Luiz Paulo Gomes Neves
Luiz Giban, nome artístico de Luiz P. Gomes, é realizador audiovisual.
É Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (ingresso em 2017), com projeto de tese intitulado: "A escrita processual e colaborativa de Miguel Gomes" e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (2012).
Na UFF é também bacharel em Comunicação Social, habilitação Cinema (2013) e tem como primeira formação a licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005).
É membro e programador do Risco Cinema, núcleo de cinema experimental composto por pesquisadores, artistas e professores universitários, que vêm realizando uma série de atividades desde 2015. Foram propostos cursos, palestras, exibições de filmes, mostras de cinema, sempre com o intuito de promover a divulgação e reflexão do cinema experimental.
Informações coletadas do Lattes em 12/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Comunicação
2010 - 2012
Universidade Federal Fluminense
Título: A construção de um profeta: a prática discursiva enquanto distinção de autoria no gênero da pornochanchada,Ano de Obtenção: 2012
Mariana Baltar Freire..Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Gêneros cinematográficos; Pornochanchada; Pedro Carlos Rovai.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Graduação em Comunicação Social - Cinema
2007 - 2013
Universidade Federal Fluminense
Título: A pornochanchada de Pedro Carlos Rovai: uma análise de A Viúva Virgem e Ainda Agarro Esta Vizinha
Orientador: Mariana Baltar Freire.
Graduação em História
2000 - 2005
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Um olhar sobre a imprensa: a análise da censura no Brasil através do golpe de Pinochet
Orientador: Marcelo Magalhães
Formação complementar
2016 - 2016
Pasolini: convergências, disparidades. , Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.
2015 - 2015
Nicole Brenez - Propriedades, teorias e potências da figuratividade fílmica. (Carga horária: 6h). , Consulado Geral da França no Brasil, Maison de France, Brasil.
2014 - 2014
A dimensão do mínimo no audiovisual (Dellani Lima). (Carga horária: 20h). , Cinema de Garagem, CINEMA DE GARAGE, Brasil.
2014 - 2014
Laboratório Percursos do cinema brasileiro contemporâneo. , Jurubeba Produções, JURUBEBA, Brasil.
2014 - 2014
Masterclass - Jia Zhangke, a cidade em quadro - com Jia Zhangke. , Caixa Cultural do Rio de Janeiro, CAIXA-RJ, Brasil.
2013 - 2013
Laboratório de Projetos de Curta-Metragem 2013. (Carga horária: 12h). , Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, CURTACINEMA, Brasil.
2010 - 2012
Grupo de estudos de dramaturgia (David F. Mendes). (Carga horária: 210h). , David França Mendes, DAVIDFM, Brasil.
2010 - 2010
Adaptação: a Literatura no Cinema. (Carga horária: 30h). , Festival Adaptação, ADAPTAÇÃO, Brasil.
2010 - 2010
Roteiro em Carne e Osso II (David França Mendes). (Carga horária: 24h). , Livraria Moviola, MOVIOLA, Brasil.
2010 - 2010
Roteiro em Carne e Osso (David França Mendes). (Carga horária: 27h). , Laboratório Estação, ESTAÇÃO, Brasil.
2009 - 2009
Autores de Cinema: Encontros com Roteiristas. (Carga horária: 10h). , Laboratório Estação, ESTAÇÃO, Brasil.
2009 - 2009
Edição em Final Cut (Marcos Horácio Azevedo). (Carga horária: 20h). , Núcleo de Produção Digital - Niterói, NPD, Brasil.
2009 - 2009
O Erotismo no Cinema Brasileiro (Hernani Heffner). (Carga horária: 16h). , Kino Filmes, KINO, Brasil.
2009 - 2009
Colóquio internacional: Cinema, tecnologia, percepção, novos diálogos. , FAPERJ, F_FORN, Brasil.
2008 - 2008
O som no cinema. (Carga horária: 20h). , Tela Brasilis Associação Cultural, TELA, Brasil.
2008 - 2008
Encontro Unificado da Rede Brazucah. (Carga horária: 12h). , Brazucah, BRAZUCAH, Brasil.
2008 - 2008
Edição digital de vídeo em AVID. (Carga horária: 30h). , SENAC, S_FORN, Brasil.
