Joyce Gotlib

Possui graduação (Bacharel e Licenciatura) em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2007).Foi bolsista de iniciação científica de agosto de 2006 a dezembro de 2007. Tornou-se mestre em Ciências Jurídicas e Sociais em março de 2010 , com auxílio bolsa CAPES pela Universidade Federal Fluminense,atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, África do sul e lutas por terra. Em 2016, formou-se doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP, tendo como temática a relação entre Estado e Sociedade Civil nas políticas públicas fundiárias no Brasil e na África do Sul. Atualmente é professora de educação básica de sociologia da rede estadual paulista.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Sociais

2010 - 2016

Universidade Estadual de Campinas
Título: ARTESÃOS DO ESTADO: AS CONEXÕES ENTRE ATIVISTAS E FUNCIONÁRIOS DO GOVERNO NA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE POLÍTICAS DE REPARAÇÃO HISTÓRICA. O CASO DO QUILOMBO DE IVAPORUNDUVA, BRASIL, E O DOS BHANGAZI, ÁFRICA DO SUL..
Evelina Dagnino. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Estado; Quilombos-Brasil; Restituição-África do Sul; Ativistas Políticos.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

Mestrado em Sociologia e Direito

2008 - 2010

Universidade Federal Fluminense
Título: Getting Land Back to the People: a interdependência entre Governo e Ongs na produção de beneficiários por terra da província de KwaZulu-Natal, África do sul,Ano de Obtenção: 2010
Marcelo Carvalho Rosa.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: África do Sul; Estado; Lutas por terra.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Programa Especial Formação Pedagógica Docente- Licenciatura em Sociologia

2015 - 2015

Faculdade Polis das Artes

Graduação em CIENCIAS SOCIAIS

2003 - 2007

Universidade Federal Fluminense
Título: O Dilema da Reforma Agrária na África do Sul Contemporânea
Orientador: Marcelo Carvalho Rosa
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Extensão universitária em Ações coletivas, lutas por terra e transformações. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GOTLIB, J. . Mesa Redonda Espaços rurais: políticas públicas, movimentos sociais e educação. 2017. (Outro).

GOTLIB, J. . VII semana de sociologia- as ciências sociais nas América Latina. 2009. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Instâncias Participativas no IF Sul de minas. 2017. (Outra).

mesa redonda Espaços rurais: políticas públicas, movimentos sociais e educação.Políticas Públicas Fundiárias de Reparação Histórica em perspectiva. 2017. (Outra).

Roda de Debates Resistência.Roda de Debates Resistência- Gênero e Sexualidade. 2017. (Outra).

35° Encontro Anual ANPOCS. 2013. (Encontro).

36º Encontro Anual da ANPOCS.Entre túmulos, prosas e rituais: comparando processos de construção de evidências pelo direito à terra ancestral no Vale do Ribeira, Brasil e no Parque IsiMangaliso, África do Sul.. 2012. (Encontro).

I Tramod International Conference: Political Modernity in the XXIst century: Democracy, Freedom, Solidarity.Democratic Aspirations and the Experiences of the Poor: Notes from Delhi (Veena Das). 2012. (Outra).

XIII World Congress of rural Sociology. WHEN THE LAND OF DREAMS COME TRUE: ANALYZING THE WORK OF EVIDENCE. 2012. (Congresso).

Seminário Internacional Processos e atores latino-americanos de participação - ENCONTRO PALAPA - BRASIL 2010. 2010. (Encontro).

33° Encontro Anual ANPOCS.Governo e gente em movimento: a trajetória dos militantes por terra na província de KwaZulu-Natal.. 2009. (Encontro).

XIV Congresso Brasilerio de Sociologia. 2009. (Congresso).

3° encontro da rede de estudos rurais.Terra em (não negociação): as lutas por legitimação no contexto sul-africano de reforma-agrária. 2008. (Encontro).

Curso de Extensão " Terra e direitos sociais na Africa do Sul contemporanea: direitos tradicionais e reforma agraria". 2008. (Outra).

IX Cingresso da ALADAA-B. Terra em questão: as lutas por direitos no contexto sul-africano de reforma-agrária. 2008. (Congresso).

XVI Encontro Nacional de Estudos Populacionais- As Desigualdades Sócio-Demográficas e os Direitos Humanos no Brasil. 2008. (Encontro).

