Adenir Brito da Silva
Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar da Brigada Militar (1990). Tem experiência na área de Tecnologia da Informação para a Segurança Pública.
Informações coletadas do Lattes em 19/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Administração Policial Militar
2004 - 2004
Universidade Luterana do Brasil
Orientador: Marlo-Hur Toral Vieira
Graduação em Curso de Formação de Oficiais
1987 - 1990
Formação complementar
2013 - 2013
Análise Criminal. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública.
2013 - 2013
Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública.
2013 - 2013
Direitos Humanos Aplicados à Atuação Policial. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública.
2013 - 2013
Espanhol Básico 1. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública.
2013 - 2013
Gerenciamento de crises. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública.
2013 - 2013
Segurança Pública sem Homofobia. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública.
2013 - 2013
Sistemas e Gestão em Segurança Pública. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública.
2012 - 2012
Enfrentamento a Explor. Sexual de Crian. e Adolec.. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública.
2012 - 2012
Inglês I. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública.
2012 - 2012
Uso Diferenciado da Força. (Carga horária: 60h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública.
2008 - 2008
Tráfico de Seres Humanos. (Carga horária: 40h). , Secretaria Nacional de Segurança Pública.
2003 - 2003
Formação de Administradores Linux. (Carga horária: 120h). , Centro de Treinamento Tecnológico Advanced Maxwell.
2003 - 2003
Segurança em Redes Linux. (Carga horária: 20h). , Centro de Treinamento Tecnológico Advanced Maxwell.
1998 - 1998
Montagem e Configuração de Microcomputadores. (Carga horária: 30h). , SENAI - Departamento Regional do Rio Grande do Sul.
1998 - 1998
Microsoft Windows NT 4.0 Básico. (Carga horária: 20h). , CERIX Informática.
1997 - 1997
Curso de Formação de Instrut. de Microinformática. (Carga horária: 365h). , Brigada Militar, BM, Brasil.
1995 - 1995
Animator Pró. (Carga horária: 20h). , Data Center Informática.
1992 - 1992
Conceitos Gerais de Informática para Usuários. (Carga horária: 14h). , Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul.
1984 - 1986
Auxiliar Técnico em Processamento de Dados. (Carga horária: 432h). , Escola Estadual de 2º Grau da Brigada Militar.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende PoucoLê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Segurança Pública.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.
Grande área: Outros.
Participação em eventos
XX Congresso Brasileiro de Cartografia. 2001. (Congresso).
IX Congresso Nacional de Engenharia de Agrimensura. 2001. (Congresso).
VIII Conferência Ibero-Americana em Educação e Transferência de Tecnologia em Fotogrametria, SR e SIE. 2001. (Outra).
Participação em bancas
SILVA, A. B.; KORNAZEWSKI, V. H.; SILVA JUNIOR, R. R.. AMBIENTE VIRTUAL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E ANÁLISE CRIMINAL COMO FERRAMENTA DE SUPORTE AO PLANEJAMENTO OPERACIONAL. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Administração Policial Militar) - Universidade de Santa Cruz do Sul.
Produções bibliográficas
-
SILVA, A. B. . Segurança na Nuvem Pública - Google Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SILVA, A. B. . Programa Estratégico Tecnológico da Brigada Militar 2009/2015. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Outras produções
SILVA, A. B. . Tecnologia da Informação. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SILVA, A. B. . Access Básico e Avançado. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Prêmios
2013
Medalha "Major Noemio Ferraz" Grande Mérito da Aviação da Brigada Militar, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
2012
Medalha do Mérito do Serviço de Saúde, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
2007
Medalha de Serviço Policial Militar Grau Prata, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
2005
Medalha de Serviços Distintos, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
2000
Medalha Estrela de Reconhecimento Grau Bronze, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
1997
Medalha de Serviço Policial Militar Grau Bronze, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Brigada Militar, Departamento de Informática da Brigada Militar. , Rua dos Andradas - 498, Centro Histórico, 90020002 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 32882884, URL da Homepage:
Experiência profissional
1987 - Atual
Brigada MilitarVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Major QOEM, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Oficial de Polícia Militar no posto de Major, Chefe da Divisão de Gerencia de Redes do Departamento de Informática da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. - possuo conhecimento na área de TI, sempre fui responsável pelo setor de informática nas Unidades em que trabalhei. - Durante sete anos trabalhei junto a Secretaria da Justiça e da Segurança, sendo um dos responsáveis por toda a Área de TI da pasta, principalmente pelos Centros Integrados de Operações de Segurança Pública (190), setor que era também responsável pelo estabelecimento de políticas de TI para todo o setor de Segurança Pública no RS - EM 2007-2008, fui o responsável pela parte de Planejamento Operacional, Treinamento e Processamento de Ocorrências e Tecnologia da Informação, denominada de 3ª Seção do Estado Maior do 1º Batalhão de Polícia Militar. - Desde 2008, trabalho na função atual, de Chefe da Divisão de Gerencia de Redes do Departamento de Informática da Brigada Militar.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adenir Brito da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?