Maria Paula do Amaral Zaitune
Graduada em Fisioterapia pela UFSCar, Especialista em Gerontologia pela UNIFESP e em Poluição Atmosférica e Saúde Humana pela USP, Mestre e Doutora em Saúde Coletiva (área de concentração: Epidemiologia) pela UNICAMP.
Prestou consultoria para a Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde/SVS do MINISTÉRIO DA SAÚDE, no âmbito de Acordos de Cooperação Técnica com Organismos Internacionais, atuando, especialmente, no planejamento, elaboração e implantação/implementação das Diretrizes de Gestão e Organização de Serviços para a Vigilância e Atenção Integral à Saúde de Populações Expostas e Potencialmente Expostas a Contaminantes Químicos, junto às diferentes áreas e esferas de gestão do SUS e contribuiu na avaliação de estudos epidemiológicos para o licenciamento ambiental de grandes empreendimentos.
Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília - UnB, área de Epidemiologia e desenvolve pesquisas na área de Políticas Informadas por Evidências, Análise de Situação de Saúde com dados secundários, Saúde e Ambiente.
Informações coletadas do Lattes em 18/05/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Saúde Coletiva
2006 - 2010
Universidade Estadual de Campinas
Título: Comportamentos de Saúde em Idosos: resultados de inquérito populacional
Marilisa Berti de Azevedo Barros.
Mestrado em Saúde Coletiva
2003 - 2005
Universidade Estadual de Campinas
Título: Fatores associados à hipertensão arterial e à prática de atividade física de lazer em idosos do município de Campinas,Ano de Obtenção: 2005
Marilisa Berti de Azevedo Barros.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: idosos; atividade física; inquéritos de morbidade; promoção da saúde.Grande área: Ciências da Saúde
Especialização em Poluição do ar e saúde humana
2009 - 2010
Universidade de São Paulo
Título: A identificação das prioridades do setor saúde para a elaboração de um plano governamental de qualidade do ar
Orientador: Paulo Hilário Nascimento Saldiva
Especialização em Gerontologia
1999 - 2000
Universidade Federal de São Paulo
Título: Perfil de fragilidade em idosos residentes na área metropolitana de são Paulo ? EPIDOSO
Orientador: Monica Rodrigues Perracini
Bolsista do(a): Fundação de auxílio à pesquisa, FUNDAP, Brasil.
Graduação em Fisioterapia
1995 - 1998
Universidade Federal de São Carlos
Título: Determinação do limiar anaeróbio de pacientes portadores de fatores de risco de Doença da Artéria Coronária (DAC) e/ou DAC estabelecida
Orientador: Aparecida Maria Catai
Formação complementar
2020 - 2020
PROTOCOLOS DE MANEJO CLÍNICO DO CORONAVÍRUS (COVID-19). (Carga horária: 90h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em VI Curso de Verão de Toxicologia. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2019 - 2019
Capacitação para Permanência no Banco de Avaliadores do SINAES BASis. (Carga horária: 90h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2017 - 2017
Capacitação de Docentes da educação Superior - Instrumentos de avaliação de. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.
2016 - 2016
Curso de Avaliação Econômica em Saúde. (Carga horária: 24h). , ASSOCIACAO BENEFICENTE SIRIA, hcor, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação nas Ferramentas SUPPORT para Políticas Informadas por Evidência. (Carga horária: 32h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2016 - 2016
Curso Introdutório de Sociocracia 3.0. (Carga horária: 15h). , Thrive-In Collaboration, TC, Inglaterra.
2014 - 2014
Extensão universitária em Projetos de Extensão: abordagens metodológicas,. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em curso Introdução à Estatística com o uso do SPSS. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Saúde, Desastres e Desenvolvimento. (Carga horária: 95h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2012 - 2012
Ações de Resposta a Emergências Radiológicas. (Carga horária: 40h). , Instituto de Radioproteção e Dosimetria, IRD, Brasil.
2012 - 2012
Comunicação de Risco. (Carga horária: 36h). , Universidade Nacional Autônoma do México, UNAM, México.
2011 - 2011
Extensão universitária em Avaliação de Risco à Saúde Humana por Exposição a. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2011 - 2011
Relevância das Questões Ambientais. (Carga horária: 5h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.
2011 - 2011
Curso de Florais de Bach na visão pleiadeana. , Lilás Florais, LF, Brasil.
2011 - 2011
Oficina de Capacitação em FormSUS. (Carga horária: 24h). , Departamento de Informática do SUS, DATASUS, Brasil.
2010 - 2010
Saúde e Cidadania. (Carga horária: 30h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2009 - 2009
Auriculoacupuntura. (Carga horária: 16h). , Particular, PARTICULAR, Brasil.
2009 - 2009
Vinhos do Velho Mundo. (Carga horária: 12h). , Associação Brasileira de Sommeliers, ABS, Brasil.
2008 - 2008
Curso Básico de Degustação de Vinhos. (Carga horária: 15h). , Associação Brasileira de Sommeliers, ABS, Brasil.
2008 - 2008
Capacitação para utilização da MIF. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2008 - 2008
Técnica do Esparadrapo. (Carga horária: 10h). , Lilás Florais, LF, Brasil.
2008 - 2008
Workshop de Fórmulas Compostas do Sistema Plêiades. (Carga horária: 7h). , Lilás Florais, LF, Brasil.
2007 - 2007
Curso Progressivo A de Dança Senior e Geronto Ativ. (Carga horária: 70h). , Instituição Bethesda, BETHESDA, Brasil.
2007 - 2007
Dermato Funcional. (Carga horária: 20h). , IBRAFA Centro de Estudos em Saúde, IBRAFA, Brasil.
2006 - 2006
Curso Básico de Dança Senior. (Carga horária: 20h). , Instituição Bethesda, BETHESDA, Brasil.
2005 - 2005
Técnicas Osteopáticas. (Carga horária: 20h). , Valéria Figueiredo Cursos Internacionais, VF, Brasil.
2004 - 2004
ISO 9001 2000. (Carga horária: 24h). , Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.
2003 - 2003
Curso Básico de SPSS e Stata. (Carga horária: 26h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2003 - 2003
Subsídios p Planejamento Gestão e Avaliação de Est. , Associação Brasileira de Saúde Coletiva, ABRASCO, Brasil.
2003 - 2003
Conhecimento e Tratamento da Hipertensão Arterial. (Carga horária: 5h). , Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, SOCESP, Brasil.
2001 - 2001
Pé e Tornozelo. , Hospital Sírio Libanês, HSL, Brasil.
2001 - 2001
Reabilitação Após Cirurgia da Mão. (Carga horária: 4h). , Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
2001 - 2001
Aval./Tratam. de Disfunções Aparato Locomotor. (Carga horária: 20h). , Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
2001 - 2001
Avaliação e Tratamento de Disfunções da ATM. (Carga horária: 16h). , Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
2000 - 2000
Equilíbrio como Recurso Terapêutico - "Balance". (Carga horária: 26h). , Particular, OUTROS, Brasil.
2000 - 2000
RPG-EPI. (Carga horária: 160h). , Sindicato dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, SINFITO, Brasil.
1999 - 1999
V Curso Teórico - Prático de Cinesioterapia. , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
1999 - 1999
Aprimoramento em geriatria baseada em evidências. , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
1999 - 1999
Ética Médica. , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
1997 - 1997
Noções Básicas de Radiologia. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
1996 - 1996
Extensão universitária em Introdução teórico-prática de Técnicas de Massagem. , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Políticas Informadas por Evidências.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde e Ambiente.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Análise de Situação de Saúde Desigualdades Sociais e Inquéritos de Saúde.
Grande área: Outros / Área: Bioética.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Gerontologia.
Organização de eventos
ZAITUNE . I Encontro dos Núcleos Docentes Estruturantes das Faculdades de Ciências da Saúde e de Medicina. 2015. (Outro).
ZAITUNE . Semana do Acolhimento da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB. 2015. (Outro).
ZAITUNE . I Mostra de Estágios da FS. 2015. (Outro).
ZAITUNE . Mostra do Projeto SIForAGE (Atividades Intergeracionais na Promoção da Saúde). 2014. (Outro).
ZAITUNE . Oficinas de Trabalho ? Pasárgada. 2013. (Outro).
ZAITUNE . Seminário Nacional de Vigilância em Saúde de populações Expostas a Contaminantes Químicos. 2011. (Outro).
ZAITUNE . Oficina para avaliação dos protocolos de atenção integral à saúde de populações expostas a contaminantes químicos. 2010. (Outro).
ZAITUNE . Reunião do Grupo Executivo de revisão das Diretrizes de Elaboração de Protocolos de Vigilância e Atenção à Saúde de Populações Expostas a Solo Contaminado. 2010. (Outro).
ZAITUNE . I Simpósio de Fisioterapia. 2006. (Outro).
Participação em eventos
8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. IMPACTOS À SAÚDE DOS RIBEIRINHOS EM USINA HIDRELÉTRICA DO ESTADO DO PARÁ, BRASIL. 2019. (Congresso).
8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. PREJUÍZOS AMBIENTAIS E À SAÚDE HUMANA CAUSADOS PELO AMIANTO. 2019. (Congresso).
6a CONFERENCIA REGIONAL LATINOAMERICANA DE PROMOCAO DA SAUDE E EDUCACAO PARA A SAUDE DA UIPES/ORLA. A ADVOCACIA EM SAUDE NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE SAUDE COLETIVA. 2018. (Congresso).
Diálogo Deliberativo - Prevenção de acidentes domésticos no DF.debatedora no diálogo deliberativo. 2018. (Outra).
Oficina de Trabalho CAREX/Brasil e Curso de Atualizacao: Estimativa de Exposicao para Matriz de Exposicao Ocupacional (MEO).Colaboradora da oficina. 2018. (Oficina).
Planejamento do GT de Promocao da Saude e Desenvolvimento Sustentavel.Colaboradora no planejamento do GT. 2018. (Encontro).
Programa/Plano/Diretrizes Nacional de Vigilância de Expostos ao Amianto.Colaborador nas discussões. 2018. (Encontro).
Seminário de Vigilância em Saúde Ambiental.Caracterização do Território e priorização em Vigilância em Saúde Ambiental. 2018. (Seminário).
VII CONGRESO DE LA REDBIOETICA - RED LATINO- AMERICANA Y DEL CARIBE DE BIOETICA DE UNESCO. Principios eticos para politicas sobre el cambio climatico. 2018. (Congresso).
Avaliacao da execucao do projeto "Ambiente & Saude na regiao dos Pirineus, entorno do Distrito Federal".Resultados do componente 6 da pesquisa: Análise de Situação de Saúde dos municípios da região dos Pireneus. 2017. (Simpósio).
Capacitação de Docentes da Educação Superior - instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação. 2017. (Outra).
I Encontro Nacional da rede para Políticas Informadas por Evidências. 2016. (Encontro).
I Seminário as Modalidades de Gestão do SUS. 2016. (Seminário).
Seminário Marco Zero Chamada Pública Prevenção e Combate ao ao Vírus Zika.Coordenadora de Grupo de Trabalho e avaliadora dos projetos de pesquisa apresentados no Seminário Marco Zero - Chamada Pública Prevenção e Combate ao vírus Zika. 2016. (Seminário).
11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da ABRASCO. Escola Promotora de Saúde: Uma Avaliação Qualitativa no Distrito Federal. 2015. (Congresso).
1 Encontro Científico de Pesquisas Aplicadas à Vigilância em Saúde.Comissão de Especialistas. 2014. (Encontro).
2 Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente.A sustentabilidade como proposta de preservação e salvaguarda da Área de Relevante Interesse Ecológico Granja do Ipê, DF. 2014. (Simpósio).
