Ricardo Germano Tesseroli

Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM/UFPR. Bolsista Caps na linha de pesquisa de Comunicação Política. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral. Foi professor colaborador no curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 2022. Pofessor substituto do Departamento de Comunicação Social da UFPR entre 2018 e 2020. Mestre em Comunicação pela UFPR (2015). Especialista em Formação e Gestão em Educação à Distância pela UNIP (2021). Especialista em Comunicação, Política e Atores Social pela UEPG (2010), Especialista em Comunicação Politica e Imagem pela UFPR (2013). Formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Unicentro (2005). Organizador dos livros: O Brasil vai às urnas: as campanhas eleitorais para presidente na TV e internet (2019) e As Eleições Estaduais no Brasil: estratégias de campanha para TV (2019). Entre 2011 e 2018 foi responsável pelas Assessorias de Imprensa da Casa Civil do Paraná, da Secretaria de Governo e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e da Agência Reguladora do Paraná. Tem experiência em Comunicação Institucional, Comunicação Pública, Jornalismo Impresso, Produção e edição de textos, Radiojornalismo, Processos Otimizados de Produção no Jornalismo, Jornalismo Político, Comunicação Visual, Teorias da Comunicação e do Jornalismo, Metodologia de Pesquisa, Comunicação Politica, Assessoria de Imprensa e Comunicação Eleitoral.

Informações coletadas do Lattes em 16/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Comunicação

2019 - Atual

Universidade Federal do Paraná
Luciana Panke. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em COMUNICAÇÃO

2013 - 2015

Universidade Federal do Paraná
Título: problemas urbanos e temas de campanha: estratégias de comunicação para o HGPE nas eleições majoritárias de Curitiba em 2012
, Ano de Obtenção: 2015.Luciana Panke.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Especialização em Formação e Gestão em Educação a Distância

2020 - 2021

Universidade Paulista
Título: Obtenção de titulo sem produção monográfica
Orientador: Obtenção de titulo sem produção monográfica

Especialização em Comunicação Política e Imagem

2011 - 2013

Universidade Federal do Paraná
Título: A utilização das pesquisas de opinião nas campanhas para eleições majoritárias
Orientador: Luciana Panke

Especialização em Comunicação, Política e Atores Sociais

2007 - 2008

Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: As eleições de 2004 sob a ótica da imprensa guarapuavana.
Orientador: Marcelo Engel Bronosky

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2002 - 2005

Universidade Estadual do Centro-Oeste
Título: A Cobertura Jornalística da Guerra do Iraque na Folha de São Paulo
Orientador: Éverly Pegoraro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação Politica/Eleitoral.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Teoria da Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Comunicação e Imagem.

Organização de eventos

TESSEROLI, R. G. ; SANTOS, M. C. ; PANKE, Luciana. . 11 Encontro de Pesquisa em Comunicação. 2021. (Congresso).

TESSEROLI, R. G. ; PANKE, Luciana. ; SAMPAIO, RAFAEL. C. ; MASSUCHIN, MICHELE. C ; RIZZOTTO, CARLA. ; BELIN, LUCIANE ; CUNHA, SILVIA. ; KLEINA, NILTON. . Escola de Verão Alice/Compolítica de Metodologia de Pesquisa. 2020. (Outro).

PANKE, Luciana. ; TESSEROLI, R. G. . I Seminário Avançado de Comunicação Política - metodologias de pesquisa. 2019. (Outro).

Participação em eventos

Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política - Compolitica 2023. CONHECENDO MEU CANDIDATO: perfil das candidaturas a vereança, nos municípios brasileiros com menos de 20 mil habitantes. 2023. (Congresso).

Capacitação de questões - ESGCN. 2022. (Outra).

11 Encontro de Pesquisa em Comunicação,.DA PRÉ-MODERNA ATÉ A ALGORÍTMICA: AS CARACTERÍSTICAS EVOLUTIVAS DAS CAMPANHAS ELEITORAIS1. 2021. (Encontro).

9ª Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (9ª COMPOLÍTICA. 2021. (Congresso).

Engajamento Orgânico no Instagram. 2021. (Oficina).

Curso de Análise de Conteúdo - Escola de Verão Alice/Compolítica de Medotologia de Pesquisa. 2020. (Outra).

Curso Grupo Focal - Escola de Verão Alíce/Compolítica de Metodologia de Pesquisaisa. 2020. (Outra).

Curso Produção e Aplicação de Survey para pesquisas em comunicação - Escola de Verão Alíce/Compolítica de Metodologia de Pesquisa. 2020. (Outra).

Palestra Los desafios en la investigación de la Comunicación Política- Escola de Verão Alice/Compolítica. 2020. (Outra).

Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política - Compolítica. O Brasil Que eu Quero é o mesmo das propostas de Bolsonaro e Haddad na televisão?. 2019. (Congresso).

Intercom. 2017. (Congresso).

Curso de Regulação, Teoria e Prática.Curso de Regulação, Teoria e Prática. 2016. (Outra).