2007 - 2008
Estudos avançados em roteiro (Claudio Mac Dowell). (Carga horária: 180h). , Imágica Produções, IMÁGICA, Brasil.
2006 - 2006
Patrimônio científico: dilemas e desafios. (Carga horária: 20h). , Museu de Astronomia e Ciências Afins, MAST, Brasil.
2006 - 2006
Roteiro de Cinema e TV com Claudio Mac Dowell. (Carga horária: 36h). , Escola Vídeo Fundição / Arcos Digital Filmes, ARCOS, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Desenhos Animados e Humorísticos. (Carga horária: 72h). , Centro Educacional de Niteroi, CEN*, Brasil.
2005 - 2005
Flash: Rich Media Design. (Carga horária: 16h). , Instituto Infinet, INFNET, Brasil.
2005 - 2005
História e Cinema. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2005 - 2005
História e Cinema. (Carga horária: 40h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2004 - 2004
A Esquerda e o Regime Militar. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2003 - 2003
Religião e Contemporaneidade. (Carga horária: 20h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2002 - 2002
A História dos Agentes da Pastoral do Negro. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2000 - 2000
A Práxis Política O Modelo Ateniense. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2000 - 2000
A Formação do Processo Histórico na China Antiga. (Carga horária: 3h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Montagem Cinematográfica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Roteiro e Direção Cinematográficos.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Ditadura Militar no Brasil.
Organização de eventos
AMANCIO, T. ; Giban, Luiz ; VIEIRA, J. L. . Mostra Cinematográfica - Os Múltiplos Lugares de Roberto Farias. 2012. (Outro).
GOMES, Luiz Paulo . Pré-estréia seguida de debate do filme ?Era uma vez...?. 2008. (Outro).
Participação em eventos
Mr. Faker: Orson Welles e a autoria na indústria do cinema.Orson Welles e a autoria através da montagem.. 2015. (Outra).
Mr. Faker: Orson Welles e a autoria na indústria do cinema.Debate sobre o filme "A marca da maldade".. 2015. (Outra).
XIX Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE)."Nova Dubai" e "O Animal Sonhado": a autoria pornográfica brasileira. 2015. (Encontro).
8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.Os direitos humanos e o cinema - Tensões e distensões. 2013. (Outra).
XVII Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE).As virgens de Pedro Carlos Rovai: a castidade enquanto fórmula. 2013. (Encontro).
A Censura em Debate - USP.Censura ao Cinema: A Pornochanchada. 2012. (Seminário).
XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE).A prática discussiva como constituição de autoria na pornochanchada. 2012. (Encontro).
IX MAGIS / International Film Studies Spring School - Cartography of Pornographic Audiovisuals. How Much Porn There Is In pornochanchada? Brazilian Popolar Cinema and the Consolidation of A Porn Industry. 2011. (Congresso).
XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE).A discussão de gênero no cinema brasileiro através da pornochanchada. 2011. (Encontro).
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). Para pensar a adaptação no Cinema: Bonitinha, mas ordinária de Braz Chediak.. 2011. (Congresso).
XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). A pornochanchada: uma revolução sexual à brasileira. 2011. (Congresso).
Mostra 1959 - O Ano Mágico do Cinema Francês - Teatro Escola SESC.A construção narrativa em Hiroshima Mon Amour.. 2010. (Outra).
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). A pornochanchada: uma revolução sexual à brasileira.. 2010. (Congresso).
XIX Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense.Historiografia e Escrita Audiovisual. 2009. (Seminário).
XI Semana de Monitoria da Universidade Federal Fluminense.Métodos Práticos para a Direção de Atores. 2008. (Outra).
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação.Objetos de ciência e tecnologia como fontes documentais para a história das ciências: Resultados Parciais. 2007. (Encontro).
X Jornada Científica do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT).O instrumento científico enquanto objeto museológico. 2005. (Outra).
X Semana de História - 40 anos do golpe de 64: Abrindo os Porões da Ditadura.Comunismos: suas influências nas ditaduras chilena e brasileira.. 2004. (Outra).
Seminário de Pesquisa: Alunos e Alunas Tomando a Palavra - A pesquisa na formação docente.Comunismo: suas influências nas ditaduras chilenas e brasileiras nas décadas de 60 e 70. 2003. (Seminário).