IV Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno. 2014. (Seminário).
IX Congresso Brasileiro de Epidemiologia. 2014. (Congresso).
Seminário Nacional Municípios Sustentáveis.iniciativas de sustentabilidade, contribuindo para a elaboração de estratégias de cooperação do Brasil +20 ? Programa Nacional Municípios Sustentáveis. 2013. (Seminário).
Seminário sobre a Vigilância de Populações Expostas a Contaminantes Químicos.Vigilância de populações Expostas a agrotóxicos. 2012. (Seminário).
11ª Expoepi - Mostra Nacional de Experiências Bem sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. 2011. (Outra).
Cooperação Técnica entre Brasil, Bolívia e Colômbia para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde de Populações Expostas ao Mercúrio.Protocolo de vigilância e atenção integral à populações expostas ao mercúrio. 2011. (Seminário).
II Oficina: A saúde ambiental no SUS ? a toxicologia na atenção integral à saúde das populações expostas a agentes e contaminantes químicos. 2011. (Oficina).
Lançamento do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não transmissíveis no Brasil. 2011. (Outra).
Oficina para discussão de protocolo clínico para exposição humana a mercúrio. 2011. (Oficina).
Seminário Mercúrio nas populações ribeirinhas da amazônia.Diretrizes para Gestão e Organização de Serviços para a Vigilância e Atenção à Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos. 2011. (Seminário).
Seminário Nacional de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos.Diretrizes para Gestão e Organização de Serviços para a Vigilância e Atenção à Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos. 2011. (Seminário).
10ª ExpoEpi - Mostra Nacional de Experiências Bem sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças. 2010. (Outra).
1 Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental. 2010. (Simpósio).
Ciclo de Debates sobre Redes Regionalizadas de Atenção à Saúde: desafios do SUS. 2010. (Outra).
II Encontro Nacional das Redes de Cidades Saudáveis. 2010. (Encontro).
II Oficina Desenvolvimento de Ações de Saúde do Trabalhador na APS. 2010. (Oficina).
II Seminário sobre a Política Nacional de Promoção da Saúde. 2010. (Seminário).
I Oficina Desenvolvimento de Ações de Saúde do Trabalhador na APS. 2010. (Oficina).
Oficina de Integração das Ações de Saúde com as Ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário. 2010. (Oficina).
Oficina para avaliação dos protocolos de atenção integral à saúde de populações expostas a contaminantes químicos. 2010. (Oficina).
Oficina Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador na APS. 2010. (Oficina).
I Oficina de Avaliação e Integração de projetos na área de Saúde e Ambiente e perspectivas de Cooperação FIOCRUZ ? DSAST/CGVAM, 2010-2012. 2009. (Oficina).
Reunião de discussão do relatório do Inca para o monitoramento à saúde da população Cidade dos Meninos - RJ. 2009. (Outra).
2ª Semana de Pesquisa da FCM.Fatores associados à prática de atividade física global e de lazer em idosos - Inquérito de Saúde de São Paulo (ISA-SP). 2008. (Encontro).
Atualização em doença de Parkinson. 2008. (Outra).
Atualização em Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. 2008. (Outra).
Coordenação da Tribuna Livre no Curso Básico para Cuidadores Formais em Saúde.Tribuna Livre. 2008. (Outra).
II Encontro dos inquéritos de saúde ISA.Resultados de dissertação e projeto de doutorado. 2008. (Encontro).
Inquéritos populacionais: aspectos metodológicos, operacionais e éticos. 2007. (Seminário).
As Ciências Sociais na Saúde Coletiva: um habitus no campo. 2006. (Seminário).
I Encontro do Inquérito Multicêntrico de Saúde:ISA-SP.Fatores associados à hipertensão arterial e à prática de atividade física no lazer em idosos de Campinas, SP. 2006. (Encontro).
I World Congress of Public Health Nutrition. Leisure Time Physical Activity and Associated Factors in the Elderly. 2006. (Congresso).
VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Pública. Atividade Física de Lazer e fatores associados em idosos. 2006. (Congresso).
Congress of the International Association of Gerontology. Arterial hypertension in elderly: prevalence, associated factors and control practice. 2005. (Congresso).
IX Encontro de Iniciação Científica e V Mostra de Pós-graduação.Impacto de um protocolo de Fisioterapia na qualidade de vida de indivíduos que participam do projeto extensionista "Ativa Idade". 2004. (Encontro).
VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia. Promoção à Saúde: a prática de exercício físico pela população do município de Campinas, SP (Projeto ISA-SP: Campinas). 2004. (Congresso).
1 Seminário e Mostra de Extensão - SEMEX. 2003. (Seminário).
VII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. 2003. (Congresso).
XXIV Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de SP. 2003. (Congresso).
Fórum Universitário sobre o idoso: responsabilidade de todos.Perfil dos participantes do Projeto Ativa Idade. 2002. (Outra).
Fórum Universitário sobre o idoso: responsabilidade de todos.Projeto Ativa Idade: Relato de Experiência. 2002. (Outra).
Fórum Universitário sobre o idoso: responsabilidade de todos.Identificação das características e/ou problemas nos pés de indivíduos de quarenta anos ou mais que estavam em tratamento fisioterapêutico na Universidade de Taubaté. 2002. (Outra).
I Congresso Interdisciplinar de Assistência Domiciliar. 2002. (Congresso).
X Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. Análise da variabilidade de frequência cardíaca no domínio do tempo e da frequência de voluntários hipertensos e infartados: estudo de casos. 2002. (Congresso).
XIII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia. 2002. (Congresso).
XII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia / I Encontro Brasil-França de Geriatria. Perfil de fragilidade em idosos residentes na área metropolitana de São Paulo - EPIDOSO. 2000. (Congresso).
XXI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de SP. Avaliação de um programa de fisioterapia cardiovascular a partir da determinação do limiar de anaerobiose. 2000. (Congresso).
XXI Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de SP. Estudo da variabilidade da frequência cardíaca em homens infartados e hipertensos. 2000. (Congresso).
II Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde. Interdisciplinaridade em assistência domiciliar. 1999. (Congresso).
Programa de educação continuada: depressão e comorbidade. 1999. (Encontro).
V Simpósio de Fisioterapia em Cardiologia.Determinação do limiar anaeróbio de portadores de fatores de risco de doença da arteria coronária (DAC) e/ou DAC estabelecida. 1999. (Simpósio).
XII Jornada de doenças neuromusculares. 1999. (Outra).
XIV Reunião anual da Federação de sociedades de Biologia Experimental. Estudo do limiar anaeróbico de portadores de fatores de risco de doença da artéria coronária (DAC) e/ou DAC estabelecida. 1999. (Congresso).
V Congresso Paulista de Terapia Intensiva. 1998. (Congresso).
VII Jornada de Fisioterapia Respiratória do INCOR. 1998. (Outra).
II Jornada Catarinense de Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica. 1997. (Outra).
Otto Bock Próteses de membro inferior. 1997. (Outra).
XIV Convenção Internacional de Esporte e Fitness. 1997. (Simpósio).
IV Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 1996. (Congresso).
Miotoxinas e Fosfolipases A2: estrutura e atividade biológica. 1996. (Simpósio).
III Congresso de Iniciação Científica da UFSCar. 1995. (Congresso).
VI Congresso Brasileiro de Biomecânica. 1995. (Congresso).
XXI Congresso Nacional da Associação Brasileira de Paralisia Cerebral. 1995. (Congresso).
Participação em bancas
BORIM, F. S. A.; SEGRI, N. J.; LIMA, M. G.;ZAITUNE, M.P.A.. HIPERTENSÃO ARTERIAL EM IDOSOS BRASILEIROS: PREVALENCIA DO USO DE MEDICAMENTOS E RECOMENDAÇÕES PARA O CONTROLE. 2020. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Universidade Estadual de Campinas.
ZAITUNE, MPA; ODEH, M. M.. Violência e Masculinidade: estratégias para sensibilização e prevenção da violência na população masculina. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília.
NOGUEIRA, J. A. D.; SAFONS, M. P.;ZAITUNE, M.P.A.; BATISTA, F. M.. A prática da mobilidade ativa na perspectiva do estudante universitário. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Brasília.
CARNEIRO, F. F.; HOEFEL, M. G. L.; ANDRADE, R. C.;ZAITUNE, M.P.A.. Cobertura das ações de vigilância da qualidade da água para consumo humano e indicadores de vulnerabilidade nos municípios do semiárido nordestino. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGSC, PPGNH, PPGMT, PPGCS) - Universidade de Brasília.
CARNEIRO, F. F.; HOEFEL, M. G. L.;ZAITUNE, M.P.A.; FRIEDRICH, K.. Vigilancia das intoxicacoes por agrotoxicos relacionadas as tentativas de suicidios no Parana, de 2007 a 2016: caracterizacao e implicacoes a saude publica.. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGSC, PPGNH, PPGMT, PPGCS) - Universidade de Brasília.
Souza EM; RATTNER, D.; LIMA, M. G.;ZAITUNE. Depressão em adolescentes: um estudo de prevalência no Distrito Federal. 2015 - Universidade de Brasília.
ZAITUNE; DUARTE, E. C.; FREITAS, C. M.; ARAUJO, W. N.. Distribuição dos eventos, danos humanos e materiais relacionados com desastres hidrológicos no Brasil, 2010-2014. 2015 - Universidade de Brasília.
ZAITUNE, M.P.A.; SA, N. M.; MALUF, F.; LIMA, M. G.. DIAGNÓSTICO SITUACIONAL SOBRE A INSERÇÃO DA BIOÉTICA NO ENSINO MÉDICO DE ANGOLA, DESDE 2016 ATÉ 2019. 2019. Tese (Doutorado em Bioética) - Universidade de Brasília.
AMORIM, L. C. A.; NETTO, G. F.; BARCELLOS NETO, C. C.; FREITAS, C. M.; MACHADO, J. M. H.;ZAITUNE. A vigilância em saúde ambiental no Brasil - uma reflexão sobre seu modelo de atenção: necessidades e perspectivas. 2015 - Fundação Oswaldo Cruz.
SANTOS, L. M. P.; ITO, M. K.; RATTNER, D.; CALDEIRA, A. P.; BORTOLINI, G. A.;ZAITUNE. Estudo da prevalência de defeitos de tubo neural no Brasil e do padrão de consumo de ácido fólico em gestantes do Vale do Jequitinhonha, Brasil. 2014.
MARTINS, E. F.;ZAITUNE, M.P.A.; ABBAD, G. S.. Desenvolvimento e aplicação do DATACIF na codificação de informações obtidas por meio de um ensaio clínico randomizado. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências e Tecnologias em Saúde) - Universidade de Brasília.
MACHADO, J. M. H.; BARCELLOS NETO, C. C.;ZAITUNE. A vigilância em saúde ambiental de populações expostas à poluição atmosférica em situações de impactos à saúde advindos de grandes empreendimentos - estudo de caso em Itaboraí/COMPERJ - Rio de Janeiro/RJ. 2013 - Fundação Oswaldo Cruz.
ZAITUNE, M.P.A.; BARRETO, J. O. M.; RATTNER, D.. OPÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DA DESTINAÇÃO FINAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE MANAQUIRI/AM. 2020 - Universidade de Brasília.
ZAITUNE. Fatores associados ao equilibrio funcional em idosos ativos. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Gerontologia) - Universidade Federal de São Paulo.
ZAITUNE, M.P.A.. Modelos de Avaliação em Saúde. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília.
ZAITUNE. Análise postural por meio de cinemetria: uma proposta de registro de análise. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Taubaté.