Coloquio Internacional Os desafios urbanos no Brasil e na africa do Sul. 2007. (Outra).

Seminário Roberto Cardoso de Oliveira. 2007. (Seminário).

XIII Congresso Brasileiro de Sociologia. Dilemas da Reforma Agrária na África do Sul Contemporânea. 2007. (Congresso).

1° Encontro da Rede de Estudos Rurais-'Uma proposta de intercambio de Pesquisa'. 2006. (Encontro).

Sociologia e Dieito: Explorando as Interseções. 2006. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Bianca de Cássia Garcia

TOLEDO, E. F. T.;GOTLIB, J.; ANDRADE, A. C.. Evolução da população e o despovoamento no interior de Portugal: O caso do Concelho de Bragança.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Aluno: Warllen Torres Nannini

CASIMIRO, F. H. C.; ANDRADE, A. C.;GOTLIB, J.. A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA DE REPRODUÇÃO E NATURALIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS GERAIS CAMPUS MUZAMBINHO (2008-2018). 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Antonádia Monteiro Borges

BORGES, A.; Neves, D. P.; ROSA, M. C.. Gente e Governo em movimento: a trajetória dos militantes por terra na província de KwaZulu-Natal. 2009. Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

MARCELO CARVALHO ROSA

Rosa, M. C.. Artesãos do Estado. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Luciana Ferreira Tatagiba

TATAGIBA, LUCIANADAGNINO, E.; ROSA, M.. Artesãos do Estado: As conexões entre ativistas e funcionários do governo na construção e elaboração de políticas de reparação histórica. O caso do Quilombo de Ivaporunduva, Brasil, e o dos Bhangazi, África do Sul. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

Luciana Ferreira Tatagiba

DAGNINO, E.; PIETRAFIESA, E.;TATAGIBA, Luciana. Da oralidade à titulação: tecendo os fios do Estado por meio da análise dos processos de titulação de comunidades rurais negras em países do Sul. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas.

José Maurício Paiva Andion Arruti

DAGNINO, E.; ROSA, M.; TATAGIBA, L.;ARRUTI, José Maurício. Artesãos do Estado: as conexões entre ativistas e funcionários do governo na construção e elaboração de políticas de reparação. 2016. Tese (Doutorado em PPGCS - Doutorado em Ciências Sociais) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp.

Emilia Pietrafesa de Godoi

GODOI, E. P. / PIETRAFESA DE GODOI, E.; Tatagiba, L.; Dagnino, Evelina. Da Oralidade à Titulação: tecendo os fios do Estado por meio da análise de processos de titulação de comunidades rurais negras em países do Sul. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Ciência Política) - Universidade Estadual de Campinas.

Marcos Otavio Bezerra

ROSA, M. C.;BEZERRA, M. O.; NEVES, D. P.. O Dilema da Reforma Agrária na África do Sul Contemporânea. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense.

Delma Pessanha Neves

ROSA, Marcelo Carvalho; BORGES, Antonádia;NEVES, D. P.. Getting people back to the land: interdependência entre Governo e Ongs na produção de beneficiários da porvíncia de KwaZulu-Natal. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Sociologia e Direito) - Programa de pós graduação em Sociologia e Direito.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Juliana Flausino

ANTES E DEPOIS DO SEDA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELO ESTADO MINEIRO EM PROL DA REFORMA AGRÁRIA; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; (Orientador);

Mariana Medeiros

ANTES E DEPOIS DO SEDA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELO ESTADO MINEIRO EM PROL DA REFORMA AGRÁRIA; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; (Orientador);

Mariana Medeiros Alves

Cenário da Reforma Agrária Mineira: O caso do Vale do Jequititnhonha-MG; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Joyce Gotlib;

Juliana de Oliveira Flausino

Escolas Rurais do Município de Poços de Caldas: Uma geografia urbana ou rural?; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Joyce Gotlib;

Lillian Carrington Davison Nascimento

Resgatando Horta: Plantando educação ambiental; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão Ambiental) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Joyce Gotlib;

Mariana Medeiros Alves

Antes e depois da SEda: uma análise preliminar das estratégias adotadas pelo estado mineiro em prol da reforma agrária; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Joyce Gotlib;

Juliana de Oliveira Flausino

Antes e depois da SEda: uma análise preliminar das estratégias adotadas pelo estado mineiro em prol da reforma agrária; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Joyce Gotlib;