Participação em bancas
BALTAR, Mariana.; Bragança, Maurício de;GOMES, Luiz Paulo. Pay-per-Porn: o mercado pornográfico audiovisual contemporâneo brasileiro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Cinema) - Universidade Federal Fluminense.
GOMES, Luiz Paulo. Parecer para a Revista Rascunho (UFF). 2016. Universidade Federal Fluminense.
GIBAN, Luiz (Luiz Paulo Gomes Neves); BOSCHI, S.; SILVA, M. V.;GOMES, Luiz P.. Júri ABD-RJ da VI Semana dos Realizadores. 2014. Jurubeba Produções.
GOMES, Luiz Paulo. Parecer para a Revista Rascunho (UFF). 2013. Universidade Federal Fluminense.
Produções bibliográficas
-
GOMES, Luiz Paulo . Um olhar sobre a imprensa: a análise da censura no Brasil através do golpe de Pinochet. Cabanos (Arapiraca) , v. 1, p. 67-92, 2007.
-
GOMES, Luiz P. ; BALTAR, Mariana. . E pornô, tem pornô?: Panorama of Brazilian Porn. 1. ed. Mimesis International, 2015.
-
GOMES, Luiz Paulo . Para pensar a adaptação no Cinema: ?Bonitinha, mas ordinária? de Braz Chediak. In: XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011, Recife. Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2011.
-
GOMES, Luiz Paulo . A pornochanchada: uma revolução sexual à brasileira. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010.
-
GOMES, Luiz Paulo . As virgens de Pedro Carlos Rovai: a castidade enquanto fórmula.. In: XVII Encontro da SOCINE, 2013, Florianópolis. XVII Encontro da SOCINE - Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL, 2013.
-
GOMES, Luiz Paulo . A prática discursiva como constituição de autoria na pornochanchada. In: XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2012, São Paulo. XVI Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) ? Centro Universitãrio Senac (SENAC-SP)., 2012.
-
BALTAR, Mariana. ; GOMES, Luiz P. . How much porn is there in pornochanchada? Brazilian popular cinema and its dialogue with pornographic domain. In: filmforum/2011, 2011, Udine/Gorizia. filmforum2011, 2011.
-
GOMES, Luiz Paulo . A discussão de gênero no cinema brasileiro através da pornochanchada. In: XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine) ? Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)., 2011, Rio de Janeiro. XV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), 2011.
-
GIBAN, Luiz (Luiz Paulo Gomes Neves) ; GOMES, Luiz P. . Orson Welles e a autoria através da montagem.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GIBAN, Luiz (Luiz Paulo Gomes Neves) ; GOMES, Luiz P. . Debate sobre o filme 'A marca da maldade'.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GOMES, Luiz P. . 'Nova Dubai' e 'O Animal Sonhado': a autoria pornográfica brasileira. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Giban, Luiz . Os direitos humanos e o cinema - Tensões e distensões. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, Luiz Paulo . As virgens de Pedro Carlos Rovai: a castidade enquanto fórmula.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, Luiz Paulo . A prática discursiva como constituição de autoria na pornochanchada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, Luiz Paulo . Censura ao Cinema: A Pornochanchada. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GOMES, Luiz Paulo . A discussão de gênero no cinema brasileiro através da pornochanchada. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, Luiz Paulo . Para pensar a adaptação no Cinema: ?Bonitinha, mas ordinária? de Braz Chediak. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BALTAR, Mariana. ; GOMES, Luiz Paulo . How Much Porn There Is In pornochanchada? Brazilian Popular Cinema and the Consolidation of A Porn Industry. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, Luiz P. . A construção narrativa em Hiroshima Mon Amour.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
GOMES, Luiz Paulo . A pornochanchada: uma revolução sexual à brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, Luiz P. . Historiografia e Escrita Audiovisual. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
GOMES, Luiz Paulo . Métodos Práticos para a Direção de Atores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
GOMES, Luiz Paulo ; GRANATO, Marcus ; PENHA, Claudia ; FURTADO, Janaína . Objetos de ciência e tecnologia como fontes documentais para a história das ciências: resultados parciais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
GOMES, Luiz P. . O instrumento científico enquanto objeto museológico. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, Luiz P. . Comunismos: suas influências nas ditaduras chilena e brasileira.. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GOMES, Luiz P. . Comunismo: suas influências nas ditaduras chilenas e brasileiras nas décadas de 60 e 70. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GIBAN, Luiz (Luiz Paulo Gomes Neves) ; GOMES, Luiz Paulo . Os múltiplos Farias: uma análise sobre Toda Donzela tem um pai que é uma fera e Os Paqueras. Rio de Janeiro: Jurubeba Produções, 2012 (Artigo).
