Adriana dos Santos Alegre

Possui especialização em Organização do Trabalho Pedagógico em Educação Matemática para o Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (2008).É graduda em Matemática / Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Tem experiência na área de Matemática e Ciências da natureza e suas tecnologias, com ênfase em Matemática, Física e Ciências. Atualmente é professora efetiva da rede pública de ensino de Campo Grande - MS.

Informações coletadas do Lattes em 02/08/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Organização do Trabalho Pedagógico em Educação Mat

2006 - 2008

Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
Título: O Uso da Metodologia de Resolução de Problemas no 5ºano das Séries inicias do Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino em Campo Grande - MS
Orientador: Iraci Cazollato
Bolsista do(a): Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Graduação em Matemática / Licenciatura Plena

1999 - 2004

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Curso técnico/profissionalizante

1992 - 1996

EE Joaquim Murtinho

Ensino Fundamental (1º grau)

1986 - 1991

EM DR. TERTULIANO MEIRELLES

Formação complementar

2012 - 2012

Como Produzir um curso a distância.. (Carga horária: 17h). , Portal Educação.

2011 - 2012

Extensão universitária em Formação para tutores. (Carga horária: 30h). , Centro Universitário Claretiano de Batatais.

2010 - 2010

V Oficina de Elaboração de Itens. (Carga horária: 20h). , Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande- MS.

2010 - 2010

Processo Formativo em Educação Ambiental. (Carga horária: 40h). , Ministério da Educação.

2009 - 2010

Extensão universitária em Curso de Capacitação de tutores. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Paraná.

2006 - 2006

FORMAÇÃO REFLEXIVA-MATEMÁTICA. (Carga horária: 32h). , Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande MS.

2001 - 2001

Relações Humanas. (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande -MS.

1999 - 2000

PROJETO CLASSES DE ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM. (Carga horária: 216h). , Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande- MS.

1999 - 1999

TREINAMENTO EM INFORMÁTICA. (Carga horária: 80h). , MICROCENTER.

1999 - 1999

DIGITAÇÃO BÁSICA. (Carga horária: 40h). , MICROCENTER.

1997 - 1997

Conhecendo a cultura brasileira através do folclor. (Carga horária: 4h). , Editora Ática.

1996 - 1996

UM SALTO PARA O FUTURO - LITERAUTRA INFANTIL. , SECRETARIA DE ESTADO/MS- AGÊNCIA EDUCACIONAL 91.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física.

Participação em eventos

VI SESEMAT.UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS ABORDADOS NO TEMA SEMELHANÇA E CONGRUÊNCIA DE FIGURAS PLANAS DA DISCIPLINA GEOMETRIA EUCLIDIANA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA.. 2012. (Seminário).

XI ESEM.Uso da Fatoração na Resolução da Equação do segundo grau.. 2012. (Encontro).

V SESEMAT. 2011. (Seminário).

X ESEM.A FORMAÇÃO INICIAL EM GEOMETRIA DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Uma análise dos projetos pedagógicos de alguns cursos de licenciatura em Matemática. 2011. (Encontro).

Colóquio de Matemática da Região Centro Oeste. 2009. (Congresso).

VIII Encontro de Educadores Dom Bosco. 2003. (Encontro).

VII Encontro Sul -Matogrossense de Educação Matemática. 2001. (Encontro).

VI Encontro Sul-Matogrossense de Educação Matemática. 1999. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • ALEGRE, A. S. ; SILVA,M.A. . Uma Análise dos Conhecimentos Matemáticos abordados no tema Semelhança e Congruência de Figuras Planas da disciplina Geometria Euclidiana nos cursos de licenciatura em Matemática. In: VI SESEMAT, 2012, Campo Grande. VI SESEMAT. Campo Grande: Editora UFMS, 2012. p. 8-36.

  • ALEGRE, A. S. ; A FORMAÇÃO INICIAL EM GEOMETRIA DO FUTURO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Uma análise dos projetos pedagógicos de alguns cursos de licenciatura em Matemática. In: X Encontro Sul -mato- grossense de Educação Matemática: Entre a Formação e a Profissionalização do Professor de Matemática., 2011. X Encontro Sul -mato- grossense de Educação Matemática: Entre a Formação e a Profissionalização do Professor de Matemática., 2011.

Outras produções

GUADAGNINI, M. R. ; SIEBRA, I. G. ; ALEGRE ; ALEGRE, A. S. . Uso da Fatoração na Resolução da Equação do segundo grau.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2010

    Mapeamento do Currículo Prescrito em alguns cursos de licenciatura em Matemática, no Brasi, no período de 2010 a 2012., Descrição: Projeto de Pesquisa que envolve a participação de pesquisadores e mestrandos de dois Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática brasileiros: Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEduMat - UFMS) e Programa de Esrtudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). A intenção do projeto é investigar os cursos de licenciatura em Matemática que obtiveram conceito cinco (nota máxima) ou quatro no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) realizado em 2008. Serão analisados os projetos pedagógicos, incluindo matrizes curriculares contendo as disciplinas do curso, bem como as ementas das mesmas. A partir da análise realizadas nos projetos pedagógicos das instituições investigadas, serão selecionados quatro cursos de licenciatura em matemática que apresentem propostas diferenciadas ou alguma característica peculiar que os caracterizem como casos a serem minuciosamente estudados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana dos Santos Alegre - Integrante / Marcio Antonio da Silva - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Escola Estadual Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira, Secretaira Estadual de Educação (MS). , Rua Osvaldino Mendes Rocha, nº560, Conj. União, 79091-540 - Campo Grande, MS - Brasil, Telefone: (067) 33146060

Experiência profissional

2011 - Atual

Escola Municipal José Rodrigues benfica

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Efetiva, Carga horária: 10

Outras informações:
Atuou na instituição como professora de Matemática para séries finais do ensino fundamental. Atualmente exerce a função de auxiliar de coordenação.

2010 - 2011

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Bolsista UAB/ MEC, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuou como tutora a distância do curso de Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida.

2006 - 2012

Escola Municipal Nagen Jorge Saad

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Efetiva, Carga horária: 10

Outras informações:
Trabalhou na instituição como professora de Matemática para séries finais do Ensino Fundamental

2003 - 2005

Colégio Faz de Conta Nova Geração

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhou na Instituição ministrando aulas de Matemática para séries finais do Ensino Fundamental.

2001 - 2005

Secretaria Municipal de Educação de campo Grande- MS

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Convocada, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhou na Escola Municipal Profª Maria Tereza Rodrigues ministrando as disciplinas Matemática e Ciências em Classes de Aceleração e Matemática e Ciências para as séries finais do Ensino Fundamental.

2001 - 2001

Escola Clinica Raio de Luz

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhou na Instituição como professora de Educação Especial

2001 - Atual

Secretaria Estadual de Educação Ms

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Efetiva, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhou na instituição ministrando aulas de Matemática para o Ensino Médio. Atualmente exerce a função de auxiliar de coordenação.

1999 - 2000

escola estadual joaquim murtinho

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora convocada, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhou na instituição como professora de 2ª série, atual 3ºano do Ensino Fundamental.

1997 - 1998

Colégio Novo Século

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhou na Instituição como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental, ministrando as disciplinas Língua Portuguesa e estudos Sociais

1997 - 1997

Escola Independência

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhou na Instituição como professora das séries iniciais do ensino fundamental ministrando as disciplina Matemática e Ciências.