ZAITUNE. Avaliação da qualidade de vida e dos sintomas músculo-esqueléticos de cuidadores de pacientes neurológicos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Taubaté.
ZAITUNE. dos Santos, José Maurício M. dos Santos, Paulo B.S..Alterações posturais e as algias músculo-esqueléticas em jogadores de basquetebol masculino. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Taubaté.
ZAITUNE. Indicadores que influenciam na qualidade de vida em indivíduos idosos. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Taubaté.
ZAITUNE. Alongamento muscular: comparando a eficácia da técnica passiva para a musculatura isquiotibial a partir do tempo de exposição. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gerontologia) - Universidade de Taubaté.
ZAITUNE. Análise das variáveis envolvidas com pacientes de incontinência urinária de esforço de um hospital público e verificação dos tipos de tratamentos realizados anteriormente à cirurgia. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gerontologia) - Universidade de Taubaté.
ZAITUNE. Qualidade de vida e saúde relacionada ao trabalho. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gerontologia) - Universidade de Taubaté.
ZAITUNE. Chaves, Felippe Sabanai.Análise do limiar de dor em um ponto gatilho do músculo trapézio superior através do uso do algômetro. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gerontologia) - Universidade de Taubaté.
ZAITUNE. Andreoli, Letícia S. Resende, Nanci de O. Santos.Avaliação da qualidade do serviço de fisioterapia com base na satisfação do usuário em clínicas de Taubaté. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gerontologia) - Universidade de Taubaté.
ZAITUNE. Tratamento fisioterapêutico para osteoartrose de joelho. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA.
ZAITUNE, MPA; HOEFEL, M. G. L.; HAMANN, E. M.; PEREIRA, E. L.; CARNEIRO, R. G.. Comissao de preparacao dos editais para concurso publico para a area de epidemiologia e para Selecao Simplificada area de Ciencia Sociais e Humanas em Saude. 2019. Universidade de Brasília.
SANCHEZ, M. N.;ZAITUNE, M.P.A.; FURLANETTO, D. L. C.. Professor substituto Bioestatística e Epidemiologia - seleção pública simplificada. 2017. Universidade de Brasília.
GOMES, A. L. C.;ZAITUNE, M.P.A.; FARIA, L.. Docente do Magistério Superior Epidemiologia e Análise de situação de Saúde. 2017. Universidade Federal do Sul da Bahia.
ZAITUNE. Professor Auxiliar do Departamento de Fisioterapia. 2015. Universidade de Taubaté.
ROCHA, D. G.;ZAITUNE, M.P.A.; RATTNER, D.. Professor voluntário Comunicação em Saúde - seleção pública simplificada. 2015. Universidade de Brasília.
HOEFEL, M. G. L.; FLORES, O.;ZAITUNE. Professor substituto - seleção pública simplificada. 2014. Universidade de Brasília.
ZAITUNE, M.P.A.. Encontro Científico de Pesquisas Aplicadas à Vigilância em Saúde. 2019. Ministério da Saúde.
ZAITUNE, MPA. Avaliadora de apresentações da VII Mostra de Estágios da Faculdade de Ciências da Saúde UnB. 2018. Universidade de Brasília.
ZAITUNE, MPA. Avaliadora de apresentações da VIII Mostra de Estágios da Faculdade de Ciências da Saúde UnB. 2018. Universidade de Brasília.
ZAITUNE. Comissão de Especialistas no 1 Encontro Científico de Pesquisas Aplicadas à Vigilância em Saúde. 2014. Ministério da Saúde.
ZAITUNE. Comitê técnico de chamamento de iniciativas educacionais. 2014.
Orientou
Analise do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB) e estratégia e-SUS AD, visando analise do perfil do usuário na Atenção Domiciliar; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; (Coorientador);
IMPACTOS DA DISPOSIÇÃO INADEQUADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE MANAQUIRI/AM ? UMA ABORDAGEM AMBIENTAL E DE SAÚDE; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Impactos sociais, econômicos, culturais e à saúde em populações vulneráveis expostas ao mercúrio; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Exposição humana ao mercúrio por vacinas: Overview de revisões sistemáticas; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Abi - Enfermagem) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Itinerário terapêutico para internações hospitalares da população de 9 municípios (Cavalcante, Alvorada Do Norte, Simolândia, Barro Alto, Goianésia, Mimoso De Goiás, Padre Bernardo, Vila Propício E Niquelândia) que compõem a RIDE-DF; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Itinerário terapêutico para internações hospitalares da população dos municípios do Entorno Sul da RIDE-DF; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Efeitos à saúde humana pela exposição ao mercúrio em alimentos: Overview de revisões sistemáticas; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Medicina Veterinária) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Itinerário terapêutico para internações hospitalares da população dos municípios da Região dos Pireneus e da Região de Unaí ? RIDE-DF; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Análise de indicadores do Hospital da Criança de Brasília José Alencar HCB; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Itinerário terapêutico para internações hospitalares da população dos municípios do Entorno Norte da RIDE-DF; Início: 2021; Iniciação científica (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Perfil dos óbitos por causas externas na infância no Brasil; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
GRAVIDEZ EM CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES NO BRASIL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
MOVIMENTO ANTIVACINA E SEUS IMPACTOS: UMA REVISÃO NARRATIVA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Perfil de Morbimortalidade de profissionais de saúde no período entre 2008 a 2016; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Perfil de Morbimortalidade da população do campo e floresta; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Revisão de escopo sobre o mercúrio; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Perfil de Morbimortalidade de servidores da segurança pública; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
A advocacia em saúde nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Saúde Coletiva; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Mecanismos de escuta para manifestação/participação dos usuários em centro de saúde do Distrito Federal; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Impactos à saúde dos ribeirinhos em Usina Hidrelétrica do Estado do Pará, Brasil; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Atuação da Vigilância da qualidade da água para consumo humano, frente aos períodos epidêmicos de Doença Diarreica Aguda (DDA), ocorridos nas semanas 1 a 45, nos municípios priorizados do estado de Alagoas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Estudo do absenteísmo de trabalhadores de Unidade de Saúde de Brasília-DF; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Avaliação do Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Hospital Universitário de Brasília; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Impacto da tontura na qualidade de vida de idosos atendidos no setor de gerontologia da Clínica-escola de fisioterapia na cidade de Taubaté; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Avaliação da qualidade de vida dos participantes do Unitau aberta à maturidade submetido a um programa de fisioterapia; 2004; 44 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Identificação das características dos pés de indivíduos acima de 40 anos que estavam em tratamento fisioterapêutico na Universidade de Taubaté; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
"Elaboração e implantação de atividade física em empresa de pequeno porte"; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Benefícios da atividade física no sistema músculo-esquelético do idoso: revisão bibliográfica; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Fisioterapia) - Universidade de Taubaté; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Participação de pacientes em processos de avaliação de tecnologias em saúde; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Problemas de saúde decorrentes da exposição humana ao amianto: overview de revisões sistemáticas; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Prejuízos ambientais e à saúde humana causados pelo amianto; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Prejuízos ambientais e à saúde humana causados pelo amianto; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Opções para rastreio, diagnóstico e tratamento de problemas de saúde decorrentes da exposição ao amianto; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Análise de Situação de Saúde do município de Valparaíso de Goiás - GO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Análise de Situação de Saúde do município de Cidade Ocidental - GO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Análise de Situação de Saúde do município de Água Fria de Goiás - GO e Buritis - MG; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Análise de Situação de Saúde do município de Santo Antônio do Descoberto - GO e Planaltina - GO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Análise de Situação de Saúde do município de Luziânia - GO e Unaí - MG; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Análise de Situação de Saúde do município de Cabeceiras - GO e Cristalina - GO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Análise de Situação de Saúde do município de Novo Gama - GO e Formosa - GO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Análise de Situação de Saúde do município de Águas Lindas de Goiás - GO e Vila Boa - GO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Projeto Ambiente & Saúde: Monitoramento e Avaliação (Componente 6); 2016; Iniciação Científica - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Projeto Ambiente & Saúde: Monitoramento e Avaliação (Componente 6); 2016; Iniciação Científica - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Projeto Ambiente & Saúde: Monitoramento e Avaliação (Componente 6); 2016; Iniciação Científica - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Projeto Ambiente & Saúde: Monitoramento e Avaliação (Componente 6); 2016; Iniciação Científica - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Projeto Ambiente & Saúde: Monitoramento e Avaliação (Componente 6); 2016; Iniciação Científica - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Projeto Ambiente & Saúde: Monitoramento e Avaliação (Componente 6); 2016; Iniciação Científica - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Projeto Ambiente & Saúde: Monitoramento e Avaliação (Componente 6); 2016; Iniciação Científica - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Projeto Ambiente & Saúde: Monitoramento e Avaliação (Componente 6); 2016; Iniciação Científica - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Ambiente e Saúde na Região dos Pirineus, Entorno do Distrito Federal ? Uma abordagem multidisciplinar das condições de vida e de saúde em pequenos territórios; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Ambiente e Saúde na Região dos Pirineus, Entorno do Distrito Federal ? Uma abordagem multidisciplinar das condições de vida e de saúde em pequenos territórios; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Ambiente e Saúde na Região dos Pirineus, Entorno do Distrito Federal ? Uma abordagem multidisciplinar das condições de vida e de saúde em pequenos territórios; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Ambiente e Saúde na Região dos Pirineus, Entorno do Distrito Federal ? Uma abordagem multidisciplinar das condições de vida e de saúde em pequenos territórios; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Jovens Talentos para a Ciência; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2021; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2021; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2021; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2021; Orientação de outra natureza; (Nutrição) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria disciplina de Epidemiologia Descritiva; 2021; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria disciplina de Epidemiologia Descritiva; 2021; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria 2 de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2019; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2018; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2017; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Epidemiologia Geral; 2017; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Epidemiologia Geral; 2017; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2017; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2017; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Epidemiologia Geral; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - Enfermagem) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Epidemiologia Geral; 2016; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de epidemiologia Geral; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - Enfermagem) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de epidemiologia Geral; 2016; Orientação de outra natureza; (Abi - Enfermagem) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2016; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2015; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Epidemiologia Geral; 2015; Orientação de outra natureza; (Abi - Enfermagem) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2015; Orientação de outra natureza - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2014; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2014; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Estágio Docência; 2014; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Orientação de Estágio Docência da aluna Karina Junqueira de Souza na disciplina de Epidemiologia Geral; 2013; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2013; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
monitoria de graduação referente à disciplina de Informação e Informática em Saúde; 2013; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Estágio Docência; 2013; Orientação de outra natureza; (Gestão de Saúde Coletiva) - Universidade de Brasília; Orientador: Maria Paula do Amaral Zaitune;
Produções bibliográficas
-
LOUREIRO, J. M. ; MENDONÇA, A. V. M. ; ZAITUNE ; SOUSA, M. F. . A formação da Agenda da Estratégia de Saúde da Família: Uma reflexão histórica em múltiplos fluxos.. TEMPUS ACTAS DE SAÚDE COLETIVA , v. 9, p. 287, 2015.
-
SOUSA, M. F. ; ZAITUNE, M.P.A. ; ROCHA, D. G. ; OLIVEIRA, K. E. S. ; SOARES, R. A. S. ; CARDOSO, A. J. C. ; MENDONCA, A. V. M. . Perfil, motivações e oportunidades dos estudantes do curso de graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília.. TEMPUS ACTAS DE SAÚDE COLETIVA , v. 9, p. 91, 2015.