Outras produções
Giban, Luiz ; FREIRE, R. L. ; SALVATIERRA, E. . Parecerista da Revista Rascunho v.8, n.14 (2016) (ligada ao departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense). 2015.
FREIRE, R. L. ; GOMES, Luiz P. ; SALVATIERRA, E. . Parecerista da Revista Rascunho v.5, n.8-9 (2013) (ligada ao departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense). 2013.
Pedro Curi ; GOMES, Luiz Paulo ; MELIANDE, M. ; SVARTMAN, R. . Representação do Jovem no Audiovisual (mediação). 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ALTENFELDER, F. ; BENTES, I. ; GOMES, Luiz Paulo ; MIGLIORIN, C. ; RAFUCKO, R. P. . Midiativismo (mediação). 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Giban, Luiz ; VIEIRA JUNIOR, Luiz Garcia ; MURARI., Lucas. . Risco Cinema - Vídeos de Letícia Parente (1975 - 1982). 2016. (Curadoria/programação).
Giban, Luiz ; MURARI., Lucas. ; VIEIRA JUNIOR, Luiz Garcia . Risco Cinema na Ocupa Minc. 2016. (Curadoria/programação).
Giban, Luiz ; MURARI., Lucas. ; VIEIRA JUNIOR, Luiz Garcia . Risco Cinema - brasil / experimental / contemporâneo. 2016. (Curadoria/programação).
Giban, Luiz ; MURARI., Lucas. ; VIEIRA JUNIOR, Luiz Garcia . Risco Cinema - VER (Panorama de criação audiovisual Latino-Americana). 2016. (Curadoria/programação).
Giban, Luiz ; MURARI., Lucas. ; VIEIRA JUNIOR, Luiz Garcia . Risco Cinema - Trans(a)bordagens/Filmes de Joel Pizzini. 2016. (Curadoria/programação).
GIBAN, Luiz (Luiz Paulo Gomes Neves) ; GOMES, Luiz P. . Workshop prático de roteiro. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GOMES, Luiz Paulo ; GIBAN, Luiz (Luiz Paulo Gomes Neves) . Workshop de Roteiro - A América por John Ford. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
GOMES, Luiz Paulo . Workshop prático de roteiro na V Mostra Audiovisual de Petrópolis. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Giban, Luiz ; LEAO, R. S. ; ROBALINHO, R. . Workshop audiovisual - O poder das Imagens. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Giban, Luiz . Oficina de roteiro. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Giban, Luiz . Realização do longa-metragem 'Mulambo' (etapa de desenvolvimento). 2016. Filme.
Giban, Luiz ; SAAR, Rafael. . Diretor assistente do longa-metragem 'Peixe'. 2016. Filme.
Giban, Luiz . Assistente de direção e co-roteirista do longa-metragem 'Missão 115'. 2016. Filme.
Giban, Luiz . Montador do curta-metragem 'Matinê', direção Davi Kolb. 2016. Filme.
Giban, Luiz ; MURARI., Lucas. ; VIEIRA JUNIOR, Luiz Garcia . Curadoria do Risco Cinema - exibições 2016. 2016. Filme.
Giban, Luiz . Roteirista para a ficção seriada 'Selva Concreta' (argumento do episódio piloto e sinopses da primeira temporada). 2015. Outra.
Giban, Luiz . Montador do curta-metragem '32 Dentes', direção Davi Kolb. 2015. Filme.
Giban, Luiz ; CASTRO, Joaquim ; OLIVEIRA, Bernardo ; AZEVEDO, Pedro. . Realização Canal Canal / AudioRebel / Quintavant. 2015. Outra.
Giban, Luiz . Consultor de roteiro para o longa-metragem 'Qualquer Gato Vira-Lata 2'. 2014. Filme.
GIBAN, Luiz (Luiz Paulo Gomes Neves) ; GOMES, Luiz Paulo . Roteirista para o projeto de longa-metragem 'Viúva Virgem'. 2014. Filme.