III Seminário Mídia Política e Eleições. 2016. (Seminário).

III Seminário Mídia Política e Eleições.Problemas do Brasil vs. Temas de Campanha: um estudo do HGPE nas eleições presidências de 2014. 2016. (Seminário).

4 Seminário de Pesquida PPGCOM.Quando o eleitor fala e o candidato não ouve: a campanha para prefeito de Curitiba em 2012. 2014. (Seminário).

5 Congresso Uruguaio de Ciência Política. HGPE en Brasil: Historia y caracteristicas. 2014. (Congresso).

1 Encontro Paranaense de pesquisa em Publicidade e propaganda.Desqualificação no HGPE de Curitiba em 2012: um estudo de caso da campanha eleitoral radiofônica de Luciano Ducci. 2013. (Encontro).

5 Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política. 2013. (Congresso).

Encontro de pesquisa em Comunicação - Enpecom.HGPE 2012: Análise comparativa da propaganda eleitoral radiofônica e televisiva em Curitiba. 2013. (Encontro).

Encontro Nacional de Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.Propaganda Eleitoral no Brasil: Pode-se falar em rejeição ao HGPE?. 2013. (Encontro).

XII Congresso da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing e Político. Personalismo em primeiro lugar: estudo sobre o HGPE durante o segundo turno em Curitiba. 2013. (Congresso).

XII Congresso da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político. Propaganda eleitoral radiofônica - O HGPE durante as eleições para prefeito de Curitiba em 2012. 2013. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Marketing Político. As eleições de 2004 sob a ótica da imprensa de Guarapuava. 2012. (Congresso).

XIII Semana de Estudos de Pedagogia. 2005. (Seminário).

XII Seminário de Pesquisa, XII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Regional Sul de Grupos PET.A superinformação na Guerra do Iraque. 2005. (Seminário).

XIV Encontro Anual de Iniciação Científica.Guerra do iraque: a criação de campos de percepção pela mídia. 2005. (Encontro).

I Seminário de Comunicação Social: As novas tendências da Comunicação. 2004. (Seminário).

Ofcina Técnicas de Fotografia, I Semana de Comunicação Social, O Poder da Mídia e a Construção da Nova Ordem Social. 2002. (Oficina).

Participação em bancas

Aluno: Rafael Piotto da Rosa

PONTES, Felipe;TESSEROLI, RICARDO. De cooperado a produtor: Um vídeo institucional em assessoria de imprensa sobrea Cooperativa Agroindustrial Frísia. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Edina Maria Nunes de Faria Granetto

CARVALHO, G.; KÖNIG Mauri;TESSEROLI, R. G.. O jornalismo usando mídias digitais como ferramenta de comunicação: Uma revisão bibliográfica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Internacional.

Aluno: David Cândido dos Santos

SCHOENHERR, Rafael; DEMENECK, Ben Hur;TESSEROLI, R. G.. Experiências da pandemia de Covid-19 em Ponta Grossa no @hy.pg: fotojornalismo convergente no Instagram. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Aluno: Antonio Carlos Ferreira,

CARVALHO, G.; FORT, M.;TESSEROLI, R. G.. A assessoria de imprensa e as mídias sociais na administração pública municipal de Palmital/PR. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Internacional.

COLOMBO, R.; MUNIZ, K.;TESSEROLI, R. G.. Rodrigues, J.Trevisani, L. Borro, R. Oliveira.Entre Laços. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Valdevina Aparecida da Silva

CARVALHO, G.; BOROSK, M.;TESSEROLI, R. G.. Alerta nacional: Sensacionalismo e ética?. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Internacional.

Aluno: Fernanda Suemi de Brito

TESSEROLI, R. G.; Pimentel P. C.; Meira A.. O pink money nas organizações e o caso Nubank. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Camille Motta Alves

Pimentel P. C.; Saliba, Mariana;TESSEROLI, R. G.. Igrejas e mídias sociais: um plano de comunicação para o Instagram da Igreja Batista Alameda. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Gabriela Maciel de Castro

TESSEROLI, R. G.; Pimentel P. C.; Galliano, Fabiane. Plano de Comunicação para a Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Guilherme Andrey Ferreira de Quadros

IURK, Mônica. C.;TESSEROLI, R. G.. Jornalismo no Cinema: A Realidade Aparece na Ficção?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

Aluno: João Edilson de Oliveira Filho

IURK, Mônica. C.;TESSEROLI, R. G.. Infotenimento em Horário Nobre: Caso do Jornal Nacional. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

Aluno: Vinicius Batista da Luz

IURK, Mônica. C.;TESSEROLI, R. G.. Características da Produção de Conteúdos Ligados ao Infotenimento Esportivo: Análise do Programa Jogo Aberto. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

Aluno: Ana Carolina de Lima Silva

TESSEROLI, R. G.. Lives no Facebook: O Uso da Ferramenta por Veículos de Comunicação, Uma Análise das Lives do Portal Pontagrossense 'Arede. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Sociedade Educativa e Cultural Amélia.