-
ZAITUNE, MPA ; BARROS, M. B. A. ; LIMA, M. G. ; CESAR, C. L. G. ; CARANDINA, L. ; GOLDBAUM, M. ; ALVES, M. C. G. P. . Fatores associados ao tabagismo em idosos: Inquérito de Saúde no Estado de São Paulo (ISA-SP). Cadernos de Saude Publica , v. 28, p. 583-596, 2012.
-
VILLARDI, J. W. R. ; COSTA, L. C. A. ; BUENO, P. C. ; ZAITUNE, M.P.A. ; RODRIGUES, J. C. ; MACHADO, J. M. H. ; LEMOS, A. F. ; ROHLFS, D. B. . Vigilância em saúde ambiental de populações expostas à poluição atmosférica no Brasil ? um modelo em construção. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. XIX, p. 467-472, 2011.
-
ZAITUNE, MPA ; BARROS, M. B. A. ; CESAR, C. L. G. ; CARANDINA, L. ; GOLDBAUM, M. ; ALVES, M. C. G. P. . Fatores associados à prática de atividade física global e de lazer em idosos: Inquérito de Saúde no Estado de São Paulo (ISA-SP), Brasil. Cadernos de Saude Publica , v. 26, p. 1606-1618, 2010.
-
ZAITUNE, M.P.A. ; BARROS, M. B. A. ; CARANDINA, L. ; GOLDBAUM, M. ; CESAR, C. L. G. . Fatores associados ao sedentarismo no lazer em idosos, Campinas, São Paulo, Brasil. Cadernos de Saude Publica , v. 23, p. 1329-1338, 2007.
-
ZAITUNE, M.P.A. ; BARROS, M. B. A. ; CESAR, C. L. G. ; CARANDINA, L. ; GOLDBAUM, M. . Hipertensão arterial em idosos: prevalência, fatores associados e práticas de controle no Município de Campinas, São Paulo, Brasil. Cadernos de Saude Publica , v. 22, p. 285-294, 2006.
-
ZAITUNE, M.P.A. ; REIS, A. R. ; VISCONDE, F. J. ; MOURA, M. S. A. ; VERZOLA, R. M. M. ; OLIVEIRA, L. ; GALLO JR, L. ; SILVA, E. ; CATAI, A. M. ; MARAES, V. R. F. S. . Avaliação do limiar anaerobiose em homens com fatores de risco para doença da artéria coronária e com doença da artéria coronária. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de Sao Paulo , São Paulo, v. 11, n.3 (suplA), p. 5-17, 2001.
-
Rocha, Dais Gonçalves ; Zaitune, Maria Paula . Education and Lifelong Learning Sustainability: Windows of Opportunities Found in Brazilian Experiences that Address Agenda 2030 and Advocacy for Health Equity. In: Azeiteiro U.; AKERMAN M.; Leal Filho W.; Setti A.; Brandli L.. (Org.). Education and Lifelong Learning Sustainability: Windows of Opportunities Found in Brazilian Experiences that Address Agenda 2030 and Advocacy for Health Equity. 1ed.: Springer International Publishing, 2018, v. , p. 341-351.
-
ZAITUNE, M.P.A. ; GUTIERREZ, M. M. U. ; SILVA, J. J. N. ; SILVA, T. M. L. . Análise de Situação de Saúde, a partir de dados secundários, na Região dos Pirineus. In: Maria Margarita Urdaneta Gutiérrez; Éverton Luis Pereira; Valdir Adilson Steinke. (Org.). Ambiente e Saúde: uma abordagem multidisciplinar. 1ed.Goiânia: Gráfica UFG, 2017, v. 1, p. 39-52.
-
ZAITUNE, M.P.A. ; URIBE, M. V. ; Susan Aparicio Gutiérrez . Efeitos Tóxicos do Mercúrio. In: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). (Org.). Cooperação Técnica entre Brasil, Bolívia e Colômbia: Teoria e Prática para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Mercúrio. 1ed.Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), 2011, v. 1, p. 21-28.
-
PACHECO-FERREIRA, H. ; ZAITUNE, M.P.A. ; JESUS ; URIBE, M. V. . Critérios para o Diagnóstico das Intoxicações por Mercúrio em Populações Expostas. In: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). (Org.). Cooperação Técnica entre Brasil, Bolívia e Colômbia: Teoria e Prática para o Fortalecimento da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Mercúrio. 1ed.Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), 2011, v. 1, p. 85-96.
-
ZAITUNE, M.P.A. . Incapacidade Funcional. In: Maria Elena Guariento; Anita Liberalesso Neri. (Org.). 305. 1ed.Campinas: Editora Alínea, 2010, v. 1, p. 305-310.
-
ZAITUNE, M.P.A. ; BARROS, M. B. A. . Atividade Física. In: Marilisa Berti de Azevedo Barros; Chester Luiz Galvão César; Luana Carandina; Moisés Goldbaum. (Org.). As dimensões da saúde: Inquérito populacional em Campinas. 1ed.Hucitec: São Paulo, 2008, v. 1, p. 67-79.
-
ZAITUNE, M.P.A. . A falta que o exercício faz. Revista Saúde - Editora Abril, Brasil, , v. 268, p. 23 - 23, 15 dez. 2005.
-
ZAITUNE, M.P.A. . Idoso de classe baixa se exercita menos. Correio Popular de Campinas-SP, , v. ano 78, p. A12, 06 nov. 2005.
-
ZAITUNE, M.P.A. . Sedentarismo em idosos. Agência Fapesp, 19 out. 2005.
-
ZAITUNE, M.P.A. . Pesquisa mostra índice de sedentarismo entre idosos. Jornal da Unicamp, p. 4, 17 out. 2005.
-
ZAITUNE, M.P.A. ; MENDES, A. V. T. ; TEIXEIRA, A. C. A. ; SA, N. M. . IMPACTOS À SAÚDE DOS RIBEIRINHOS EM USINA HIDRELÉTRICA DO ESTADO DO PARÁ, BRASIL. In: 8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2019, João Pessoa. Anais do 8 CONGRESSO BRASILEIRO DE CIêNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAúDE, 2019. v. 1.
-
ZAITUNE, M.P.A. ; RAMALHO, V. S. ; SA, N. M. . PREJUÍZOS AMBIENTAIS E À SAÚDE HUMANA CAUSADOS PELO AMIANTO. In: 8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2019, João Pessoa. Anais do 8 Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, 2019. v. 1.
-
PEREIRA, P. P. ; DEMETRIO, J. M. ; CASTRO, K. C. M. ; SANTOS, S. G. A. ; ROSA, W. D. ; PEREIRA, E. L. ; GUTIERREZ, M. M. U. ; ZAITUNE, M.P.A. . PARTICIPACAO E CONTROLE SOCIAL: ANALISE DAS ATAS DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAUDE DE MUNICIPIOS DO ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL. In: III Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, 2017, Natal. Estado e Democracia: o SUS como direito social ANAIS, 2017. v. 1. p. 860-861.
-
FURTADO, E. C. A. ; ALVES, J. A. ; BARROS, A. S. ; SOARES, G. F. ; MENEZES, R. S. ; Souza EM ; ZAITUNE, M.P.A. . Escola Promotora de Saúde: uma avaliação qualitativa no Distrito Federal. In: 11 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da ABRASCO, 2015, Goiânia. Anais do 11o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2015.
-
SA, N. M. ; SILVA, R. C. C. ; ALVES, W. S. ; RAMALHO, V. S. ; SILVA, L. M. ; BASILIO, S. S. ; ZAITUNE, M.P.A. . Envolvimento de pacientes nos processos de avaliação de tecnologias em saúde: estratégias e fronteiras. In: VII CONGRESO INTERNACIONAL DE LA REDBIOETICA UNESCO, 2018, Brasília. Anais VII Congresso Internacional da RedBioética UNESCO. Brasília: Revista Brasileira de Bioética, 2018. v. 14. p. 114-114.
-
ZAITUNE, M.P.A. ; ALVES, W. S. ; RAMALHO, V. S. ; SILVA, L. M. ; BASILIO, S. S. ; SILVA, R. C. C. ; SA, N. M. . Problemas de saúde relacionados à exposição ao amianto: questões ambientais e bioéticas. In: VII CONGRESO INTERNACIONAL DE LA REDBIOÉTICA UNESCO, 2018, Brasília. Anais VII Congresso Internacional da RedBioetica UNESCO. Brasília: Revista Brasileira de Bioética, 2018. v. 14. p. 42-42.
-
ZAITUNE, M.P.A. ; BEZERRA, G. V. ; ROCHA, D. G. . A ADVOCACIA EM SAUDE NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE SAUDE COLETIVA. In: 6a CONFERENCIA REGIONAL LATINOAMERICANA DE PROMOCAO DA SAUDE E EDUCACAO PARA A SAUDE DA UIPES/ORLA, 2018, Franca. ANAIS / LIBRO DE RESUMENES 6a CONFERENCIA REGIONAL LATINOAMERICANA DE PROMOCAO DA SAUDE E EDUCACAO PARA A SAUDE DA UIPES/ORLA, 2018. v. 1. p. 104-104.
-
LOBO, Thaís de Oliveira ; MARTINS, Thaís ; FERRI, J. C. ; HOEHNE, E. ; ZAITUNE, M.P.A. . Caracterização da tontura e avaliação das repercussões físicas, funcionais e emocionais de idosos. In: Inter COBRAF, 2006, Santos. Revista Brasileira de Fisioterapia (Brazilian Journal of Physical Therapy), 2006. v. 10.
-
ZAITUNE, M.P.A. ; BARROS, M. B. A. ; CARANDINA, L. ; GOLDBAUM, M. . Atividade Física de Lazer e fatores associados em idosos. In: VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e XI Congresso Mundial de Saúde Pública, 2006, Rio de Janeiro. Ciência e Saúde Coletiva, 2006.
-
ZAITUNE, M.P.A. ; BARROS, M. B. A. ; CARANDINA, L. ; GOLDBAUM, M. . Leisure Time Physical Activity and Associated Factors in the Elderly. In: I World Congress of Public Health Nutrition, 2006, Barcelona. Nutrition 2006, 2006.
-
ZAITUNE, M.P.A. ; BARROS, M. B. A. ; CARANDINA, L. ; GOLDBAUM, M. . Factors associated to hypertension and the practice of leisure time physical activity in the elderly in the city of Campinas. In: 18 Congress of the International Association of Gerontology, 2005, Rio de janeiro. Congress of the International Association of Gerontology, 2005.
-
ZAITUNE, M.P.A. ; GOLDBAUM, M. ; CARANDINA, L. ; BARROS, M. B. A. . Arterial hypertension in elderly: prevalence, associated factors and control practice. In: Congress of the International Association of Gerontology, 2005, Rio de Janeiro. Gerontology - International Journal of Experimental, Clinical and Behavioral Gerontology, 2005.
-
ZAITUNE, M.P.A. ; BARROS, M. B. A. ; GOLDBAUM, M. ; CARANDINA, L. . Promoção à Saúde: a prática de exercício físico pela população do município de Campinas, SP (Projeto ISA-SP: Campinas). In: VI Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 2004, Recife. Revista Brasileira de Epidemiologia, 2004.
-
PITHON, K. R. ; POZZI, L. G. ; MENEGON, F. A. ; ZAITUNE, M.P.A. ; NOVAIS, L. D. ; MARTINS, L. E. B. ; OLIVEIRA, L. ; SILVA, E. ; GARCIA, A. P. U. ; CATAI, A. M. . Análise da variabilidade da frequência cardíaca no domínio do tempo e da frequência de voluntários hipertensos e infartados: estudo de casos. In: Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2002, São Carlos. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da UFSCar, 2002.