BORGES, C. ; CAETANO, D. ; Giban, Luiz ; GRACCIANO, V. ; LIMA, L. C. ; LIMA, E. S. ; LINHART, C. ; REIS, V. ; RIBEIRO, A. C. ; SAMPAIO, A. . Rio em Chamas (direção, roteiro e montagem do episódio 'Não é Não'). 2014. Filme.
CAETANO, Daniel. ; Giban, Luiz . Assistente de direção 'Rio em Chamas'. 2014. Filme.
Giban, Luiz . Editor de vídeo do programa de televisão 'Matemática em Toda Parte II'. 2013. Outra.
Giban, Luiz . Editor de vídeo do programa de televisão 'Os Exploradores de Kuont'. 2013. Outra.
Giban, Luiz . Roteirista do 'Ciência em Quadro', Interprograma do Canal Futura.. 2013. Outra.
Giban, Luiz . Assistência de finalização da série 'Sua Escola, Nossa Escola'.. 2013. Outra.
Giban, Luiz . Diretor do curta-metragem 'Marina'. 2013. Filme.
Giban, Luiz . Vinheta e Pílulas da Mostra 'Os Múltiplos Lugares de Roberto Farias'. 2012. Vídeo.
Giban, Luiz ; JEVOUX, Renato. . Assistência de direção do média-metragem 'O bebê de tarlatana rosa'. 2011. Filme.
Giban, Luiz . Projeto de curta-metragem 'Gerações'. 2011. Filme.
Giban, Luiz . Direção, roteiro e montagem do curta-metragem 'Lúcia e o céu'. 2010. Filme.
Giban, Luiz ; MALAFAIA, Andy. . Assistência de direção do curta-metragem 'Palhaços'. 2010. Filme.
Giban, Luiz ; VASCONCELOS, Thaís. . Assistência de direção do curta-metragem 'José'. 2009. Filme.
Giban, Luiz ; PECH, Daniel. . Direção de produção do curta-metregem 'Viagem à lua'. 2009. Filme.
Giban, Luiz . Realização do curta-metragem experimental 'Brain'. 2008. Vídeo.
Projetos de pesquisa
-
2012 - Atual
Nex - Núcleo de Estudos do Excesso nas Narrativas Audiovisuais, Descrição: Organização do livro "Cartographies of Brazilian Porn Studies" como parte do projeto do grupo Porn Studies da Spring School Udine/Gorizia, da Universidade de Udine, na Itália.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Paulo Gomes Neves - Integrante / Mariana Baltar Freire - Coordenador / Geisa Rodrigues Leite da Silva - Integrante / Klaus'Berg Nippes Bragança - Integrante / Nayara Matos Coelho Barreto - Integrante / Thalita Cruz Bastos - Integrante.
Prêmios
2016
Melhor Montagem/Edição pelo curta-metragem "32 Dentes", 39ª edição do Festival Guarnicê de Cinema - Maranhão.
2015
Projeto de longa-metragem, Fundo Setorial do Audiovisual.
2013
Projeto, Curta Cinema - Franco Produções.
2011
Trabalho "A pornochanchada: uma revolução sexual à brasileira" finalista do Prêmio Estudantil Intercom, Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação.
2005
Menção Honrosa pela apresentação do trabalho "O instrumento científico enquanto objeto museológico", na X Jornada Científica do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT), 27 de junho de 2005., CNPQ.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - Atual
Risco Cinema - Núcleo de Cinema ExperimentalVínculo: Membro, Enquadramento Funcional: Curador/programador, Carga horária: 12
Outras informações:
O Risco Cinema é composto por cineastas, artistas, professores universitários e pesquisadores de cinema, e vem realizando uma série de atividades desde 2015. Foram propostos cursos, palestras, exibições de filmes, mostra de cinema, com intuito de promover a divulgação e reflexão do cinema experimental. Por cinema experimental, entendemos a complexidade da produção cinematográfica que envolve a experimentação formal e o engajamento político. A proposta do grupo é criar um espaço aglutinador capaz de promover um entendimento mais intenso e abrangente sobre filmes realizados sob perspectivas de outras poéticas e dessa forma valorizar e ampliar a possibilidade de constituirmos novas formulações estéticas. Um dos motivos que nos levaram à criação do grupo é o reconhecimento de uma crescente demanda na cidade. Identificamos a existência de um público, fora do quadro tradicional de cinefilia e realização cinematográfica, interessados em conhecer a produção e o pensamento sobre o assunto. O Risco Cinema visa preencher uma lacuna nos estudos e na prática de cinema experimental na cidade. Por mais que essa tipologia de cinema tenha sido - e continue - a ser feito na cidade, seu tratamento por parte de agências de fomento, modelos de realização e distribuição é bem diferente do circuito mais habitual de cinematografia. O grupo busca capacitar cineastas, artistas, pesquisadores e estudantes, por meio de ações que coloquem em destaque a reflexão sobre esse mote.