Aluno: Vitor Augusto de Souza Pinto Albano

Azevedo A.; PANKE, L.;TESSEROLI, R. G.. O Canto do jaburu: Um estudo sobre a presença dos vice presidentes nos jingles eçeitorais. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Fernanda Camargo, Janaína Carvalho, Paula Fernandes

TESSEROLI, R. G.. Você Sabe o que é Política?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Bruno Martins, Natacha Jordão, Taysa Santos

TESSEROLI, R. G.. Fato: O jogo da Política Brasileira. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Cléber Moletta, Cristiano Martinez, Luãn Chagas

TESSEROLI, R. G.. Conecxão Câmara. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Jaqueline Ribeiro, Lays Pederssetti, Maria Machado

TESSEROLI, R. G.. Balanço Econômico. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Douglas Belan e Marcons Przygochi

TESSEROLI, R. G.. Blog Meio de Campo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Carla Lavorati

TESSEROLI, R. G.. 1968 - O Ano que não terminou: a densidade do relato jornalístico literário. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Mônica Cristina Andrade

TESSEROLI, R. G.. Narrar, Comentar, Interpretar, Criar: biografia, jornalismo e história em "Che Guevara, a Vida em Vermelho", de Jorge G. Castada, e "Che Guevara: Uma Biografia", de Jon Lee Anderson. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

TESSEROLI, R. G.. Subcomissão Técnica para Julgamento de Concorrência Pública para contratação de Agência Publicitaria. 2018. Prefeitura Municipal de Guarapuava.

Orientou

Deborah Jennifer Kuki

Jornalismo e a visibilidade LGBTQIAP + : Uma análise da Editoria Queer doPortal IG; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Ricardo Germano Tesseroli;

Álex William Bülow

Arquétipos e Buyer Persona: estudo de caso da propaganda linha MEN do Boticário: Para o Ogro que existe em você; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ricardo Germano Tesseroli;

Vinicius Moschen

A programação Esportiva como instrumento de viabilidade financeira das web rádios; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ricardo Germano Tesseroli;

Gabriela Maciel de Castro

Plano de Comunicação para a Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ricardo Germano Tesseroli;

Gabriel da Costa

Perfil jornalístico: retratos das identidades do Centro de Letras do Paraná; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Paraná; Orientador: Ricardo Germano Tesseroli;

Produções bibliográficas

  • TESSEROLI, R. G. . Da pré-moderna a algoritmica: as características evolutivas das campanhas eleitorais. Almanaque de Ciência Política , v. 6, p. 1-15, 2022.

  • TESSEROLI, R. G. ; Pimentel P. C. ; NICHOLS, B. W. . ?O Brasil que eu quero? e as estratégias de persuasão no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral na televisão em 2018. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 18, p. 46-60, 2022.

  • CHAPAVAL PIMENTEL, PEDRO ; PANKE, LUCIANA ; TESSEROLI, RICARDO ; SLONGO GARCIA, BRUNO EDUARDO ; DA MOTTA, JOHNNY RIBAS . Brasil, mostra tua cara. TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA , v. 10, p. e022018-24, 2022.

  • TESSEROLI, R. G. ; PANKE, Luciana. . A Retórica de Aristóteles e Perelman na propaganda eleitoral negativa: uma proposta de metodologia para classificação de técnicas argumentativas. Dispositiva - Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas , v. 10, p. 3, 2021.

  • TESSEROLI, R. G. ; PANKE, Luciana. . Da comunicação política ao marketing eleitoral reflexões sobre estratégias e ferramentas de campanha. TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA , v. 9, p. 94-122, 2021.

  • TESSEROLI, R. G. ; Pimentel P. C. . No que você está pensando? apontamentos sobre opinião pública nas redes sociais digitais. REVISTA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS , v. 17, p. 49-61, 2020.

  • Azevedo A. ; TESSEROLI, R. G. ; Pimentel P. C. . O HGPE em São Paulo e Curitiba: passado e futuro na retórica política das eleições de 2016. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal , v. 15, p. 82-97, 2019.

  • PANKE, Luciana. ; TESSEROLI, R. G. . Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral: Características e Aceitação dos Eleitores. COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE (ONLINE) , v. 38, p. 103-127, 2016.

  • TESSEROLI, R. G. ; PANKE, Luciana. . QUANDO A VOZ DO ELEITOR POUCO ECOA PARA OS CANDIDATOS: ESTUDO DE CASO DO HGPE EM CURITIBA 2012. Revista Eletrônica de Ciência Política - recp , v. 6, p. 303-322, 2015.

  • TESSEROLI, R. G. . Quando a voz do eleitor é pouco ouvida: pesquisa eleitoral e estratégias de comunicação na Campanha para prefeito de Curitiba em 2012. AGENDA POLÍTICA , v. 02, p. 97-118, 2014.