-
FERRER, M. L. P. ; ZAITUNE, M.P.A. ; CORDEIRO, R. C. ; BILTON, T. ; NAJAS, M. ; CENDORONGLO, M. ; TONIOLO, J. ; CARVALHAES, N. ; PERRACINI, M. R. ; RAMOS, L. R. . Perfil de fragilidade em idosos residentes na área metropolitana de São Paulo - EPIDOSO. In: XII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia e I Encontro Brasil-França de Geriatria, 2000, Brasília. Século XXI: Envelhecimento, tecnologia e ética, 2000. p. 64-65.
-
REIS, A. R. ; VISCONDE, F. J. ; ZAITUNE, M.P.A. ; MOURA, M. S. A. ; TEIXEIRA, L. C. ; VERZOLA, R. M. M. ; OLIVEIRA, L. ; GALLO JR, L. ; SILVA, E. ; CATAI, A. M. . Avaliação de de um programa de Fisioterapia Cardiovascular a partir da determinação do limiar de anaerobiose (LA). In: Congresso de Cardiologia, 2000. Suplemento Especial da Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. São Paulo. v. 10. p. 77-77.
-
ROSARIO, J. L. P. ; REIS, A. R. ; VISCONDE, F. J. ; ZAITUNE, M.P.A. ; MOURA, M. S. A. ; TEIXEIRA, L. C. ; SILVA, E. ; VERZOLA, R. M. M. ; GALLO JR, L. ; CATAI, A. M. . Estudo da variabilidade da frequência cardíaca em homens infartados e hipertensos. In: Congresso de Cardiologia, 2000. Suplemento da Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo. São Paulo. v. 10. p. 77-77.
-
FERRER, M. L. P. ; HORIKAWA, D. ; LEE, S. P. ; LUIZ, C. S. ; NAJAS, M. ; SANCHES, F. A. ; ZAITUNE, M.P.A. ; MIRANDA, R. ; RAMOS, L. R. . Interdisciplinaridade em assistência domiciliar. In: II CONGRESSO BRASILEIRO de CIÊNCIAS SOCIAIS em SAÚDE, 1999, São Paulo. Ciências Sociais e Saúde: tendências, objetos, abordagens. São Paulo, 1999. p. 129-130.
-
CATAI, A. M. ; ZAITUNE, M.P.A. ; MOURA, M. S. A. ; VERZOLA, R. M. M. ; PETTO, J. ; GALLO JR, L. ; SILVA, E. . Estudo do limiar anaeróbio de portadores de fatores de risco pra doença da artéria coronária (DAC) e/ou DAC estabelecida. In: XIV REUNIÃO ANUAL DA FEDERAÇÃO DE SOCIEDADES DE BIOLOGIA EXPERIMENTAL, 1999, Caxambu. FeSBE, 1999. p. 73-73.
-
ZAITUNE, M.P.A. ; MOURA, M. S. A. ; SILVA, E. ; VERZOLA, R. M. M. ; PETTO, J. ; OLIVEIRA, L. ; GALLO JR, L. ; CATAI, A. M. . Determinação do limiar anaeróbio de portadores de fatores de risco de doença da arteria coronária (DAC) e/ou DAC estabelecida. In: V SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA EM CARDIOLOGIA, 1999, Campos do Jordão. Suplemento da Revista da Sociedade de Cardiologia do estado de SP: Temas Livres e Posters do XX Congresso da SOCESP, 1999. v. 9. p. 62-62.
-
SOUSA, L. A. ; ZAITUNE, M.P.A. . Uma revisão de escopo sobre o mercúrio. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , 2021.
-
SA, N. M. ; SILVA, R. C. C. ; ZAITUNE, M.P.A. . ENVOLVIMENTO DE PACIENTES EM ATS: SÍNTESE DE EVIDÊNCIAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SANTOS, L. G. R. ; ZAITUNE, M.P.A. . Análise de Situação de Saúde do município de Planaltina - GO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BASILIO, S. S. ; ZAITUNE, M.P.A. . Problemas de saúde em trabalhadores expostos ao amianto. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FIGUEIREDO, A. J. ; ZAITUNE, M.P.A. . Análise de Situação de Saúde do município de Valparaíso de Goiás - GO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, W. S. ; ZAITUNE, M.P.A. . PROBLEMAS DE SAÚDE DECORRENTES DA EXPOSIÇÃO AO AMIANTO: OVERVIEW DE REVISÕES SISTEMÁTICAS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Y. P. ; ZAITUNE, M.P.A. . Análise de Situação de Saúde do município de Cabeceiras - GO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RESENDE, A. A. ; ZAITUNE, M.P.A. . Análise de Situação de Saúde do município de Luziânia - GO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZAITUNE, M.P.A. ; MENDES, A. V. T. ; TEIXEIRA, A. C. A. ; SA, N. M. . IMPACTOS À SAÚDE DOS RIBEIRINHOS EM USINA HIDRELÉTRICA DO ESTADO DO PARÁ, BRASIL. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PEREIRA, P. P. ; DEMETRIO, J. M. ; SANTOS, J. V. ; BARROS, J. S. ; CASTRO, K. C. M. ; SANTOS, S. G. A. ; ROSA, W. D. ; PEREIRA, E. L. ; GUTIERREZ, M. M. U. ; ZAITUNE, M.P.A. . PARTICIPACAO E CONTROLE SOCIAL: ANALISE DAS ATAS DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE SAUDE DE MUNICIPIOS DO ENTORNO DO DISTRITO FEDERAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZAITUNE, M.P.A. ; CARVALHO, J. L. B. . Aula de Epi Info. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FURTADO, E. C. A. ; ALVES, J. A. ; BARROS, A. S. ; SOARES, G. F. ; MENEZES, R. S. ; Souza EM ; ZAITUNE, M.P.A. . Escola Promotora de Saúde: uma avaliação qualitativa no Distrito Federal. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Vigilância Epidemiológica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Aula de Epidemiologia Ambiental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Aula de Métodos Quantitativos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Vigilância Ambiental em Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Aula de Epidemiologia em Saúde Ambiental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . aulas no Programa Mais Médicos para o Brasil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Avaliação de Risco. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Avaliação da Exposição e manejo do risco (protocolo clínico e notificação). 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Algumas estratégias para cuidar do idoso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Avaliação gerontológica ampla: aspectos relacionados à fisioterapia. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Fisioterapia no idoso internado. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Atuação do Fisioterapeuta na Saúde Coletiva. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Atividade física e o envelhecimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Modalidades em pós-graduação lato sensu para fisioterapeutas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Campanha anti-quedas na terceira idade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Campanha anti-quedas na terceira idade. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Oficina de profissões: Fisioterapia. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . O papel da fisioterapia na saúde do idoso. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Córtex Cerebral (Noback) e Sistema Nervoso Autônomo. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Fisioterapia nas patologias cadíacas. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Propedêutica da ausculta pulmonar e a aferição da PA: conceitos teórico-práticos. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Programa de atendimento domiciliar do idoso. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
ZAITUNE, M.P.A. . Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022. Brasília: Ministério da Saúde, 2011 (Políticas Públicas).
Outras produções
ZAITUNE, M.P.A. . Avaliação dos projetos aprovados da Chamada de Prevenção e Combate ao vírus Zika. 2019.
ZAITUNE, M.P.A. . Elaboração da ficha FormSus para acompanhamento de populações expostas a contaminantes químicos. 2012.
ZAITUNE, M.P.A. . Protocolo de atenção à saúde de população exposta a contaminante químico no RS - Triunfo. 2012.
ZAITUNE, M.P.A. . Protocolo de vigilância atenção à saúde de população exposta a contaminante químico em Santo Amaro. 2012.
ZAITUNE, M.P.A. . Protocolo de vigilância atenção à saúde de população exposta a contaminante químico em Adrianópolis - PR. 2012.
ZAITUNE, M.P.A. . Reunião sobre chumbo em tintas no MMA. 2012.
ZAITUNE, M.P.A. . Videoconferência sobre o amianto - prévia da audiência pública STF. 2012.
ZAITUNE, M.P.A. . Cooperação Técnica, Científica e Tecnológica entre Ministério da Saúde do Brasil e Ministério da Saúde e Esportes da Bolívia. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Reunião para análise e planejamento visando o cumprimento de clausulas do TAC - Candiota. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Capacitação em Saúde Ambiental nas áreas do VIGISOLO e VIGIAR. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Curso de Sistemas de Vigilancia en Salud Ambiental en agua, suelo y aire. 2010.
ZAITUNE, M.P.A. . Reunião sobre o Protocolo em Santo Antonio de Posse - Aterro Mantovani. 2010.
ZAITUNE, M.P.A. . Capacitação para a Implantação de Unidades Sentinelas do Vigiar/POA. 2010.
ZAITUNE, M.P.A. . Capacitação para Implantação do Protocolo de Urgência à Saúde de Santo Amaro. 2010.
ZAITUNE, M.P.A. . Relatório de acompanhamento da implantação do protocolo de vigilância de populações expostas a contaminantes químicos no município de Adrianópolis - PR. 2014.
ZAITUNE, M.P.A. . Subsídios do setor saúde em favor do banimento do amianto no Brasil.. 2013.
ZAITUNE, M.P.A. . Proposta de publicação das diretrizes para gestão e organização de serviços para a vigilância de populações expostas a contaminantes químicos.. 2013.
ZAITUNE, M.P.A. . Levantamento dos custos dos procedimentos do SUS relacionados aos contaminantes químicos de interesse para a Vigilância de Populações Expostas a Contaminantes Químicos. 2013.
ZAITUNE, M.P.A. . Levantamento sobre impacto financeiro e de gestão no Sistema Único de Saúde decorrentes da implantação das Diretrizes para Gestão e Organização de serviços para a Vigilância e Atenção à Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos.. 2012.
ZAITUNE, M.P.A. . Subsídios para elaboração de protocolo clínico para populações expostas ao mercúrio. 2012.
ZAITUNE, M.P.A. . Elaboração de boletim informativo do VIGIPEQ - Vigilância em Saúde em Populações Expostas a Contaminantes Químicos a ser disponibilizado no PISAST - Painel de Informações em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador.. 2012.
ZAITUNE, M.P.A. . Levantamento dos procedimentos do SUS utilizados para o atendimento de populações expostas a contaminantes químicos. 2012.
ZAITUNE, M.P.A. . análise do Sistema de Informação e Monitoramento de Populações Expostas a Agentes Químicos ? SIMPEAQ.. 2012.
ZAITUNE, M.P.A. . Relatório das discussões realizadas na Oficina de revisão das Diretrizes para a Elaboração de Protocolos de Atenção à Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Resumo Executivo da avaliação de risco à saúde humana decorrentes da exposição de trabalhadores a compostos químicos pelas empresas Shell, Cyanamid e Basf no município de Paulínia ? SP. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Diretrizes e o Guia para a Elaboração de Protocolos de Atenção à Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos em sua versão revisada de 2010. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Projeto gráfico das Diretrizes para a Elaboração de Protocolos de Atenção à Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos, destinado à capacitação de técnicos da vigilância e assistência em saúde. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Manual de elaboração de Protocolos de Atenção à Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos para a capacitação de técnicos das SES e SMS.. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Avaliação da Programação das Ações de Vigilância em Saúde ? PAVs relacionadas à Vigilância de Populações Expostas a Contaminantes Químicos, no ano de 2010.. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Elaboração de boletim informativo do VIGIPEQ - Vigilância em Saúde em Populações Expostas a Contaminantes Químicos a ser disponibilizado no PISAST - Painel de Informações em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Avaliação Situacional Sobre Os Protocolos De Atenção Integral À Saúde De Populações Expostas Implantados Nos Municípios Brasileiros. 2010.