Ingrid Ribeiro Ventura

As percepções acerca do trabalho desenvolvido no projeto IF Mulher; 2018; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais; Orientador: Joyce Gotlib;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

MARCELO CARVALHO ROSA

Getting people back to land: interdependência entre governos e ong´s na produção de beneficários por terra na província de Kwazulu-Natal, Africa do Sul; 2010; Dissertação (Mestrado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Carvalho Rosa;

MARCELO CARVALHO ROSA

O dilema da reforma agrária na África do Sul contemporânea; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Carvalho Rosa;

MARCELO CARVALHO ROSA

Movimentos Sociais comparados Brasil/africa do sul; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Sociais) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Marcelo Carvalho Rosa;

Evelina Dagnino

ARTESÃOS DO ESTADO: AS CONEXÕES ENTRE ATIVISTAS E FUNCIONÁRIOS DO GOVERNO NA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE POLÍTICAS DE REPARAÇÃO HISTÓRICA; O CASO DO QUILOMBO DE IVAPORUNDUVA, BRASIL, E O DOS BHANGAZI, ÁFRICA DO SUL; ; 2016; Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Evelina Dagnino;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GOTLIB, J. ; ALVES, B. J. P. . Momentos inaugurais da reforma agrária: Brasil e África do Sul. Revista IDEAS (Online) , v. 3, p. 30-53, 2009.

  • GOTLIB, J. . Land and Restitution in Comparative Perspective: Analysing the Evidence of Right to Land for Black Rural Communities in Brazil and South Africa. In: WAGNER,Peter. (Org.). African, American and European Trajectories of Modernity Past Oppression, Future Justice?. 1ed.Edinburgo: Edinburgh University Press, 2015, v. 1, p. 1-208.

  • GOTLIB, J. . Getting People back to the Land. In: IV Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2010, Curitiba. ANAIS DO IV ENCONTRO REDE DE ESTUDOS RURAIS ISSN 2178-9282, 2010.

  • GOTLIB, J. . Reforma agrária e ações estatais na África do Sul. In: XIV Congresso Brasilerio de Sociologia- Consensos e Controvérsias, 2009, Rio de Janeiro. XIV Congresso Brasilerio de Sociologia- Consensos e Controvérsias, 2009.

  • GOTLIB, J. . TERRA EM (NÃO) NEGOCIAÇÃO: AS LUTAS POR LEGITIMAÇÃO NO. In: 3º Encontro da Rede de Estudos Rurais, 2008, Campina Grande- Paraíba. Tecendo o Intercambio: diversidade e perspectivas do mundo rural, 2008.

  • GOTLIB, J. . WHEN THE LAND OF DREAMS COME TRUE: ANALYZING THE WORK OF EVIDENCE. In: XIII World Congress of Rural Sociology, 2012, Lisboa. The new rural world: from crises to opportunities abstracts on cd-rom, 2012.

  • GOTLIB, J. . Entre túmulos prosas e rituais: comparando processos de construção de evidências pelo direito à terra ancestral no Vale do Ribeira, Brasil, e no Parque Isimangaliso, Africa do Sul.. In: 36º Encontro Anual da ANPOCS, 2012, Águas de Lindóia. 36º Encontro Anual da ANPOCS- Programa e Resumos, 2012.

  • GOTLIB, J. . Gente e Governo em movimento a trajetória dos militantes por terra na província de KwaZulu-Natal.. In: VIII Reunion o de Antropología del Mercosur:Diversidad y Poder in América Latina, 2009, Buenos Aires. VIII Reunion o de Antropología del Mercosur:Diversidad y Poder in América Latina, 2009.

  • GOTLIB, J. . Governo e gente em movimento: a trajetória dos militantes por terra na província de KwaZulu-Natal.. In: 33° Encontro Anual ANPOCS, 2009, Caxambu. PROGRAMA E RESUMOS DO 33º ENCONTRO ANUAL, 26 a 30 de outubro de 2009, Caxambu, MG, 2009.

  • GOTLIB, J. . Governo e Gente em movimento: a trajetória dos militantes por terra na província de KwaZulu-Natal. In: XXVII ALAS 2009, 2009, Buenos Aires. XXVII ALAS 2009, 2009.