  • PANKE, L. ; TESSEROLI, R. G. ; CASTRO, F. . Personalismo em Primeiro Lugar - Estudo Sobre O HGPE Durante 2 Turno em Curitiba. ANUÁRIO UNESCO / METODISTA DE COMUNICAÇÃO REGIONAL , v. 17, p. 77-93, 2013.

  • TESSEROLI, R. G. ; Pimentel P. C. (Org.) ; Azevedo A. (Org.) . As eleições estaduais no Brasil: estratégias de campanha para TV. 1. ed. Campina Grande: EDUEPB, 2019. v. 1. 338p .

  • Pimentel P. C. (Org.) ; TESSEROLI, R. G. (Org.) . O Brasil vai às urnas: as campanhas eleitorais para presidente na TV e internet. 1. ed. Londrina: Syntagma Editores Ltda, 2019. v. 1. 326p .

  • TESSEROLI, R. G. ; PANKE, L. . Campanhas presidenciais no Brasil: a distância entre as demandas do eleitorado e o discurso dos candidatos na televisão. In: Alejandro George Cruz. (Org.). Comunicacíon e Instituciones. 1ed.Puebla: Clacso, 2022, v. 1, p. 15-36.

  • SANTOS, M. C. ; TESSEROLI, RICARDO . O Brasil sob a ótica do populismo na disputa eleitoral entre Lula e Bolsonaro. In: PANKE, Luciana; ??ª. (Org.). Eleições Propaganda e Desinformação. 1ed.Campina Grande-PB: Eduepb, 2022, v. 1, p. 36-63.

  • TESSEROLI, R. G. . Questões históricas e conceituas sobre Opinião Publica. In: Guilherme Carvalho. (Org.). Mídia, Opinião Pública e Sociedade. 1ed.Curitiba: Intersaberes, 2021, v. 1, p. 41-64.

  • TESSEROLI, R. G. . Estratégias e ferramentas de campanha para vereadoras em pequenos municípios. In: PANKE Luciana; ARAGÃO Elthon; SCHEIDWEILER Gerson; QUEVEDO Josemari.. (Org.). Eleições 2020: as mulheres nas disputas municipais. 1ed.Campina Grande: Eduepb, 2021, v. 1, p. 325-350.

  • TESSEROLI, R. G. ; MILLA, D. ; SANTOS, L. E. M. ; GORGES, G. . Salvador em disputa: visões contraditórias anuladas pelo capital político. In: Aryovaldo Azevedo, Luciana Panke, Lucas Gandin. (Org.). Eleições 2020: Análise da propaganda eleitoral nas capitais brasileiras. 1ed.Campina Grande: EDUEPB, 2020, v. 1, p. 192-201.

  • TESSEROLI, R. G. ; PANKE, Luciana. . Pandemia fora da pauta no HGPE dos candidatos à prefeitura de curitiba em 2020. In: Aryovaldo Azevedo, Luciana Panke, Lucas Gandin. (Org.). Eleições 2020: analise da propaganda eleitoral nas capitais brasileiras. 1ed.Campina Grande: EDUEPB, 2020, v. 1, p. 312-320.

  • MACHADO, V. M. B. ; Pimentel P. C. ; TESSEROLI, R. G. . Lá e de volta outra vez: o retorno de eduardo paes à prefeitura do Rio. In: Aryovaldo Azevedo, Luciana Panke, Lucas Gandin. (Org.). Eleições 2020: Análise da propaganda eleitoral nas capitais brasileiras. 1ed.Campina Grande: EDUEPB, 2020, v. 1, p. 288-298.

  • TESSEROLI, R. G. ; TOZZI, D. . Com os olhos no passado: a campanha que reelegeu Renan Filho com 77% dos votos válidos. In: TESSEROLI, Ricardo; PIMENTEL, Pedro Chapaval; AZEVEDO JUNIOR, Aryovaldo de Castro. (Org.). As eleições estaduais no Brasil: estratégias de campanha para TV/. 1ed.Campina Grande: EDUEPB, 2019, v. 01, p. 54-65.

  • TESSEROLI, R. G. ; Pimentel P. C. . De ouvidos tapados: a discussão dos problemas do Brasil no HGPE de Bolsonaro e Haddad. In: CHAPAVAL, Pedro Pimentel; TESSEROLI, Ricardo. (Org.). O Brasil vai às urnas: as campanhas eleitorais para presidente na TV e internet. 1ed.Londrina: Syntagma Editores Ltda, 2019, v. 1, p. 150-175.

  • TESSEROLI, R. G. ; CASTRO, F. . As Preocupações dos Eleitores e os Temas de Campanha em Curitiba: Quando o Candidato Fala o que o Eleitor não quer Ouvir. In: Aryovaldo de Castro Azevedo Junior; Fernando Emmendoerfer de Castro; Luciana Panke. (Org.). Eleições 2016: análise do HGPE em capitais brasileiras. 01ed.Londrina: Syntagma Editores, 2017, v. 01, p. 227-241.