ZAITUNE, M.P.A. . Proposta De Instrumento De Avaliação E Monitoramento Dos Protocolos De Atenção Integral À Saúde De Populações Expostas A Contaminantes Químicos. 2010.
ZAITUNE, M.P.A. . Levantamento das repercussões na saúde humana decorrentes da exposição ao amianto para subsidiar as respostas às demandas judiciais e/ou políticas pelo MS/CGVAM/VIGIPEQ. 2010.
ZAITUNE, M.P.A. . Levantamento dos instrumentos legais sobre o amianto para subsidiar as respostas às demandas judiciais e/ou políticas pelo MS/CGVAM/VIGIPEQ. 2010.
ZAITUNE, M.P.A. . Proposta de reestruturação do site da CGVAM, destacando a integração do VIGISOLO, VIGIQUIM e VIGIAR. 2009.
ZAITUNE, M.P.A. . Proposta de integração do VIGISOLO, VIGIQUIM e VIGIAR como subsídio para elaborar o Programa Nacional de Vigilância em Saúde a Populações Expostas a Contaminantes Químicos. 2009.
ZAITUNE, M.P.A. . Proposição do Módulo de Identificação de Populações Expostas a Contaminantes Químicos, integrando o VIGISOLO, VIGIQUIM e VIGIAR de forma a subsidiar as capacitações dos técnicos das SES e SMS. 2009.
ZAITUNE, M.P.A. . Proposta de instrumento de assessoria aos estados na atuação integrada do VIGISOLO, VIGIQUIM e VIGIAR. 2009.
ZAITUNE, M.P.A. . Levantamento das repercussões na saúde humana decorrentes da exposição ao amianto para subsidiar as respostas das demandas judiciais e/ou políticas pelo MS/CGVAM/VIGIPEQ. 2009.
ZAITUNE, M.P.A. . Levantamento dos instrumentos legais sobre o amianto para subsidiar as respostas as demandas judiciais e/ou políticas pelo MS/CGVAM/VIGIPEQ.. 2009.
ZAITUNE, M.P.A. ; SILVA, A. L. S. ; JESUS, L. A. ; LORENCO, L. A. ; BARBOSA, L. P. ; CARNEIRO, L. O. ; SILVA, J. J. N. . Boletins epidemiológicos municípios RIDE DF. 2020.
ZAITUNE, M.P.A. . Relatório Final CARTA ACORDO SCON2017-00360. 2019.
ZAITUNE, M.P.A. . SINTESE evidência - Problemas saude decorrentes exposicao amianto. 2019.
ZAITUNE, M.P.A. . SINTESE evidência - Prejuízos ambientais e à saúde humana causados pelo amianto. 2019.
ZAITUNE, M.P.A. . SÍNTESE evidência - Opções para rastreio, diagnóstico e tratamento de problemas de mesotelioma maligno de pleura. 2019.
ZAITUNE, M.P.A. ; SA, N. M. . SÍNTESE evidência - Participação de pacientes nas Avaliações de Tecnologias em Saúde. 2019.
ZAITUNE, M.P.A. . Síntese de Diálogo Deliberativo Evidências para Políticas de Saúde: Problemas de saúde decorrentes da exposição ao amianto. 2019.
ZAITUNE, M.P.A. . Síntese de Diálogo Deliberativo Evidências para Políticas de Saúde: Prejuízos ambientais e à saúde humana causados pelo amianto. 2019.
ZAITUNE, M.P.A. . Síntese de Diálogo Deliberativo Evidências para Políticas de Saúde: Opções para rastreio, diagnóstico e tratamento de problemas de saúde decorrentes da exposição ao amianto. 2019.
ZAITUNE, M.P.A. . Síntese de Diálogo Deliberativo Evidências para Políticas de Saúde: Participação de Pacientes nas Avaliações de Tecnologias em Saúde. 2019.
SILVA, A. P. ; ASMUS, C. I. F. ; ROHLFS, D. B. ; FERNANDES, C. F. R. ; ZAITUNE, M.P.A. ; BUENO, P. C. . Avaliação de Risco à Saúde Humana por exposição a resíduos perigosos nos municípios de Porto Nacional e Divinópolis no Estado de Tocantins. 2013.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 45/DSAST/SVS/MS sobre limite máximo chumbo em resposta à Procuradoria da República do Estado do PR. 2012.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 036/CGVAM/DSAST/SVS/MS Exposição e intoxicação de trabalhadores de campanhas de saúde pública da extinta SUCAM/FUNASA por DDT e seus metabólitos, durante sua utilização e campanhas de saúde pública no Brasil. 2012.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 080/CGVAM/DSAST/SVS/MS Posicionamento do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador- DSAST acerca dos riscos à saúde de trabalhadores pela exposição ao DDT e seus metabólitos durante as campanhas de saúde pública da extinta SUCAM/FUNASA, no Brasil. 2012.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 048/CGVAM/DSAST/SVS/MS Esclarecimentos frente à exposição humana a contaminantes químicos em Adrianópolis-PR. 2012.
ZAITUNE, M.P.A. . Parecer Técnico n 065/DSAST/SVS/MS acerca do Relatório de Progresso Final, convênio n 2507, referente ao Projeto intitulado: ?Projeto Piloto do I Inquérito Nacional de Populações Expostas a Substâncias Químicas?, coordenado pelo Professor Dr. Nelson Gouveia. 2012.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 127/DSAST/SVS/MS/2010 em resposta à Conjur/MS referente à decisão proferida nos autos de Ação Civil Pública. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 63/DSAST/SVS/MS/2011 para subsidiar defesa da União em Processo. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 185/DSAST/SVS/MS/2011 em resposta à ofício de Adrianópolis. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 190/DSAST/SVS/MS sobre promoção e monitoramento permanente da saúde da população exposta ao chumbo, cádmio, cobre e zinco. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 193/CGVAM/DSAST/SVS/MS Desdobramentos das reuniões na Câmara de Conciliação e Arbitragem da Adm Pública Federal sobre a atividade mineradora em Paracatu - MG. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 009/DSAST/SVS/MS/2011 Comitê Intergovernamental de Negociação (INC) para a elaboração de Instrumento Juridicamente Vinculante sobre o Mercúrio. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 106/DSAST/SVS/MS/2011 sobre incidência de Tireoidite de Hashimoto nas populações lindeiras à pólos petroquímicos do Brasil. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 120/DSAST/SVS/MS/2011 acerca dos Programas Ambientais Relacionados à saúde como requisitos de licenciamento da UHE Santo Antônio. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 200/DSAST/SVS/MS/2011 acerca do relatório técnico parcial do Programa de Monitoramento Hidrobiogeoquímico do aproveitamento hidrelétrico de Jirau - licenciamento da UHE Jirau. 2011.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 164/CGVAM/DSAST/SVS/MS sobre execução de atividades para obter o resultado R2 'equipe de técnicos bolivianos capacitados em gestão de sistemas de Vigilância em Saúde Ambiental'. 2010.
ZAITUNE, M.P.A. . Parecer Técnico n 191/2010/CGVAM/DSAST/SVS/MS sobre serviços prestados. 2010.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 004/CGVAM/DSAST/SVS/MS/2010 em resposta ao Poder Judiciário do Estado de SP. 2010.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 047/CGVAM/DSAST/SVS/MS/2010 em resposta à Procuradoria da República de Santos. 2010.
ZAITUNE, M.P.A. . Desenvolvimento de aplicativo (banco de dados) em ACCESS para gerenciar e acompanhar pacientes do CRI. 2009.
ZAITUNE, M.P.A. . Equipe técnica da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental. 2009.
ZAITUNE, M.P.A. . Equipe de pesquisadores no Inquérito de Saúde de Campinas - ISACAMP 2008. 2009.
ZAITUNE, M.P.A. . Nota Técnica n 139/2009/CGVAM/DSAST/SVS/MS em resposta à ACUPAMA que denuncia poluição na bacia hidrográfica do Rio Uuguai por metais. 2009.
ZAITUNE, M.P.A. . Dança Sênior no Centro de Referência do Idoso - CRI-Campinas. 2008.
ZAITUNE, M.P.A. . Desenvolvimento de aplicativo em EXCEL para agendamento de pacientes do CRI. 2008.
ZAITUNE, M.P.A. . Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso - PADI/UNIFESP. 2000.
ZAITUNE, M.P.A. . Monitoria na disciplina de Massoterapia - UFSCar. 1998.
ZAITUNE, M.P.A. . Iniciação Científica Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular - UFSCar. 1998.
ZAITUNE, M.P.A. . Laboratório de Fisioterapia Cardiovascular - UFSCar. 1997.
ZAITUNE, M.P.A. . Vigilância Ambiental em Saúde. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ZAITUNE, M.P.A. . A inserção da Fisioterapia no SUS e na Residência Multiprofissional. 2011. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ZAITUNE, M.P.A. . Cuidados Paliativos: Familiar e Cuidador em pauta. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ZAITUNE, M.P.A. . Dança Senior. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ZAITUNE, M.P.A. . Fisioterapia em Jundiaí e região. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ZAITUNE, M.P.A. . Pós-graduação em Ciências biológicas e da saúde. 2006. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ZAITUNE, M.P.A. . Notícias CBN: Pesquisa realizada por fisioterapeuta da Unicamp aponta alto índice de sedentarismo entre idosos. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ZAITUNE, M.P.A. . Jornal Regional EP TV - Prática de exercício em idosos de Campinas. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ZAITUNE, M.P.A. . Rádio Band News FM - sedentarismo em idosos. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ZAITUNE, M.P.A. . Rádio Universitária UNITAU - Quedas em idosos. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
ZAITUNE, M.P.A. . Fórum Universitário sobre o idoso: responsabilidade de todos. 2002. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
ZAITUNE, M.P.A. . Disciplinas da Professora Pop. 2015. (Site).
ZAITUNE, MPA . Relatório da pesquisa 'Tradução do conhecimento para a tomada de decisão em saúde'. 2019. (Relatório de pesquisa).
ZAITUNE, M.P.A. . Parecerista ad hoc de projeto de pesquisa DeCiT/SCTIE/MS. 2017. (Comissão Científica).
ZAITUNE, M.P.A. . Capacitação na ferramenta de tabulação TABWIN. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ZAITUNE, M.P.A. . Introdução ao software R. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ZAITUNE, M.P.A. . Oficina de Capacitação nas Ferramentas SUPPORT para Políticas Informadas por Evidências. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ZAITUNE, M.P.A. . Coordenadora de Grupo de Trabalho e avaliadora dos projetos de pesquisa apresentados no Seminario Marco Zero - Chamada Publica Prevencao e Combate ao virus Zika. 2016. (Coordenadora Geral).
ZAITUNE, M.P.A. . Comissão Científica do Congresso Brasileiro de Ciencias Sociais e Humanas em Saude. 2016. (Comissão Científica).
ZAITUNE, M.P.A. ; CARVALHO, J. L. B. . Curso básico de Epi Info 7. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ZAITUNE, M.P.A. . I Mostra de Estágios da Faculdade de Ciências da Saúde. 2015. (Coordenadora Geral).
ZAITUNE, M.P.A. . II Mostra de Estágios da Faculdade de Ciências da Saúde. 2015. (Coordenadora Geral).
ZAITUNE, M.P.A. ; CARVALHO, J. L. B. . Curso básico de Epi Info 7. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
ZAITUNE, M.P.A. . Comissão de Especialistas no 1 Encontro Científico de Pesquisas Aplicadas à Vigil. 2014. (Comissão Científica).
SANCHEZ, M. N. ; ZAITUNE, M.P.A. . Curso Epidemiologia Descritiva e Análise de Dados Secundários. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
VILLARDI, J. W. R. ; COSTA, L. C. A. ; ZAITUNE, M.P.A. . Manual de Instruções de Unidades Sentinelas ? 2013. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Manual).