2016 - 2016
Diálogo ComunicaçãoVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Assistente de direção / roteirista, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Assistente de direção e roteirista do projeto "Missão 115", dirigido por Silvio Da-Rin. Documentário contemplado no EDITAL BNDES 2015 DE CINEMA.
2016 - 2016
Segunda-Feira FilmesVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Montador/editor
Outras informações:
Montador do curta-metragem "Matinê", dirigido por Davi Kolb. Projeto selecionado pelo edital de produção de curta-metragem do "Programa de Fomento ao Audiovisual Carioca 2015 - Viva o Cinema!" da Riofilme.
2015 - 2015
Segunda-Feira FilmesVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Editor
Outras informações:
Editor do primeiro episódio/episódio piloto (?O Fatté dos Elluf?) do programa de TV documental À Moda da Casa, aprovado na linha Prodav 01/2012 do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Direção: Raquel Valadares Cliente: CineBrasilTV Editor também dos seguintes episódios da série: 2 - "O Lacón con Grelos dos Pérez Fernández" 4 - "O Falscher Hase dos Pertot" 6 - "A Sopa do Chalé dos Thurler" 8 - "O Frango ao Curry dos Madhusudanan" 9 - "O Guiosa dos Chou" 11 - "O Gefilte Fish dos Erlich"
2014 - 2015
Segunda-Feira FilmesVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Montador/editor
Outras informações:
Editor no curta-metragem "32 Dentes", direção Davi Kolb". Projeto selecionado pelo edital de produção de curta-metragem da Secretaria de Estado da Cultura do Rio de Janeiro em 2012.
2013 - 2015
Segunda-Feira FilmesVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Editor - Institucionais Petrobras
Outras informações:
Cliente: Petrobras: Projeto: Maestro Por um Dia Direção: Davi Kolb Período: Novembro de 2013 Projeto: Cenpes - Ex-superintendentes Direção: Alvaro Furloni Período: novembro e dezembro de 2013 Projeto: Prominp Direção: Raquel Valadares e Alvaro Furloni Período: novembro e dezembro de 2013 Projeto: Instituto Guga Kuerten Direção: Davi Kolb Período: maio de 2014 Projeto: Nas Pistas Direção: Alvaro Furloni e Davi Kolb Período: dezembro de 2014, janeiro e fevereiro de 2015
2014 - 2014
Segunda-Feira FilmesVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Editor
Outras informações:
Edição do trailer do longa-metragem: "Homem-Carro" Direção: Raquel Valadares
2014 - 2014
Segunda-Feira FilmesVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento, roteiro, direção e edição
Outras informações:
Realização (Desenvolvimento, Roteiro, Direção e Montagem) do piloto do programa de TV Tem Gente! ? Fazendo Música no Banheiro. Direção: Davi Kolb e Luiz Giban
2013 - 2013
Segunda-Feira FilmesVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de projeto
Outras informações:
Desenvolvimento do projeto de documentário "Harmonia Enlouquece". Projeto em co-direção com Davi Kolb e com as funções de Roteirista, Diretor e Montador.
2013 - 2013
Segunda-Feira FilmesVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Editor
Outras informações:
Projeto: "Faltam 1.000 Dias para os Jogos Paralímpicos"; Cliente: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016; Direção: Davi Kolb.
2012 - 2013
Segunda-Feira FilmesVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Editor
Outras informações:
Direção Geral: Breno Kuperman; Direção: Davi Kolb e Bruno Passeri. - Matemática em Toda Parte II: 13 episódios (13 minutos cada), trailer, making of e assistente de finalização; - Os Exploradores de Kuont: 13 episódios (26 minutos cada), trailer, making of e assistente de finalização; - Sua Escola Nossa Escola: making of e assistente de finalização.