  • PANKE, L. ; TESSEROLI, R. G. . Propaganda eleitoral no Brasil:pode-se falar em rejeição ao HGPE?. In: Eneus Trindade; Clotilde Perez. (Org.). (Org.). O sistema publicitário e a semiose ilimitada.. 01ed.São Paulo: PPGCOM-ECA-USP, 2014, v. 01, p. 1177-1191.

  • TESSEROLI, RICARDO ; CHAPAVAL PIMENTEL, PEDRO . CONHECENDO MEU CANDIDATO: perfil das candidaturas a vereança, nos municípios brasileiros com menos de 20 mil habitantes. In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política - Compolitica 2023, 2023, Fortaleza. Discurso democrático e comportamento das elites políticas, da imprensa e da sociedade civil: desafios contemporâneos, 2023. v. 1. p. 01-21.

  • TESSEROLI, R. G. ; BERNARDI, K. L. . CURITIBA 2020; SEIS CANDIDATAS, TRÊS PERFIS: comparativo das campanhas das vereadoras eleitas pelos partidos NOVO, PSL e PT. In: 9ª Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (9ª COMPOLÍTICA, 2021, Evento Online. Democracia e opinião pública em tempos de fake news, 2021.

  • TESSEROLI, R. G. . Da pré-moderna a algoritmica: as características evolutivas das campanhas eleitorais. In: 11 Encontro de Pesquisa em Comunicação, 2021, Curitiba. Comunicação entre discurso de ódio e processos de mobilização, 2021. v. 1. p. 1-16.

  • TESSEROLI, R. G. ; Pimentel P. C. . O Brasil Que eu Quero é o mesmo das propostas de Bolsonaro e Haddad na televisão?. In: Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política - Compolítica, 2019, Brasília. Política e Comunicação Pós eleições no Brasil. Brasília: Compolitica, 2019. p. 01-22.

  • TESSEROLI, R. G. ; AZEVEDO, A. . POPULISMO NO SÉCULO XXI: passado e futuro misturados no presente da retórica política. In: Congresso da Associação de Pesquisados em Comunicação Política - Compolítica, 2017, Porto Alegre. Mídia, opinião pública e instituições do Brasil Contemporâneo, 2017.

  • TESSEROLI, R. G. . Problemas do Brasil vs. Temas de Campanha: um estudo do HGPE nas eleições presidências de 2014. In: III Seminário Mídia Política e Eleições, 2016, São Paulo. III Seminário MPE. São Paulo: PUC, 2016. p. 01-14.

  • PANKE, L. ; TESSEROLI, R. G. . Problemas Urbanos e Temas de Campanha: a eleição para prefeito de Curitiba em 2012 na televisão. In: VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2015, Rio de Janeiro. VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política, 2015. v. 01. p. 01-28.

  • PANKE, L. ; TESSEROLI, R. G. . HGPE en Brasil: historia y caracteristicas. In: 5 Congresso Uruguayo de Ciência Política, 2014, Montevideo. Qué Ciencia Política para qué democracia. Montevideo: AUCiP, 2014. v. 01. p. 01-23.

  • PANKE, L. ; TESSEROLI, R. G. ; LINS NETO, M. L. . Propaganda eleitoral radiofônica - O HGPE durante as eleições para prefeito em 2012. In: XII Congresso da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e profissionais de Comunicação e Marketing Político, 2013, Juiz de Fora. Comunicação Política e consolidação democrática no Brasil e na América Latina, 2013. v. 1. p. 01-15.

  • PANKE, L. ; TESSEROLI, R. G. ; LINS NETO, M. L. . HGPE 2012: Análise comparativa da propaganda eleitoral radiofônica e televisiva em Curitiba. In: Encontro de Pesquisa em Comunicação, 2013, Curitiba. Comunicação e Sociedade: diálogos e tenções. Curitiba: PPGCOM, 2013. v. 01. p. 269-282.

  • PANKE, L. ; TESSEROLI, R. G. ; CASTRO, F. . Personalismo em Primeiro Lugar: estudo sobre o HGPE durante segundo turno em Curitiba. In: XII Congresso da Sociedade Brasileira dos Pesquisadores e profissionais de Comunicação e Marketing Político, 2013, Juiz de Fora. Comunicação Política e consolidação democrática no Brasil e na América Latina, 2013. v. 1. p. 01-15.

  • TESSEROLI, R. G. . As eleições de 2004 sob a ótica da imprensa de Guarapuava. In: XI congresso da sociedade Brasileira dos pesquisadores e profissionais de comunicação e marketing político, 2012, Curitiba. 50 anos do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, 2012. p. 647-663.

  • TESSEROLI, R. G. . Controle Remoto: Liberdade de escolha ou alienação. In: I Semana de Estudos em Comunicação Social, 2002, Guarapuava. O poder da mídia e a construção da nova ordem social. Guarapuava: Unicentro, 2002. v. 01. p. 81-87.

  • TESSEROLI, R. G. . Guerra do iraque: a criação de campos de percepção pela mídia. In: XIV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2005, Guarapuava. XIV Encontro Anual de Iniciação Científica, 2005.

