 - 06/2009
Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade de Custos, Análise de Custos
2008 - 2009
Faculdade Integrada Brasil AmazôniaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Superior, Carga horária: 6
Outras informações:
Disciplina ministrada: Contabilidade Pública no curso de Administração. Motivo do Término do Contrato: Assumi mais Carga Horária em outra IES.
Atividades
-
02/2008 - 06/2009
Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contabilidade Pública
1999 - 2000
Centro Universitário do Estado do ParáVínculo: Orientando, Enquadramento Funcional: Bolsilta, Carga horária: 4
Outras informações:
Movimento República de Emaús construindo e conquistando cidadania
2012 - 2015
Conselho Regional de Contabilidade do Estado do ParáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice Presidente / Conselheiro Efetivo
Outras informações:
Cargo eletivo - Eleito Conselheiro Efetivo para o mandato de 4 (quatro) anos (2012 a 2014) no Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Pará - CRC/Pa.
Atividades
-
01/2012 - 12/2013
Direção e administração, Conselho Regional de Contabilidade do estado do Pará, .,Cargo ou função, Vice Presidente de Desenvolvimento Profissional.
1999 - 2005
Prefeitura Municipal de BelémVínculo: Assessor Superior / Contaodr, Enquadramento Funcional: Assessor/Contador - Coord. Prestação Contas, Carga horária: 40
Outras informações:
O cargo prestava assessoramento nas Contas Públicas dos Repasses para Educação dos Governos Federais, Estaduais e Municipais.
Atividades
-
05/2002 - 02/2005
Direção e administração, Secretaria Municipal de Educação Semec, Semec Sede.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marco Aurélio Leal Alves do Ó e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?