  • GOTLIB, J. . Gênero e Sexualidade na Educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOTLIB, J. . Debatendo cultura nas Ciências Sociais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOTLIB, J. . Políticas Públicas Fundiárias de Reparação Histórica em Perspectiva. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOTLIB, J. . Rituais, festejos, e túmulos postos à prova: um estudo comparado das evidências do direito à terra da comunidade quilombola de Ivaporunduva, Brasil e dos Bhangazi, África do Sul. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOTLIB, J. . Cultura, Identidade e Cidadania: A Importância da Cultura no Desenvolvimento da Cidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOTLIB, J. . Experiences of Agreement between parks and people in contemporary Brazil and South Africa: the Bhangazi and Ivaporunduva case in perspective. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOTLIB, J. . Seeing like watch dogs:the performance of the Isimangaliso Authority Park in St Lucia, KwaZulu-Natal.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GOTLIB, J. . WHEN THE LAND OF DREAMS COME TRUE: ANALYZING THE WORK OF EVIDENCE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOTLIB, J. . Entre túmulos, prosas e rituais: comparando evidências pelo direito à terra ancestral no Vale do Ribeira, Brasil e no Parque IsiMangaliso, África do Sul.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOTLIB, J. . Getting People Back to the Land: Interdependence between State and NGOs in the execution of South Africa Land Reform Programme. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOTLIB, J. . Governo e gente em movimento: a trajetória dos militantes por terra na província de KwaZulu-Natal.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GOTLIB, J. . lutas por Terra, estado e Direitos: pesquisando na África do Sul contemporânea. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOTLIB, J. . Terra em (nao ) negociacao: as lutas por legitimacao no contexto sul africano de reforma agrária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOTLIB, J. . Terra em questão: as lutas por direitos no contexto sul-africano de reforma agrária. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOTLIB, J. . O Dilema da Reforma Agraria na Africa do Sul Contemporânea. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GOTLIB, J. . Dilemas da Reforma Agrária na África do Sul Contemporânea. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GOTLIB, J. . Land and Restituion in Comparative Perspective:Analyzing the evidence of right to land for black rural communities in Brazil and South Africa. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2014 (Artigo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GOTLIB, J. . Parecerista na I Feira de Ciênciaas do IF Sul de Minas- campus Poços de Caldas. 2017.

GOTLIB, J. . Parecerista da 9º jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS. 2017.

GOTLIB, J. . Oficina de Ética e cidadania. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GOTLIB, J. . Experiências de pesquisa num contexto extremo:Interdependência entre Governo e ONGs na produção de beneficiários por terra da província de KwaZulu-Natal, África do Sul. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Política agrária mineira em foco: uma análise preliminar dos impactos promovidos pela criação da SEDA durante o Governo Pimentel(2015-2018), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Joyce Gotlib - Coordenador / Mariana Medeiros Alves - Integrante / Juliana de Oliveira Flausino - Integrante.

  • 2017 - 2018

    ANTES E DEPOIS DO SEDA: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELO ESTADO MINEIRO EM PROL DA REFORMA AGRÁRIA, Descrição: Projeto de pesquisa sem fomento. Objetivos:Com este projeto, pretende-se construir um levantamento preliminar das políticas publicas fundiárias desenvolvidas nos últimos oito anos(2010-2017) no estado de Minas Gerais, com destaque para aquelas implementadas a partir da criação do SEDA, vislumbrando analisar os avanços (ou retrocessos) relativos ao desenvolvimento da agricultura familiar e sua fixação no campo observados a partir da execução dos programas sociais em curso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Joyce Gotlib - Coordenador / Mariana Medeiros Alves - Integrante / Juliana de Oliveira Flausino - Integrante.

  • 2011 - 2013

    TRAMOD- Trajectories of Modernity in European and Non- European Countires, Descrição: The ?Trajectories of Modernity? (TRAMOD) project aims at advancing the analysis of the contemporary plurality of self-understandings and related institutional structures of societies and polities in the current global context. It will analyze these self-understandings against the background of the historical trajectories of those societies. The analysis of the existing multiple forms of modernity is the major challenge to current social and political theory and comparative-historical and political sociology. It requires a conceptual and empirical analysis of that which is common to different forms of modernity and that which varies between them. Furthermore, it demands an analysis as to why particular forms of modernity developed in specific societal settings. Convincing responses to these questions are currently not available. Scholars in this field either underestimate variation or succumb to some idea of global trends of ?neomodernization? or neo-liberal transformation of global capitalism, or they overestimate historical continuities and provide some culturalist explanation of ?civilizational? difference.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joyce Gotlib - Integrante / Peter Wagner - Coordenador.