  • TESSEROLI, R. G. . A superinformaçõa na Guerra do Iraque. In: XII Seminário de Pesquisa, XII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Regional Sul de Grupos PET, 2005, Guarapuava. Anais XVII Seminário de pesquisa, XII Semana de Iniciação Científica e I Jornada Regional Sul de Grupos PET, 2005.

  • TESSEROLI, R. G. . Palestra Pesquisas eleitorais e marketing político. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TESSEROLI, R. G. . Eleições 2020: comunicação eleitoral na disputa para Prefeituras. Campina Grande: EDUEPB, 2020 (Revisão de Livro).

  • Pimentel P. C. ; TESSEROLI, R. G. . O Brasil vai às urnas: as campanhas eleitorais para presidente na TV e internet. Londrina: Syntagma, 2019 (Revisão de Livro).

  • TESSEROLI, R. G. ; Pimentel P. C. ; Azevedo A. . As eleições estaduais no Brasil: estratégias de campanha para TV. Campina Grande: EDUEPB, 2019 (Apresentação).

  • TESSEROLI, R. G. ; Pimentel P. C. ; Azevedo A. . As eleições estaduais no Brasil: estratégias de campanha para TV/. Campina Grande: EDUEPB, 2019 (Metodologia).

  • Pimentel P. C. ; TESSEROLI, R. G. . O Brasil vai às urnas: as campanhas eleitorais para presidente na TV e internet. Londrina: Syntagma, 2019 (Apresentação de Livro).

Outras produções

TESSEROLI, R. G. . VI Seminário de Pesquisa em Comunicação UNINTER. 2021.

TESSEROLI, R. G. . XI Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica. 2020.

TESSEROLI, R. G. . 9 Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo - JPJor. 2019.

TESSEROLI, R. G. . 9 Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo - JPJor. 2019.

TESSEROLI, R. G. . Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo ? EPIC2019. 2019.

TESSEROLI, R. G. ; FERNANDES, J. C. . Jornal Comunicação - Jornal Laboratório do Curso de Jornalismo da UFPR - Especial Migrantes. 2019.

TESSEROLI, R. G. ; FERNANDES, J. C. . Jornal Comunicação - Jornal Laboratório do Curso de Jornalismo da UFPR - Especial Gravidez na Adolescência. 2019.

TESSEROLI, R. G. ; FERNANDES, J. C. . Jornal Comunicação - Jornal Laboratório do Curso de Jornalismo da UFPR - Especial Sexualidade. 2019.

TESSEROLI, R. G. . Radiojornal Comunicação. 2019.

TESSEROLI, R. G. . 8 Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo - JPJor. 2018.

TESSEROLI, R. G. . 8 Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo - JPJor. 2018.

TESSEROLI, R. G. . Manual de Relacionamento com a Imprensa. 2013.

TESSEROLI, R. G. . Manual de Financiamento aos Municípios. 2012.

TESSEROLI, R. G. ; BRANCO, S. ; ROCHA, M. ; RAMOS, J. ; STAUT, B. . Boletim Informativo Sedu/Paranacidade n 01. 2012.

TESSEROLI, R. G. ; BRANCO, S. ; ROCHA, M. ; RAMOS, J. ; STAUT, B. . Boletim Informativo Sedu/Paranacidade n 02. 2012.

TESSEROLI, R. G. ; BRANCO, S. ; ROCHA, M. ; STAUT, B. ; MOREIRA, G. . Boletim Informativo Sedu/Paranacidade n 03. 2012.

TESSEROLI, R. G. ; STAUT, B. ; MOREIRA, G. . Boletim Informativo Sedu/Paranacidade n 04. 2012.

TESSEROLI, R. G. ; STAUT, B. ; MOREIRA, G. . Boletim Informativo Sedu/Paranacidade n 05. 2012.

TESSEROLI, R. G. ; STAUT, B. ; MOREIRA, G. . Boletim Informativo Sedu/Paranacidade n 06. 2012.

TESSEROLI, R. G. . Publicação Sedu Paranacidade. 2012.

TESSEROLI, R. G. . Informativo Dep. Cezar Silvestri. 2010.

TESSEROLI, R. G. . Programa Atividade Parlamentar (Rádio). 2010.

TESSEROLI, R. G. ; GOMES, C. N. . Jornal Unicentro - Especial 13 anos. 2003.

TESSEROLI, R. G. . Jornal laboratório do curso de Jornalismo da UFPR volta a ter versão impressa. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TESSEROLI, R. G. ; Pimentel P. C. ; Azevedo A. . Livros digitais sobre comunicação eleitoral são lançados na Câmara de Curitiba. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

PANKE, L. ; TESSEROLI, R. G. . Mídia e Política | Meios de comunicação e campanhas eleitorais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TESSEROLI, R. G. . O jornalismo e o capital simbólico - Observatório da Imprensa. 2009; Tema: O jornalismo e o capital simbólico. (Site).

TESSEROLI, R. G. . Processos de Fact-checking. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de questões).