ZAITUNE, M.P.A. . Comissão Científica da ExpoEpi. 2013. (Comissão Científica).
ZAITUNE, M.P.A. . Cartilha sobre Agrotóxicos: Série Trilhas do Campo. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
ZAITUNE, M.P.A. . Trilhas do Campo: Livro e Vídeo. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).
ZAITUNE . O Grande Circo Místico. 2000. Interpretação.
ZAITUNE . 1 Painel de Música Vocal. 2000. Interpretação.
ZAITUNE . VII Encontro de Corais de Ibiporã. 2000. Interpretação.
ZAITUNE . Concertos de Natal. 2000. Interpretação.
ZAITUNE . 1 Concurso Nacional de Canto Coral. 2000. Interpretação.
ZAITUNE . Apresentação do musical "O Grande Circo Místico". 2000. Interpretação.
ZAITUNE . 6 Encontro Fundap de Canto Coral. 1999. Interpretação.
ZAITUNE . V Encontro de Corais. 1999. Interpretação.
ZAITUNE . Madrigal UFSCar - lançamento CD. 1997. Interpretação.
Projetos de pesquisa
-
2016 - 2019
Tradução do conhecimento para apoiar a tomada de decisão em saúde, Descrição: Produzir, traduzir, sistematizar e disseminar informação de forma acessível a vários segmentos de interesse, colaborando na utilização do conhecimento científico para a tomada de decisões e para a elaboração de políticas de saúde fundamentadas em evidências no contexto do Sistema Único de Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (13) . , Integrantes: Maria Paula do Amaral Zaitune - Coordenador / Mauro Niskier Sanchez - Integrante / Natan Monsores de Sá - Integrante / Dais Rocha - Integrante / Keitty Regina Cordeiro de Andrade - Integrante / Jorge Otávio Maia Barreto - Integrante., Financiador(es): Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Outra.
-
2015 - 2018
Ambiente e Saúde na Região dos Pirineus, Entorno do Distrito Federal ? Uma abordagem multidisciplinar das condições de vida e de saúde em pequenos territórios, Descrição: O enfoque direcionado exclusivamente aos indivíduos é insuficiente para explicar o processo saúde-doença-atenção, sendo necessário considerar não somente as características individuais, mas também o ambiente ao qual os indivíduos pertencem, bem como as relações e fluxos estabelecidos nas interações com o ambiente físico e social. Desse modo, o local de residência dos indivíduos constitui uma importante unidade de análise, pois contém atributos físicos, sociais, culturais e ambientais que teoricamente afetam as condições de saúde dos indivíduos. Com o propósito de subsidiar a compreensão do processo saúde-doença-atenção, a abordagem da caracterização do ambiente físico e social em níveis locais de agregação, tal como a vizinhança, tem mostrado um maior poder explicativo da relação ambiente e saúde. O estudo das principais características da população em relação ao processo saúde-doença-atenção requer a contribuição de ciências sociais, da geografia e da epidemiologia social para entender os fatores / processos sociais e físicos do ambiente que moldam comportamentos individuais, tais como dieta, atividade física e tabagismo, fatores considerados de risco e diretamente relacionados com os fatores biológicos proximais que levam a diversas doenças crônicas não transmissíveis. A caracterização de outras dimensões tais como a vizinhança e fatores socioeconômicos (determinantes distais) desempenham um papel fundamental sobre os comportamentos e práticas individuais (determinantes proximais) e outros desfechos de saúde, como os acidentes e violência. Esta proposta tem como foco caracterizar o ambiente físico e social e sua relação com as condições de saúde em especial as doenças e agravos não transmissíveis (doenças cardiovasculares, acidentes e violência). Propõem-se a combinação de diversos métodos e técnicas para a caracterização do ambiente de vizinhança relacionado com a disponibilidade de: alimentos e qualidade; tabaco; álcool; espaços para atividade física; clima, assim como, outras características de caráter social, econômico e de disponibilidade de serviços de saúde. A pesquisa tem como principal objetivo estudar as associações entre as características físicas e sociais do ambiente e as condições de saúde em nível de desagregação de vizinhança (micro-áreas) na Região dos Pirineus do Entorno do Distrito Federal, analisar as percepções e representações sobre saúde de pessoas da comunidade e avaliar o desempenho dos sistemas de saúde locais no tocante ao acesso aos serviços de saúde e a qualidade do cuidado. Os resultados deste estudo permitirão construir uma linha de base que apoiará a identificação de problemas e necessidades em nível local (micro-áreas), apontando para desigualdades e prioridades para o planejamento, programação e avaliação de medidas de intervenção de caráter intersetorial. Outro resultado esperado é a construção de indicadores necessários para a vigilância, o monitoramento e a avaliação das condições de vida e de saúde. Constitui, ainda, uma oportunidade para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas e métodos de investigação e análise direcionados à caracterização do ambiente físico e social em micro-àreas (vizinhança), fundamentais para o processo de territorialização. Um aspecto que vale destacar é a criação de redes de colaboração intra e interinstitucionais no âmbito nacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Paula do Amaral Zaitune - Integrante / Maria Margarita Urdaneta Gutierrez - Coordenador / Ximena Pamela Diaz Bermudez - Integrante / Edgar Merchan Hamann - Integrante / Helena Eri Shimizu - Integrante / Valdir Adilson Steinke - Integrante / Éverton Luís Pereira - Integrante / Claci Fátima Weirich Rosso - Integrante / Josué Laguardia - Integrante.
-
2013 - 2015
Envelhecimento saudável e ativo na perspectiva intergeracional: um estudo multimetodológico no brasil, Descrição: O rápido envelhecimento da população brasileira ocorre ao mesmo tempo em que ainda é alta a proporção de jovens na população, o que requer estratégias de promoção de saúde que envolva esses dois grupos etários, a fim de promover o envelhecimento ativo e saudável para todas as idades. Atividades intergeracionais com esse propósito estão aumentando em vários países da Europa e da América do Norte. No entanto, esse tipo de intervenção ainda carece de avaliações consistentes para mostrar sua efetividade. No Brasil, essas atividades têm sido pontuais, mas o Distrito Federal está se tornando um modelo, visto que as ações aqui realizadas têm sido avaliadas sistematicamente e avançado na utilização de metodologias mistas e na elaboração de arcabouços teóricos para explicar os processos envolvidos nessas atividades, sendo esse o propósito do presente estudo. Objetivo - Desenvolver um arcabouço teórico baseado em um conjunto de teorias e avaliar um programa de promoção de saúde com base na integração entre gerações junto a adolescentes de três escolas públicas do Paranoá, Distrito Federal e idosos residentes nas áreas de abrangência das referidas escolas. Hipótese- Atividades intergeracionais estruturadas influenciam positivamente a percepção do estado de saúde, à atitude dos dois grupos etários em relação um ao outro, à relação familiar, e componentes cognitivos de capital social (normas de reciprocidade e confiança mútua sentimento de ser respeitado e valorizado) além de sintomas depressivos nesses dois grupos de idade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) . , Integrantes: Maria Paula do Amaral Zaitune - Integrante / Elza Maria de Souza - Coordenador.
-
2002 - 2010
Inquérito de Saúde - ISA - SP, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Moises Goldbaum em 18/03/2014., Descrição: Inquérito de Saúde de base populacional ISA-SP. Inquérito multicêntrico desenvolvido com a participação de pesquisadores da FSP/USP, FM/USP, DMPS/FCM/UNICAMP, FM/UNESP e SES-SP. O projeto foi apoiado pela Fapesp, no programa de Políticas Públicas, processo no.98/14099-7. A coordenação geral do projeto foi do Prof. Chester Luis Galvão César, FSP-USP e contou com a coordenação conjunta, em cada área Dra. Luana Carandina e do Prof. Moisés Goldbaum. O projeto foi apoiado com R$ 185.100,00 da Fapesp, recebendo importante suporte financeiro no valor de R$ 200.000,00 da SES de São Paulo. Os resultados do projeto estão em fase de publicação e têm sido apresentados em congressos Inquérito de saúde de base populacional ISA capital. Trata-se de projeto que deriva do ISA-SP, envolvendo os mesmos pesquisadores e instituições (FSP/USP FM/USP, DMPS/FCM/UNICAMP, FM/UNESP e SES-SP), coordenado pelo Prof. Chester Luis Galvão César e financiado pela SMS de São Paulo no valor de R$ 200.000,00. Os resultados estão sendo analisados e uma síntese deles foi apresentada em Seminário promovido pela SMS do município em 17 de novembro de 2004. Alguns dados encontram-se disponíveis no site da Secretaria municipal de saúde de São Paulo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Paula do Amaral Zaitune - Integrante / Marilisa Berti de Azevedo Barros - Integrante / Moisés Goldbaum - Coordenador / Luana Carandina - Integrante / Chester Luiz Galvão César - Integrante.
Prêmios
2019
Professora homenageada do Curso de Saúde Coletiva - Turma 2.2018, Universidade de Brasília.
2019
Professora homenageada do Curso de Saúde Coletiva - Turma 1.2019, Universidade de Brasília.
2019
Menção Honrosa no 25o Congresso de Iniciação Científica da UnB e 16o Congresso de Iniciação Científica do DF, Universidade de Brasília.
2017
Paraninfa da turma de formandos 2.2016 de Saúde Coletiva/UnB, Universidade de Brasília.
2008
Menção Honrosa na 2ª Semana de Pesquisa Unicamp: Fatores associados à prática de atividade física global e de lazer em idosos - Inquérito de Saúde de São Paulo (ISA-SP), Faculdade de Ciências Médicas - Unicamp.
2000
Melhor trabalho, em apresentação oral, no Simpósio de Fisioterapia da SOCESP, Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Brasília, Departamento de Saúde Coletiva. , Universidade de Brasília (UnB), Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 31071951
Experiência profissional
2002 - 2010
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloVínculo: , Enquadramento Funcional:
2013 - Atual
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
02/2020
Extensão universitária , Departamento de Saúde Coletiva - DSC.,Atividade de extensão realizada, PEAC "Educação continuada em evidências".
-
02/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Saúde Coletiva - DSC.,Linhas de pesquisa
-
08/2016
Ensino, PPGSC, PPGNH, PPGMT, PPGCS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Epidemiológicos
-
05/2015
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Ciências da Saúde - UnB.,Linhas de pesquisa
-
02/2013
Ensino, Gestão de Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia Geral, Informática e Informação em Saúde
-
02/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Saúde Coletiva - DSC.,Cargo ou função, Membro da Comissão Especial de Atividades Complementares ? CEAC do DSC/FS/UnB.
-
05/2019 - 02/2021
Direção e administração, Reitoria, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Coordenadora de Cursos de Lato Sensu (CCLS) e Residências.
-
10/2017 - 12/2019
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Saúde Coletiva, Departamento de Saúde Coletiva.,Atividade realizada, Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do DSC.
-
03/2017 - 03/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria.,Cargo ou função, Representante da FS na Câmara de Gestão de Pessoas - CGP.
-
03/2018 - 07/2018
Estágios , Faculdade de Ciências da Saúde - UnB.,Estágio realizado, Orientação de estágio no Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - DSAST/SVS/MS.
-
03/2017 - 07/2018
Ensino, Gestão de Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Biológicos 1
-
08/2017 - 12/2017
Estágios , Departamento de Saúde Coletiva - DSC.,Estágio realizado, Estágio na Região Leste - DF Centro de Saúde 1 e 2 do Itapoã.