2012 - 2012
Segunda-Feira FilmesVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Editor
Outras informações:
Projeto: "Centro Para o Futuro do Entretenimento" Direção: Alvaro Furloni. Cliente: Os Alquimistas.
2015 - 2016
Dilúvio ProduçõesVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Diretor assistente
Outras informações:
Diretor assistente no longa-metragem "Peixe", direção Rafael Saar. Projeto contemplado no Programa de Fomento à Cultura Carioca 2014 da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
2016 - 2016
CinegroupVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Editor
Outras informações:
Editor da série documental "Boas-Vindas", episódio "Luciana Coutinho", direção Lúcia Novaes, canal GNT.
2015 - 2015
SincrocineVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Coordenador de Desenvolvimento de Projetos
Outras informações:
Coordenador de Desenvolvimento de Projetos para a chamada PRODAV / Núcleo Criativo 2015, responsável por elementos como perfil e metodologia do Núcleo, além da supervisão dos 5 (cinco) projetos apresentados: Selva Concreta, Quem Conta um Conto, Carlos Imperial ? O Clube do Rock, Quem Vai Ficar com Mário e Qualquer Gato Vira-Lata ? A Série.
2015 - 2015
SincrocineVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Roteirista
Outras informações:
Roteirista para o projeto Selva Concreta inscrito na chamada PRODAV / Núcleo Criativo 2015, responsável pelo argumento e sinopses do projeto ainda em fase de desenvolvimento.
2014 - 2014
SincrocineVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Consultor de roteiro/ Script Doctor
Outras informações:
Consultoria de roteiro (scrip doctor) para o projeto de longa-metragem "Qualquer Gato Vira-Lata 2". Produção: Sincrocine.
2014 - 2014
SincrocineVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Roteirista
Outras informações:
Roteirista do projeto de longa-metragem "Viúva Virgem".
2010 - 2012
Universidade Federal FluminenseVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado
Outras informações:
Bolsista CNPq.
2011 - 2011
Universidade Federal FluminenseVínculo: Tutor, Enquadramento Funcional: Programa de tutoria, Carga horária: 8
Outras informações:
Tutoria para o curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (UFF), consistindo o trabalho na assessoria e orientação nas atividades acadêmicas dos alunos recém ingressos no curso.
2010 - 2010
Universidade Federal FluminenseVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Estágio docência (Mestrado), Carga horária: 10
Outras informações:
Disciplina "Mídia e Pornografia" ministrada para os alunos da graduação em Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Estágio docência ligado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, orientação da professora/doutora Mariana Baltar.
2008 - 2008
Universidade Federal FluminenseVínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor da Disciplina Direção de Atores, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitor do projeto "A análise ativa na direção de atores", vinculado ao Departamento de Cinema e Vídeo da UFF.
2012 - 2012
Jurubeba ProduçõesVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Assistente de curadoria
Outras informações:
Assistência de curadoria para a mostra cinematográfica "Os múltiplos lugares de Roberto Farias". Curadoria, João Luiz Vieira e Tunico Amancio Produção executiva Alessandra Castañeda/Jurubeba Produções
2012 - 2012
Jurubeba ProduçõesVínculo: Freelancer, Enquadramento Funcional: Editor de vinhetas e pílulas
Outras informações:
Vinheta e Pílulas para a mostra cinematográfica "Os múltiplos lugares de Roberto Farias". Curadoria: João Luiz Vieira e Tunico Amancio. Produção executiva Alessandra Castañeda/Jurubeba Produções.
2013 - 2013
TVA2 Produções LTDAVínculo: Roteirista, Enquadramento Funcional: Roteirista freelancer, Carga horária: 40
Outras informações:
Roteirista da série de interprogramas do Canal Futura "Ciência em quadro", exibida em 2013/2014.
2015 - 2015
Associação de Comunicação Educativa Roquete PintoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Editor de VT, Carga horária: 45
Outras informações:
Editor de vídeo na TV INES (http://tvines.com.br/), trabalhando principalmente no programa "Manuário".