TESSEROLI, R. G. . Jornalismo e Segmentação. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de questões).

TESSEROLI, R. G. . Narrativas Audiovisuais. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de questões).

TESSEROLI, R. G. . Programação de Rádio. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de questões).

TESSEROLI, R. G. . Processos de Produção Otimizados no Jornalismo. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de questões).

TESSEROLI, R. G. . Planejamento e Storytelling. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de questões).

TESSEROLI, R. G. . Relacionamento com Atores. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de questões).

TESSEROLI, R. G. . Transparência passiva e ativa. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produção de questões).

TESSEROLI, R. G. . Programação de rádio. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Rota de aprendizagem).

TESSEROLI, R. G. . Processos de Produção Otimizados no Jornalismo. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Rota de aprendizagem).

TESSEROLI, R. G. . Planejamento Estratégico de Campanha. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TESSEROLI, R. G. . Vídeo Institucional - Agepar. 2018. (Vídeo Institucional).

TESSEROLI, R. G. . Oficina: O profissional de comunicação, o marketing político e o planejamento de campanha (oficina). 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TESSEROLI, R. G. . Oficina: O profissional de comunicação, o marketing eleitoral e o planejamento de campanha. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TESSEROLI, R. G. . Proceratophrys avelinoi. 2007. (Fotografia).

TESSEROLI, R. G. . Aplastodiscus perviridis. 2007. (Fotografia).

TESSEROLI, R. G. . Hypsiboas faber. 2007. (Fotografia).

TESSEROLI, R. G. . Leptodactylus ocellatus. 2007. (Fotografia).

TESSEROLI, R. G. . Lagoa das Lágrimas. 2007. (Fotografia).

TESSEROLI, R. G. . Hypsiboas prasinus. 2007. (Fotografia).

TESSEROLI, R. G. . Minicurso Criatividade e Comunicação. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TESSEROLI, R. G. . Revista da Associação Brasileira de Odontologia - Regional Guarapuava. 2004. (Editoração/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Comunicação e política: a Gramatica do Discurso Politico e Eleitoral, Descrição: O projeto é desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL) que integra o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da UFPR. Realizado em frentes que dialogam, prevê o desenvolvimento de estudos na área de comunicação política visando entender processos e produtos. Procura-se identificar a apropriação de ferramentas de comunicação na construção da identidade de candidatos e de partidos políticos, quantificando temáticas abordadas na divulgação com seus públicos seja a partir da comunicação institucional, partidária, eleitoral, midiática, jornalística. Para tanto, com uma metodologia de análise de conteúdo e de discurso, são análisados conteúdos publicizados pelos atores políticos (website, mídias sociais, propaganda partidária gratuita e Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ricardo Germano Tesseroli - Integrante / Luciana Panke - Coordenador / Fernando Castro - Integrante / Lucas Gandin - Integrante / Aryovaldo Azevedo - Integrante / Alice Marina Lira Lima - Integrante / Ricardo Philippi - Integrante / Guilherme Carvalho - Integrante / Ozias Paese Neves - Integrante / Gabriel Alexandre Bozza - Integrante.

  • 2014 - 2015

    Comunicação e Política: análise da campanha eleitoral dos principais candidatos à Presidência da República no Brasil em 2014, Descrição: O projeto prevê o desenvolvimento de pesquisa na área de comunicação política visando acompanhar a campanha dos principais candidatos à Presidência durante o processo eleitoral.Serão analisados os programas televisivos e radiofônicos veiculados no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) seguindo os preceitos da propaganda eleitoral e da análise do discurso político. O discurso será analisado com a metodologia de análise de conteúdo mediante categorias temáticas pré-estabelecidas, Os dados de propaganda eleitoral serão relacionados ainda com estudos realizados em três micro-grupos: 1) estudos de Ciência Política, realizados pelo professor Dr. Emerson Cervi para observação das relações entre o HGPE e o agendamento midiático; 2) estudos sobre branding e a construção de marcas organizacionais aplicados pelos partidos políticos durante as eleições, coordenados pelo professor Dr. Ary Azevedo; 3) conteúdo do HGPE coordenação Dra Luciana Panke.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Ricardo Germano Tesseroli - Integrante / Luciana Panke - Coordenador / Emerson Cervi - Integrante / Rui Fontoura - Integrante / Fernando Castro - Integrante / Mário Lamenha Lins Neto - Integrante / Aryovaldo Azevedo - Integrante / Gabriel Alexandre Bozza - Integrante.