  • 2006 - 2010

    Movimentos Sociais, lutas por terra e proteção dos direitos no Brasil e na África, Descrição: Como compreender que tanto no Brasil como na África do Sul os movimentos de sem-terras venham ocupando um lugar central nas reivindicações de direitos sociais? Esta é a questão central desse projeto que visa investigar comparativamente a constituição, as formas de ação coletiva e as reivindicações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (no Brasil) e do Landless People's Movement (na África do Sul). Uma decorrência direta desse primeiro objetivo é compreender as formas pelas quais estes movimentos têm negociado com seus respectivos governos e as noções de Estado e Sociedade Civil que emanam dessas relações. Outra dimensão do proejto são as formas culturais que o direito à terra toma em cada um dos contextos analisados. No caso africano, o principal dilema encontra-se na interseção entre direitos formais e informais nla constituição das agendas públicas voltadas para os direitos sociais... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joyce Gotlib - Integrante / Marcelo Carvalho Rosa - Coordenador / Antonadia Borges - Integrante / Juliana Lessa - Integrante / Garcia Neves - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Ford - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2010

    Movimentos Sociais Comparados: África do Sul e Brasil, Descrição: Estudar, numa perspectiva comparativa, movimentos sociais, em especial nos países periféricos - com ênfase no Brasil, África do Sul. Mais especificamente de mov. sociais rurais e urbanos que têm como bandeiras de luta questões envolvendo a posse e propriedade de terra, suas estratégias para articular ações nas escalas local, regional, nacional e internacional. Esse objetos de pesquisa empírica são considerados essenciais para que no âmbito do projeto se desenvolva uma "Teoria Sociológica da Cultura como artefato politico", ou seja, uma teoria que analise as contribuições dos embates culturais dos países em questão para as noções de Estado e sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joyce Gotlib - Integrante / Marcelo Carvalho Rosa - Coordenador / Sam Moyo - Integrante / Fabricio Cardoso de Mello - Integrante / Paula Monteiro - Integrante / Lungisile Ntsebeza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2002 - Atual

    Construção Democrática, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joyce Gotlib - Integrante / Evelina Dagnino - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Aprovação 1º lugar processo seletivo docente, FATEC OGARI DE CASTRO ITAPIRA SP.

2016

Aprovada em 1º lugar no Processo de Seleção Docente de Provas e Títulos da FEG (Fundação Educacional Guaçuana), SIGMA-RH Concursos.

2016

Aprovada em 1º lugar no processo de seleção docente de provas e títulos da ETEC João Maria Stevannato, ETEC João Maria Stevanatto-Itapira-SP.

2016

Aprovação 1º lugar processo seletivo docente - Cièncias Humanas I, IF SUL DE MINAS - CAMPUS POÇOS DE CALDAS.

2011

Bolsa PDSE- Estágio Doutorando no Exterior, CAPES.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor EBTT Substituto- Ciências Humanas, Carga horária: 40

    Atividades

    • 04/2018

      Extensão universitária , Campus Poços de Caldas, .,Atividade de extensão realizada, Curso Fic- If Mulher- Coordenação de Curso.

    • 02/2018

      Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia, Antropologia

    • 07/2017

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica I

    • 07/2017

      Ensino, Licenciatura em Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização dos espaços Urbano e Rural

    • 07/2017

      Extensão universitária , Campus Poços de Caldas, .,Atividade de extensão realizada, Horta e Paisagismo.

    • 06/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Campus Poços de Caldas, .,Linhas de pesquisa

    • 02/2017

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia e Filosofia

    • 02/2017 - 07/2017

      Ensino, Gestão Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia Ambiental

    • 02/2017 - 07/2017

      Ensino, Gestão Comercial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica I

  • 2014 - 2016

    Secretária de Educação do Estado de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Educação Básica II-Sociologia, Carga horária: 15

    Atividades

    • 02/2014 - 12/2016

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia e Filosofia

  • 2010 - 2016

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista de doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista

  • 2008 - 2010

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de mestrado- pesquisador

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

  • 2011 - 2012

    Universitat de Barcelona

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 2018 - Atual

    Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Médio e Técnico, Carga horária: 2