2012 - 2012
Associação de Comunicação Educativa Roquete PintoVínculo: , Enquadramento Funcional: Editor de VT, Carga horária: 45
Outras informações:
Editor de vídeo na TV Brasil para os programas "Observatório da Imprensa" e "Caminhos da Reportagem".
2013 - 2014
Nu EspaçoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de técnicas de roteiro, Carga horária: 6
Outras informações:
No total, foram contabilizadas cento e quatorze (114) horas ao longo dos dois períodos (05 de agosto a 02 de dezembro de 2013 e 13 de fevereiro a 27 de fevereiro de 2014).
2013 - 2013
Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde ColetivaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsa de pesquisa com titulação de mestre, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsa de pesquisa para o projeto "Apoio ao Encontro de Coordenadores de Grupos Temáticos e a Comissão Científica do VI Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, período de 13 a 17 de novembro de 2013, no Rio de Janeiro". Coordenação: Martinho Silva (IMS/UERJ).
2009 - 2010
Laboratório de História Oral e Imagem - UFFVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq-PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto: Memória, história e genealogia da comunidade escrava nos antigos domínios dos Breves (Litoral Sul Fluminense, séculos XIX e XX). Linha de pesquisa: Historiografia e Escrita Audiovisual Orientadora: Hebe Mattos.
2008 - 2009
Laboratório de História Oral e Imagem - UFFVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq-PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto: Memória, história e genealogia da comunidade escrava nos antigos domínios dos Breves (Litoral Sul Fluminense, séculos XIX e XX). Linha de pesquisa: Historiografia e Escrita Audiovisual Orientadora: Hebe Mattos
2004 - 2008
Centro de Ensino MaravistaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30
Outras informações:
Aulas de História do Brasil e Geral para o Ensino Fundamental. Coordenador: Gustavo Pacheco.
Atividades
-
08/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil e Geral
2004 - 2004
Curso MegaVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 0
Outras informações:
Aulas de reforço em História para o Ensino Fundamental e Médio.
Atividades
-
07/2004 - 12/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil e Geral
-
07/2004 - 12/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil e Geral
2004 - 2005
Museu de Astronomia e Ciências AfinsVínculo: Bolsa de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsa do Programa de inciciação Científica - PIBIC/CNPq Projeto: "O instrumento científico enquanto objeto museológico". Orientador: Marcus Granato
2003 - 2004
Museu de Astronomia e Ciências AfinsVínculo: Bolsa de Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsa do Programa de inciciação Científica - PIBIC/CNPq Projeto: "A participação do Observatório Nacional no processo de demarcação de fronteiras no final do século XIX e início do século XX: estudos de cultura material". Orientadora: Luciene Pereira Carris Cardoso
Atividades
-
08/2004 - 07/2005
Estágios , Coordenação de Museologia, .,Estágio realizado, Objetos de C & T como Fontes Documentais para a História Das Ciências.
-
03/2004 - 07/2004
Estágios , Coordenação de Museologia, .,Estágio realizado, Projeto: A participação do Observatório Nacional no processo de demarcação de fronteiras no final do século XIX e início do século XX: estudos de Cultura Material.
-
08/2003 - 02/2004
Estágios , Coordenação de Museologia, .,Estágio realizado, As Comissões da Inspetoria de Obras Contra as Secas na Gestão de Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa (1909 - 1912).
2003 - 2004
Pré Vestibular Apoio MútuoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de aulas de Sociologia., Carga horária: 6
Outras informações:
Coordenação: Wesley Damasio Siqueira
Atividades
-
03/2003 - 07/2004
Ensino,,Disciplinas ministradas, Sociologia
2002 - 2002
Curso Preparatório CcpVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de História, Carga horária: 10
Outras informações:
Aulas de História para a prova de Sargento do Exército, concurso 2002.
Atividades
-
04/2002 - 08/2002
Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil e Geral
2002 - 2003
Arquivo Geral da Cidade do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio projeto, Carga horária: 20
Outras informações:
Supervisor: Jaime Antunes da Silva Bolsista: UERJ/CETREINA Projeto: CONARQ: 500 Anos do Descobrimento do Brasil.
Atividades
-
04/2002 - 12/2003
Estágios , Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, .,Estágio realizado, Projeto: 500 anos do descobrimento do Brasil.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Luiz Paulo Gomes Neves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?