  • 2013 - 2013

    Comunicação e Política: análise da campanha eleitoral dos principais candidatos à Prefeitura Municipal de Curitiba em 2012., Descrição: O projeto prevê o desenvolvimento de pesquisa na área de comunicação política, tendo em vista o período eleitoral que se aproxima. Visa-se acompanhar a campanha dos principais candidatos à Prefeitura Municipal de Curitiba durante o processo eleitoral objetivando delinear as principais estratégias comunicacionais para a criação e/ou fortalecimento da imagem pública. Serão analisados os programas veiculados no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral seguindo os preceitos do marketing eleitoral e da análise do discurso político. Esses dados serão relacionados com os estudos de Ciência Política, realizados pelo Dr Emerson Cervi integrante do mesmo grupo de Pesquisa, para observarmos as relações entre o HGPE e o agendamento da imprensa... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Ricardo Germano Tesseroli - Integrante / Luciana Panke - Coordenador / Emerson Cervi - Integrante / Rui Fontoura - Integrante / Fernando Castro - Integrante / Leandro Nunes - Integrante / Leandro Almeida - Integrante / Rodrigo Charu - Integrante / Josi Oliveira - Integrante / Renan Braga - Integrante / André Volpato - Integrante / Bruno Murakami - Integrante / Thaís Scuissiatto - Integrante / Gilberto Carlos Pereira - Integrante / Milena Prezepiorski Lemos - Integrante / Jeferson Thauny - Integrante / Gabriel Alexandre Bozza - Integrante.

  • 2004 - 2005

    A Criação de Campos de Percepção na Comunicação, Descrição: Projeto de Pesquisa desenvolvido através do Programa de Bolsa/Pesquisa Institucional da Unicentro -PBPI. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ricardo Germano Tesseroli - Integrante / Ãntonio Henriques Gonçalves Cunha - Coordenador.

Prêmios

2019

Jornal Laboratório Impresso - Prêmio Sangue Novo no Jornalismo (2 Lugar), Sindijor - Sindicato dos Jornalista Profissionais do Paraná.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2020

Universidade Federal do Paraná

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Comunicação Visual (OC010), lLaboratório de Radiojornalismo II (OC068), Radiojornalismo (OC042), Redação e Produção em Radiojornalismo (OC140), Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo II (OC194)

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Comunicação Visual (OC010), Trabalho de Conclusão de Curso em Relações Públicas II (OC304)

  • 08/2019 - 12/2019

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Comunicação Visual (OC010)

  • 02/2019 - 07/2019

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação e Política (OC048), Laboratório de Jornalismo II - Web e Impresso (OC061), Laboratório Multimidia de Jornalismo I (OC084), Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo I (OC193)

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Comunicação Visual (OC010), Imprensa Segmentada (OC115)

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Comnicação Visual (OC010)

  • 08/2018 - 12/2018

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Comunicação Visual (OC010), Assessoria de Comunicação (OC156)

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Laboratório de jornalismo II - Web e Impresso (OC061), Produção e Edição I (OC129), Trabalho de Conclusão de Curso I (OC193)

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Comunicação Social - Relações Públicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento Gráfico e Editorial em Relações Públicas (OC242)

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção Inovadora em Comunicação I (OC136)

2015 - 2018

Agência Reguladora do Paraná

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de imprensa, Carga horária: 30

2014 - 2015

Casa Civil - Governo do Estado do Paraná

Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Assessor de Imprensa, Carga horária: 40

2013 - 2014

Secretaria de Estado de Governo

Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Assessor de Imprensa, Carga horária: 40

2011 - 2013

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano

Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Assessor de imprensa, Carga horária: 40

2009 - 2010

Câmara dos Deputados

Vínculo: Comissionado, Enquadramento Funcional: Assessor de imprensa, Carga horária: 40

2005 - 2006

Semanário Expresso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diagramador e Reporter e Fotógrafo, Carga horária: 30

2006 - 2009

Jornal Diário de Guarapuava

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Jornalista, Carga horária: 30

Outras informações:
Jornalista, Fotógrafo e Diagramador

2004 - 2005

Jornal Diário de Guarapuava

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Auxiliar de Diagramação, Carga horária: 20

Outras informações:
Fotógrafo

2002 - 2004

Jornal Diário de Guarapuava

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Redação, Diagramação e Foto

1999 - 2002

Jornal O Palmense

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Reporter, Diagramador e Fotógrafo, Carga horária: 40

2018 - 2018

Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor convidado para ministrar a disciplina de Comunicação Governamental, no programa de Pós Graduação Lato Sensu em Comunicação Política.

Atividades

  • 02/2018 - 03/2018

    Ensino, Marketing Político, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comunicação Governamental

2020 - Atual

Centro Universitário Internacional

Vínculo: Professor Conteúdista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 10/2021 - 11/2021

    Ensino, Gestão em Rádio e Mídias Audiovisuais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Programação de Rádio

  • 10/2021 - 10/2021

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Gêneros Jornalalísticos

  • 08/2021 - 09/2021

    Ensino, Gestão em Mídias Digitais, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Processos de Produção Otimizados no Jornalismo

  • 03/2021 - 03/2021

    Ensino, Comunicação Social - Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Cibercultura

2020 - 2020

Câmara Municipal de Curitiba

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Chefe de Gabinte, Carga horária: 40

2022 - Atual

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/2022 - 04/2022

    Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética e legislação no Jornalsimo, Produção e Edição de Textos I, Assessoria de Mídia