-
12/2015 - 12/2017
Direção e administração, Departamento de Saúde Coletiva.,Cargo ou função, Vice-chefe de Departamento.
-
10/2015 - 12/2017
Extensão universitária , Faculdade de Ciências da Saúde - UnB.,Atividade de extensão realizada, Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde - PET-SAUDE/GRADUASUS.
-
06/2017 - 09/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências da Saúde - UnB.,Cargo ou função, Presidente de Comissão eleitoral para eleger representante e suplente da Faculdade de Ciências da Saúde para o CONSUNI da UnB.
-
06/2017 - 08/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Saúde Coletiva - DSC.,Cargo ou função, Membro de banca para seleção pública simplificada para contratação de professor substituto na área de Bioestatística e epidemiologia.
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, PPGSC, PPGNH, PPGMT, PPGCS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Métodos Epidemiológicos
-
03/2015 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências da Saúde - UnB.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Estágios da Faculdade de Ciências da Saúde.
-
02/2015 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências da Saúde - UnB.,Cargo ou função, Membro do Colegiado de Extensão da FS.
-
03/2016 - 07/2016
Estágios , Departamento de Saúde Coletiva - DSC.,Estágio realizado, Estágio na DIRAPS - Diretoria de Atenção Primária da Região Leste - DF.
-
05/2015 - 05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências da Saúde - UnB.,Cargo ou função, Colegiado de Extensão da Faculdade de Ciências da Saúde.
-
07/2014 - 04/2016
Extensão universitária , Departamento de Saúde Coletiva - DSC.,Atividade de extensão realizada, Projeto Envelhecimento Ativo e Saudável na Perspectiva Intergeracional.
-
12/2013 - 03/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Saúde Coletiva - DSC.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Estágio do do DSC/FS/UnB.
-
03/2015 - 12/2015
Estágios , Departamento de Saúde Coletiva - DSC.,Estágio realizado, Secretaria de Estado da Saúde do DF - CS 2 Itapoã.
-
08/2013 - 12/2015
Ensino, Gestão de Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Epidemiologia para Gestão 3 - Vigilância em Saúde
-
05/2015 - 05/2015
Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências da Saúde - UnB.,Cargo ou função, Membro de Comissão eleitoral para eleger representante e suplente da Faculdade de Ciências da Saúde para o CONSUNI da UnB.
-
12/2013 - 02/2015
Direção e administração, Departamento de Saúde Coletiva - DSC.,Cargo ou função, Coordenadora de Estágios do DSC/FS/UnB.
-
03/2013 - 12/2014
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Saúde Coletiva - DSC.,Cargo ou função, Membro do Grupo de Graduação e Extensão do DSC/FS/UnB.
-
02/2013 - 07/2014
Estágios , Departamento de Saúde Coletiva - DSC.,Estágio realizado, Hospital Universitário de Brasília - Setor Hotelaria do HUB.
-
07/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Saúde Coletiva - DSC.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora das Oficinas de Trabalho ? Pasárgada.
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Gestão de Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Demografia e Bioestatística
-
02/2013 - 07/2013
Ensino, Gestão de Saúde Coletiva, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários Integradores em Saúde Coletiva 1
2012 - 2013
Organizacao Pan-Americana da SaudeVínculo: Consultora Técnica, Enquadramento Funcional: Consultora Técnica da CGVAM/SVS/MS, Carga horária: 40
Outras informações:
1. Documento técnico contendo subsídios do setor saúde em favor do banimento do amianto no Brasil.
2. Documento técnico contendo proposta de publicação das diretrizes para gestão e organização de serviços para a vigilância de populações expostas a contaminantes químicos.
3. Documento técnico contendo o levantamento dos custos dos procedimentos do SUS relacionados aos contaminantes químicos de interesse para a Vigilância de Populações Expostas a Contaminantes Químicos.
4. Documento técnico contendo o relatório de acompanhamento da implantação do protocolo de vigilância de populações expostas a contaminantes químicos no município de Adrianópolis - PR.
2012 - 2012
Organizacao Pan-Americana da SaudeVínculo: Consultora técnica, Enquadramento Funcional: Consultora Técnica da CGVAM/SVS/MS, Carga horária: 40
Outras informações:
Contrato OPAS - BR/CNT/1200253.001
- Documento técnico contendo elaboração de boletim informativo do VIGIPEQ - Vigilância em Saúde em Populações Expostas a Contaminantes Químicos a ser disponibilizado no PISAST - Painel de Informações em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador.
- Documento técnico contendo o levantamento dos procedimentos do SUS utilizados para o atendimento de populações expostas a contaminantes químicos.
- Documento técnico contendo a análise do Sistema de Informação e Monitoramento de Populações Expostas a Agentes Químicos ? SIMPEAQ.
2011 - 2012
Organizacao Pan-Americana da SaudeVínculo: Consultora técnica, Enquadramento Funcional: Consultora Técnica da CGVAM/SVS/MS, Carga horária: 40
Outras informações:
Contrato OPAS - BR/CNT/1101623.001
- Documento técnico contendo levantamento sobre impacto financeiro e de gestão no Sistema Único de Saúde decorrentes da implantação das Diretrizes para Gestão e Organização de serviços para a Vigilância e Atenção à Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos.
- Documento técnico contendo subsídios para elaboração de protocolo clínico para populações expostas ao mercúrio.
2010 - 2011
Organizacao Pan-Americana da SaudeVínculo: Consultora técnica, Enquadramento Funcional: Consultora Técnica da CGVAM/SVS/MS, Carga horária: 40
Outras informações:
1 - Documento técnico contendo relatório das discussões realizadas na Oficina de revisão das Diretrizes para a Elaboração de Protocolos de Atenção à Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos.
2 - Documento técnico contendo Resumo Executivo da avaliação de risco à saúde humana decorrentes da exposição de trabalhadores a compostos químicos pelas empresas Shell, Cyanamid e Basf no município de Paulínia ? SP.
3 ? Documento técnico contendo as Diretrizes e o Guia para a Elaboração de Protocolos de Atenção à Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos em sua versão revisada de 2010.
4 - Projeto gráfico das Diretrizes para a Elaboração de Protocolos de Atenção à Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos, destinado à capacitação de técnicos da vigilância e assistência em saúde.
5 ? Documento técnico contendo o manual de elaboração de Protocolos de Atenção à Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos para a capacitação de técnicos das SES e SMS.
6 - Documento técnico contendo a avaliação da Programação das Ações de Vigilância em Saúde ? PAVs relacionadas à Vigilância de Populações Expostas a Contaminantes Químicos, no ano de 2010.
2010 - 2010
Organizacao Pan-Americana da SaudeVínculo: Consultora técnica, Enquadramento Funcional: Consultora técnica da CGVAM/SVS/MS, Carga horária: 40
Outras informações:
Contrato OPAS - BR/CNT/1000315.001
- Documento Técnico Contendo Avaliação Situacional Sobre Os Protocolos De Atenção Integral À Saúde De Populações Expostas Implantados Nos Municípios Brasileiros
- Documento Técnico Contendo Proposta De Instrumento De Avaliação E Monitoramento Dos Protocolos De Atenção Integral À Saúde De Populações Expostas A Contaminantes Químicos
Atividades
-
08/2009 - 02/2013
Serviços técnicos especializados , Ministério da Saúde / Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador.,Serviço realizado, Consultoria técnica.
2010 - 2010
Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no BrasilVínculo: Consultora técnica, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico da CGVAM/SVS/MS, Carga horária: 40
Outras informações:
Contrato PNUD BRA/O4/048
- Documento técnico contendo o levantamento das repercussões na saúde humana
decorrentes da exposição ao amianto para subsidiar as respostas das demandas judiciais
e/ou políticas pelo MS/CGVAM/VIGIPEQ.
- Documento técnico contendo o levantamento dos instrumentos legais sobre o amianto para subsidiar as respostas as demandas judiciais e/ou políticas pelo MS/CGVAM/VIGIPEQ.
2009 - 2010
Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no BrasilVínculo: Consultor técnico, Enquadramento Funcional: Consultor Técnico da CGVAM/SVS/MS, Carga horária: 40
Outras informações:
Contrato PNUD/BRA/04/048
Descrição dos Produtos
- Documento técnico contendo proposta de reestruturação do site da CGVAM, destacando a integração do VIGISOLO, VIGIQUIM e VIGIAR
- Documento técnico contendo proposta de integração do VIGISOLO, VIGIQUIM e VIGIAR como subsídio para elaborar o Programa Nacional de Vigilância em Saúde a Populações Expostas a Contaminantes Químicos
- Documento técnico contendo proposição do Módulo de Identificação de Populações Expostas a Contaminantes Químicos, integrando o VIGISOLO, VIGIQUIM e VIGIAR de forma a subsidiar as capacitações dos técnicos das SES e SMS
- Documento técnico contendo proposta de instrumento de assessoria aos estados na atuação integrada do VIGISOLO, VIGIQUIM e VIGIAR
- Documento técnico contendo o levantamento das repercussões na saúde humana decorrentes da exposição ao amianto para subsidiar as respostas às demandas judiciais e/ou políticas pelo MS/CGVAM/VIGIPEQ
- Documento técnico contendo o levantamento dos instrumentos legais sobre o amianto para subsidiar as respostas às demandas judiciais e/ou políticas pelo MS/CGVAM/VIGIPEQ
Atividades
-
07/2010 - 09/2010
Serviços técnicos especializados , Ministério da Saúde / Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador.,Serviço realizado, Consultoria técnica.
2008 - 2009
Prefeitura Municipal de CampinasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta, Carga horária: 30
Atividades
-
01/2008 - 07/2009
Serviços técnicos especializados , CRI - Centro de Referência à Saúde do Idoso.,Serviço realizado, Fisioterapia - assistência à saúde de idosos frágeis.
2006 - 2007
Centro Universitário Padre Anchieta, UniAnchietaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 16
Atividades
-
03/2006 - 12/2007
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia em Saúde Coletiva, Preventiva e Laboral, Saúde Coletiva e Políticas Públicas de Saúde, História e Fundamentos de Fisioterapia
2011 - 2011
Faculdade LSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8
Atividades
-
07/2011 - 09/2011
Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas de Saúde
-
07/2011 - 09/2011
Ensino, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia, Política e Saúde no Brasil
2005 - 2006
Universidade de TaubatéVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 13
2001 - 2005
Universidade de TaubatéVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 31
Atividades
-
02/2005 - 03/2006
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia para Grupos Populacionais
-
08/2001 - 03/2006
Estágios , Departamento de Fisioterapia, Clínica de Fisioterapia.,Estágio realizado, Prática Fisioterapêutica Supervisionada para Grupos Populacionais.
-
02/2003 - 02/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Fisioterapia, Fisioterapia.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão (Comex) do Departamento de Fisioterapia.
-
01/2004 - 12/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Municipal de Saúde de Taubaté.,Cargo ou função, Membro do Conselho Municipal de Saúde de Taubaté-SP, representando a Universidade de Taubaté - Unitau.
-
08/2001 - 12/2004
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia Preventiva
-
02/2003 - 02/2004
Extensão universitária , Departamento de Fisioterapia, Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Atendimento Integral ao Envelhecimento.
-
03/2002 - 11/2002
Extensão universitária , Departamento de Fisioterapia, Fisioterapia.,Atividade de extensão realizada, Projeto "Ativa Idade".
-
02/2001 - 12/2001
Ensino, Fisioterapia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica II
2000 - 2000
Clínica Roizenblatt Médicos Associados S/C LtdaVínculo: profissional autônomo, Enquadramento Funcional: Fisioterapeuta
Você é Maria Paula do Amaral Zaitune?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Paula do Amaral Zaitune e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?